ABUZE® Publicado Dezembro 13, 2008 Publicado Dezembro 13, 2008 (editado) Ontem coloquei um casal de bettas pra procriar, deu trabalho, mas conseguir a ovolação, daí, agora de manha vi um pouco de ovos no fundo do aquario, e o macho tentava colocar de volta no ninho mas eles não ficavam, mas agora, estão quase todos no fundo, e eles estão mexendo, dando uns pulinhos, e cada vez que ele pega dois no fundo e coloca no ninho, caem três. estão quase todos no fundo já. O que eu devo fazer, retirar o macho e colocar a fêmea? (visto que no inicia do ritual ela que estava colocando os ovos no ninho) ou o que? Editado Dezembro 13, 2008 por ABUZE®
ABUZE® Publicado: Dezembro 13, 2008 Autor Publicado: Dezembro 13, 2008 ps.: Imaginei ser falta de O2, entao coloquei uma pedra porosa bem fraquinha oxigenando, só um fileirinha de bolhas, e dentro da garrafa que eu tinha deixado a femea, a garrafa eu havia tirado mas coloquei de volta pra isso, visto que ela tem o fundo vazado. fiz certo ou errado? retiro ou deixo?
ABUZE® Publicado: Dezembro 13, 2008 Autor Publicado: Dezembro 13, 2008 NASCERAM. mas estão todos no fundo, eles tentam ir a superficie porem não conseguem e caem. baixei o nível da água pra cerca de 5 cm, mas mesmo assim o macho não consegue manter os filhotes presos no ninho, ele tenta, porém os alevinos caem de novo, acho que ja morreu um bocado, pq estão parados no fundo sem se mecher.
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 se tinhas a femea a colocar os ovos no ninho pq a tiras-te? ela tava a fazer o trabalho dele =/ deixa estar a pedrinha porosa mas se tiveres um filtro de esponja era muito melhor (secção DIY encontras como fazer muito facil) ainda tens algum vivo?baixa mais o nivel da agua para 3 cm e tira o macho se ele nao consegue fazer nada não vale a pena ele estar ai cumps espero que tenhas conseguido salvar algum Ex-Prum"Beginning" 60L
Jorge Bento Publicado: Dezembro 15, 2008 Publicado: Dezembro 15, 2008 se tinhas a femea a colocar os ovos no ninho pq a tiras-te? ela tava a fazer o trabalho dele =/ deixa estar a pedrinha porosa mas se tiveres um filtro de esponja era muito melhor (secção DIY encontras como fazer muito facil) ainda tens algum vivo?baixa mais o nivel da agua para 3 cm e tira o macho se ele nao consegue fazer nada não vale a pena ele estar ai cumps espero que tenhas conseguido salvar algum Olá Tenho de discordar num ponto que é substituir o pedra porosa por um filtro,não necessario e depois o fluxo seria minimo, nao fazendo quaquer filtragem ou de indice muito baixo, não vale mesmo a pena, aliás nem pedra porosa seria preciso. Depende tambem do tamanho no aquario. Mais um ponto e isto so se tiveres termostato se baixares o nivel para 3 cm penso que o termostato ficará de fora de agua, penso eu. Nesta altura podes tirar o macho e baixar o maximo de agua possivel e esperar, a mortalidade será mais elevado do que o gostume, mas alguns sobreviverão e serão os mais resistentes. Boa sorte Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
ABUZE® Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 tive perdas quase desconsideráveis. o aquario está infestado de larvas de bettas. as larvinhas nasceram sabado, achei que nao iria sobreviver nenhuma, dada as circunstancias que se encontravam os ovos no fundo doaquario, daí baixei pra 5cm a agua (nao uso termostato, aki é quente, mas coloquei uma lampada de 25w do lado do aquario), quando nasceram, estavam todos no fundo, e o macho tentava colocar as larvas no ninho sem sucesso, achei que nao sobreviveria nenhuma, mas foi melhorando e morreram muito poucos, uns 10 só, quando elas começaram a nadar na horizontal e eu tirei o macho, que pelejava tentando coloca-las ainda no ninho, tenho nauplios de artemia recem eclodido, quando eu posso dar os nauplios aos alevinos? a partir de quantos dias.
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 Parabens pelo larvinhas de Betta depois mostra uma fotos, a partir do 5 dia podes dar artemia recem ecolidade, agua verde e microvermes de aveia =) cumps Ex-Prum"Beginning" 60L
ABUZE® Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 to dando infusórios. pus umas artemias agora a noite, mas só um ou outro que comeu. agua verde, como eu faço? como vc faz agua verde?
ABUZE® Publicado: Dezembro 17, 2008 Autor Publicado: Dezembro 17, 2008 outra coisa, sabe akelas moscas azuis ou verdes gigantes que ficam atazanando? dakelas nojentas, eu peguei uma e pus num pote pra nascer larvas, sera que posso dar larvas dessa mosca pros bettas adultos?
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 18, 2008 Publicado: Dezembro 18, 2008 agua verde vc pega em uma garrafa de agua e mete ao sol ela vai ficar verde =) larvas de mosquito? Ex-Prum"Beginning" 60L
ABUZE® Publicado: Dezembro 19, 2008 Autor Publicado: Dezembro 19, 2008 nao sei se eh bem mosquito, é akelas moscas grandonas azuis ou verdes que fazem um barulhao, que enchem o saco, são iguais aos mosquitos que ficam na cozinha, porem 2x maior. sabe qual?
Jorge Bento Publicado: Dezembro 19, 2008 Publicado: Dezembro 19, 2008 Bom dia Evitem usar dimunuitivos como vc ou K a substituir que, é REGRA do forum,mantêm a linguagem portuguesa como ela é. Quanto á alimentação podes dar já artemia pouca de cada vez, no inico apenas uns vao comer mas no 3 ou 4 dia ja todos comem até lá a maioria come pequenos animais que se encontram no aquario e se meteres umas plantas mais alimento desse tipo têm. Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Recommended Posts