Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!!

Estou neste momento a fazer uma calha de iluminação flurorescente. Comprei tudo o que necessito mas neste momento estou com uma grade dúvida.

Tenho um calha de 18 watts daquelas que se compra já com a lâmpada tubular fluorescente (daquelas para colocar no tecto, em que a única coisa que falta é fazer a ligação com a electricidade de casa). Pois bem, abri a calha para tirar de lá os fios e vi que se trata de uma com um balastro (digital..é o que lá diz e a calha é bastante leve) e dele saem dois fios brancos que se ligam aos dois suportes da lâmpada e outros dois, ambos vermelhos, que servem para ligar à electricidade.

Pois bem, aqui está o meu problema. Eu quero ligar esses dois fios vermelhos a um cabo com interruptor dos do tipo de candeiro. Como é que eu ligo??? ou seja, é indiferente ligar um ao azul e outro ou preto?

No balastro está escrito que um é L e o outro é N~ (o ~ por cima no N).

Obrigada a todos,

Wooddy

Publicado:
OLá!

Afinal não é balastro digital mas sim electrónico.

Obrigada

Wooddy

Boas

Se tens unicamente dois fios vermelhos ligas um ao azul e o outro ao preto, nao te preocupes com a ordem nao faz diferenca.... em todo o caso o L (Line em portugues Fase e o N Neutro) se tiveres uma chave que se chama "Busca Polos" e na tomada encostares a chave e naquele que acender a luz dele é a fase ou seja o L.

Espero ter ajudado.

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

"By the book".... ligas L, Line ou Fase, ao Preto e Ligas N, Neutro, ao Azul. :D

Na prática...... tanto faz! :sleepiness2:

Cumprimentos..... e boas faiscas, :)

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:
"By the book".... ligas L, Line ou Fase, ao Preto e Ligas N, Neutro, ao Azul. :D

Na prática...... tanto faz! :sleepiness2:

Cumprimentos..... e boas faiscas, :)

Paulo Cabrita

Boas Paulo

Não precisavas de baralhar o membro unicamente para dizer o mesmo que eu ja tinha dito.....

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Boas Paulo

Não precisavas de baralhar o membro unicamente para dizer o mesmo que eu ja tinha dito.....

Cumps

Sergio

LOL!

Tens razão...... :chair: mas só reparei na tua resposta depois de já ter respondido!.... e acabei por deixar a minha! :)

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!