Wooddy Weaver Publicado Dezembro 12, 2008 Publicado Dezembro 12, 2008 Olá a todos!! Estou neste momento a fazer uma calha de iluminação flurorescente. Comprei tudo o que necessito mas neste momento estou com uma grade dúvida. Tenho um calha de 18 watts daquelas que se compra já com a lâmpada tubular fluorescente (daquelas para colocar no tecto, em que a única coisa que falta é fazer a ligação com a electricidade de casa). Pois bem, abri a calha para tirar de lá os fios e vi que se trata de uma com um balastro (digital..é o que lá diz e a calha é bastante leve) e dele saem dois fios brancos que se ligam aos dois suportes da lâmpada e outros dois, ambos vermelhos, que servem para ligar à electricidade. Pois bem, aqui está o meu problema. Eu quero ligar esses dois fios vermelhos a um cabo com interruptor dos do tipo de candeiro. Como é que eu ligo??? ou seja, é indiferente ligar um ao azul e outro ou preto? No balastro está escrito que um é L e o outro é N~ (o ~ por cima no N). Obrigada a todos, Wooddy Citar
Wooddy Weaver Publicado: Dezembro 12, 2008 Autor Publicado: Dezembro 12, 2008 OLá! Afinal não é balastro digital mas sim electrónico. Obrigada Wooddy Citar
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 Tenta o SergioCaneca é uma pessoa excelente e sempre pronta a ajudar e ele domina isso Citar O meu feedback
sergiocaneca Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 OLá! Afinal não é balastro digital mas sim electrónico. Obrigada Wooddy Boas Se tens unicamente dois fios vermelhos ligas um ao azul e o outro ao preto, nao te preocupes com a ordem nao faz diferenca.... em todo o caso o L (Line em portugues Fase e o N Neutro) se tiveres uma chave que se chama "Busca Polos" e na tomada encostares a chave e naquele que acender a luz dele é a fase ou seja o L. Espero ter ajudado. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Paulo Cabrita Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 "By the book".... ligas L, Line ou Fase, ao Preto e Ligas N, Neutro, ao Azul. :D Na prática...... tanto faz! Cumprimentos..... e boas faiscas, Paulo Cabrita Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
sergiocaneca Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 "By the book".... ligas L, Line ou Fase, ao Preto e Ligas N, Neutro, ao Azul. :D Na prática...... tanto faz! Cumprimentos..... e boas faiscas, Paulo Cabrita Boas Paulo Não precisavas de baralhar o membro unicamente para dizer o mesmo que eu ja tinha dito..... Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Paulo Cabrita Publicado: Dezembro 13, 2008 Publicado: Dezembro 13, 2008 Boas Paulo Não precisavas de baralhar o membro unicamente para dizer o mesmo que eu ja tinha dito..... Cumps Sergio LOL! Tens razão...... mas só reparei na tua resposta depois de já ter respondido!.... e acabei por deixar a minha! Cumprimentos, Paulo Cabrita Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
Recommended Posts