Avaria de Eheim 2212


Recommended Posts

O motor do meu filtro Eheim 2212 parou por completo. Não tenho garantia porque foi comprado em 2ª mão a um membro aqui do fórum e apesar de ter funcionado bem durante uns meses agora não dá sinais de vida, é como se não estivesse sequer ligado à tomada.

 

Agora a pergunta é:

Será possível reparar um filtro destes?

 

A cabeça do filtro é redonda e bastante estanque, eu tenho receio de abrir aquilo e estragar ainda mais, pelo que se alguém conhecer alguma maneira de reparar fico bastante agradecido (e o meus peixinhos também).

 

Obrigado.

Eheim 2212:

e53cb12c8d170c11e402d6e1007df14d.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O motor do meu filtro Eheim 2212 parou por completo. Não tenho garantia porque foi comprado em 2ª mão a um membro aqui do fórum e apesar de ter funcionado bem durante uns meses agora não dá sinais de vida, é como se não estivesse sequer ligado à tomada.

 

Agora a pergunta é:

Será possível reparar um filtro destes?

 

A cabeça do filtro é redonda e bastante estanque, eu tenho receio de abrir aquilo e estragar ainda mais, pelo que se alguém conhecer alguma maneira de reparar fico bastante agradecido (e o meus peixinhos também).

 

Obrigado.

Eheim 2212:

e53cb12c8d170c11e402d6e1007df14d.jpg

dirigente a qualquer loja de aquários k esses filtros tem uma grande gama de acessórios para reparação e são baratas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um 2210 num nano; se não dá sinais de vida, o mais provável é ser problema eléctrico. Como bem dizes, o problema é perder a estanquicidade ao abrir.

 

Uma vez que já está "morto", era de arriscar descascar aquilo e ver como é!; em qualquer dos casos, há só a cabeça à venda (sem os cestos), sai mais em conta do que o filtro todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

confirma apenas se não tens nenhum cabo trilhado... pois caso contrario não me arriscava a abri-lo. hipoteticamente falando, que consegues abri-lo e repara-lo... eu não o voltava a por dentro de agua...

 

possivelmente a bobina de cobre oxidou ou aqueceu e quebrou... ( se nao da mesmo sinal de vida)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas dicas.

Efectivamente o cabo não está trilhado (pelo menos por fora), deve ter sido mesmo a bobine que queimou.

 

Vou procurar alguma loja que venda apenas a cabeça do filtro e ver o preço disso, para ver se vale a pena inventar ou mais vale comprar logo o bicho.

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o rotor limpo? é que a sujidade pode isolar o rotor e não dar sinal de vida, experimenta limpar bem o rotor assim como o compartimento onde o rotor entra e experimentar depois para ver.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o rotor limpo? é que a sujidade pode isolar o rotor e não dar sinal de vida, experimenta limpar bem o rotor assim como o compartimento onde o rotor entra e experimentar depois para ver.

 

Cumps

 

Eu abri a tampita do rotor (creio que te referes áquela helice pequena) e não vi lixo nenhum, o eixo nem sequer tenta movimentar-se. É como se nem estivesse ligado à corrente, por isso acho que o problema deve ser mesmo eléctrico. No entanto vou analisar com mais cuidado a ver se encontro lá algo que impeça o movimento.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O eixo não mexe o que roda é o rotor com essa "helice" a volta do eixo, penso eu , já que nunca tive nenhum filtro desses mas penso que o principio de funcionamento seja igual, experimenta tentar limpar bem o compartimento e o rotor e depois experimentar já que sem o rotor colocado nunca vai rodar nada.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Faz um teste simples:

 

P1110120.JPG

 

P1110121.JPG

 

Desmontas a tampa do veio, com cuidado.

 

 

 

 

P1110122.JPG

 

Retiras o veio de cerâmica.

 

 

 

 

P1110123.JPG

 

Com a ajuda de um alicate ou pinça, retiras o rotor.

 

 

 

 

P1110124.JPG

 

P1110125.JPG

 

Colocas uma chave de fendas, ou algo metálico, dentro do compartimento do rotor. Ligas a cabeça do filtro à corrente e rodas a chave de fendas ou algo metálico dentro do compartimento. Se sentires que a cabeça do rotor quer "puxar" a dita peça metálica, vibra um pouco, a bobine está boa. Se pelo contrário não sentires nenhuma vibração, então a bobine entregou a alma ao criador... lixo com ela. Mesmo que desmontes a cabeça toda, a bobine está envolta numa cera, o que impossibilita a sua reparação.

 

 

Desculpa a qualidade das fotos, mas foram tiradas à pressa.

 

 

 

Cumps.

 

 

P.S. - Da última vez que desmontei um filtro para demonstrar uma situação idêntica, parti o veio de cerâmica. Desta vez tive sorte. Portanto cuidado ao puxar por ele...

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Grande post david

Podia ser maior, mas reduzi as fotos :-D .

 

Agora a sério, se alguma vez o vou conseguir fazer... uma imagem vale por mil palavras, logo 6 imagens valem por seis mil palavras! Olhem só a poupança no teclado :tongue:

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David,

 

É realmente um fantástico post (ainda pedes desculpa pelas fotos?!?!?!?). Um grande MUITO OBRIGADO por mim e por todos os outros a quem esta descrição poderá ser útil.

 

 

Dito isto, infelizmente a coisa não correu assim tão bem para mim, já que acabei com o rotor partido. Fica também o aviso para que se aventurar nestes bricolages.

 

Passo a descrever:

Para começar o meu motor não tinha aquela tampinha em cima do veio branco que mostras na segunda foto. Sendo um motor comprado em segunda-mão isto poderá indicar que já antes ele tinha sido mexido, ou talvez seja apenas um modelo diferente.

Depois ao tentar tirar a hélice com o rotor, saiu apenas a helice. O veio permaneceu no sitio e difícil de tirar. Já daqui se adivinha que a causa da avaria terá sido o rotor colado que levou ao motor queimar.

Ao tentar tirar o rotor acabei por parti-lo: saiu o cano que envolve o veio (onde encaixa a helice na foto nº 4) mas a base cilindrica mais grossa ficou no sitio. Tentei arrancá-la até de alicate mas não havia maneira de sair, estava mesmo colada.

 

De qualquer forma deu para ver que nada tenta mexer-se lá dentro por isso terá mesmo a bobine queimada e tenho agora um motor com duas avarias e duplamente irreparável. Nem sequer consigo abrir aquilo para ver como é feito por dentro...

 

 

O chato é que não encontrei nenhuma loja que vendesse apenas o motor. Alguém conhece alguma, ou terei de comprar pela internet? É que o preço dos portes não deve compensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

David,

 

É realmente um fantástico post (ainda pedes desculpa pelas fotos?!?!?!?). Um grande MUITO OBRIGADO por mim e por todos os outros a quem esta descrição poderá ser útil.

Estamos aqui para nos ajudarmos.

 

 

 

Dito isto, infelizmente a coisa não correu assim tão bem para mim, já que acabei com o rotor partido. Fica também o aviso para que se aventurar nestes bricolages.

 

Passo a descrever:

Para começar o meu motor não tinha aquela tampinha em cima do veio branco que mostras na segunda foto.

Pode ter ficado agarrada à tampa! Por vezes acontece.

 

 

 

Depois ao tentar tirar a hélice com o rotor, saiu apenas a helice. O veio permaneceu no sitio e difícil de tirar. Já daqui se adivinha que a causa da avaria terá sido o rotor colado que levou ao motor queimar.

Ao tentar tirar o rotor acabei por parti-lo: saiu o cano que envolve o veio (onde encaixa a helice na foto nº 4) mas a base cilindrica mais grossa ficou no sitio. Tentei arrancá-la até de alicate mas não havia maneira de sair, estava mesmo colada.

 

De qualquer forma deu para ver que nada tenta mexer-se lá dentro por isso terá mesmo a bobine queimada e tenho agora um motor com duas avarias e duplamente irreparável. Nem sequer consigo abrir aquilo para ver como é feito por dentro...

Está tudo dito... o veio ficou descentrado e "soldou" o rotor ao compartimento...

 

 

 

Podes comprar o 2206 ou a 1212 As cabeças são as mesmas. O "problema" é arranjar estes preços por cá...

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comprar o 2206 ou a 1212 As cabeças são as mesmas. O "problema" é arranjar estes preços por cá...

 

Hum esses motores têm uma potência menor. Acabei de descobrir que o meu 2212 afinal tem o motor de um 2210, o que nem é problema, até ficará mais barato para substituir.... isto se arranjar só o motor, que nem na Aquaristic encontro. Vou continuar a pesquisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.