lmsalgado Publicado Dezembro 12, 2008 Publicado Dezembro 12, 2008 O motor do meu filtro Eheim 2212 parou por completo. Não tenho garantia porque foi comprado em 2ª mão a um membro aqui do fórum e apesar de ter funcionado bem durante uns meses agora não dá sinais de vida, é como se não estivesse sequer ligado à tomada. Agora a pergunta é: Será possível reparar um filtro destes? A cabeça do filtro é redonda e bastante estanque, eu tenho receio de abrir aquilo e estragar ainda mais, pelo que se alguém conhecer alguma maneira de reparar fico bastante agradecido (e o meus peixinhos também). Obrigado. Eheim 2212: Citar
carlos rafael Publicado: Dezembro 15, 2008 Publicado: Dezembro 15, 2008 O motor do meu filtro Eheim 2212 parou por completo. Não tenho garantia porque foi comprado em 2ª mão a um membro aqui do fórum e apesar de ter funcionado bem durante uns meses agora não dá sinais de vida, é como se não estivesse sequer ligado à tomada. Agora a pergunta é: Será possível reparar um filtro destes? A cabeça do filtro é redonda e bastante estanque, eu tenho receio de abrir aquilo e estragar ainda mais, pelo que se alguém conhecer alguma maneira de reparar fico bastante agradecido (e o meus peixinhos também). Obrigado. Eheim 2212: dirigente a qualquer loja de aquários k esses filtros tem uma grande gama de acessórios para reparação e são baratas. Citar
nunoni Publicado: Dezembro 15, 2008 Publicado: Dezembro 15, 2008 eu tenho um 2210 num nano; se não dá sinais de vida, o mais provável é ser problema eléctrico. Como bem dizes, o problema é perder a estanquicidade ao abrir. Uma vez que já está "morto", era de arriscar descascar aquilo e ver como é!; em qualquer dos casos, há só a cabeça à venda (sem os cestos), sai mais em conta do que o filtro todo. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
bolly79 Publicado: Dezembro 15, 2008 Publicado: Dezembro 15, 2008 confirma apenas se não tens nenhum cabo trilhado... pois caso contrario não me arriscava a abri-lo. hipoteticamente falando, que consegues abri-lo e repara-lo... eu não o voltava a por dentro de agua... possivelmente a bobina de cobre oxidou ou aqueceu e quebrou... ( se nao da mesmo sinal de vida) Citar
lmsalgado Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 Obrigado a todos pelas dicas. Efectivamente o cabo não está trilhado (pelo menos por fora), deve ter sido mesmo a bobine que queimou. Vou procurar alguma loja que venda apenas a cabeça do filtro e ver o preço disso, para ver se vale a pena inventar ou mais vale comprar logo o bicho. Obrigado. Citar
TAZ Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 Tens o rotor limpo? é que a sujidade pode isolar o rotor e não dar sinal de vida, experimenta limpar bem o rotor assim como o compartimento onde o rotor entra e experimentar depois para ver. Cumps Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
lmsalgado Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 Tens o rotor limpo? é que a sujidade pode isolar o rotor e não dar sinal de vida, experimenta limpar bem o rotor assim como o compartimento onde o rotor entra e experimentar depois para ver. Cumps Eu abri a tampita do rotor (creio que te referes áquela helice pequena) e não vi lixo nenhum, o eixo nem sequer tenta movimentar-se. É como se nem estivesse ligado à corrente, por isso acho que o problema deve ser mesmo eléctrico. No entanto vou analisar com mais cuidado a ver se encontro lá algo que impeça o movimento. Obrigado. Citar
TAZ Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 O eixo não mexe o que roda é o rotor com essa "helice" a volta do eixo, penso eu , já que nunca tive nenhum filtro desses mas penso que o principio de funcionamento seja igual, experimenta tentar limpar bem o compartimento e o rotor e depois experimentar já que sem o rotor colocado nunca vai rodar nada. Cumps Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
David Cabete Publicado: Dezembro 17, 2008 Publicado: Dezembro 17, 2008 Boas Faz um teste simples: Desmontas a tampa do veio, com cuidado. Retiras o veio de cerâmica. Com a ajuda de um alicate ou pinça, retiras o rotor. Colocas uma chave de fendas, ou algo metálico, dentro do compartimento do rotor. Ligas a cabeça do filtro à corrente e rodas a chave de fendas ou algo metálico dentro do compartimento. Se sentires que a cabeça do rotor quer "puxar" a dita peça metálica, vibra um pouco, a bobine está boa. Se pelo contrário não sentires nenhuma vibração, então a bobine entregou a alma ao criador... lixo com ela. Mesmo que desmontes a cabeça toda, a bobine está envolta numa cera, o que impossibilita a sua reparação. Desculpa a qualidade das fotos, mas foram tiradas à pressa. Cumps. P.S. - Da última vez que desmontei um filtro para demonstrar uma situação idêntica, parti o veio de cerâmica. Desta vez tive sorte. Portanto cuidado ao puxar por ele... Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
David Cabete Publicado: Dezembro 18, 2008 Publicado: Dezembro 18, 2008 Boas Grande post david Podia ser maior, mas reduzi as fotos :-D . Agora a sério, se alguma vez o vou conseguir fazer... uma imagem vale por mil palavras, logo 6 imagens valem por seis mil palavras! Olhem só a poupança no teclado Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
lmsalgado Publicado: Dezembro 19, 2008 Autor Publicado: Dezembro 19, 2008 David, É realmente um fantástico post (ainda pedes desculpa pelas fotos?!?!?!?). Um grande MUITO OBRIGADO por mim e por todos os outros a quem esta descrição poderá ser útil. Dito isto, infelizmente a coisa não correu assim tão bem para mim, já que acabei com o rotor partido. Fica também o aviso para que se aventurar nestes bricolages. Passo a descrever: Para começar o meu motor não tinha aquela tampinha em cima do veio branco que mostras na segunda foto. Sendo um motor comprado em segunda-mão isto poderá indicar que já antes ele tinha sido mexido, ou talvez seja apenas um modelo diferente. Depois ao tentar tirar a hélice com o rotor, saiu apenas a helice. O veio permaneceu no sitio e difícil de tirar. Já daqui se adivinha que a causa da avaria terá sido o rotor colado que levou ao motor queimar. Ao tentar tirar o rotor acabei por parti-lo: saiu o cano que envolve o veio (onde encaixa a helice na foto nº 4) mas a base cilindrica mais grossa ficou no sitio. Tentei arrancá-la até de alicate mas não havia maneira de sair, estava mesmo colada. De qualquer forma deu para ver que nada tenta mexer-se lá dentro por isso terá mesmo a bobine queimada e tenho agora um motor com duas avarias e duplamente irreparável. Nem sequer consigo abrir aquilo para ver como é feito por dentro... O chato é que não encontrei nenhuma loja que vendesse apenas o motor. Alguém conhece alguma, ou terei de comprar pela internet? É que o preço dos portes não deve compensar. Citar
David Cabete Publicado: Dezembro 19, 2008 Publicado: Dezembro 19, 2008 Boas David, É realmente um fantástico post (ainda pedes desculpa pelas fotos?!?!?!?). Um grande MUITO OBRIGADO por mim e por todos os outros a quem esta descrição poderá ser útil. Estamos aqui para nos ajudarmos. Dito isto, infelizmente a coisa não correu assim tão bem para mim, já que acabei com o rotor partido. Fica também o aviso para que se aventurar nestes bricolages. Passo a descrever: Para começar o meu motor não tinha aquela tampinha em cima do veio branco que mostras na segunda foto. Pode ter ficado agarrada à tampa! Por vezes acontece. Depois ao tentar tirar a hélice com o rotor, saiu apenas a helice. O veio permaneceu no sitio e difícil de tirar. Já daqui se adivinha que a causa da avaria terá sido o rotor colado que levou ao motor queimar.Ao tentar tirar o rotor acabei por parti-lo: saiu o cano que envolve o veio (onde encaixa a helice na foto nº 4) mas a base cilindrica mais grossa ficou no sitio. Tentei arrancá-la até de alicate mas não havia maneira de sair, estava mesmo colada. De qualquer forma deu para ver que nada tenta mexer-se lá dentro por isso terá mesmo a bobine queimada e tenho agora um motor com duas avarias e duplamente irreparável. Nem sequer consigo abrir aquilo para ver como é feito por dentro... Está tudo dito... o veio ficou descentrado e "soldou" o rotor ao compartimento... Podes comprar o 2206 ou a 1212 As cabeças são as mesmas. O "problema" é arranjar estes preços por cá... Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
lmsalgado Publicado: Dezembro 20, 2008 Autor Publicado: Dezembro 20, 2008 Podes comprar o 2206 ou a 1212 As cabeças são as mesmas. O "problema" é arranjar estes preços por cá... Hum esses motores têm uma potência menor. Acabei de descobrir que o meu 2212 afinal tem o motor de um 2210, o que nem é problema, até ficará mais barato para substituir.... isto se arranjar só o motor, que nem na Aquaristic encontro. Vou continuar a pesquisar. Citar
TAZ Publicado: Dezembro 22, 2008 Publicado: Dezembro 22, 2008 Fala com a Naturline que é patrocinador do Forum e costumam arranjar tudo quanto é material Ehein. Cumps Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
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