CA's malawi


Kostalexandre

Recommended Posts

Pessoal infelizmente por quetoes de espaço não vou poder montar o aqua de oscares que estava a pensar.

Entao decidime por CA's pekeno ate 12 cm de malawi.

O que mais gosto é o Labido electric yellow mas gostava de ouvir opinioes sobre outras especies.

Agora ca vão as primeiras duvidas:

 

:) Perdoem-me a ignorancia mas onde arranjo rochas de calcário?, visto que elas fassem subir o ph??? O meu ph da torneira é de 7.4 eu keria mantelo nos 7.8 - 8.0. Axam que com roxas de calcário dá??

:) Para estes ciclideos convem ter mts roxas( as rochas todas de calcário) e mt grutas certo??

 

Por agora acho que é tudo depois kuando precisar vou-vos melgar outra vex..lol..

Obrigado

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

1º que tudo aconselho-te a procurar melhor (se é que o fizeste) no fórum, de modo a encontrares as respostas ás tuas perguntas. Se por acaso não as encontrares, e só se não encontrares, perguntares aqui.

 

1- As rochas de calcário (não totalmente necessárias) encontras em diversas lojas de aquariofilia. Geralmente utiliza-se ou rocha calcária natural ou artificial (reefcheramic por exemplo).

As rochas alteram-te o pH, gH e kH subindo todos os valores.

Se por acaso não quiseres gastar dinheiro a colocar ests rochas, usa quaisquer umas. Para subir o pH e kH sem usar rochas usa bicarbonato de sódio (não sobe acima de 8,2 +/-, o ideal).

2- Sim, convém colocar muitas rochas apenas para protecção dos mais fracos, pois os peixes já ambientados não se escondam muito (apenas os machos a fazer ninho, as fêmeas com ovos e os peixes "castigados").

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pretendo por rochas calcáricas mas ha naturais....

Ja agora o bicarbonato de sódio nãi ia fazer o meu ph andar smp para cima e para baixo.

Pelo que sei isso e um grande perigo.

:)

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O bicarbonato é um buffer do pH e kH.

O kH (dureza carbonatada ou carbonada) serve pa estabilizar o pH, e depende da percentagem de carbonatos na água. Ao introduzires bicarbonato estás a aumentar o kH... :)

Utilizas quando mudas a água para colocar a água da torneira a pH 8,2 e com isso introduzir água "igual" á do aquário.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

50L não dá pa caeruleus...

 

Não sei as quantidades correctas, é uma questão de procurares na net.

Outra hipotese é, sabendo o pH da tua água da torneira, ires colocando bicarbonato e medindo a alteração de pH. Quando estivesse a um nível aceitável paravas de juntar e vias a quantidade que usaste...é arriscado...mas sempre dá pa ter uma ideia. :):)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O bicarbonato de sódio é dos componentes mais seguros para ser usado como "elevador" do KH.

O bicarbonato de sódio estabiliza o pH em 8,2 mas se tivermos uma aeração e movimentação boas podemos fazer com que o pH estabilize em 8,5.

O seu uso pode ser feito gradualmente para termos a certeza que estamos usá-lo convenientemente. Normalmente é aconselhado colocar 30g/100L de água, ou por exemplo uma colher de café para 50L. No entanto aconselho a usarmos metade da dose, medirmos os valores e então depois (passado alguns dias) colocarmos o restante. Conseguimos assim subir gradualmente os valores sem fazer sofrer os peixitos.

Depois de sabermos aproximadamente a dose que precisamos para o nosso tipo de água devemos fazer essa adição em todas as mudas de água, tendo sempre em conta que nesse caso consideramos só o volume de água retirada.

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Peço-te que sejas mais explicito nas tuas perguntas, e que nos dês todos os factores sobre os quais queres fazer alterações. :D

 

Comentários ás respostas são bem-vindos, mas afirmações no meio do "nada" não ajudam... :)

Lembro que isto não é um chat, mas um fórum.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais