Preciso da vossa ajuda


pjorgerocha

Recommended Posts

ola venho pedir a vossa opinião e conselhos

tenho um ph de mais ou menos 7.4-7.6 no meu aqua e que não baixa de maneira nenhuma e queria por peixes de cardume mas os que conheço gostam de aguas com phs mais baixos.

Como só quero por peixes de tamanho pequeno que não tenham mais que 5cm que peixes me aconcelham.

obrigado pela vossa ajuda

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu aposto num KH muito alto que te está a tornar o pH inamovível. Diz o que o Rui J. Rocha pergunta, pode ser pertinente para a solução.

 

Outra coisa: tens pedras calcárias ou conchas dentro do aquário?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu aposto num KH muito alto que te está a tornar o pH inamovível. Diz o que o Rui J. Rocha pergunta, pode ser pertinente para a solução.

 

Outra coisa: tens pedras calcárias ou conchas dentro do aquário?

Cumps.

 

penso que o mal deva estar no areão que tenho, porque só tenho rochas de lava e conchas só as dos caracois que lá andam

A solução é retirar o areão e por outro tipo akadama mas tirá-lo agora não me está a apetecer nada porque o aquario só tem um mes e ainda está a ciclar.

o areão que tenho podem ver neste tópico : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111953

 

à pergunta do Rui J. Rocha usei turfa para ver se baixava mas não fez efeito e ainda deixou-me a água um pouco suja coisa que não gostei e daí vá de retirar a dita cuja :confused4:

usar produtos quimicos esta fora de questão.

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem dá uma opinião se faz favor :rolleyes:

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um KH (dureza carbonatada) alto faz com que seja quase impossível mexer o pH, para cima ou para baixo.

 

Para um aquário grande, um sistema de CO2 baixa tanto o KH como, por arrastamento, o pH. Para um aquário pequeno, podes misturar água de garrafão com a da torneira. As águas minerais sem gás têm normalmente pouca mineralização (GH e KH baixos) e um pH a rondar os 6,0 ou menos.

 

Conviria arranjares um teste de KH.

Cumps.

 

P.S.: as rochas vulcânicas não mexem no pH e durezas.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um KH (dureza carbonatada) alto faz com que seja quase impossível mexer o pH, para cima ou para baixo.

 

Para um aquário grande, um sistema de CO2 baixa tanto o KH como, por arrastamento, o pH. Para um aquário pequeno, podes misturar água de garrafão com a da torneira. As águas minerais sem gás têm normalmente pouca mineralização (GH e KH baixos) e um pH a rondar os 6,0 ou menos.

 

Conviria arranjares um teste de KH.

Cumps.

 

P.S.: as rochas vulcânicas não mexem no pH e durezas.

 

os teste que fiz de kh era de dureza normal por isso é que acho que seja do areão que tenho.......

o problema é que não sei que peixes de cardume ponha e era por isso que pedia a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes de cardume de pH baixo, tens os neons...

 

Se o teu aqua ainda está a ciclar o pH tb ainda não estabelizou.

Antes de mudares o areão todo que te vai dar uma trabalheira e não me parece que seja aí que está o teu problema, verifica se o areão faz aumentar o pH, coloca-lhe ácido em cima, se fizer enfervecêsncia, é pq é calcário.

 

Areão de pedra vulcanica não é calcária.

 

Verifica a que niveis de pH sai a tua água da torneira, pode ser daí a fonte de pH elevado.

 

Se não conseguires por tudo baixar o pH, com turfa nao queres que te coloca a água castanha, com quimicos não queres pq é uma chatice(concordo), podes fazer injecção de CO2, baixa-te o pH, ajuda o crescimento às plantas e é onofencivo para os peixes colocado nas quantidades exactas.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes de cardume de pH baixo, tens os neons...

 

Se o teu aqua ainda está a ciclar o pH tb ainda não estabelizou.

Antes de mudares o areão todo que te vai dar uma trabalheira e não me parece que seja aí que está o teu problema, verifica se o areão faz aumentar o pH, coloca-lhe ácido em cima, se fizer enfervecêsncia, é pq é calcário.

 

Areão de pedra vulcanica não é calcária.

 

Verifica a que niveis de pH sai a tua água da torneira, pode ser daí a fonte de pH elevado.

 

Se não conseguires por tudo baixar o pH, com turfa nao queres que te coloca a água castanha, com quimicos não queres pq é uma chatice(concordo), podes fazer injecção de CO2, baixa-te o pH, ajuda o crescimento às plantas e é onofencivo para os peixes colocado nas quantidades exactas.

 

Estive ontem a fazer os testes e ponho aqui os resultados para me darem uma ajuda a resolver isto

Ph aquario - 7.6

Ph torneira - 7.6

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5

GH - 120mg/litro - 6.72 dH/gH - este valor na tabela de testes equivale a uma água moderadamente dura

KH - 70mg/litro - 3.92 dH/gH - Este valor na tabela de testes equivale a um KH associado a um PH baixo

Utilizo co2 de fermentação

Ora se o KH equivale a um PH baixo porque é que tenho um Ph tão alto?

Os testes que tenho são da Nutrafim não sei se são de confiança ou não?

Agradeço a vossa ajuda

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um KH semelhante com o teu, e o meu pH tb anda pelos 7.6, ou 8

 

Só consegui fazer baixar pela introdução de CO2...se o pH da água da torneira é igual ao pH do aquário, então isso indica que não é o areão que te está a fazer subir o pH, pq se assim fosse terias de ter um pH no aquário superior ao da torneira...certo?

 

A tua água da torneira sai "naturalmente" com pH alto....será que estás a fazer injecção de CO2 nas quantidades indicada? Eu com o CO2 por fermentação de facto nunca consegui baixar muito o meu pH só quando coloquei o de botija é que consegui, ou então quando o de fermentação estava a bombar com toda a garra, o que durava 1 semana.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Regra geral, a um KH baixo corresponde um pH baixo, mas não é forçoso.

 

Repara que a função do KH é estabilizar o pH. Quando o KH é baixo (e 4º dH nem é muito baixo) o pH fica desestabilizado e tende a oscilar para baixo ou para cima.

 

Isto para te dizer que a relação entre o KH e o pH não é assim tão linear. Podes ter um KH 1º e um pH de 12 (por exemplo, e oscilante), embora seja raro.

Também podes ter um KH de 12º e um pH de 3, só que neste caso é-te impossível mexer o pH dado o valor altíssimo do KH que estabiliza de tal forma o pH que o torna inamovível.

 

Com 4º dH de KH não será difícil baixar o pH com CO2, por exemplo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Regra geral, a um KH baixo corresponde um pH baixo, mas não é forçoso.

 

Repara que a função do KH é estabilizar o pH. Quando o KH é baixo (e 4º dH nem é muito baixo) o pH fica desestabilizado e tende a oscilar para baixo ou para cima.

 

Isto para te dizer que a relação entre o KH e o pH não é assim tão linear. Podes ter um KH 1º e um pH de 12 (por exemplo, e oscilante), embora seja raro.

Também podes ter um KH de 12º e um pH de 3, só que neste caso é-te impossível mexer o pH dado o valor altíssimo do KH que estabiliza de tal forma o pH que o torna inamovível.

 

Com 4º dH de KH não será difícil baixar o pH com CO2, por exemplo.

Cumps.

 

pois o problema deve ser mesmo do co2 como é de fermentação é muito instavel demora muito tempo a começar a deitar co2 (o meu acabou á 2 dias e uso o da nutrafim ainda hoje quase que não deita nada) acho que vou ter que investir num de qualidade (lá se vai o subsidio de natal :medieval_mace: )

muito obrigado pela vossa ajuda, é sempre bom ter-vos aqui para aconselhar para não fazermos burradas visto estarmos a falar das vidas dos nossos peixes.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola venho pedir a vossa opinião e conselhos

tenho um ph de mais ou menos 7.4-7.6 no meu aqua e que não baixa de maneira nenhuma e queria por peixes de cardume mas os que conheço gostam de aguas com phs mais baixos.

Como só quero por peixes de tamanho pequeno que não tenham mais que 5cm que peixes me aconcelham.

obrigado pela vossa ajuda

abraços

Paulo Rocha

 

boas

 

primeiro ja tive o ph assim e passado um tempo parou

segundo com o que e que ja tentaste baixar esse ph???

terceiro enquanto o teu aqua estivere assim nao vais poder por peixes nenhuns de cardume, era uma ma expriencia.

tambem aposto no kh muito alto para tornar o ph inamovivel

 

 

cmps

henrique vaz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

primeiro ja tive o ph assim e passado um tempo parou

segundo com o que e que ja tentaste baixar esse ph???

terceiro enquanto o teu aqua estivere assim nao vais poder por peixes nenhuns de cardume, era uma ma expriencia.

tambem aposto no kh muito alto para tornar o ph inamovivel

 

 

cmps

henrique vaz

 

já tentei baixar o ph com turfa mas baixou muito pouco e deixou-me a água castanha.

quanto aos peixes de cardume vou ter mesmo que esperar que o ph baixe, os peixes não merecem um mau tratamento.

quanto ao Kh o teste que fiz dá-me um valor que na tabela correspponde a um ph baixo.

Vou ter que pedir ao pai natal um kit de co2 pressurizado (sim porque um gajo com 36 anos ainda pode acreditar no pai natal :thumbup3: )

obrigado pela ajuda

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.