NeroBaco Publicado Dezembro 9, 2008 Share Publicado Dezembro 9, 2008 Boas, tenho um aqua: 33 L, luz PLL 36W, Filtro Sera 120, termostato 75W. não tenho substracto fértil flora: anubia rotala eigeria cabomba Fauna: 3 guppies 2 corydoras albinos 3 otos albinos (não são otos mas sim aqueles territoriais e que são agressivos, mas não me lembro do nome;p) Valores: Co2 DIY- teste da Sera indica que tem pouco Co2(vou experimentar descer a pedra difusora para haver maior difusão) PH: 7,5-8 Nitritos:0 São os únicos testes que tenho O problema passa-se com as plantas: Cabomba: caule muito fino e fraco, folhas mais castanhas que verdes; Anubia: óptima; Rotala green: folhas novas amarelas, sem cor e não verdes, caule da base já de cor preta, pouco verde...; Eigeria: perde muitas folhas, no topo algumas já apodreceram, outras a meio do caule já estão pretas.... Faço fertilizações com Sera líquida e Sera de pastilhas mas parece-me que nada está a funcionar!! Queria sugestões para fertilizantes de macros e micros de forma a que tivesse as plantas em boas condições...tenho andado a pensar no Ferropol, mais as bolas e a fetilização diária da JBL, que acham?da Tropica também li algures,,,mas queria algo mais preciso,,,para micros tal e macro tal... obrigado;) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Dezembro 19, 2008 Share Publicado: Dezembro 19, 2008 Problema, falta de substracto... pergunta, a cabomba não será a variedade castanha? ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 19, 2008 Share Publicado: Dezembro 19, 2008 Olá NeroBaco. Se não estou em erro esses fertilizantes da Sera são constituídos sobretudo por Micros e Ferro (repito, se não estou em erro...). Para além disso as plantas precisam de Nitratos (NO3) e Fosfatos, que podem eventualmente ser supridos pela comida dos peixes e seus dejectos. Precisam também, e em maior quantidade que os anteriores, de Potássio (K). Pelo que me pareçe tu não estás a adicionar Potássio (verifica lá se os teus fertilizantes têem K). Relativamente aos Nitratos e Fosfatos, devias comprar os testes para verificar os valores que tens no teu aqua e se necessário corrigi-los. Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NeroBaco Publicado: Dezembro 19, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2008 obrigado pelas respostas pessoal, pois de fazto o sera tem essencialmente micros e ferro, K N e P nada, eu agora decidi desmontar tudo e voltar a montar com um substracto fertil e fazer ferilizaçoes com um fertilizante liquido para micros, outro diariamente para Fe e para K...acho que assim tudo se dará bem =) Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Dezembro 19, 2008 Share Publicado: Dezembro 19, 2008 Os fertilizantes Sera são para esquecer. a cabomba não é falta de substrato de certeza...as radiculas que lança são areas e apenas forma tecido radicular quase vestigial. rotala, clorose , falta de ferro egeria (novamente planta sem requisitos a nivel de substrato) falta de macros, o mesmo acontece com a cabomba. ~tirando as anubias, são tudo plantas de crescimento bastante rápido, com luz intensa e co2, ficam-te a faltar nutrientes. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 20, 2008 Share Publicado: Dezembro 20, 2008 ...decidi desmontar tudo e voltar a montar com um substracto fertil e fazer ferilizaçoes com um fertilizante liquido para micros, outro diariamente para Fe e para K...acho que assim tudo se dará bem =) Pois! Tudo se dará melhor. No entanto tens também de controlar os níveis de NO3 e PO4 e mantê-los na proporção 1/10, se não inevitavelmente mais tarde ou mais cedo terás problemas... Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Dezembro 20, 2008 Share Publicado: Dezembro 20, 2008 Vendo as coisas de outra maneira...luz e Co2 em "excesso" que originam desiquilibrio causando carencias dos outros nutrientes. Para mim a solução mais fácil seria talvez reduzir o Co2 e o foto-período. Num aquário de 30 litros ter cabomba e egeria a crescer uma data de centimetros por semana... Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 20, 2008 Share Publicado: Dezembro 20, 2008 (editado) Pois é! Eu também não sei se a Egeria e a Cabomba seriam as plantas que eu poria num aqua tão pequeno... acho que nesse espaço se pode fazer uma coisa gira sem CO2, mas e se se quiser utilizar este como aquário de experimentação e aprendizagem? Há tantos exemplos de aquas ainda menores com plantas difíceis... Por agora vamos tentar encontar uma maneira de aprender a satisfazer as necessidades básicas, mais tarde se verá se é mesme este o caminho a tomar. De qualquer forma "concordo" com a ideia do Just_me. A experiência que tenho com os fertilizantes Sera não é de recomendar! Talvez associados a outros fertilizantes funcionem... Editado Dezembro 20, 2008 por C Mocho Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts