Recommended Posts

Publicado:
Olá krypticall

Não achas que é demasiado cedo para começar a fertilizar, a montagem só tem 9 dias e usei substrato fértil, apesar de ter usado muito menos que o recomendado.

Presumo que o que esteja a ser libertado para a coluna de água sejam Micros, correcto? Logo fertilizo apenas com Macros.

Se sim, qual o plano que me aconselhas? Tenho NPK separado.

Mais uma vez obrigado.

1 Abraço

boas

desculpa nao reparei no post mas já respondi houje á tua Pm :yb668:

abraço.

Publicado:

Olá a todos.

Venho fazer mais um update deste aquário que conta já com 16 dias de vida.

As algas já estão mais controladas, Iniciei a fertilização liquida NPK e parece ter dado resultado. Obrigado pelas dicas Krypticall. :yahoo:

Neste momento fertilizo diariamente com

4 ml Seachem Nitrogen

4 ml Seachem Phosporous

1 ml Easylife Carbo

5 ppm KCl

Faço testes uma hora depois de fertilizar e tenho

PO4 - 0.25

NO3 - <5

Antes das luzes se apagarem faço testes novamente e tenho tudo zerado.

Um pormenor interessante, foi o facto de com o inicio da fertilização liquida ter tido um mini-surto de Algas castanhas (Diátomos) no areão. Escusado será dizer que o batalhão de Physas que já por lá abunda têm feito um festim. :roflroll2:

Só a desgraçada da Cryptocoryne é que não tem crescido e está uma lástima, provavelmente vou troca-la por outra planta qualquer. Alguma sugestão?

O musgo parece finalmente estar a melhorar e já se nota algum crescimento. Estava muito atacado com algas filamentosas, dei-lhe umas seringadas de Easylife Carbo e parece que gostou.

Provavelmente amanhã vou à Jardiland na Maia e em principio vão haver novidades, especialmente na fauna. :dance:

Bem cá ficam as fotos:

1 Abraço

dsc0602fs6.jpg

dsc0611nt9.jpg

dsc0628fa5.jpg

Publicado: (editado)

boas Mario

isso já deu um pulo danado.

" Um pormenor interessante, foi o facto de com o inicio da fertilização liquida ter tido um mini-surto de Algas castanhas (Diátomos) no areão. "

fertilizaste micros e ferro nessa altura ?? bastava-te este mês apenas fertilizares os macros e depois entao ires fertilizando os micronutrientes gradualmente com o tempo.

podes tambem subir os fosfatos um pouco para 0,5ppm.

essa glosso esta a crescer muito alta e nao rasteira, ou metes mais iluminaçao ou mais kelvins nas lampadas.

abraço.

Editado por krypticall
Publicado:
boas Mario

isso já deu um pulo danado.

" Um pormenor interessante, foi o facto de com o inicio da fertilização liquida ter tido um mini-surto de Algas castanhas (Diátomos) no areão. "

fertilizaste micros e ferro nessa altura ?? bastava-te este mês apenas fertilizares os macros e depois entao ires fertilizando os micronutrientes gradualmente com o tempo.

podes tambem subir os fosfatos um pouco para 0,5ppm.

essa glosso esta a crescer muito alta e nao rasteira, ou metes mais iluminaçao ou mais kelvins nas lampadas.

abraço.

Olá Krypticall

Não fertilizei com micros ou ferro, apenas tenho feito a fertilização com Macros e Carbo como disse anteriormente, mas de facto, o aparecimento dos Diátomos coincidiu com o inicio da fertilização.

Só pretendo iniciar a fertilização com micros daqui a umas 2/3 semanas e gradualmente.

Em relação à Glosso, já tenho replantado vários pés que vou cortando para que não fique tão alta, mas ela cresce que nem uma desalmada e é complicado. :roflroll2:

A lampada que tenho à frente é de 8000k, mas mesmo assim não fica rasteira. Qualquer dia, quando já tiver runners suficientes vou replantar tudo individualmente em vez de o fazer aos molhos como fiz, mas para já não quero estar com grandes mexidelas.

1 Abraço

Mário

Olá a todos

O aquário já tem fauna nova.

O suposto casal... :thumbup3: Não faço a minima ideia se será mesmo um casal ou não.

Alguem arrisca os sexos destes meninos?

Ainda estão muito timidos, e escondem-se logo mal me chego perto do aquário.

Deitei algumas larvas vermelhas e já comeram os 2, mas pouco. Parecem apreciar as Physas, já assisti ao ataque a 2.

Trouxe também mais 1 Otto e 2 Caridinas Japonica para ajudar na manutenção.

As Caridinas são incansáveis. Os Diatomos já estão praticamente a passar à história. Já nas filamentosas parecem não tocar.

Estou a pensar em colocar um cardume pequeno (4/5) de Tetras Serpae ou Olho de fogo. Acham que serão um problema caso venha a ter posturas dos Rams?

Cá ficam as fotos.

1 Abraço

dsc0589xg7.jpg

dsc0595pf6.jpg

Editado por Mário

boas

o primeiro esta um pouco escondido mas pelo espigao tambem se percebe um pouco e diria que tens ai dois machos.

foi mesmo por opçao tua teres escolhido os ramirezis balão ???

edit: mete um sae pequenito para te ajudar a controlar essas algas e toma em atençao os macronutrientes no teu aquario para essas algas nao poliferarem muito ;)

Editado por krypticall
Publicado:
Lindo meninos .... ;)

O teu aqua tem evoluido a um ritmo muito bom.

O crescimento do glosso é enorme.

Vai actualizando com fotos novas.

Parabéns

Boas

Obrigado pelo comentário.

Realmente a Glosso está descontrolada. :lol:

boas

o primeiro esta um pouco escondido mas pelo espigao tambem se percebe um pouco e diria que tens ai dois machos.

foi mesmo por opçao tua teres escolhido os ramirezis balão ???

edit: mete um sae pequenito para te ajudar a controlar essas algas e toma em atençao os macronutrientes no teu aquario para essas algas nao poliferarem muito :wink:

Olá Krypticall

Optei por comprar a variedade balão, porque fui à loja com a Maria. ;) E até porque em Viseu não arranjas mais nenhuma variedade.

Só era para trazer as Caridinas, mas sabes como é... More são tão giros...Vá lá...

Até já tinha metido na cabeça que ia buscar um casal de Apistos, mas agora já está...

Também comprei 4 SAE´s minusculos, 2 para este aqua e 2 para o meu 135L, mas vinham da loja num estado lastimável :lol: , completamente atacados com Ictio e com uma coloração completamente branca.

Imagino o que os pobres dos bichos passaram.

Estavam em tão mau estado que não tive coragem de os meter nos aquários e montei o meu nano de emergência só para eles com algum musgo e água do meu comunitário. Felizmente tenho um filtro interno sempre a funcionar e ciclado para estas situações.

Dois morreram passado umas horas. ;) Os outros 2 ainda estão vivos e a levar um tratamento de Esha2000, espero que se safem. bowdown

As algas filamentosas estão bem controladas e praticamente confinadas à Cryptocoryne, acho que andava a fertilizar com Potássio a mais, reduzi o KCL para metade e aumentei a fertilização com P e parece que resultou. Tanto os Nitratos como os Fosfatos estão zerados quando apaga a luz.

Provavelmente vou mudar a Crypto por outra planta. Alguma sugestão?

Já agora, Alguma suguestão para uma espécie de Tetras para um cardume?

1 Abraço

Publicado:

Boas, excelente crescimento da glosso... muita massa vegetal em pouco tempo... é bom sinal.

Em relação a tua glosso crescer para cima, isso é da temperatura da lampada que tens, troca por uma de 6500k deve ficar mais rasteira...

Na crypto podes remover as folhas mais velhas, e injectares carbo, mas nesse momento desliga o filtro para não existir circulação... 5min e depois voltas a ligar o filtro :P

cumps

Cumps

Publicado:
Boas, excelente crescimento da glosso... muita massa vegetal em pouco tempo... é bom sinal.

Em relação a tua glosso crescer para cima, isso é da temperatura da lampada que tens, troca por uma de 6500k deve ficar mais rasteira...

Na crypto podes remover as folhas mais velhas, e injectares carbo, mas nesse momento desliga o filtro para não existir circulação... 5min e depois voltas a ligar o filtro :P

cumps

Olá

Realmente fiquei impressionado com o crescimento da Glosso e da Tennelus. Parece que o Aquabase da Ferka corresponde às expectativas.

Em relação à iluminação, estou um pouco confuso, julgava que valores de K maiores promoviam o crescimento mais rasteiro. Tenho 8000K à frente e 6500K atrás.

Amanhã na TPA vou retirar as folhas mais afectadas da Crypto, pelo que tenho reparado, as poucas folhas novas não têm algas, mas o crescimento é quase inexistente.

Reduzi o Carbo para metade, porque já ouvi dizer que as Caridinas sofrem um pouco com ele, mas vou começar a injecta-lo na Crypto. Obrigado pelas dicas.

1 Abraço

Publicado:

Olá a todos

Mais uma actualização deste aquário que já está quase a fazer 1 mês de vida.

Tem sido um bocado dificil de acertar com as fertilizações deste aquário e de lidar com as algas. :angry:

Os sacanas dos Rams vieram mal habituados e só comem comida congelada, de resto mandam-na comer a mim. Tenho de lhes arranjar mais variedade, neste momento só tenho Artémia e Larvas vermelhas. :whip:

Por outro lado, ficaram com umas cores fabulosas. :multi:

Não fazia a minima ideia que a comida congelada subia assim tantos os Fosfatos. Como demorei 2 dias a descobrir isso, e continuei a fertilizar com P, as filamentosas desenvolveram e bem, especialmente na Zona da circundante da Crypto que está praticamente a definhar. Definitivamente vou troca-la por outra planta, até porque se não o fizer a Tennelus rapidamente ocupara tudo, provavelmente será uma Echinodorus Red Special que vai ser gentilmente cedida pelo meu comunitário que está uma autêntica selva. O que acham da escolha?

A Glosso e a Tennelus continuam com um crescimento explosivo e ambas requerem podas semanais. :animal_fish:

Introduzi mais uma Ampulária e 3 Corydoras Albinas minúsculas. São fantásticas.

Bem chega de conversa, cá ficam as fotos:

dsc0689ld7.jpg

dsc0673ek7.jpg

Publicado:

Já agora umas fotos dos meus meninos.

A 1ª e a 2ª foto são do mesmo e presumivel macho.

A 3ª foto é da presumivel fêmea.

dsc0671wy4.jpg

dsc0683zz0.jpg

dsc0697aw5.jpg

1 Abraço

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá a todos

Cá fica mais uma actualização deste aquário que já conta com nova fauna.

Introduzi um cardume de 5 Tetras Limão e 2 SAE para ajudar na limpeza. A fauna ficou assim concluida, ficando apenas a faltar a fêmea Ramirezi que ainda não consegui arranjar.

Não tinha experiência anterior com estes Tetras, mas posso dizer que têm um comportamento fantástico. Aparentemente são 2 machos e 3 fêmeas, são muito activos e comilões.

Um dos Rams está a ficar mau como as cobras, tanto com o outro macho como com os restantes habitantes. Assisti ao espancamento de uma Caridina Japonica que passou no seu território que nem sei como sobreviveu.

Continuo a minha luta contra as algas, que parece já estarem a estabilizar.

Cá ficam as fotos:

1 Abraço

dsc0851ha7.jpg

dsc0856tx6.jpg

dsc0860hf8.jpg

Publicado:

boas Mario

actualmente a que niveis de parametros mantens o teu aquario ??

a adiçao de uma planta de caule nesta altura mesmo que provisoria era uma mais valia para te ajudar a controlar o aquario.

eu por exemplo talvez gosta-sse de ver uma moita baixa de rotala rotundifulia ao lado do tronco.

experimenta manter estes parametros no teu aquario

5ppm de nitratos

1,5 de fostatos

5ppm de k diarios

abraços.

Publicado:

Olá Krypticall

Ainda tenho alguma dificuldade em acertar os parametros deste aquário.

Tenho fertilizado pouco com P, porque tenho sempre valores na casa de 1ppm, presumo que seja da comida congelada que dou.

Os Nitratos têm desaparecido rapidamente, mas tenho tentado mante-los nos 5ppm.

Neste momento fertilizo:

2x semana com Micros Tropica e 10 ppm Potássio

2x semana P (1ppm)

3x semana N (5ppm)

7x semana Carbo (2ml)

No lugar da Crypto junto ao tronco já meti uma Echinodorus Red Special, mas ainda está muito pequena para se fazer notar no meio do matagal, daqui a uns tempos já deve estar com o aspecto pretendido.

1 Abraço

Publicado:

o metudo de fertilizaçao nao é mau de todo.

é uma questao de tempo entao de o aquario maturar e as algas estagnarem com a fertilizaçao continua e crescimento da flora.

faltava-te uma planta de crescimento rapido mesmo que provisoria so para o inicio da montagem.

talvez apenas altera-sse o K para 5ppm diarios.

eu desde que começei a deixar 5ppm nitratos e 1,5 a 2ppm de fosfatos as algas nem as ver principalmente as green spoot e potassio diariamente entre 5 e 10ppm consuante os fosfatos sejam consumidos na proporçao de 1/10.

abraço.

Publicado:

Eih Mario muito engraçado o aquario sim senhor, gosto da disposição dos troncos, só agora li o teu post todo de inicio a fim, bem essas algas estão a dar cá uma luta, actualmente como fazes as TPA's???

Abraço e parabens pelo aqua, a glosso está muito gira...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!

A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Publicado:
o metudo de fertilizaçao nao é mau de todo.

é uma questao de tempo entao de o aquario maturar e as algas estagnarem com a fertilizaçao continua e crescimento da flora.

faltava-te uma planta de crescimento rapido mesmo que provisoria so para o inicio da montagem.

talvez apenas altera-sse o K para 5ppm diarios.

eu desde que começei a deixar 5ppm nitratos e 1,5 a 2ppm de fosfatos as algas nem as ver principalmente as green spoot e potassio diariamente entre 5 e 10ppm consuante os fosfatos sejam consumidos na proporçao de 1/10.

abraço.

Olá Krypticall

Não me tenho preocupado muito com os Fosfatos. Os niveis têm estado sempre aceitáveis e praticamente não tenho Green Spot.

Aliás deduzi a fertilização com P a partir das poucas Green Spot que de vez em quando apareciam.

O que me preocupa mesmo são as filamentosas. Tenho tentado tirar as folhas mais afectadas da Tennelus, mas não é facil como deves imaginar.

Também tenho tido uns mini surtos de Staghorn especialmente nas pedras, mas levam uma seringadela de Carbo e morrem passado 1/2 dias. :snipersmile:

O que me tem mais partido a cabeça são os Nitratos. Se por um lado o aquário não os cria sozinho, por outro lado, são consumidos muito rapidamente e irregularmente.

Já tive dias de fertilizar com 5 ppm de N e eles serem todos consumidos e dias de fertilizar com 5 ppm de N e chegar ao fim do dia com os mesmos 5 ppm. Vá-se lá perceber... ;)

Em relação às moitas, como sabes, não sou grande adepto. Dão muito trabalho, ocupam muito espaço, retiram circulação de água e definitivamente não tenho muito jeito para elas. Pela experiência que tenho com a Red Special, é uma planta que depois de enraizar, cresce muito bem, e não fica um monstrengo como a Ozelot. Espero que fique com o aspecto pretendido.

1 Abraço

Oi

está muito bom, essasa cores todas ficam muito bem. Gosto da maneira como meteste o tronco, esses ram são muito bonitos

Olá

Muito obrigado, ainda bem que gostas.

1 Abraço

Eih Mario muito engraçado o aquario sim senhor, gosto da disposição dos troncos, só agora li o teu post todo de inicio a fim, bem essas algas estão a dar cá uma luta, actualmente como fazes as TPA's???

Abraço e parabens pelo aqua, a glosso está muito gira...

Olá Pereirinha

Desde que montei o aquário que tenho feito TPA´s de 20L 3 x semana.

Se por um lado ajuda bastante na luta contra as algas, por outro lado, nitratos nem ve-los.

Com a maturação e abrandamento das algas, pretendo chegar gradualmente a 1 TPA por semana, mas para já não vale a pena.

1 Abraço

• 9 meses depois...
Publicado:

Olá a todos

Já á bastante tempo que não actualizava este tópico.

Ficam algumas fotos deste aquário que provavelmente serão as ultimas porque vai ser desmontado.

Neste momento encontra-se um bocado lotado e densamente plantado, porque será o aquário doador de plantas e alguma fauna para o meu novo projecto de 200L.

Como desmontei e vendi recentemente o meu 135L este passou basicamente a ser uma arrumação de fauna e flora.

Encontra-se completamente estabilizado e praticamente sem algas, apenas algumas BBA nos troncos, nada que umas injecções semanais de Excel não resolvam. Com tanta fauna torna-se dificil de controlar os Nitratos e os Fosfatos em niveis aceitaveis e normalmente andam altitos NO3-20 e PO4-2.

Tenho feito fertilização com Fluorish, Excel, Micros e KCL 3 x semana e TPA´s de 15L semanais.

Vou mante-lo montado, mas low-tech, talvez um black-water.

Fica uma foto para mais tarde recordar.

dsc0165ez.jpg

1 Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!