Mário Publicado Dezembro 9, 2008 Publicado Dezembro 9, 2008 (editado) Olá a todos Pois é, após negociação dificil com alguns truques sujos e chantagem à mistura lá consegui convencer a Maria a arranjar mais um aquário. Em principio será para um casal de Rams ou Kribs mais umas Corys e uns Ottos. O que já tenho: Aquário - 60x30x30 Filtro - Hydor Prime 10 Fertlizantes - Gama completa da Seachem e Easy life carbo Substrato fertil - Aquabase da Ferka Troncos vários Pedras várias Testes vários (PH,KH,GH,NO2,NO3,NH3/NH4,PO4) O que ainda chega esta semana: Sistema CO2 pressurizado com solenoide Iluminação by Ramirezi 2x24w T5 (HO) (6500K 965 + 8000K) (para já, se vir que não é suficiente meto mais uma lampada de 24W) Areão Aquamedic Volcanit Hydor External heater 200w Apesar de já ter alguma experiência com plantados, ainda tenho muitas duvidas. 1º - Por questões estéticas e de espaço, optei por o aquecedor externo da Hydor de 200w. Não será demais para 54L? 2º - Vou usar o areão Volcanit da Aquamedic que já vem enriquecido com Ferro. Aconselham a utilização do Ferka Aquabase em suplemento ou uso só o Volcanit? Tenho receio de passar por grandes libertações de nutrientes para a coluna de água e as consequentes algas. Até porque o Aquabase é um pó finissimo. Tenham em mente que pretendo usar Glossotina, Echinodorus Tennelus, Cryptocorynes,Hydrocotile, Musgo de Java, Cladophora SP e Riccia. Já experimentei um layout e gostava de ouvir a vossa opinião. Sim, podem dize-lo é inspirado no fantástico #4 do ADA 2008. Aqui ficam as fotos, desculpem a qualidade: Mais uma vez tenham em mente que grande parte dos troncos vão ficar enterrados, os troncos grandes da direita vão ter algum musgo de forma a parecerem um só tronco. Digam o que acham, das pedras, dos troncos, plantas,fauna, etc... 1 Abraço Editado Janeiro 26, 2009 por Mário Citar
krypticall Publicado: Dezembro 10, 2008 Publicado: Dezembro 10, 2008 boas pode sair dessa montagem algo intereçante sim, mete o substrato e preparas o layout que assim tens outra ideia de como colucar as pedras e etc e tira fotos para podermos opinar assim derrepente nao gosto de como as pedras estao colucadas, mas com o substratos a desposiçao delas tambem podem mudar e de certesa que dás a volta a isso. abraços Citar
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 10, 2008 Publicado: Dezembro 10, 2008 (editado) Em principio será para um casal de Rams ou Kribs mais umas Corys e uns Ottos. Boa escolha O que já tenho: (...) Iluminação by Ramirezi 2x24w T5 (HO) (6500K 965 + 8000K) (para já, se vir que não é suficiente meto mais uma lampada de 24W) Também tenho uma 2x24 no meu 60 cm e está a dar bons resultados Apesar de já ter alguma experiência com plantados, ainda tenho muitas duvidas. 1º - Por questões estéticas e de espaço, optei por o aquecedor externo da Hydor de 200w. Não será demais para 54L? Excessivo não é, é sim um desperdício de potencia! 2º - Vou usar o areão Volcanit da Aquamedic que já vem enriquecido com Ferro. Aconselham a utilização do Ferka Aquabase em suplemento ou uso só o Volcanit? Tenho receio de passar por grandes libertações de nutrientes para a coluna de água e as consequentes algas. Até porque o Aquabase é um pó finissimo. Tenham em mente que pretendo usar Glossotina, Echinodorus Tennelus, Cryptocorynes,Hydrocotile, Musgo de Java, Cladophora SP e Riccia. Isso depende de se vais manter uma fertilização liquida permanente ou apenas como auxiliar. Algumas dessas plantas gostariam de um substrato fértil, mas crescem igualmente sem ele. Quanto a ser finissimo, se a camada de substrato inerte for substancial ele acaba por não passar para a coluna de água na mesma. Já experimentei um layout e gostava de ouvir a vossa opinião. Sim, podem dize-lo é inspirado no fantástico #4 do ADA 2008. Aqui ficam as fotos, desculpem a qualidade: Mais uma vez tenham em mente que grande parte dos troncos vão ficar enterrados, os troncos grandes da direita vão ter algum musgo de forma a parecerem um só tronco. Digam o que acham, das pedras, dos troncos, plantas,fauna, etc... Acho os troncos bem dispostos, no entanto as pedras são um bocado feias... não se arranjam umas melhores? 1 Abraço Outro! Editado Dezembro 10, 2008 por Diogo HC Matias Citar
alcaide Publicado: Dezembro 10, 2008 Publicado: Dezembro 10, 2008 Esse tronco é de que? É comprado? cumprimentos Citar ALCAIDE
Mário Publicado: Dezembro 11, 2008 Autor Publicado: Dezembro 11, 2008 Olá a todos. Obrigado pelas opiniões pessoal. Kryptical - Como sempre! Pronto a ajudar a malta. Realmente é dificil ter uma ideia sem o areão, até porque lhe pretendo dar algum relevo e a posição dos troncos não será bem aquela das fotos. O areão ainda deve chegar esta semana. Se tudo correr bem, o aquário será para montar no fim de semana. Diogo HC Matias - Muito obrigado pelas criticas. Realmente nunca tinha pensado na questão do térmostato desse ponto de vista. De qualquer forma com um aquário tão pequeno, foi mais para ganhar espaço. Em relação ao Aquabase, acho que vou optar por usar apenas nas zonas da glosso e tenellus e em pouca quantidade, como tenho toda a gama de fertilização liquida da Seachem, prefiro não arriscar e começar a fazer fertilização liquida mais cedo. As pedras têm alguns efeitos e cores que são dificeis de perceber nas fotos, mas de qualquer forma, tenho montes de pedras diferentes, que fui coleccionando e comprando e ainda vou fazer mais umas experiências, depois meto umas fotos. Alcaide - Os troncos são de videira, tratados por mim. Já os fervi umas 3 ou 4 vezes e estão de molho à mais de um mês. 1 Abraço Mário Citar
alcaide Publicado: Dezembro 11, 2008 Publicado: Dezembro 11, 2008 Eu também tenho um tronco de videra mas não tem esse aspecto. Lixas-te tudo primeiro? Olá a todos.Obrigado pelas opiniões pessoal. Kryptical - Como sempre! Pronto a ajudar a malta. Realmente é dificil ter uma ideia sem o areão, até porque lhe pretendo dar algum relevo e a posição dos troncos não será bem aquela das fotos. O areão ainda deve chegar esta semana. Se tudo correr bem, o aquário será para montar no fim de semana. Diogo HC Matias - Muito obrigado pelas criticas. Realmente nunca tinha pensado na questão do térmostato desse ponto de vista. De qualquer forma com um aquário tão pequeno, foi mais para ganhar espaço. Em relação ao Aquabase, acho que vou optar por usar apenas nas zonas da glosso e tenellus e em pouca quantidade, como tenho toda a gama de fertilização liquida da Seachem, prefiro não arriscar e começar a fazer fertilização liquida mais cedo. As pedras têm alguns efeitos e cores que são dificeis de perceber nas fotos, mas de qualquer forma, tenho montes de pedras diferentes, que fui coleccionando e comprando e ainda vou fazer mais umas experiências, depois meto umas fotos. Alcaide - Os troncos são de videira, tratados por mim. Já os fervi umas 3 ou 4 vezes e estão de molho à mais de um mês. 1 Abraço Mário Citar ALCAIDE
Mário Publicado: Dezembro 11, 2008 Autor Publicado: Dezembro 11, 2008 Eu também tenho um tronco de videra mas não tem esse aspecto. Lixas-te tudo primeiro? Olá Não os lixei, mas posso-te dizer que tão cedo não me meto a tratar troncos novamente, dão uma trabalheira desgraçada. Também tratei umas 3x aquilo que se vê nas fotos. Depois de bem secos, escovei-os muito bem com uma escova de arame, daquelas para escovar ferro. Consegui retirar quase a casca toda. Depois disso, fervi-os e retirei o resto da casca com a ajuda de uma faca. Repeti o processo umas 3 ou 4 vezes até conseguir retirar praticamente a casca toda. Logo após a fervura a casca fica mais mole e é mais facil de tirar. No fim de retirar a casca costumo esfrega-los bem com um esfregão da loiça. Depois disso deixei-os ficar de molho ai 1 mês, normalmente mudava a água de 2 ou 2 dias. Ao principio tingiam muito a água, mas agora já quase não se nota. 1 Abraço Citar
alcaide Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 pois eu não estive com tanto trabalho.... mas ficaram execelentes! cumprimentos Citar ALCAIDE
alcaide Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 pois eu não estive com tanto trabalho.... mas ficaram execelentes! cumprimentos Citar ALCAIDE
Mário Publicado: Dezembro 14, 2008 Autor Publicado: Dezembro 14, 2008 (editado) Olá a todos. Pois é, este projecto afinal vai virar duplo. Tenho um nano de 25L desactivado à já uns tempos e vai ser montado também. Já à algum tempo que ando com a ideia dos Biotopos Blackwater na cabeça e acho que é desta que o vou tentar em pequena escala. O layout será composto por areia, muitos troncos e um leito de folhas secas de carvalho, vou por algum musgo e uma só planta, em principio uma Echinodorus Osiris. Em relação à fauna, em principio será só caracois e camarões, mas poderá servir como eventual maternidade. Não consegui montar os 2 aquários neste fim de semana, porque as plantas e o areão ainda não chegaram, mas certamente para a semana haverão desenvolvimentos. Entretanto já chegou mais material, o CO2 pressurizado, a calha e o termostáto. Aqui ficam as fotos. 1 Abraço Calha by Ramirezi. O Nano. Calha DIY para o Nano, falta mais uma lampada, vai ficar 2x8w T5. Mais algum do material que chegou, e algum que já tinha. O pormenor do termostáto, é enorme... Editado Dezembro 14, 2008 por Mário Citar
Pedro M. Mendes Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 vai continuando quero ver isso a bombar Citar
Keano-16 Publicado: Dezembro 15, 2008 Publicado: Dezembro 15, 2008 As parecenças das torneira do teu Prime 10 e do meu Ecco Pro. Citar
Mário Publicado: Dezembro 21, 2008 Autor Publicado: Dezembro 21, 2008 Olá Pessoal Pois é, as plantas chegaram finalmente na 6ª e hoje foi dia de meter mãos à obra e efectuar a 1ª montagem. Passei o dia todo de volta do aquário, mas passados umas horas e uma valente dor de costas, valeu a pena... O Volcanit deu uma trabalheira a lavar, trazia muito pó e tive de o passar em água mais de 10x. Surgiram alguns contratempos, especialmente o facto de o areão ser pouco para aquilo que eu pretendia e não ter reparado que um dos troncos se mexeu um pouco durante o enchimento e ficou numa posição algo diferente do esperado. Setup Completo: Aquário - 60x30x30 (54L Brutos) Filtragem - Hydor Prime 10 com cerâmicas, esponja e lâ de vidro Iluminação - 2x24W T5 (8000k+6500k) CO2 pressurizado com solenoide (2Kg) Aquecimento Hydor ETH 200w Substrato fértil - Ferka Aquabase Substrato - Volcanit (Aquamedic) Pedras colectadas na Barragem da Aguieira Troncos de videira DIY Flora: Echinodorus Tennelus Cryptocoryne Wenditi Tropica Cryptocoryne Wenditi Green Musgo de Java Glosso Cladophora Hydrocotyle Fauna: Para já a ciclar, mas daqui a uns dias já vou introduzir umas Neritinas para ajudar na limpeza e no ciclo. Fotos: Já limpinho e pronto para começar. O equipamento. As plantas. Uma camada de Ferka Aquabase. 1ª camada de Volcanit. (reparem na qualidade do modelador de substrato DIY ) Layout concluido. Hora de começar a plantar. Plantado. Já cheio e com equipamento. Venham de lá esses comentários. 1 Abraço Citar
Diogo C. J. Publicado: Dezembro 21, 2008 Publicado: Dezembro 21, 2008 Ficou muito bom!! Por enquanto ainda está um pouco vazio, mas quando as plantas crescerem vai ficar espectacular! Quanto à fauna... aconselho-te os rams... Esse aqua pode ficar apertado para os kribs... há malta a mantê-los e reproduzi-los sem problemas em aquas desse tamanho, mas não aconselho, tal como não me aconselharam a mim. Mas podes tentar os kribs... pode ser que se dêm bem, nada como experimentar. Não metas é otos com kribs, na altura da reprodução os kribs esfrangalham-os todos! Boa sorte e vai actualizando! Citar Fiquem bem, Diogo C. J. http://an-outromundo.blogspot.com/ O meu novo blog, ainda muuuito modesto....
Godlike Publicado: Dezembro 21, 2008 Publicado: Dezembro 21, 2008 Olha adorei muito os troncos que ficaram juntos no lado direito... Se meteres musgo não metas muito pq pode ficar muito maçudo... Está muito giro.. Agora queremos é fotos e mais fotos!! Abraço Citar Cumps
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 21, 2008 Publicado: Dezembro 21, 2008 Olá! Está muito bom! Para melhorares um pouco a profundidade e dar a impressão de que o aquário é maior que parece, poderias aumentar o declive (setas da imagem). Também há ali uma base do tronco que está cortada e ficou à vista (bola vermelha) ... tenta cobrir com substrato, dará um ar mais natural E fica ainda um link para futura inspiração: Foundation AGA 2008 Mantem actualizado! Citar
Mário Publicado: Dezembro 21, 2008 Autor Publicado: Dezembro 21, 2008 Ficou muito bom!! Por enquanto ainda está um pouco vazio, mas quando as plantas crescerem vai ficar espectacular! Quanto à fauna... aconselho-te os rams... Esse aqua pode ficar apertado para os kribs... há malta a mantê-los e reproduzi-los sem problemas em aquas desse tamanho, mas não aconselho, tal como não me aconselharam a mim. Mas podes tentar os kribs... pode ser que se dêm bem, nada como experimentar. Não metas é otos com kribs, na altura da reprodução os kribs esfrangalham-os todos! Boa sorte e vai actualizando! Olá Diogo Muito obrigado pelo comentário, em principio será mesmo para um casal de Rams, até porque pretendo meter Ottos também. 1 Abraço Olha adorei muito os troncos que ficaram juntos no lado direito... Se meteres musgo não metas muito pq pode ficar muito maçudo... Está muito giro.. Agora queremos é fotos e mais fotos!! Abraço Olá Godlike Muito obrigado, ainda bem que gostaste. Também não gosto de ver os troncos todos cobertos com musgo, dai só o ter usado na junção dos 2 troncos, agora é esperar que ganhe o aspecto pretendido. 1 Abraço Olá!Está muito bom! Para melhorares um pouco a profundidade e dar a impressão de que o aquário é maior que parece, poderias aumentar o declive (setas da imagem). Também há ali uma base do tronco que está cortada e ficou à vista (bola vermelha) ... tenta cobrir com substrato, dará um ar mais natural E fica ainda um link para futura inspiração: Foundation AGA 2008 Mantem actualizado! Olá Diogo Ainda bem que gostaste. Como disse anteriormente um dos erros que cometi nesta montagem, foi o facto de só ter utilizado 7 Kg de Volcanit. Deviam ter sido no minimo 10Kg. Se reparares na foto antes de encher com água, o tronco que está cortado, está tapado com substrato, mas o sacana mexeu-se ligeiramente durante o enchimento e o areão acabou por escorregar. Na parte da frente do aquário, só devo ter uns 2cm de areão apesar de parecer mais. Para já não vou mexer muito, até porque não quero perturbar muito o substrato fértil. Quando as plantas crescerem, muitos dos defeitos serão camuflados. 1 Abraço Citar
krypticall Publicado: Dezembro 21, 2008 Publicado: Dezembro 21, 2008 boas gostei bastante do efeito que deste ao aquario, ficou muito fixe. tem depois bastante atençao á glosso, porque se nao abafa-te isso e rouba-te muito promenores abraço. Citar
Mário Publicado: Dezembro 21, 2008 Autor Publicado: Dezembro 21, 2008 boas gostei bastante do efeito que deste ao aquario, ficou muito fixe. tem depois bastante atençao á glosso, porque se nao abafa-te isso e rouba-te muito promenores abraço. Quem me dera amigo Krypticall. Antes a Glosso que as algas. Agora a sério, eu sei disso, vou tentar mante-la o mais rasteira possivel. 1 Abraço Citar
Mário Publicado: Dezembro 22, 2008 Autor Publicado: Dezembro 22, 2008 Olá a todos Venho fazer uma actualização do áqua que já conta com 2 dias. Por incrivel que se pareça, já se nota crescimento nas plantas, especialmente na Tenellus. Cada pézinho já tem uma folha nova a brotar e bem vermelhinha. Fiz a 1ª TPA de 50%, pretendo manter este ritmo de TPA´s de 2 em 2 dias, pelo menos nas 2 primeiras semanas, depois logo se vê. Para perturbar ao minimo a colónia de bactérias em formação, tratei a água com Aquatan e adiconei mais Nitrivec e uns flocos. Em principio amanhã já entram duas Neritinas Zebra para ajudar no ciclo. Comecei a utilizar Easy Life Carbo e vou continuar com 1ml/Dia. Mas chega de conversa, o pessoal quer é fotos. 1 Abraço Citar
Mário Publicado: Dezembro 29, 2008 Autor Publicado: Dezembro 29, 2008 Olá a todos. Mais uma vez, venho fazer um update deste aquário, que já conta com 9 dias de existência. As plantas têm crescido todas bem sem excepção, especialmente a Glosso que tem um crescimento explosivo. A Tennelus também já está a enviar runners para todo o lado. Como não há bela sem senão, já se estão a desenvolver algumas algas que infelizmente já vinham em algumas das plantas (Crypto e Hydrocotyle). O aquário já está habitado com uma Neritina que já entrou à alguns dias e um Otto que entrou hoje. As inevitáveis Physas também já por lá andam, inclusive umas já granditas com a concha com pintas pretas. O tronco ganhou algum bolor, no qual os habitantes têm feito um festim. Nada que já não esperasse. Fiz testes à 2 dias atrás e os valores foram: PH - 6.0 KH - 2 (M"#$" da água da companhia) GH - 4(idem) NH3/NH4 - 0 NO2 - 0 NO3 - Não era mesmo 0, mas lá perto talvez 1 ou 2 (a solução ficou um amarelo torrado) PO4 - 0 CO2 - 30 PPM Amanhã antes da TPA, repito os testes. Apareceu-me uma planta não identificada no meio da Glosso. Tem uma cor quase azul, e nem me parece que seja aquática, parece relva. Pelo menos Tennelus não é, mas está a crescer muito. Só por curiosidade vou ver o que sai dali. Provavelmente é resultante de alguma semente misturada no Volcanit, quando o lavei reparei que tinha alguma matéria vegetal misturada. Em relação às algas, acho que para já não vou fazer nada de especial, vou apenas retirar as folhas mais afectadas da Crypto. Tenho feito TPA´s de 2 em 2 dias e adicionado Easylife Carbo diariamente na dose recomendada. Vou também reforçar a equipa de limpeza. O grande problema é que nesta terra Ottos, SAE´s e Camarões são ficção cientifica e muitas vezes acabo por fazer 200Km para arranjar 1 ou 2 peixes, mas enfim... O projecto Nano, para já está suspenso até arranjar um filtro decente para ele. Tive de usar o filtro que tinha para aumentar a circulação do meu 135L que bem que já estava a precisar. A biobox de origem cada vez se revela mais insuficiente e cansada. Ficam as fotos. Todos os conselhos e criticas são bem vindos. 1 Abraço Algas na Crypto. Algas na Hydrocotyle. Geral. Glosso em crescimento explosivo. Planta desconhecida???? Bolor no tronco. Citar
krypticall Publicado: Dezembro 29, 2008 Publicado: Dezembro 29, 2008 boas acho que devias de começar a fertilizar N P e K e manter pelo menos no minimo recomendado para as plantas começarem a consumir nutrientes e as algas abrandarem. abraço. Citar
André Geraldes Publicado: Dezembro 29, 2008 Publicado: Dezembro 29, 2008 (editado) Da me a sensação que o glosso ta a ficar muito alto, não? Cumps Editado Dezembro 29, 2008 por André Geraldes Citar
Mário Publicado: Dezembro 29, 2008 Autor Publicado: Dezembro 29, 2008 boas acho que devias de começar a fertilizar N P e K e manter pelo menos no minimo recomendado para as plantas começarem a consumir nutrientes e as algas abrandarem. abraço. Olá krypticall Não achas que é demasiado cedo para começar a fertilizar, a montagem só tem 9 dias e usei substrato fértil, apesar de ter usado muito menos que o recomendado. Presumo que o que esteja a ser libertado para a coluna de água sejam Micros, correcto? Logo fertilizo apenas com Macros. Se sim, qual o plano que me aconselhas? Tenho NPK separado. Mais uma vez obrigado. 1 Abraço Da me a sensação que o glosso ta a ficar muito alto, não? Cumps Olá André Sim, em alguns locais vou ter que cortar e replantar, na próxima TPA vou tratar disso. 1 Abraço Citar
Recommended Posts