Gil Miguel Publicado Agosto 19, 2004 Publicado Agosto 19, 2004 Boas pessoal pediram me um pequeno resumo num outro forum sobre o pouco que eu sabia dos mbunas... aki fica.. ja que tb tenho recebido algumas questoes por pm .. nao ta grande coisa mas parte da experiencia que tenho com eles e pode ajudar pessoal que se está a iniciar.. Ainda nao ta completo mas amanha acabo! BOas antes de mais obrigado pelas boas vindas Agora em relação aos Malawi´s Existem 3 espécies Fundamentais de ciclideos no Lago malawi: - Ciclideos das Zonas Arenosas, normalmente de grande porte, predadores carnivoros. Ex. -Ciclideos de zonas Intermédias entre Areia e Rocha e de habitos omnivoros como por exemplo os Aulonocaras - E por Ultimos os meus Favoritos Os MBunas (Mbunas significa peixes da pedra), que na minha opiniao sao de longe os mais interessantes e dos quais mantenho um aquario de 300 litros. (isto de forma mto simples e resumida pq existem mais ou menos 7 a 8 diferentes tipos de habitat´s no lago Malawi COndições da Água: - pH 8,0 - 8.7 -Dureza 4-6 dGH e 6-8 dKH -temperatura ideal 25-28 graus celcius A Manutençao destes valores de Ph nao é dificil ja que a agua canalizada tem um ph normalmente ligeiramente alcalino e com a introduçao de alguns elementos decorativos e atraves do substrato utilizado podemos facilmente alcançar estes valores . tb existem diferentes Produtos para o fazer. Setup de um aquario de Mbunas do Malawi: SUBSTRATO: Existem Várias Hipoteses como a Areia branca (reef) utilizada nos aquario de Agua Salgada. Eu pessoalmente Utilizo Areia da Praia apanhada aki ao pé de casa devidamente lavada (algumas pessoas fervem e talvez seja o melhor a fazer, eu nao o fiz e dei-me bem para um aquario de 300 Litros (150x50x40) uma quantidade de areia na ordem dos 20 Kilos deve ser suficiente (de modo a termos +- 5 a 6 cm de altura de areia)a Areia da PRaia convem ser apanhada nao na zona seca mas na zona junto á agua, akela areia humida. Nao é nada aconselhavel a utilizaçao de substratos com pontas bicudas(como por exemplo coral esmagado ou que nao sejam areia fina), ja que sao peixes que adoram escavar e fazer Buracos e o substrato que lhe colocamos a disposiçao tem que lhe facilitar a tarefa sem os magoar. A escolha do Substrato é importante pois irá ser tb uma das hipoteses para mantermos ph altos a longo Prazo. DECORAÇÃO: A Decoração vai ter tb 2 papeis importantes,a decoraçao propriamente dita e a manutençao de PH alto. As Rochas Calcarias sao O ideal, podem ser encontradas nas lojas e Garden CEnter´s ou melhor ainda na Natureza ( alentejo, Serra da Arrabida,Serra de Aires ETc) convem serem tb Esburacadas e sem pontas afiadas e proporcionar Mtos Esconderijos aos Mbunas, já que sao peixes mto territorais e havendo mtos esconderijos ha menos agressividade entre os mesmos. Para Mbunas Coloquem mesmo Bastante rochas e se possivel em pelo menos uma zona do aquario amontoem rochas ate ao cimo tendo atençao claro a possiveis Quedas ja que eles escavam mto na areia. COnvem apoiar as pedras directamente no vidro ou entao agrega-las com Silicone umas as outras. Tentem Colocar as pedras de forma a Parecer um Habitat natural. Qto A plantas os mbunas toleram Plantas como ANubias, Valisnerias e pouco mais e convem que estas estejam em vasos se possivel FILTRAÇÃO: Convem Investir Bastante na Filtraçao ja que estes peixes Sujam bastante a AGua por exemplo no meu aquario de 300 litros tenho neste momento um volume de filtraçao na ordem dos 3050 Litros de Agua. Parece Exagerado mas nao é - Tetratec in 1000 - 1000 L/H - Aquaball 2210 - 550 L/H - POwerhead 802 com filtro - 1500 L/h So tenho filtros interiores com ceramicas, esponja e carvao activado, mas claro terem pelo menos 1 filtro exterior é o ideal! ILUMINAÇÃO: Em Relação á Iluminação nao são peixes mto exigentes. Eles Vivem em aguas com bastante iluminação. Se optarem por nao colocar nenhuma Planta uma lampada Fluorescente Actinica (usadas nos aquas de agua Salgada) pode ser uma excelente Soluçao. tempo de iluminaçao ideal para eles é na ordem das 11-12 horas. Espécies de MBunas E Comportamentos Os MBunas sao peixes Mto Interessantes a nivel Comportamental tendo cada peixe no aquario um lugar hierarquico, sao mto inteligentes e Criam mto facilmente. Sao Incubadores Bocais, ou seja "chocam" os ovos na boca e depois de nascerem os recem-nascidos andam na boca da femea durante algum tempo, sinal de como estes peixes sao evoluidos . TeM cores Espectaculares e sao Peixes Agressivos e muito Territorais. Há varias Formas de Diminuir esta Agressividade, aki vao algumas dicas: - Quando Se monta o Aquario pela 1º vez Colocar primeiro As especies Menos agressivas e so passado 1 a 2 semanas colocar as especies mais agressivas -Quando se ker introduzir 1 ou mais peixes num aquario ja com territorios estabelecidos mudar toda a decoraçao do aquario antes de o fazer -Evitar Colocar Peixes da Mesma Familia mas de diferentes especies para evitar O cruzamento de Especies e Tentar QUe sejam de cores e formas diferentes para diminuir a Agressividade no aquario -Formar Mtos Esconderijos -Mto Importante é adquirir Apenas 1 macho de cada especie e varias femeas, no minimo 2. Em aquarios inferiores a 400-500 litros a colocaçao de 2 ou mais machos acabará apenas com o macho dominante vivo e os restantes mortos pelo menos nas especies moderamente ou mto agressivas de mbunas Qto Ao numero de Ciclidios a colocar Existem 2 técnicas: - Sobrepovoar o Aquario colocando peixes a mais do que normalmente seria aconselhavel. Esta tecnica irá diminuir em Mto a Agressividade no Aquario ja que existem mtos peixes e a agressividade nao é conduzida sempre para os mesmos Alvos. È necessario Um sistema De filtraçao mto potente e De mudanças de Agua Habituais.(todas as semanas) Aconselhado para aquariofilos com o minimo de experiencia com mbunas - Colocar um numero normal de Peixes tendo atençao aos condicionalismos existentes (Especies, agressividade, Cores ETc.) ALIMENTAÇÃO Qto a alimentação pode-se poupar bastante dinheiro fazendo a propria comida...Eu faço um preparado com Ervilhas, miolo de camarão, pescada e um pouco de espinafres e cenoura. Junto uma folha de gelatina, e faço uma papa com a batedeira..depois ponho tudo a congelar nakelas cenas dos cubos de gelo. Alterno esta papa com Granulado de Spirulina proprio para Ca´s. Dou tb de vez em quando alimentaçao das tartarugas, ou seja akeles camaroes mta pequenos Qto As especies Aki ficam Alguns da Minha Preferencia Pessoal: imagens Retirado do LInk:http://www.african-cichlid.com/ Especies que tenho neste momento: http://www.african-cichlid.com/Hongi.htm http://www.african-cichlid.com/Red_Zebra.htm http://www.african-cichlid.com/Demasoni.htm http://www.amateurcichlids.com/fish/melano...s_johanni.shtml Qto á Agressividade E falando das espécies que possuo: -Pseudotropheus Flavus De todas as especies que tenho é a menos agressiva, o macho so fica com as cores fortes quando se cruza com a femea ou quando lhe apetece. -Pseudotropheus Demasoni Para o tamanho dele tem uma certa agressividade, mas nao tao agressivo como mtas vezes dizem que é, é um peixe espectacular sem qq duvida e pode ser mantido num comunitario com ca´s. -Labidochromis Hongi O meu macho anda constantemente a desafiar todos....E bastante agressivo pra suposta femea dele . Da para ter num comunitario sem problemas mas nao convem colocar outros labidocromis por causa da hibridaçao e por ser mto agressivo para outros labidrocromis. -Pseudotropheus Red Zebra É o peixe dominante no aquario, e raramente alguem o desafia, o territorio dele é o aquario todo apesar disso da algumas "corridas" aos outros ca´s mas nada de especial pq tb ninguem o desafia. -Melanocromis Johanni È dos poucos Melanocromis que se mantem sem qq problema num comunitario. Apesar da sua agressividade moderada, nao é comparavel a agressividade de um macho Auratus ou de um chipokae(esses convem fazer um aquario So para eles. Nao causa problemas com ninguem, so com o Hongi pq este anda sempre a meter-se com ele -Maylandia Lombardoi Tinha 2 femeas e uma pelos vistos matou a outra, sao peixes bastante agressivos entre a propria especie. VOu agora adquirir um macho para ela ou vende-la ainda nao decidi. A femea com outras especies é mto passiva mesmo mas com a propria especie sao agressivos. Os machos ao contrario das outras especies e que ficam Laranjas e as femeas mantem-se azuis. Cynotilapia AFra Nao tenho nenhum exemplar desta espécie mas ja li em mtos sitios e de amigos que tem, que sao peixes mto agressivos e dominantes.Mas so tendo exemplares desta espécie como espero ter brevemente é que poderei comprovar este Facto. Familia LabeoTropheus Do que conheço a Especie Fuellborni sao bastante agressivos, sendo os Trewasae menos agressivos mas tb um pouco Se kiserem acrescentar alguma coisa aki ou por PM eu edito o post Espero ter-te Ajudado Darius amanha completo e acabo o resto do post! www.ecorecife.com
João Nuno Cruz Publicado: Agosto 19, 2004 Publicado: Agosto 19, 2004 Bem... o que é que eu posso dizer?! Esta situação faz-me lebrar algo de que já em tempos estive para solictar ao Fórum... Porque não aproveitar este post e um ou outro que já vi por aí e tornar como inamovivel "Biótopos"? Hmmm o que acham? Abraços, JNC PS. Obrigado Baboon, está fantástico!! PS2. Já agora sobre Tanganijca ninguém quer fazer o mesmo? Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Nuno Antunes Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 Baboon tá 5 estrelas o tópico... mas fiquei à espera de mais Em relação aos mbunas... uma coisa que acho interessante é classificar por niveis a agressividade deles. Toda a gente diz que são agressivos e territoriais mas há uns que são mais que outros. Será que não dá para mostrares uma listagem dos mais usuais no nosso mercado nacional e identificar os niveis de agressividade e territorialidade ou não tens esses dados? É que tenho procurado em diversos sites e é muito dificil encontrar dados sobre isso. Os sites apenas dizem que são agressivos e nada mais. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Duarte Conceição Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 Baboon boa iniciativa! Darius deixo-te aqui um link que não aprofunda muito o tema que referes porém não deixa de ser interessante. http://www.cichlidrecipe.com/cichlidchart/...lashchartd.html Cumps
Nuno Antunes Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 Obrigado Duarte. Já me tinha cruzado com esta tabela antes mas perdi-lhe o norte. A tabela é pelo que me parece para todos os ciclideos africanos mas já é uma boa ajuda O agrupamento por espécie é que podia ser mais aprofundado... mas já é melhor que nada. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gil Miguel Publicado: Agosto 21, 2004 Autor Publicado: Agosto 21, 2004 Boas Aki vai mais umas dicazitas lol alteradas no post inicial www.ecorecife.com
Gil Miguel Publicado: Agosto 22, 2004 Autor Publicado: Agosto 22, 2004 BOas PEssoal Acrescentei Agora algumas coisas.. Digam o que falta colocar e desenvolver que o faço Sem problemas Se kiserem acrescentar alguma coisa digam! www.ecorecife.com
Diesel_Car Publicado: Agosto 22, 2004 Publicado: Agosto 22, 2004 Olás, Muito boa iniciativa! Faltou um ponto fundamental, e no qual muitos dos que querem mbunas falham, que é o facto da grande maioria dos mbunas (na verdade todos os que se vendem em Portugal) serem omnívoros mas não suportarem proteínas animais em grande quantidade... Assim, devem ser evitados alimentos como larvas vermelhas e coração de boi (entre outros) e devem ser dadas GRANDES quantidades de verduras...sendo que a administração de proteínas animais em excesso provoca a morte, por "malawi bloat" (doença parecida com a hidropsia). Cumps, Nuno Reis PS- O "Pseudotropheus red zebra" da foto é na verdade um Pseudotropheus estherae (ou Metriaclima/Maylandia estherae), sendo que a designação red zebra foi abandonada há uns tempos. Diesel_Car....Vrummmmmmm!
Nuno Antunes Publicado: Agosto 23, 2004 Publicado: Agosto 23, 2004 Ena ena Temos tópico actualizado. Obrigado pelo esforço Baboon e sim ajudaste bastante. Ainda ando a escolher os peixitos que vou colocar no aqua mas entre eles vou colocar de certeza Labidochromis caeruleus. Depois preciso de ver mais 2 trios mas também preciso de ver $$$ que estes simpáticos não são nada baratos. Mas não tenho pressa. Prefiro ir com calma e estudar bem as hipoteses do que atirar-me de cabeça a comprar os primeiros mbunas que encontrar :D Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gil Miguel Publicado: Agosto 23, 2004 Autor Publicado: Agosto 23, 2004 hummm ainda bem que ajudei qq coisa so por isso ja valeu a pena :D Qto aos peixes cabe a ti veres... o caerulus dentro do que sao os mbunas sao provavelmente os menos agressivos... se vais mesmo optar por eles nao poderás colocar especies demasiado agressivas Acho que os Demasoni´s com os caerulus... fazia um contraste espectacular.. amarelo com azul mto forte e branco era uma excelente opçao. Qto a preços os caerulus sao extremamente acessiveis... 3 a 5 euros depende das lojas.. Ja os demasoni prepara-te para dar 15 euros +- por cada exemplar www.ecorecife.com
Nuno Antunes Publicado: Agosto 23, 2004 Publicado: Agosto 23, 2004 Nunca podia colocar espécies muito agressivas... tenho os do lago vitória para colocar lá no aqua e por isso apenas poderei colocar no máximo especies moderadamente agressivas. Os demasoni são de facto lindos, mas a 15€ por exemplar é um bocadinho doloroso. Terei que estudar bem as alternativas, mas de facto era bom arranjar uns com tonalidade escura para contrabalançar o amarelo dos caeruleus. Terei mesmo que ver e tentar acertar os tempos e as finanças senão ainda vou à falência Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
ezstyle Publicado: Agosto 24, 2004 Publicado: Agosto 24, 2004 Oi Pessoal! minha contribuição, so a titulo de curiosidade Mbunas quer dizer peixes das rochas em Swahili, apesar do nome algumas especies ou ate mesmo generos preferem a zona de areia para viver , que e o caso da maioria do genero Cynotilapia,algumas especies formam cardumes assim como os Haps um exemplo disso e o P. Saulosi e G. moori. as comuindades podem variar de cor sencivelmente, principalmente nos peixes do grupo zebra! abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
speeker Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 Areia da PRaia convem ser apanhada não na zona seca mas na zona junto á agua, akela areia humida. Isto é mesmo assim? Não será melhor apanhar a areia da zona seca? Tou a dizer isto porque a areia humida irá concerteza ter uma maior concentração de sal e de microorganismos. "Penso eu de que" Corrijam-me se tiver enganado.
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 Outra das ténicas interessantes para diminuir a agressividade, que geralmente é um pouco esquecida, é manter a temperatura do aquario no limite inferior tolerado pelos peixes em questão. É bastante eficaz. Cump. Rui
João Magalhães Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 Rui, em parte comcordo contigo e até é uma boa técnica de os manter meios anestesiados, e agora pergunto: não será melhor congelá-los? Agora fora de brincadeiras :D , tenho m'bunas há muitos anos e nunca tive grandes problemas de agressividade entre eles. A agressividade existe provocada por diversos factores que desiquilibram qualquer aquário, como manter machos/fêmeas sozinhos, espécies muito agressivas com outras "molengas", uma decoração deficiente, etc...coisas básicas a saber quando se monta um aquário com m'bunas ou outros ciclídeos africanos quaisquer. De resto não há problemas de agressividade ou outros, os m'bunas são muito activos e engraçados e não gostam nada de andar à batatada :D . Cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
speeker Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 Não será melhor apanhar a areia da zona seca? João Mag. , tu que és veterano nestas andanças de m'bunas é que podias responder à minha questão. É que "montei" agora o meu Malawi 200L e usei areia da praia mas recolhi-a da parte seca duma praia isolada. Achas que faz diferença, ou é indiferente? É que se for preciso modificar alguma coisa mais vale ser agora que ta a ciclar. Thanks
João Magalhães Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 Eu normalmente preocupo-me com os peixes, quanto à areia é indiferente se é de rio de mar ou do quintal do vizinho, ainda menos importa que seja de zonas secas ou húmidas embora eu normalmente prefira as zonas húmidas cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
speeker Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 quanto à areia é indiferente se é de rio de mar ou do quintal do vizinho :D OK. É que quando se chega à barreira dos 200 litros mais vale perguntar do que fazer asneira :D
Sue Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 Areia da PRaia convem ser apanhada não na zona seca mas na zona junto á agua, akela areia humida. Isto é mesmo assim? Não será melhor apanhar a areia da zona seca? Tou a dizer isto porque a areia humida irá concerteza ter uma maior concentração de sal e de microorganismos. "Penso eu de que" Corrijam-me se tiver enganado. Boas, para já queria dizer que tou a escrever com o login da minha namorada (sou o baboon) Quanto a areia, 2 pontos: 1º a areia da praia a seca tambem possui uma grande quantidade de outros microorganismos (quando nao tem lixo )mas diferentes dos que vivem na agua e sem uma muito boa lavagem acabam por morrer dentro do aquario.A agua molhada é constantemente "Lavada" pela agua do mar, a seca nao. Quanto á areia junto á agua, existem uma data de microorganismos e algas, o que é excelente para os malawi´s ja que se alimentam destas mesmas algas . Todas estas algas num aquario de malawi´s é excelente.
Calisto Publicado: Dezembro 23, 2004 Publicado: Dezembro 23, 2004 boas, Gostei bastante deste topico com mtas informações uteis ao contrario de alguns ke nem vale a pena ler neste mesmo forum! tá mto bom mesmo,os meus parabens Abraços Use The Force!!!
sandro Publicado: Dezembro 23, 2004 Publicado: Dezembro 23, 2004 Quanto à questão da areia da praia, sempre li que se deve apanhar aquela mais junto à zona de rebentação, e não a que se encontra permanentemente seca, pois a sujidade é mais evidente. De qualquer maneira deverá ser sempre muito bem lavada. A areia de coral é uma excelente opção, apesar de cara. O meu medo em relação à areia de coral é a que poderei perder quando utilizo o sifão para limpar o fundo. alguém me dá uma dica? cumps, sandro ps: parabens pelo trabalho no tópico
Gil Miguel Publicado: Dezembro 23, 2004 Autor Publicado: Dezembro 23, 2004 Boas Desde ja obrigado pelos Elogios Sandro quanto á areia de coral podes fazer isso sem qualquer problema, alias tens muitas granumetrias de areao de coral. Tens aquela sugar size que para ti nao será muito boa ( Quanto a recolha da areia da praia, a seca nao vai criar as algas que a perto da arrebentaçao, (algas que os mbunas tanto gostam). Alem do mais nao ha melhor desinfectante que a agua do mar lol.Claro que convem lavar muito bem a areia. www.ecorecife.com
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