Daniel Teixeira Publicado Agosto 19, 2004 Publicado Agosto 19, 2004 Vou madar fazer um aqua novo e surgio-me uma duvida quanto À ligação do aqua com a sump. Em termos de estética preferia usar uma coluna seca vistoi que evitava tubos nas laterais do aqua. Gostava de saber se a água a escoar, pela coluna, faz muito barulho. Quanto à entrada de água estava a pensar fazer um segundo furo na coluna seca e a entrada de água fazia-se por um tubo de pvc nesse lugar, só que não sei até que ponto dois furos lado a lado não tornarão a zona mais frágil....
Diogo Lopes Publicado: Agosto 19, 2004 Publicado: Agosto 19, 2004 Olá, Como te disse, podes fazer os furos desde que os distâncies um pouco um do outro. O barulho da coluna seca pode ser minimizado com a colocação de Rocha Morta no seu interior - é como eu tenho! Abraço, Diogo
Marco Madeira Publicado: Agosto 19, 2004 Publicado: Agosto 19, 2004 Oi Daniel... procura ai no forum que existem uns topicos sobre reduzir o barulho na coluna seca... o que o Diogo disse e uma das saidas, mas existem outras... Fala com o Hugo que ele recemtemente fez uma coluna seca brilhante, ja que nao se ouve nada. ele usou o metodo do durso stand pipe. Verifica aqui que ficas com uma boa ideia... http://www.dursostandpipes.com/ Abraço...
Diogo Lopes Publicado: Agosto 19, 2004 Publicado: Agosto 19, 2004 Olá, Os Dursos são uma boa opção mas quanto a mim pecam por uma razão. Estes não permitem uma tão eficaz oxigenação da água, que no caso de se usar a Rocha Morta dentro da coluna seca é realmente eficaz. Abraço, Diogo
Marco Madeira Publicado: Agosto 19, 2004 Publicado: Agosto 19, 2004 Oi... no caso de barulho sem duvida que os dursos sao excelentes. Simplesmente passas a não ter barulho na coluna seca.... nesse caso a rocha na coluna não te resolve tão bem o problema. Estes não permitem uma tão eficaz oxigenação da água, que no caso de se usar a Rocha Morta dentro da coluna seca é realmente eficaz. Desculpa Diogo mas aqui não comcordo com isso... como consegues comprovar essa situação da oxigenação?? Tinham que ser feitos testes para verificar na saida do sump qual o potencial redox da agua... mesmo assim se ouvese diferenca, qual seria...?? Sera que seria importante visto que a propria queda de água na sump ja esta a ser realizada uma oxigenção... ?? não me parece que seja importante nesse aspecto a rocha na coluna seca. Penso que a roja ai é apenas mais um etapa de desnitrificação que acrescentas em relacao á quantidade de rocha que já tens no aqua. Abraço...
Rui Bessa Publicado: Agosto 19, 2004 Publicado: Agosto 19, 2004 ...ele usou o metodo do durso stand pipe. Viva, Eu no meu aquário utilizo nas minhas (2) colunas secas esse método Realmente não faz barulho nenhum e em ambas colunas tenho tubos de retorno ligados a duas bombas. Portanto, como o Diogo escreveu, desde que deixes espaço razoável de intervalo entre eles, não há crise nenhuma (para já)! Cumps, Rui Bessa
Hugo RSF Publicado: Agosto 19, 2004 Publicado: Agosto 19, 2004 Eu não deixaria menos de 4cm em todoas as direcções entre cada furo (cada furo, topo do vidro, lateral, etc). A questão do barulho ou não tem muito que se lhe diga e é tudo menos simples. Talvês por isso haja cadeiras em alguns cursos como Dinâmica dos fluidos e outras. Eu não tenho um durso clássico, como o desse link, falta-me o "L" para baixo. Queria colocá-lo, mas por acaso quando liguei tudo e coloquei a funcionar, vi que estava bom sem esse "L" e desta forma eliminei a única desvantagem do durso, quanto a mim: não limpar a camada de gordura da coluna de água. O meu aquário, como podem comprovar quem o já viu, não faz barulho, mas é preciso ver que tem cerca de 2 metros de caminho, entre o inicio da recolha da água (na coluna seca) e a entrada na sump. Este sistema funciona comigo, mas pode não funcionar com outra pessoa. Em relação à oxigenação, parece-me claro que oxigena menos que a água a cair na coluna seca toda, mas a questão é se ainda assim não haverá oxigenio que chegue e sobre no aquário, e isso julg oclaramente que sim. Não sinto que tenha pouca oxigenação, antes pelo contrário. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Diogo Lopes Publicado: Agosto 19, 2004 Publicado: Agosto 19, 2004 Desculpa Diogo mas aqui não comcordo com isso... como consegues comprovar essa situação da oxigenação?? Tinham que ser feitos testes para verificar na saida do sump qual o potencial redox da agua... mesmo assim se ouvese diferenca, qual seria...?? Não sei qual é a diferença, mas não tenhas dúvidas que aumenta a oxigenação - será suficientemente importante? Não sei... Penso que a roja ai é apenas mais um etapa de desnitrificação que acrescentas em relacao á quantidade de rocha que já tens no aqua.Concordo em absoluto. vi que estava bom sem esse "L" e desta forma eliminei a única desvantagem do durso, quanto a mim: não limpar a camada de gordura da coluna de água. Penso que a ideia é colocar o durso dentro da coluna seca e por isso, basta que esteja um pouco abaixo da linha de água para resolver o problema, pois a película de gordura iria para dentro da coluna seca. Abraço, Diogo
Daniel Teixeira Publicado: Agosto 20, 2004 Autor Publicado: Agosto 20, 2004 Oi Daniel...procura ai no forum que existem uns topicos sobre reduzir o barulho na coluna seca... o que o Diogo disse e uma das saidas, mas existem outras... Fala com o Hugo que ele recemtemente fez uma coluna seca brilhante, ja que nao se ouve nada. ele usou o metodo do durso stand pipe. Verifica aqui que ficas com uma boa ideia... http://www.dursostandpipes.com/ Viva Marco, agradeço a página. Já tinha ouvido falar dos durso stand pipes mas como nunca tinha precisado deles nem sequer me informei para que serviam. São sem duvida uma boa opcção.
Recommended Posts