Discu com Operculo Fechado e Membrana transparente

Virux

Recommended Posts

Boas!

Estou com um problema num dos meus discus. O discu tem cerca de 5 ou 6 cm e quando o adquiri era um animal activo e comia bastante bem. Há cerca de uma semana e meia reparei que deixou de comer e que estava com uma cor muito escura e isolado (escondido), por traz das plantas. A princípio não dei importância mas depois reparei que tinha um dos opérculos fechados. Então isolei o discu num aquário hospital e fiz um tratamento com flagyl durante 3 dias, ao fim desses dias o discu parecia já respirar com os 2 opérculos pelo que voltei a pô-lo no aquário comunitário. 2 Dias depois reparei que o peixe se isolou outra vez e reparei que voltou a respirar outra vez por um dos opérculos e que tinha uma membrana transparente a sair do opérculo!

De momento o disco encontra-se no aquário comunitário escondido e a só respirar por um opérculo e com aquela Membrana transparente a sair do opérculo (não tenho a certeza se tem nos dois ou só num opérculo). O discu já nao come á quase 2 semanas.

Que Membrana é esta? Qual a doença do discu? Qual o tratamento?

No aquário comunitário plantado de 120L tenho mais 2 discus e alguns neons.

Tenho P.H. 7.2 temperatura 31º, nitritos e amónia praticamente inexistente.

Obrigado!

Aguardo resposta

Partilhar nas redes sociais

O flagyl serve p parasitas internos normalmente fixados nos intestinos dos peixes.

Se o discu tem um opérculo fechado podem ser principalmente duas coisas:

1 - Uma mudança brusca de pH

2 - Parasitas nas guelras

A primeira é facilmente diagnosticada através de teste de pH e seguidamente a sua estabilização.

A segunda, após confirmada, penso que poderá ser tratada com esha2000 ou c um banho de praziquantel.

Qqcoisa espera mais opiniões,

Cumps e boa sorte

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

O flagyl serve p parasitas internos normalmente fixados nos intestinos dos peixes.

Se o discu tem um opérculo fechado podem ser principalmente duas coisas:

1 - Uma mudança brusca de pH

2 - Parasitas nas guelras

A primeira é facilmente diagnosticada através de teste de pH e seguidamente a sua estabilização.

A segunda, após confirmada, penso que poderá ser tratada com esha2000 ou c um banho de praziquantel.

Qqcoisa espera mais opiniões,

Cumps e boa sorte

Ricardo

Boas!

Obrigado pela resposta rapida!

O SERA MED PROFISSIONAL TREMAZOL nao serve? Visto que tb trata do vermes das guelras. E a membrana transparente o que é?

Cumps!

Boas,

O Tremazol ou o JBL Gyrodol (20 ml>400 litros da água) contêm ambos Praziquantel. Fica à tua escolha.

Essa "membrana" branca é provávelmente resultado da destruição das mucosas da brânquia por acção do parasita.

Vai dando notícias.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Boas,

O Tremazol ou o JBL Gyrodol (20 ml>400 litros da água) contêm ambos Praziquantel. Fica à tua escolha.

Essa "membrana" branca é provávelmente resultado da destruição das mucosas da brânquia por acção do parasita.

Vai dando notícias.

Cumps.

Se o animal nao for tratado em quanto tempo é que ele pode morrer?

Se o animal nao for tratado em quanto tempo é que ele pode morrer?

É apenas uma hipótese, tão válida como a tua ou de qualquer outra pessoa, mas penso que rápido, talvez alguns dias.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

É apenas uma hipótese, tão válida como a tua ou de qualquer outra pessoa, mas penso que rápido, talvez alguns dias.

Cumps.

OK! Obrigado pelo teu tempo!

Eu já encomendei á cerca de 1 semana o medicamento ainda to á espera! Espero que amanha chegue, para poder iniciar o tratamento de imediato! O discu já não anda tão escondido e já respira pelos 2 opérculos, quando é altura de comer ele vem mais á frente mas não come anda, ele já anda assim doente á 2 semanas! Contudo a membrana transparente ainda existe e nos dois opérculos! Seja qual for o desfecho eu escrevo!

Obrigado pelo teu tempo mais uma vez!

Cumps

• 2 semanas depois...

boas

ja tens novidades ?

ja tem o medicamento? so uma dica e nao sei se tem la isso

mas no jumbo natura ao lado do Almada forum tem uma série de medicamentos ( mesmo muitos) e com preços até em conta . podes tentar la a tua sorte. se nao tiverem nao existe nenhuma alminha que te dispense um pouco disso? coloca no "procuro"

boa sorte

Editado por bolly79

boas

ja tens novidades ?

ja tem o medicamento? so uma dica e nao sei se tem la isso

mas no jumbo natura ao lado do Almada forum tem uma série de medicamentos ( mesmo muitos) e com preços até em conta . podes tentar la a tua sorte. se nao tiverem nao existe nenhuma alminha que te dispense um pouco disso? coloca no "procuro"

boa sorte

BOAS TENS NA AQUAPLANTE EM BENFICA.EU POR ACASO TENHO MAS PARECE QUE VOU PRECISAR ,POIS TB. ESTOU COM UM PROB. INDENTICO,OU PARECIDO.CASO NAO ARRANJES DIZ-ME.TALV. VÁ ESTE FIM DE SEMANA A LISBOA.Manda-me o teu nº de telm por mp caso eu vá, marcamos encontro em Lisboa.

Cumps

CORVO

Editado por corvo

ola a todos...desculpem mas pelo que li no primeiro post... so prevejo que seja parasitas intestinais...ate pq o discu nao ficou assim de um dia para o outro mas foi algo que foi progredindo...fluvermal ou mesmo hexamita...podem resultar com o teu discu...o exa2000 tb e de aconselhar para o caso dos parasitas externos que atacaram o discu e acho que este deveria ser o primeiro tratamento a efectuar...abraço e boa sorte joao ferreira

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

BoaS!

Obrigado pelo vosso tempo mas eu ja efectuei o tratamento. Mandei vir o medicamento de um loja on-line nacional mas ja tratei do discu á um tempo, mas as unicas melhorias que vi foi o facto d ele ja respirar bem pelos dos operculos e ja com cor normal mas.... continua muito escondido e ja nao o vejo comer á quase 1 mez! agora baixei a temperatura do aquario e o meu disco blue dimoand juntou se ao outro e estao os dois escondidos! penso que seja parasitas intestinais nao sei! ate ter a certeza nao vou fazer nada! Quanto ao disco do operculo fechado ja no sei que fazer mas vou deixar o tempo passar...aprender!

Resumidamente dos meus 3 discus 2 estao isolados e o terceiro esta cheio de vida! vamos ver

Obrigado pelo vosso tempo!

Abraço