[Duvida] Deve fazer TPAs em ciclagem?


zefebra

Recommended Posts

Boas tardes,

já tenho o meu aqua a ciclar quase á uma semana e surgiu me uma duvida, devo fazer TPAs enquanto estou a fazer o ciclo, ou nao é necessario? Ja procurei no forum mas nao encontrei nenhuma resposta directa á minha pergunta..

 

Obrigado :o

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teste ainda tenho poucos, tenho o pH a 7,5 e o KH a 6º, fiz ontem pela primeira vez o teste á amonia e o valor passou me a escala :s (esta a ciclar há uma semana)

 

Para ajudar ao ciclo tenho posto diariamente Denitro da JBL e um floco de comida de 2 em 2 dias, sera que estou a fazer tudo correctamente?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teste ainda tenho poucos, tenho o pH a 7,5 e o KH a 6º, fiz ontem pela primeira vez o teste á amonia e o valor passou me a escala :s (esta a ciclar há uma semana)

 

Para ajudar ao ciclo tenho posto diariamente Denitro da JBL e um floco de comida de 2 em 2 dias, sera que estou a fazer tudo correctamente?

 

Cumps

Estás a fazer tudo correcto. Admira.me a amónia ter rebentado a escala com tão pouca comida e tempo, a não ser que estejas a falar de algum limite de segurança, relacionado com o pH.

 

De qualquer das formas faz uma TPA de 30 a 40%. Sabias que amónia a mais pode matar as bactérias que se alimentam dela? Não será o teu caso, nas faz a TPA.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente nao sabia dessa questao, estou a usar o teste de amonia da JBL a escala vai ate 6.0 e a cor que me aparece é bem mais escura que a respectiva para os 6.0.

 

Entao irei experimentar fazer uma TPA para ver se baixa um pouco e continuar com a adiçao de comida e bacterias

 

Obrigado ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Tem cuidado com a quantidade de flocos que deitas. Por esta razão é que quanto a mim, o ideal é colocar uns Planorbis Corneus.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer das formas faz uma TPA de 30 a 40%. Sabias que amónia a mais pode matar as bactérias que se alimentam dela? Não será o teu caso, nas faz a TPA.

Cumps.

 

 

Realmente nao sabia dessa questao, estou a usar o teste de amonia da JBL a escala vai ate 6.0 e a cor que me aparece é bem mais escura que a respectiva para os 6.0.

Ainda achas que não é preciso uma TPA?

Cumps.

 

Edit: só para dizer que o meu teste da amónia da JBL vai até 5,0 e não 6,0. Pormenor visto que qualquer um já dá em razia.

Editado por João Faria

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o meu vai mesmo até 6,0ppm, mas é estranho ou estou a fazer algo mal ou o teste esta estragado, faço da seguinte forma:

 

-Coloco 5ml de agua(do aqua) no frasquinho

-Adiciono 5 gotas do reagente 1 e misturo bem

-Ponho 5 gotas do segundo reagente e misturo

-No fim ponho as 5 gotas do terceiro reagente agito e espero 5min

 

E como resultado a agua ao fim de 5min continua com a mesma cor do ultimo reagente (que é castanho)

 

E o que me esta a perturbar é que fiz o teste á agua da rede e aconteceu me exactamente o mesmo, será normal?

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o meu vai mesmo até 6,0ppm, mas é estranho ou estou a fazer algo mal ou o teste esta estragado, faço da seguinte forma:

 

-Coloco 5ml de agua(do aqua) no frasquinho

-Adiciono 5 gotas do reagente 1 e misturo bem

-Ponho 5 gotas do segundo reagente e misturo

-No fim ponho as 5 gotas do terceiro reagente agito e espero 5min

 

E como resultado a agua ao fim de 5min continua com a mesma cor do ultimo reagente (que é castanho)

 

E o que me esta a perturbar é que fiz o teste á agua da rede e aconteceu me exactamente o mesmo, será normal?

 

Obrigado

 

Cumps

Realmente o novo teste já vai a 6,0 mg/l :shocked028: O meu é mais velhinho. Quanto ao resto está de acordo com as instruções.

 

Só mais uma coisa: se a côr é castanha (clara) então estás no princípio da escala, nos valores mais baixos. o que é óptimo.

Vê lá se não é isso. Os valores mais altos são pretos ou azuis muitos escuros. Se for castanho escuro, não encontro na escala actual do site da JBL e o teste está estragado.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei, porque pela escala que tenho o 0 começa a verde claro e acaba com o 6 em verde muito escuro, e a agua mantem se da mesma cor do reagente, nao existe alteraçao, se calhar o melhor é mesmo ir á loja pedir informaçoes

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site da JBL as cores são diferentes. Se dizes que tens tudo a verde e te sai um resultado a castanho, então está estragado. Vai à loja e dá notícias.

Cumps.

 

P.S.: a água da rede deveria dar 0.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema resolvido, o teste estava estragado, incluindo todo l0te que estava na loja :s

Acabei por trazer um teste de nitritros (que ainda nao tinha) e ainda fiquei a ganhar 2euros com o negocio, por isso no final ate nao correu mal :shocked028:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.