Recommended Posts

Publicado

Boas. Eu tenho uma echinodorus que apresenta diversos "buracos" nas suas folhas ,parece que foi comida apesar de não ter nenhum animal quie pudesse provocar os buracos e está com uma cor verde muito clara.

Tenho um aqua de 84L a lâmpada tem 1*18W e está ligada +/- 9 horas por dia. O que poderá ser?

Publicado:

Boas

Aí está um bom exemplo de uma pergunta de retórica.

Pareces politico. :roflroll2:

Com essa iluminação não vais conseguir desenvolver muitas plantas.

Por muito que fertilizes as plantas que vieres a ter não vão conseguir assimilar os nutrientes, enfraquecendo assim com o passar do tempo...

Tenta aumentar a potencia luminosa primeiro.

Posta aí umas fotos do Aqua para que quem perceba de iluminação te possa ajudar a evoluir.

Abraço

Publicado:

caracóis .. ou peixes eu tenho uma Echinodorus bleheri bem desenvolvida e d quando em vez, ainda ñ entendi por, os Tetra Buenos Aires lembram s d lhes dar uma fortes dentadas, especialmente nas novas e tenras folhas :roflroll2:

Publicado:

Ola

ve se isto resolve

o link e este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 mas tirei a parte mais importante.

Potássio ( K): é o segundo macronutriente, a seguir ao azoto, que está presente em maior quantidade nos tecidos das plantas saudáveis. Ao nível celular é um poderoso catalizador das reacções químicas e um transportador de iões. Promove o crescimento da planta. É um nutriente muito importante pois é dele que depende a absorção do azoto pela planta. A observação deste nutriente na planta deve ser dirigida às folhas mais velhas.

Carência: zonas bem limitadas das folhas de coloração amarela, bordos das folhas amarelos e, em casos extremos, nessas mesmas zonas, pode evoluir para buracos de contornos amarelos ( daí muita gente pensar que este ou aquele animal andou a comer as folhas das plantas) e pontas das folhas “ roídas”. O crescimento da planta fica comprometido visto não haver potássio que contribua para a absorção de azoto.

Publicado:
Boas. Eu tenho uma echinodorus que apresenta diversos "buracos" nas suas folhas ,parece que foi comida apesar de não ter nenhum animal quie pudesse provocar os buracos e está com uma cor verde muito clara.

Tenho um aqua de 84L a lâmpada tem 1*18W e está ligada +/- 9 horas por dia. O que poderá ser?

9 horas diárias não chega. Nos trópicos, donde vêm a maioria das plantas aquáticas, existem no minimo 12 horas de luz solar por dia. Tenta reproduzir essas condições no teu aquário, caso contrário as plantas fraquejarão.

E para 84L só 18W é pouco. No minimo havia de ser 40W. A regra de ouro é 1W/1L. Agora percebes porque 18 W é muito pouco, e a planta assim não consegue assimilar os nutrientes.

A ideia do Potássio de Paulo A Santos também pode ser uma boa causa desse detioramento foliar.