Eheim 2260 vs Eheim 2078

Optar por um filtro mais moderno a gastar menos energia por um menos moderno a gastar mais energia. Qual dos 2 escolheriam?  

17 votos

1. 1. Optar por um filtro mais moderno a gastar menos energia por um menos moderno a gastar mais energia. Qual dos 2 escolheriam?

• Filtro Eheim 2260,tecnologia mais antiga,supostamente maior caudal,gasta 65watts/h
      4
    • Filtro Eheim 2078,electrónico,menor caudal, gasta 35watts/h(potencia max)
      13

Recommended Posts

Godlike, não tinha visto o teu posto sobre o 2217...realmente foste sacaninha :P , mas acho que não me baralhaste mais, ehehe, mas de facto o preço é bastante apelativo, que grande diferença!! Mais uma vez indica uma bomba com um output de 1000L/H e indica que é para aquarios de 600L...existem filtros com o mesmo output indicados para aquarios maiores...tenho muito que aprender de facto. Já sei que um dos factores prende-se com o tamanho do "balde"

Existem tantas possibilidades e de facto acertar na muche não se torna simples

Não pensei na necessidade de redução de caudal do filtro que tiver o reactor de CO2, e nem tinha ideia que era necessário fazer uma redução de calibre de tubagem, não me passou pela cabeça, é tanta coisa que temos de pensar que por vezes nos escapa estes promenores!

Pela tua experiencia esse reactor é uma boa opção? Pq a teoria sei-a toda, ou quase, mas na pratica estou a zeros. Tb vou colocar um conta gotas antes, para ter uma melhor noção do que estou a fazer.

Apesar de estar inclinado para o 2078 nao queria descurar a experiencia do MPimentel, ainda estou a pensar sobre o que postou

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Partilhar nas redes sociais

Godlike, não tinha visto o teu posto sobre o 2217...realmente foste sacaninha :medieval_mace: , mas acho que não me baralhaste mais, ehehe, mas de facto o preço é bastante apelativo, que grande diferença!! Mais uma vez indica uma bomba com um output de 1000L/H e indica que é para aquarios de 600L...existem filtros com o mesmo output indicados para aquarios maiores...tenho muito que aprender de facto. Já sei que um dos factores prende-se com o tamanho do "balde"

Existem tantas possibilidades e de facto acertar na muche não se torna simples

Não pensei na necessidade de redução de caudal do filtro que tiver o reactor de CO2, e nem tinha ideia que era necessário fazer uma redução de calibre de tubagem, não me passou pela cabeça, é tanta coisa que temos de pensar que por vezes nos escapa estes promenores!

Pela tua experiencia esse reactor é uma boa opção? Pq a teoria sei-a toda, ou quase, mas na pratica estou a zeros. Tb vou colocar um conta gotas antes, para ter uma melhor noção do que estou a fazer.

Apesar de estar inclinado para o 2078 nao queria descurar a experiencia do MPimentel, ainda estou a pensar sobre o que postou

Em relação ao reactor, tu vais conseguir ter máximo rendimento e torna-se muito melhor que os difusores de membrana. Pois se tiveres o caudal bem afinado as bolhas de CO2 só saem do reactor quando estiverem completamente dissolvidas, mas por ex: se tiveres um caudal excessivo as bolhas não conseguem resistir e são sugadas para o interior do filtro e ai pode existir gás na turbina e viva a barulheira ou pode mesmo passar o circuito todo e entrar na coluna de água em forma gasosa. Também tens de ter atenção em não exagerar na agitação da água na superficie para evitar muitas trocas gasosas (se tiveres muita agitação na superficie acabas por descompensar qq rendimento do CO2).

Em relação ao 2217 apenas o mencionei para o usares como filtragem mecanica (enchias somente com esponjas mecanicas e lã) pois é excelente de resto não vejo outra situação em que o 2217 possa ter melhor aproveitamento que o 2078.

Como referiste que existe filtros com outpot igual mas dão para litragens diferentes tem tudo a ver com Caudal VS Capacidade de matérias

Abraço

Cumps

Eu não estava a pensar em colocar o reactor de CO2 antes do filtro, estava a pensar colocar à saida do filtro, por isso julgo que a situação que tu descreves quando indicas que o filtro pode ficar com bolhas lá dentro não se coloca, certo?

Eu não estava a pensar em colocar o reactor de CO2 antes do filtro, estava a pensar colocar à saida do filtro, por isso julgo que a situação que tu descreves quando indicas que o filtro pode ficar com bolhas lá dentro não se coloca, certo?

Não, tu tens de por o reactor na tubagem de entrada do filtro porque a vantagem do reactor é conseguires contrariar as forças...

Ou seja, o ar tem tendençia a subir... e se meteres um fluxo contra vais criar resistençia e consegues a dissolução facilmente... se puseres na tubagem de saida vais ter 2 forças somatórias (fluxo+subida de Co2) logo desta forma o CO2 de certeza que entra no aquario sem se dissolver na água.. Meteres o reactor na saida é praticamente como não existir reactor pois duvido que tenhas um rendimento aceitável

Dai eu ter dito que tens de ter um fluxo controlado (perto de 500L/H) para que consigas que o CO2 se mantenha o maximo de tempo possivel para que o fluxo consiga dissolver o CO2 na água, pois fluxo a mais vai te empurrar as bolhas de CO2 para dentro do filtro sem dar tempo de elas se dissolverem por completo dentro do reactor!

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

Caro jpospr

Depois de ver o teu desenho acho que deves optar pelo 2078. Se colocares o 2260 nessa posição de saída, ainda te arranca o vidro da frente ;)

No meu aquario coloquei a saida do 2260 no vidro lateral, alarguei os buracos do chuveiro e ainda lhe fiz um furo na ponta. Como tenho discus tive de acalmar a corrente. Ficou bem e não incomoda nada.

No teu caso não aconselho, pois não tens hipotese de regular o caudal.

Ficas muito bem servido com a combinação 2180 + 2078

Aguardamos as fotos do bicho a trabalhar. Boa sorte.

Um abraço

mpimentel

Não, tu tens de por o reactor na tubagem de entrada do filtro porque a vantagem do reactor é conseguires contrariar as forças...

Ou seja, o ar tem tendençia a subir... e se meteres um fluxo contra vais criar resistençia e consegues a dissolução facilmente... se puseres na tubagem de saida vais ter 2 forças somatórias (fluxo+subida de Co2) logo desta forma o CO2 de certeza que entra no aquario sem se dissolver na água.. Meteres o reactor na saida é praticamente como não existir reactor pois duvido que tenhas um rendimento aceitável

Dai eu ter dito que tens de ter um fluxo controlado (perto de 500L/H) para que consigas que o CO2 se mantenha o maximo de tempo possivel para que o fluxo consiga dissolver o CO2 na água, pois fluxo a mais vai te empurrar as bolhas de CO2 para dentro do filtro sem dar tempo de elas se dissolverem por completo dentro do reactor!

Abraço

Olá Tiago e olá a todos,

;)

Tenho q discordar c o q escreveste anteriormente.

O reactor de CO2, este em particular (aquamedic - q tb tenho um) coloca-se à saída do filtro (se usado em conjunto c um filtro) - com a água a entrar por cima e a sair por baixo (fluxo descendente na libertação do CO2) e depois de volta ao aqua, o q em conjunto com as bioballs gera turbulência e ajuda na dissolução do gás na água - tem lógica e está nas instruções!

Uma outra questão, no filtro existem bactérias q utilizam O2 para a disnitrificação ao fornercer-lhes água c alto teor de CO2 não será prejudicial à sua função? ;)

Em relação ao filtro acho q deves optar pelo 2078 devido à litragem do aqua e à facilidade de limpeza e controle do mesmo - eu tenho o 2250 modificado com a bomba do 2260 pq achei o caudal muito reduzido p o meu aqua mas são situações distintas - além q para fazeres a limpeza do 2250/2260 são necessárias as torneiras duplas q o filtro não traz (a mais grossa é bem cara...).

Só mais uma ideias p a discussão.

Cumps

Ricardo

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Pois é Godlike (Tiago não é)

Concordo com o Ricardo Fonseca, não se deve colocar CO2 a entrar no filtro pq este pode inibir as bactérias de fazerem o seu trabalho como deve ser.

É possivel ter uma grande concentração de O2 e de CO2 ao mesmo tempo na água, uma concentração não influencia a outra, pelo que tenho lido, mas prefiro fazer depois.

Tudo passa pela forma como colocas o reactor, se colocares o reactor como está na figura que postei, com a entrada de água e a entrada de CO2 para cima, a força das bolha vai para cima enquanto a água empurra para baixo e assim tem-se o efeito desejado.

Mais uma vez agradeço as vossas opiniões e ajudas

com a água a entrar por cima e a sair por baixo (fluxo descendente na libertação do CO2)

Boas tive agora a ler as instruçções do meu... e criamos um pouco de dilema... pois depende de cada tipo de aquario e sua configuração..

Ricardo, no meu caso como tinha as mangueiras direitas, ou seja, estavam à medida exacta não tinha hipotese de ligar a saida do filtro à entrada superior do reactor e dar continuidade no bucal inferior do reactor... mas realmente tive a ver e se tivesse mangueiras mais compridas fazendo dessa maneira ligava à saida do filtro e conseguia ter na mesma o caudal a fazer força contra o CO2.. :computer003::smilecolros:surprised, ou seja o que interessa é a posição em que montamos as mangueiras no reactor desde que se meta o fluxo a entrar por cima e o reactor instalado na vertical!

Ricardo tens o teu assim ligado certo?

Em relação ao CO2 no fluxo de entrada de água do filtro, como referiste jpospr ter CO2 não reduz o O2 na água, tive o meu sistema a funcionar dessa maneira e nunca tive problemas

Abraço e obrigado ricardo pela info cheers

Editado por Godlike

Cumps

• 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!