Eheim 2260 vs Eheim 2078

Optar por um filtro mais moderno a gastar menos energia por um menos moderno a gastar mais energia. Qual dos 2 escolheriam?  

17 votos

1. 1. Optar por um filtro mais moderno a gastar menos energia por um menos moderno a gastar mais energia. Qual dos 2 escolheriam?

• Filtro Eheim 2260,tecnologia mais antiga,supostamente maior caudal,gasta 65watts/h
      4
    • Filtro Eheim 2078,electrónico,menor caudal, gasta 35watts/h(potencia max)
      13

Recommended Posts

Estou com uma dúvida existencial

O Eheim 2260 com uma bomba de 1900l/h diz que é para aquarios até 1500L

O Eheim 2078 com uma bomba com 1850l/h diz que é para aquários até 700L

E pq?Conseguem-me explicar?

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Partilhar nas redes sociais

Estou com uma dúvida existencial

O Eheim 2078 com uma bomba com 1850l/h diz que é para aquários até 700L

E pq?Conseguem-me explicar?

Boas,

Quantas vezes será preciso explicar, digo, insistir até à rouquidão, que não é só o débito que conta mas também o volume de matérias filtrantes.

O 2260 tem 18 litros e o 2078 tem apenas 8,6 litros (0,6 de pré-filtro).

Toma lá a tua dúvida existencial whip2.gif

Cumps. :music_singguitar:

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Já agora sr sabão, mais 2 questõeszinhas

No que respeita a potência lançada para o exterior significa que deve ser semelhante, ou seja à saida ambos deverão ter uma potencia semelhante certo? Só que como um deles tem mais capacidade de filtragem aí é que dá para aquários superiores certo?

Outra coisa, por qual deles optarias?

O Eheim 2260 parece-me usar uma tecnologia mais antiga do que o 2078, para além de que gasta muito mais energia.

Qual dos 2 achas melhor João?

Já agora sr sabão, mais 2 questõeszinhas

No que respeita a potência lançada para o exterior significa que deve ser semelhante, ou seja à saida ambos deverão ter uma potencia semelhante certo? Só que como um deles tem mais capacidade de filtragem aí é que dá para aquários superiores certo?

Outra coisa, por qual deles optarias?

O Eheim 2260 parece-me usar uma tecnologia mais antiga do que o 2078, para além de que gasta muito mais energia.

Qual dos 2 achas melhor João?

Conforme o tamanho do aquário (claro) e o tipo de peixes (mais badalhocos ou menos). É que neste volume de matérias filttrantes há muito mais filtragem mecânica e biológica (a mais importante) no 2260 que no 2078. Cappiche?

Cumps.

P.S.: estive a ver as funções electrónicas do 2078. Se queres a minha opinião são mariquices. Quanto ao consumo do 2260: 65 Watts? É uma lâmpada fraquita; não vais à falência.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

É para funcionar em conjunto com o 2180 o aquário de 540 :music_singguitar: ...como estou a colocar as tubagens de uma forma pouco ortodoxa estou com receio que haja pouca circulação de água no aquário, por isso a necessidade de redundância e de mais um filtro.

O 2180 não coloco em questão, agora a minha duvida é entre o 2260 e o 2078.

Afinal de contas qual deles acaba por mandar água com mais força ou 2260 ou o 2078? Mais matéria filtrante, cria mais resistencia à saída de água...será que o 2260 acaba por perder potencia de saída apesar de ter maior capacidade de filtração?

Neste ponto interessa-me mais a força com que a água sai do filtro do que propriamente a capacidade de filtração, pq já tenho outro a fazer essa função tb...

Olha eu se fosse a ti optava por um 2260... apesar de ser uma linha anterior... consegues ter muito mais matérias do que no 2078...

O 2078 tem a parte electronica... em termos de funções aposto que a maior parte dos utilizadores não usa praticamente nenhuma, eu apenas uso a regulação de caudal electronica..

A diferença de debito de um filtro para outro nem se nota!!! e a questão das matérias filtrantes obstruirem o caudal, não é bem assim porque o 2260 leva 18L de matérias mas tb é maior... as materias não ficam prensadas... :music_singguitar:

A nivel das tubagens só deves ter mais atenção à tubagem de retorno, e veres a capacidade de elevação de cada filtro

De qualquer forma, acho que podes estar a exagerar na filtragem... claro que não sei qual a fauna que vais ter :music_singguitar:... mas de qq forma se manteres o 2180 e se juntares um filtro mais fraquinho só para filtragem mecanica ficavas bem servido..

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

Godlike

eu sei que estou a exagerar, mas eu explico como vou montar o aquário.

Todas as tubagens vão passar entre o movel e o aquário e vai ficar tudo da parte trazeira do aquário, na zona de baixo, com as tubagens viradas para cima, para que a agua, suba, siga em frente e volta a descer para o aquaário, não vou colocar nenhuma regua na parte superior do aqua o que a meu ver facilita a circulação da água, mariquices que eu quero fazer para não ver tudos no aqua

Esta treta de que o valor que temos dos filtros é sempre em condições optimas acaba sempre por ser uma grande bosta, na realidade nunca sabemos realmente quanta potência um filtro tem, neste caso, pela logica acho que menos matéria filtranto com bomba semelhante dará maior circulação de água, e vou concordar com o João nesse sentindo.

Realmente a parte electrónico não me fascina, nas minhas condições deverá estar sempre a bombar, o que me fascina é o consumo do filtro e a poupança de energia, um bocadinho aqui, um bocadinho ali acaba-se por poupar bastante ao mês, tendo em conta que este tipo de material fica ligado 24h por dia.

Realmente a parte electrónico não me fascina, nas minhas condições deverá estar sempre a bombar, o que me fascina é o consumo do filtro e a poupança de energia, um bocadinho aqui, um bocadinho ali acaba-se por poupar bastante ao mês, tendo em conta que este tipo de material fica ligado 24h por dia.

Então assim tendo a vertente a nivel de consumos realmente 65w é elevado para um filtro exterior...

Esta treta de que o valor que temos dos filtros é sempre em condições optimas acaba sempre por ser uma grande bosta, na realidade nunca sabemos realmente quanta potência um filtro tem, neste caso, pela logica acho que menos matéria filtranto com bomba semelhante dará maior circulação de água, e vou concordar com o João nesse sentindo.

Aqui não concordo... pois as matérias só vão obstruir se estiverem muito proximas da zona de sucção... e isto em varios filtro não acontece porque tem o pré filtro mecanico que impede..

Como o copo é maior tb vai existir mais água no interior do copo, a acomulação de detritos por exemplo nas turbinas ai sim altera muito o caudal...

Abraço e depois quero é ver fotos da tua montagem... pelo equipamento e LT do aquario vai ser um grande projecto ;)

Cumps

Espero que seja um grande projecto tb eu!!

Ando em pulgas para que chegue tudo a casa, o aquário já está quase feito, o movel tb já foi encomendado mas ainda faltam duas partes mais dificeis...a encomenda à aquaristic com tudo o que preciso e a iluminação que com fazer com Solid State Lighting

O que me anda mais a preocupar mesmo é a poupança de energia, por isso tb o investimento em equipamentos económicos a esse nivel.

Para que não apareçam nenhuns tudos no aqua, vou usar o 2180 que é um thermo filtro com um termostato de 500w, assim evito cololar um termostato dentro do tanque.

Num dos filtros, vou ligar um filtro UVc de 55w que já discuti com o João que é um pouco demasiado, mas fica ao mesmo preço de um HW de 36W por isso vou levar o de 55W da Heli Max, a seguir ao filtro UV vou colocar um reactor externo com bioballs de CO2 para fazer a dissolução ao maximo (tb já pensei em dividir o mal pelas aldeias e colocar o filtro UV na saída de um filtro e o reactor de CO2 no outro filtro), e assim tb evito os bonitos difusores de CO2 (da marca ADA) que todos nós gostamos de ver as bolhinhas a subir, mas eu neste aquário optei por uma politica clean de não colocar absolutamente nada a ver-se.

Olá

No meu aquário (200X60X75) comecei com com um 2080 e um 2078. Não consegui bons resultados. Passado um tempo substitui o 2078 pelo 2260 e a diferença foi abismal, para melhor.

O copo do 2260 é grande dá para colocares o que te apetecer, tens de ter atenção à corrente daquilo e ao tamalho dos tubos e mangueiras, são bem mais grossas que o normal.

Cumprimentos

mpimentel

Acho que o 2260 usa tubagens 16/22, não são iguais ao 2180?Neste caso ao teu 2080 que a única diferença é não ser térmico?

Estás-me a deixar menos confiante com este teu post.

Estás a dizer-me que a capacidade de circulação do 2260 é superior ao do 2078? Já agora o 2260 tem na parte de baixo uma "pilinha" para que serve, apenas para fazer a drenagem do sistema? Ou tem de estar sempre ligado?

Editado por jpospr

Acho que o 2260 usa tubagens 16/22, não são iguais ao 2180?Neste caso ao teu 2080 que a única diferença é não ser térmico?

Estás-me a deixar menos confiante com este teu post.

Estás a dizer-me que a capacidade de circulação do 2260 é superior ao do 2078? Já agora o 2260 tem na parte de baixo uma "pilinha" para que serve, apenas para fazer a drenagem do sistema? Ou tem de estar sempre ligado?

Agora quem ficou baralhado fui eu. Estive a ver as especificações e realmente as mangueiras são iguais. Quase que jurava que as do 2260 eram mais largas. Só vou tirar essa duvida na 3ª feira... O tubo de aspiração e o chuveiro tenho a certeza que são mais largos.

A "pilinha" que referes é para fazer uma drenagem. Nunca utilizei, tem uma torneira e está fechada.

Posso é dizer-te que acho o 2260 superior ao 2078. Ainda tenho o 2078 montado em outro aquário, é um excelente filtro, mas não tem o power do 2260. No meu até fiz um buraco na ponta do chuveiro do 2260, para não agitar tanto a água.

O unico defeito no 2260 em relação ao 2078 é o ruído. Não é nada de extraordinário e incomodativo, mas o 2078 não o ouves e o 2260 consegues ouvi-lo.

No meu aquário tenho o 2080 (é igual ao 2180 só que não é termo) com as matérias filtrantes indicadas para ele. O 2260 está com uma espoja grossa, depois uma esponja fina e no cimo tenho eheim substrat pro. Podes colocar aquilo que entenderes. Este filtro vem com um saco para matérias filtrantes.

Estou muito satisfeito com a combinação 2260 + 2080.

Um abraço

mpimentel

Obrigado por me stressares, gostei mesmo!! Estou no gozo, obrigado pela explicação e nada melhor que alguém que tem o que eu quero ter e que já experimentou para me dizer o que é melhor.

A "cena marada" é mesmo o consumo do 2260...

Como eu referi a saida do filtro vai-se fazer por baixo do aqua, e a água vai ser lançada para cima, e vou ligar directamente os tubos dos filtros ao passa muros que vai ser colocado no aqua

Vou para casa pensar...no que me disseste e ponderar bem as coisas, o 2078 é mais caro, mas gasta menos energia mas pelo que disseste tem menos força...que bosta nada é facil! Já estava a simpatizar com o 2078

Editado por jpospr

Boas.

Para um aquário de +- 600 L, como vais ter um 2180, será suficiente o mais pequeno (à partida, dependendo da fauna).

No entanto, reforçando o que o Tilápia (agora não vou ver o nome dele, aprendi a conhecê-lo por Tilápia) disse, o mais importante é o volume de massas, e o 2260 não tem comparação com o outro, ficas mais à vontade.

O consumo é um "senão" importante. Já que estás a pensar no consumo porque não optar por dois: 2180 e 2080? (não é necessária tanta filtragem para o aquário, mas tu é que estás a pedir - podes é informar o pessoal do que queres manter, para termos uma ideia)

Mais uma questão: Tens a certeza que necessitas de tanto aquecimento? É que há outros termofiltros - dependendo das temperaturas a que queres manter os peixes, podem dar sem problemas. (lá está, a importância de se saber o que queres ter)

Reforço que me parece que estás demasiado preocupado com os caudais... preocupa-te mais com os volumes de massas filtrantes. Se quiseres caudais, compra powerhead, Hydor, etc e assim satisfazes a "receita" dos não-sei-quantas vezes o volume do aquário... vê lá é se os peixes gostam disso.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Não queria por outro 2180 ou outro 2080, pq cada um destes tem 3 tubos o que faria um total de 6 furos no aqua e só tenho 5 furos e não sei se me apetece andar a colocar T's...

Em relação ao aquecimento não acho exagero 500watts...de qualquer das formas o termostato só dica ligado o tempo necessário para a agua antingir o valor pretendido...sendo de 500 ou 200 só varia o tempo que fica ligado.

Não queria por outro 2180 ou outro 2080, pq cada um destes tem 3 tubos o que faria um total de 6 furos no aqua e só tenho 5 furos e não sei se me apetece andar a colocar T's...

Em relação ao aquecimento não acho exagero 500watts...de qualquer das formas o termostato só dica ligado o tempo necessário para a agua antingir o valor pretendido...sendo de 500 ou 200 só varia o tempo que fica ligado.

Percebe-se perfeitamente a questão dos furos. Também tens razão na questão do aquecimento, ao nível do consumo, vai dar ao mesmo. Podia era ser que conseguisses uma solução menos onerosa, ao nível do custo do filtro, com um de 250 W. (eu tenho dois, o 2329 e o 2128, como penso que já te disse). O 2329 está num aquário de 840 litros e é mais que suficiente, mas lá está, também não tenho necessidade de aquecer água a 29 ºC (aí já poderia não dar, dependendo da temperatura da casa).

Bem, continua a ouvir opiniões, pois só com muita informação poderás tomar a melhor decisão para o teu caso, acho que tens tido a atitude correcta. (já sabes se vai ser plantado, com discus, africano, etc?)

Cumps

Plantado, com discos, uns 3, não serão as estrelas da companhia, uns 2 cardumes grandes.

Lá mais para a frente poderia aumentar a população de discos, mas como nunca tive nenhum prefiro nao arriscar muito, e coloco 3 pq já andei por aí a ver e parece-me ser a melhor solução.

Como já referi antes a posição de saída dos filtros não será a melhor para a circulação de água, e como não quero ter cianobactérias no areão ou outros problemas queria ter a certeza que circulação de água não seria um problema.

Eu sei que discos requerem águas calmas...e iram ter em algumas zonas, noutras nem tanto, mas em todos os aquários junto às saidas de água isso acontece.

A posição pouco ortodoxa das saídas de água deve-se exclusivamente a uma questão estética, mas que eu não abro mão, quando idealizei o projecto foi assim que o pensei e há certos promenores que eu não vou desistir, é o que faz ser teimoso.

Entretanto vou olhar para as caracteristicas dos teus 2 filtros, pode ser que ainda fique mais baralhado...ehehe

Estive a ver os teus filtros devo-te confessar que já tinha colocado como definitivo a hipotese 2180+2128, para ter redundancia de filtro e redundancia de termostato, já achei que fosse a melhor hipotese.

Depois comecei a ver outros filtros para substituir o 2128 e a questão de redundância de termostato caiu para dar hipotese a filtros de maior capacidade de circulação, já coloquei várias hipoteses em questão até chegar até aqui entre o 2260 que parece um tanque de ataque, e o lindo e electronico "maricas" como o Jão Faria (Taliapa) disse.

Continuo a achar estranho que um filtro com a mesma bomba de circulação (aproximadamente) mas com mais massas filtrates tenha mais débito de água que um com menos massas filtrates, é uma questão que há muito tempo que tenho ideia que quantas mais massas filtrantes dentro de um filtro menor será o débito de água do mesmo. Mas nada como já ter alguém como o MPimentel que já teve o 2078 e o substitui pelo 2260 por esse mesmo motivo, pq o 2260 ser mais potente que o 2078 apesar de ter mais massas filtrantes, com o problema do consumo, que julgo ser um exagero.

Apesar do MPimentel já me ter assegurado da situação, ainda estou desconfiado, e desculpa Mpimentel por dizer isto, mas estou, se não fosse a minha desconfiança e o gasto energético do 2260 já me tinha decidido por ele, mas é uma decisão complicada, acarreta alguns encargos e não se admitem falhas, é apenas o elemento mais importante do aquário.

Queria agrader antes de mais as vossas ajudas e disponibilidade, actualmente tenho um aqua de 60L super plantado com maioritariamente invertebrados , está para mim super controlado, parametros todos certos, quem controla aquele cubozinho sou eu e mais ninguém, e um aqua de 540L a colocar as saidas de água de uma forma pouco habitual às vezes intimida-me um pouco pq nao sei qual vai ser o resultao final e não pode correr mal !

Arriscar por um filtro mais moderno a gastar menos energia por um menos moderno a gastar mais energia.

Qual dos 2 escolhiam?

Editado por jpospr

Pelo que percebi tb vais investir em uma boa iluminação então deduzo que vais ter um aquario plantado... ai os filtros wet/dry não servem porque retiram o CO2 da água restituido o O2... logo não serve!

Para o uso de uv ai os filtros "c/ mariquiçes" são os melhores porque consegues reduzir o caudal sem prejudicar a turbina através da gestão electronica, ou seja, consegues reduzir a potençia... e nos pro2 essa situação não é identica porque a regulação é feita através de estrangulamento do caudal com a torneira junto à cabeça do filtro..

Se fosse eu a escolher para um aquario de 500LT, apostava num 2180 porque como queres discus não te podes descuidar com a Tº no minimo 28º e num aquario desse tamanho as recuperações de temperatura em dias de TPA são lentas, logo acho que 500w seriam o ideial e tb acho que o 2128 é um pouco caro em comparação com o 2180!

O 2 segundo filtro se realmente queres meter UV, Reactor de CO2 em ambos não podes ter um fluxo forte, como referiste vais ter de dividir o caudal (usas 1 T na entrada para o uv e outra para o CO2 e depois fechas o circuito com outro T e consegues ter 1 saida na mesma) optava por um 2028 ou então por 2078 que este tem a função electronica de manter o caudal desejado mesmo quando o filtro está mais sujo.

Ou seja, se é um projecto "à grande" eu apostava em 2180+2078 (mesmo que mudes para um aquario maior o sistema será suficiente)

Podes meter um desenho de como vai ser as tubagens e furos do aquario?

Abraço

Cumps

Era mesmo para isso que eu tinha pedido o que pretendias ter, para poder anular algumas opções. Nisto, reforço todas as ideias do Tiago (Godlike).

Quanto à tua opção estética, concordo plenamente. Eu só tenho pena de não ter mandado furar os meus...

A redundância de 2 termofiltros é desnecessária, logo esquece o 2128 + 2180. Como é para discus, fica-te pelo 2180, tal como o Tiago referiu e tu já tinhas concluído. Wet/dry, também é de excluir.

Em relação ao resto, é difícil, pois são dois filtros muito diferentes. O balde do 2260 é brutal, assegurando-te uma capacidade biológica enorme. Mas gasta mais, provavelmente é mais ruidoso. O outro tem menor capacidade biológica, mas permite regulação de caudal e gasta menos... acho que é igual ao do Tiago... nem se ouve! (ideal mesmo era ter um balde maior)

Atenção que, de qualquer forma, com o 2180 e o 2078, já tens filtro para se aguentar sem problemas.

Ouve mais opiniões, o mpimentel tem um aquário excelente e como já usou os dois, a opinião dele é importante.

Cumps

Em relação ao resto, é difícil, pois são dois filtros muito diferentes. O balde do 2260 é brutal, assegurando-te uma capacidade biológica enorme. Mas gasta mais, provavelmente é mais ruidoso. O outro tem menor capacidade biológica, mas permite regulação de caudal e gasta menos... acho que é igual ao do Tiago... nem se ouve! (ideal mesmo era ter um balde maior)

Boas anibal, sim tenho um 2078, tou super satisfeito com ele, a unica coisa que aconselho é que ninguém se deixe levar pelas funções electronicas como wave maker etc etc.. pois se forem comprar pela ideia das funções é dinheiro mal gasto em que acabam por não usar praticamente nenhuma das funções.... é preferivel comprar equipamentos dedicados!

Quando eu comprei o meu 2078 o que tive mais em conta foi a regulação de potencia, pois precisava de espaço para matérias mas não queria muito fluxo porque só tenho Discus :P!!

O 2260 é realmente uma bomba a filtrar mas tb pergunto será necessário?? Pois se estabilizarmos a fauna mesmo que seja excessiva e conseguirmos manter a amonia e nitritos sempre a zero... para que ter mais materias biologicas... não vai alterar em nada!!! Apenas aponto o 2260 como um investimento a ideializar a aquisição futura de um aquario ainda maior... tipo 1000L de forma a não ter de comprar novos filtros

A filtragem mecanica aliada a um bom fluxo é outra coisa... pois consegues manter uma água mais limpa...

Um bom exemplo é pegares num EHEIM classic 2217 e fazeres dele apenas filtragem mecanica e ai podias ligar os equipamentos (UV e Reactor) de forma a que os interiores dos equipamentos aguentassem mais tempo sem necessitares de fazer limpeza interior, neste caso não recomendo os pro2 porque como eles trazem cestos não seria boa opção dedica-los apenas a filtragem mecanica.

Mas de qq forma mantenho a mesma config= 2180+2078 vendo bem esta config tb te dá consumos baixos e bons fluxos..

Deixo-te outra config para teres uma ideia do que falei na linha anterior.

2180 (biológico)+2217 (mecanica) é mais em conta e tb vais obter bons resultados.

Espero não estar a baralhar mais a tua decisão jpospr

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

No que diz respeito ao filtro UVc, vou ficar com o Heli Max de 55watts que tem um fluxo recomendado entre os 1500 a 3000L/H, bem dentro dos valores maximos de qualquer filtro que estamos a falar, ja para não falar de que os valores que temos para cada filtro, são valores teoricos em condições ideais.

Já me passou pela cabeça sacrificar apenas um filtro, colocando à saida dele o filtro UVc e o reactor externo de CO2,e desta forma ficar com um filtro com a potencia total no seu maximo possivel e o outro devido aos 2 filtros e ainda para mais devido ao sistema do Helix Max em forma de espiral, ficar então com o seu débito mais reduzido.

Tb ja me passou pela ideia, sacrificar menos o filtro, mas sacrificar ambos, colocando num deles o Heli Max UVc Filter 55watts e no outro filtro então o reactor de CO2.

Aqui podem ver a tabela de especificações do filtro UVc da Heli Max (tem link)

Helix.jpg

Como podem verificar o de 55w está desenhado para valores entreos 1500/3000l/h

O reactor de CO2 que vou utilizar é este

ab_aqua_medic_reactor_1000_z1.jpg

A parte de cima é a entrada de água e a entrada de CO2 faz-se pela entrada do lado direito em cima, a peça azul é apenas uma peça para purgar o sistema, com a força da água o sistema obriga o CO2 a passar pelas bioballs e a ficar totalmente dissolvido na água, sendo totalmente dispensavel os sistemas tradicionais de microdifusão por pedra difusosa dentro do aquário, a água que entra já tem o CO2 totalmente dissolvido, este sistema tem um aproveitamento muito superior.

Vamos agora ao esquema (arcaico) das furações no aqua.

esquema1.JPG

Furo 1 , 3 , 5 Eheim 2180

Furo 1 e 5 entrada de água do aquário para o filtro

Furo 3 saida de água do filtro para o aquário

Todos os furos ficam equidistantes, apenas o furo nº3 deverá ficar desviado do centro, pq o movel por baixo tal como está no esquema (barras negras) vai ter suportes de 4cm e o furo nº3 iria mesmo ficar por cima da sustentação do meio, por isso tive de o desviar, neste caso para o lado esquerdo.

Furos 2 e 4 será a entrada para o outro furo e uma saída, nesta situação não consegui evitar que de um dos lados tivesse uma entrada de agua a mais que o outro.

Explicando ficará basicamente assim

(1)entrada para o filtro(2180) , (2)entrada para o filtro(2078) , (3)saida de água para aqua(2180) , (4)saida de água aqua(2078) , (5)entrada de água para filtro(2180)

Os crivos (entradas de água do aqua para os filtros) irão tem uma altura de 10cm desde a base do aqua até ao seu topo, 5cm dos quais iram ficam tapados com substrato, os outros 5cm irão ficar de fora eventualmente tapado por um tapete de blyxa à toda a área do aquario.

As saídas de água não deverão ser muito diferentes dos crivos, mas só depois na prática é que vou decidir se um filtro vai apontar directamente para cima e outro para outro lado ou se ambos para cima, eu queria evitar mandar a água directamente para cima o filtro que tiver acopolado a ele o reactor de CO2, apesar de já vir dissolvido se der mais umas voltas ao aquário em vez de ir directamene para cima não vai fazer mal nenhum.

Todos os furos distam da parde do fundo cerca de 5cm

mov2.JPG

Editado por jpospr

Concordo contigo Tiago, globalmente. Também acho que o 2260 não deve ser necessário para o aquário em questão. Acho que o 2217 é tão eficiente como o meu 2028 (vamos esquecer a parte do termo) e se escolhesse um filtro apenas racionalmente (eficiência/ preço) certamente que optaria pelo 2217 e não pelo 2028.

A grande vantagem de um bom caudal é precisamente a que referes: estética, pois elimina mais rapidamente as partículas. Mas exagerar, ainda mais com discus, não deve ser boa ideia. Daí acho bem teres escolhido o que permite regular o caudal sem prejuído da degradação da bomba, provavelmente também consome menos quando se diminui o caudal e assim os "gajos dormem" à vontade :P

Quanto ao setup:

Esses caudais nos UV´s devem ser só para eliminar as microalgas. Para eliminar parcialmente microorganismos os caudais recomendados devem ser menores (logo, se ligares isso a um filtro que te faça menos caudal, não te incomodes). Eu até acho que colocaria tudo no mesmo filtro, o que tivesse o caudal menor.

Cumps

Gostei da ideia das furações no vidro base, e acho que é um projecto muito viável..

Acho que já estás decidido os filtros. Em relação ao reactor "aquamedic reactor 1000" tenho 1 igual, vais te assustar com o tamanho dele... É bem grande... e outra coisa para usares esse reactor tens de fazer uma redução na mangueira para 12/16mm para conseguires instalar o reactor!

E o caudal para esse reactor trabalhar bem não pode passar dos 500L/h (com a redução das mangueiras vais perder um bom bocado de caudal)

É sem duvida uma boa aposta para a litragem do aquario, olha tb comprei o conta bolhas da aquamedic e tb o achei engraçado, apesar de ser em plástico é muito cristalino e tem a vantagem de não ser tão fragil como o vidro...

Em relação à UV acho que é excessivo essa potençia, 24w seria o mais que suficiente... as UV ajudam até certo ponto! Como eliminam micro-organismos conseguimos ter melhor qualidade de água.... mas tenho a ideia que é mau em certos pontos pois não permite que os peixes criem defesas (especialmente em juvenis) e no futuro esses peixes se acabarem por adoeçer, as recuperações tornam-se mais dificeis..

Eu recomendava-te uma UV de 24w e só usava 8h por semana... não seria necessário mais...

Mas vou estar atento ao teu projecto... com uma boa dedicação vais conseguir ter um aquario espetacular..

Olha eu ando a planear um aquario novo a rondar os 1000L a 1200L (talvez para o ano que vem) e o equipamento que vou usar é praticamente o que tu estás a sugerir, mas estamos a falar no dobro da litragem do teu projecto e mesmo assim em teoria o equipamento será tb muito eficaz num aquario de 1000LT

Editado por Godlike

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!