scythe Publicado Agosto 18, 2004 Publicado Agosto 18, 2004 Boas... estou mesmo prestes a montar o meu aqua novo. Qt tiver decente posto umas fotos. Agora tenho duvidas qt ao substracto. Tenho lido aqui no forum que usam o Substract Pro da Sera. Acham que essa é uma solução?? A ideia será fazer uma camada inferior com esse substracto rico, e por cima uma camada de calhaus certo. E tinha pensado que depois para que o substracto inferior não ficasse todo a boiar na água, poderia por exemplo po-lo dentro de meias de sra. O que acham da ideia??? No substracto superior gostava de arranjar umas pedrinhas pretas, onde será que consigo arranjar???
sergioveterano Publicado: Agosto 18, 2004 Publicado: Agosto 18, 2004 Olá, eu vou dar a minha opinião. Acho que não necessitas de esse substrato. Podes optar pelo areão vulgar aquele com 2-4mm de granulumetria, de seguida colocas pastilhas de abubo onde pretendes. Assim poupas uns trocos. Mais uma cena quando alguem fala de um plantado só fala do equipamento nunca se fala do que se pretende, queres o areão preto porque? vai ficar visivél? É para preencher com plantas de primeiro plano? Acho que o primeiro passo é esse, o que queres fazer. Se é para preeencher com um tapete umas pastilhas fazem o trabalho. Se é para estar à vista por questões estéticas tb não precisas de solo fertil.
scythe Publicado: Agosto 18, 2004 Autor Publicado: Agosto 18, 2004 Hum... não há duvida que tens razao nisso. Sim... a ideia era preencher com tapete. Se calhar a cor das pedras não é determinante. Qt aos fertilizantes o que é que é importante usar. Existe algum produto no mercado que tenha tudo o que é necessário ou têm que ser usados vários? Já agora alguem aqui do forum arranja glossostigma ou riccia ??? Ou alguem sabe d'alguma loja que costume ter isso???
sergioveterano Publicado: Agosto 18, 2004 Publicado: Agosto 18, 2004 Bem eu tinha aqui umas pastinhas em bola da nutrafin, mas tens outras pastilhas de outras marcas, inclusive tens as pastilhas para plantas de vaso, por exemplo algoflash, eu já usei pontualmente mas nunca como base no aqua. Basta que este adubo seja NPK, os micros irás adicionar mais tarde quando as plantas precisarem. Se é para fazeres o tapete comvêm usar umas pastilhas sim. Isso dos substratos bonitos é para outros fins, até porque vais ver que com o areão normal as plantas tem uma capacidade de enraizamento excelente.
scythe Publicado: Agosto 19, 2004 Autor Publicado: Agosto 19, 2004 Ok thx pela atenção! Depois de lançar o ultimo post usei a função search (coisa que devia logo ter feito ao inicio), e pesquisei por substracto e vi que este assunto já tinha sido alvo de muita discussão! Só queria confirmar uma coisa, qt ao substracto fertil, parece que o melhor é estar quieto e nao usar né!? Uso só as pedrinhas e dps faço fertilização liquida ou entao com essas bolinhas certo?? O que é realmente inportante ao principio é boa iluminaçãom essas bolinhas e CO2 certo????
Nuno Silva Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 Olá, Antes de fazeres alguma coisa pensa bem no que queres. Por exemplo, isso do substrato fértil não é nada uma má ideia. As pessoas tem medo de o usar mas sem razão nenhuma. Existem montes de aquariofilistas que o usam e tem sucesso, eu inclusive. Se por exemplo o que pretendes são plantas que usam a raiz para obter grande parte dos nutrientes então deves apostar no substrato fértil... se preferes plantas que quase não tem raizes então a questão já é discutivel. Não vejo qualquer vantagem em usar pastilhas para fazer um tapete. imagina a quantidade de pastilhas que tens de usar para cobrir uma grande área... fica muito mais caro e é inacessivel para algumas plantas. Se usares adubo fértil é mais fácil e barato. Além do que essas pastilhas acabam bem depressa e estar sempre a adubar no solo é trabalhoso, além de correres o risco de desenterrar as plantas... se tiveres um plantado bom será quase impossivel colocar pastilhas no fundo porque as plantas estão mt compactas... percebes? Não vou alongar mais... Um abraço! Nuno Silva
Just_me Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 A minha colherada: Realmente não sei qual a composição do substrato, e principalmente o preço. Mas o meu substrato foi...areao de rio! lavado ainda por cima. A minha fertilização é diária e feita pelos peixes e restos de comida, ao qual adiciono espaçadamente algum fertilizante liquido de acordo com as necessidades...e já começo a conseguir saber +- de quanto em quanto tempo e que quantidade devo por. Neste momento e devido á fertilização dos peixes, á dos camaroes que são uns excrementos bem fininhos e pequeninos que penetram bem, e á dos caracois, o meu areao já tem camada fertilizante, como eu consigo ver bem junto ao vidro... Penso por isso que substrato fértil só se justifica para plantas realmente exigentes, e como normalmente os aquarios não estão cobertos delas, a utilização de pastilhas ao inicio poderá ser uma opção já que a adubação é pontual. Ex: plantas de crescimento rápido e não exigentes com condições boas de luz e CO2 e ainda por cima com adubação rapidamente se tornam uma peste! Depois de lançar o ultimo post usei a função search (coisa que devia logo ter feito ao inicio), e pesquisei por substracto e vi que este assunto já tinha sido alvo de muita discussão! é brutal não é! muito melhor que estar aqui á espera das respostas de novo! Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
sergioveterano Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 Não vejo qualquer vantagem em usar pastilhas para fazer um tapete. imagina a quantidade de pastilhas que tens de usar para cobrir uma grande área... Humm, eu usei apenas 3 no primeiro plano, e porque o areão era novo. Além do que essas pastilhas acabam bem depressa e estar sempre a adubar no solo é trabalhoso Bem eu usei-as mesmo como arranque, agora esse trabalho é dado aos peixes e aos restos de comida tal como o Just_me refere. Sim concordo que a esta altura já pouco reste das tais pastilhas. Bem já tivemos esta discussão antes :D são apenas pontos de vista diferentes. Já agora deixo uma foto, o areão é normal com apenas algumas bolas de adubo da nutrafin.
Frenchy Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 :D Que grande plantado! É o seu aqua? Parabens, ta muito lindo mesmo!! Mas afinal, em média, quanto tempo duram essas tais pastilhas?! Compensa comprar pastilhas ou ter substrato fertil e, de vez em quando, por lhe umas pastilhas? Ou, já tendo o substracto fertil, não é de modo nenhum necessário por pastilhas?! Frenchy Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
sergioveterano Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 O tempo de duração vai depender muito da quantidade e saúde das plantas. Por isso é muito vago dizer quanto. Bem em relação aos custos, se optares por fazer um DIY de substrato gastas +/- o mesmo que uma caixa de pastilhas, se optares por uma solução já própria para aquariofilia, gastas 10 x mais. Obviamente que se já tens um substrato que não precisas de mais pastilhas, a não ser se tiveres alguma planta de grandes dimensões que se alimenta preferencialmente pelas raizes, por exemplo uma Echinodorus. Quer as pastilhas quer os substratos ferteis tem como objectivo uma coisa que os nossos peixes e restos de comida dão gratuitamente.
scythe Publicado: Agosto 20, 2004 Autor Publicado: Agosto 20, 2004 Bem, estou a ver que assunto produz opinioes divergentes... e parece que não existe nenhuma verdade universal certo!!?? Entao vou fazer assim para experimentar, vou comprar só umas plaquinhas dakelas de turfa (que já usei uma vez no meu aqua de 40 lts com 15W de luz) e as plantas deram-se bem (anubias e mais outra qq que nao sei o nome e que cresceu pa caraças). Por cima ponho as pedrinhas normais e essas bolinhas fertifizantes. Isso e 120W de luz para 120lts deve funcionar... Vou vendo qual é o resultado e vou dizendo aqui. Thx malta...
Nuno Silva Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 Olá Sergio, Realmente esta conversa já é repetida mas achei que devia dar a conhecer outro ponto de vista a pessoal mais inexperiente... Se vamos competir com fotos, tu ganhas já ( brincadeira ) O que queira dizer é que com pastilhas tem que se ter bastante mais trabalho e acaba por ser mais demoroso e dificil de conseguir o mesmo resultado, pelo menos acho eu... por exemplo como é que colocarias uma nova pastilha nesse teu relvado?era impossivel... e não me digas que os restos de comida e os excrementos dos peixes chegam para penetrar no solo e fazer algum tipo de substituição porque isso n é assim. E tu que até dizes que por vezes nem alimentas os teus peixes, eles arranjam-se sozinhos... Já agora, parabens pelo relvado Um abraço! Nuno Silva
sergioveterano Publicado: Agosto 20, 2004 Publicado: Agosto 20, 2004 Acredito que consigas uma foto igual e bastante melhor com a filosofia do substrato fértil, é tudo uma questão de experimentar. Se tivesse optado por humus de minhoca e me tivesse dado bem nunca diria bem de areão simples, a questão é dar alguns exemplo de sucesso, e cada um decide por si, experimentar e ver os resultados. Eu começei com substratos ferteis, não me dei bem, e decidi ouvir as opiniões de alguns membros aqui do fórum. As pastilhas que coloquei na altura foi apenas como arranque, e porque as tinha já desde há algum tempo, usei-as, se fosse hoje nem as usava.
Nuno Silva Publicado: Agosto 21, 2004 Publicado: Agosto 21, 2004 Não sei bem as necessidades da glosso... secalhar nem precisam de retirar nada do solo, mas de certeza que com humus se consegue um espetacular relvado porque os Brasileiros são exemplo disso.... e que exemplo. Sergio, porque não dás uma nova chance ao humus?agora que tens mais experiencia secalhar a coisa corria as mil maravilhas... Um abraço! Nuno Silva
Recommended Posts