joaooneill Publicado Dezembro 4, 2008 Publicado Dezembro 4, 2008 boas, tou com um grande dilema.. nao percebo muito de ciclideos africanos.. ja tenho o aquário montado, segui alguns exemplos de aquários aqui do forum, nomeadamente do membro Diogo Lopes.. mas em relação a espécies percebo zerooo. o meu aquario tem 450 litros +-, tem 1.20 de comprimento e 60 de largura.. nao quero uma salada de peixes, queria ficar-me por 3 especies, 4 no maximo, visto que o aquario tambem nao é gigante ha uma especie em que o macho é azulão e a femea amarela, nao sei o nome :S mas queria colocar um trio destes. o meu grande problema é que o meu aquario está "plantado" e nao queria peixes herbivoros que me destruissem os fetos.. alguem me pode ajudar a escolher ? queria algo do género: cores contrastantes pequeno/médio porte que não me comessem os fetos não quero conchiculas não quero hibridações queria evitar mortes (obvio) logo nao queria especies incompativeis alguem me pode ajudar sff ? cumprimentos
Diogo C. J. Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 (editado) Boas, Em 1º lugar, devias pesquisar um bocadinho e ver se queres peixes do tanganyika ou do Malawi... não convém misturar... Essa tal espécie do macho azul e femea amarela deve ser Pseudotropheus saulosi... é um malawi do grupo Mbunas, e este tipo de peixes (mbunas) tanto podem deixar-te as plantas impecáveis, como destrui-las... No malawi tens mais diversidade de cores, mas no tanganyika tens peixes com comportamentos muitos caracteristicos e interessantes de observar... a escolha é tua... depois podemos ajudar melhor... No tanganyika tens também peixes coloridos como os tropheus que se assemelham aos mbunas, mas não são muito aconselhados a iniciantes... ps: os conchiculas (pelo menos os mais comuns, tipo multifasciatus, similis, sumbus, brevis etc...) são do tanganyika (sei que não os queres, mas só para ficares a saber) Editado Dezembro 4, 2008 por Diogo C. J. Fiquem bem, Diogo C. J. http://an-outromundo.blogspot.com/ O meu novo blog, ainda muuuito modesto....
AE Publicado: Dezembro 5, 2008 Publicado: Dezembro 5, 2008 Boa noite Eu já tive a mesma duvida que tu estás a ter e resolvi ficar pelos Malawi e digo-te que não me arrependo, fica um aquário muito colorido e com muita vida. O meu aquário tem as dimensões do teu por isso não vais ter problemas de maior desde que faças uma escolha acertada, o melhor é fazeres uma lista de espécies que gostes e depois o pessoal dá a opinião de cada um. Quanto ás plantas mais uma vez te digo que o meu está bem plantado e não tenho problemas, mas isto é como cada qual uns dizem que têm problemas outros não, um conselho quando colocares os primeiros peixes estes devem ser pequenos e as plantas já estarem bem agarradas ao areão. Mas o principal de tudo é veres as caracteristicas da tua água ao sair da torneira porque na minha opinião quanto menos aditivos colocares na água para melhorar a sua qualidade pior. Se precisares de mais alguma ajuda diz. FFCumps.
joaooneill Publicado: Dezembro 13, 2008 Autor Publicado: Dezembro 13, 2008 boas, estive a pesquisar aqui no forum e encontrei 3 especies que gosto muito: tropheops macrophtalmus pseudotropheus saulosi pseudotropheus polit acho que em relação à alimentação são as 3 especies compativeis, pelo menos pareceu-me, em relação ao tamanho sao tambem +- do mesmo tamanho, sendo a primeira especie ligeiramente maior quanto as cores e contrastes é que falham um bocado entre as tres especies, visto que sao todas à base ou de azul e preto ou de amarelo destas 3 quais me aconselham a manter ? e que mais especies posso introduzir ? das tres os pseudotropheus sao os que me chamam mais atenção, são compativeis as duas especies ? gostava de manter 3 especies no meu aquario, podem-me sugerir mais alguma ? outra duvida: equipa de limpeza, o que devo introduzir ? agradecia resposta :D, cumprimentos
Tiago Navarro Publicado: Dezembro 13, 2008 Publicado: Dezembro 13, 2008 hey Joao, No malawi o que nao falta sao peixes coloridos. Aqui fica a lista de mbundas do cichlid forum (algumas variedades serao dificeis de encontrar): http://www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=2 Se fores a profiles podes procurar peixes que nao mbundas: http://www.cichlid-forum.com/profiles/ Boa sorte, Tiago Navarro
diogo martins Publicado: Dezembro 13, 2008 Publicado: Dezembro 13, 2008 Boas os tropheos sao do lago Tanganyika e sao herbivoros por isso nao da para teres se queres manter as plantas, os pseudotropheus saulosi sao do lago Malawi e tambem sao herbivoros, e os pseudotropheus polit sao do lago Malawi e tambem acho q sao herbivoros. Se queres do Lago Tanganyika podes por uns Julidochromis ou uns Neolamprologus. Se queres do Lago Malawi podes por uns Cyrtocara moorii...
Tiago Navarro Publicado: Dezembro 13, 2008 Publicado: Dezembro 13, 2008 ...tropheos sao do lago Tanganyika e sao herbivoros por isso nao da para teres se queres manter as plantas... Peco desculpa pela correccao Diogo, mas ele referio-se a Tropheops macrophtalmus e nao a Tropheus macrophtalmus (nova espécie =P). Ai essa leitura!...
diogo martins Publicado: Dezembro 13, 2008 Publicado: Dezembro 13, 2008 Obrigado pela correcçao! Entao assim eles sao do lago Malawi e sao herbivoros
Recommended Posts