Escalar com tumor???


crazy_bernas

Recommended Posts

Boas,

Dia 1 voltei de um fim de semana no Algarve e deparei-me com um dos meus 2 escalares (um é macho, o outro fêmea) a nadar de lado na superfície da água. Reparei depois que ele tinha uma coisa a sair de um dos lados.

 

Mudei o escalar para um outro aquário com 10 litros do aquário de onde ele veio com mais 5 litros dos que eu tinha deixado a "arejar" durante o fim de semana para hoje fazer a tpa ao principal.

 

Postei depois um tópico no fórum "DOENÇAS E PRAGAS" e agora estou a meter neste por se tratar de um escalar e talvez os entendidos não vejam o outro tópico. Eu nessa noite antes de me deitar comecei um tratamento com o Ektol fluid da JBL. Não sei se fiz bem mas acho que grande mal não deve fazer.

 

Para além das fotos posso dizer agora (que o peixe acalmou da mudança) que ele passa a maior parte do tempo na superfície da água de lado com a parte aleijada para cima. Tem uma respiração ofegante e com as guelras bem vermelhas e abertas. Quando ele desce para o fundo normalmente faz-o de "pernas" para o ar. E nada assim até chegar à superfície.

 

O aquário está a 28ºC. Ele veio de um a 23ºC e fiz a mudança da temperatura gradualmente. A do aquário principal estava baixa por causa da vaga de frio e esqueci-me que como não estava em casa quando saí os aquecimentos iriam estar desligados.

 

pc010032it0.th.jpg

 

pc010036xv5.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora como faço para retirar os fungos que estão a começar a aparecer nas barbatanas (muito pouco ainda)? Pelo menos acho que são fungos.

Os fungos podem prender bolhas de ar? Aquilo parece uma teia de aranha depois de chover.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora o outro escalar também está a ficar doente. Um dos olhos está com uma coisa branca (não é bem nublado, é mesmo branco) e o outro tem uma coisa preta (fora da íris). Isolo este no mesmo aquário que o outro?

 

pc050034mb2.th.jpg

 

pc050035ex0.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso está grave...

 

Acho que sim, deves separar também o outro e começar a fazer o tratamento.

 

O primeiro se for mesmo um tumor infelizmente já não deve ter grande salvação.

 

Quanto ao segundo, não se percebe muito bem pela foto mas pode ser mesmo um fungo. Aumenta a temperatura e tenta o tratamento com o um antifúngico.

 

Vamos ver se alguém mais entendido responde. Espero que melhorem.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso está grave...

 

Acho que sim, deves separar também o outro e começar a fazer o tratamento.

 

O primeiro se for mesmo um tumor infelizmente já não deve ter grande salvação.

 

Quanto ao segundo, não se percebe muito bem pela foto mas pode ser mesmo um fungo. Aumenta a temperatura e tenta o tratamento com o um antifúngico.

 

Vamos ver se alguém mais entendido responde. Espero que melhorem.

 

Cumps

 

Boas,

 

Desde já obrigado pela resposta, eu já tinha posto o outro escalar em tratamento porque ele deixou de comer (meti-o ontem de manhã). Ele continua com aquela mancha branca.

 

Posso misturar um anti-fungos com o Ektol fluid? Ou espero pelo fim do tratamento. Eu já estou a fazer a segunda dose segundo as instruções. Se puder misturar vou ver se consigo amanhã arranjar o anti-fungos. Alguma sugestão?

Editado por crazy_bernas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escalar com o "tumor" morreu hoje. O outro escalar piorou quando mudei o tratamento para fungos há dois dias. Agora o olho está mesmo enevoado. Já recomecei o tratamento anti-bacteriano.

 

PC130030.th.jpg

 

PC130031.th.jpg

 

PC130032.th.jpg

 

PC130033.th.jpg

 

PC130034.th.jpg

Editado por crazy_bernas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O escalar que estava com o problema do olho está a piorar novamente.

O olho atacado pelas bactérias foi-se. Está cego (daquele lado não se assusta com a mão a aproximar-se do vidro).

O outro olho, aquele com a coisa preta, está com essa coisa a sair. Tal como o outro escalar tinha no corpo. Mas desta vez a mancha preta é mais pequena.

 

pc280030jf5.th.jpg

 

pc280032zq3.th.jpg

 

pc280033dm2.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Lamento essas perdas... :eusathink: Temos tanta dedicação e os nossos peixinhos vão-se...

 

Não desanimes, pelo menos podes dizer que tentaste a todo o custo recuperá-los...

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

ola pessoal, estou a ficar com o mesmo problema, ja tive 3 baixas de escalares e parece que tenho um quarto escalar a ficar com o olho branco.

ja é o segundo tratamento com esha 2000 que estou a fazer mas nao sei como parar isto.

o problema e que tenho mais peixes no aquario e tenho medo que isto se alastre.

estranho que so esta mesmo acontecer com os escalares, tenho discos no aquario e andam ali todos bem

A nivel dos parametros de agua, esta tudo correcto.

Alguem me pode ajudar?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais