crazy_bernas Publicado Dezembro 3, 2008 Publicado Dezembro 3, 2008 Boas, Dia 1 voltei de um fim de semana no Algarve e deparei-me com um dos meus 2 escalares (um é macho, o outro fêmea) a nadar de lado na superfície da água. Reparei depois que ele tinha uma coisa a sair de um dos lados. Mudei o escalar para um outro aquário com 10 litros do aquário de onde ele veio com mais 5 litros dos que eu tinha deixado a "arejar" durante o fim de semana para hoje fazer a tpa ao principal. Postei depois um tópico no fórum "DOENÇAS E PRAGAS" e agora estou a meter neste por se tratar de um escalar e talvez os entendidos não vejam o outro tópico. Eu nessa noite antes de me deitar comecei um tratamento com o Ektol fluid da JBL. Não sei se fiz bem mas acho que grande mal não deve fazer. Para além das fotos posso dizer agora (que o peixe acalmou da mudança) que ele passa a maior parte do tempo na superfície da água de lado com a parte aleijada para cima. Tem uma respiração ofegante e com as guelras bem vermelhas e abertas. Quando ele desce para o fundo normalmente faz-o de "pernas" para o ar. E nada assim até chegar à superfície. O aquário está a 28ºC. Ele veio de um a 23ºC e fiz a mudança da temperatura gradualmente. A do aquário principal estava baixa por causa da vaga de frio e esqueci-me que como não estava em casa quando saí os aquecimentos iriam estar desligados.
crazy_bernas Publicado: Dezembro 5, 2008 Autor Publicado: Dezembro 5, 2008 Já agora como faço para retirar os fungos que estão a começar a aparecer nas barbatanas (muito pouco ainda)? Pelo menos acho que são fungos. Os fungos podem prender bolhas de ar? Aquilo parece uma teia de aranha depois de chover.
crazy_bernas Publicado: Dezembro 5, 2008 Autor Publicado: Dezembro 5, 2008 Agora o outro escalar também está a ficar doente. Um dos olhos está com uma coisa branca (não é bem nublado, é mesmo branco) e o outro tem uma coisa preta (fora da íris). Isolo este no mesmo aquário que o outro?
André Ribeiro Publicado: Dezembro 7, 2008 Publicado: Dezembro 7, 2008 Boas, Isso está grave... Acho que sim, deves separar também o outro e começar a fazer o tratamento. O primeiro se for mesmo um tumor infelizmente já não deve ter grande salvação. Quanto ao segundo, não se percebe muito bem pela foto mas pode ser mesmo um fungo. Aumenta a temperatura e tenta o tratamento com o um antifúngico. Vamos ver se alguém mais entendido responde. Espero que melhorem. Cumps
crazy_bernas Publicado: Dezembro 7, 2008 Autor Publicado: Dezembro 7, 2008 (editado) Boas, Isso está grave... Acho que sim, deves separar também o outro e começar a fazer o tratamento. O primeiro se for mesmo um tumor infelizmente já não deve ter grande salvação. Quanto ao segundo, não se percebe muito bem pela foto mas pode ser mesmo um fungo. Aumenta a temperatura e tenta o tratamento com o um antifúngico. Vamos ver se alguém mais entendido responde. Espero que melhorem. Cumps Boas, Desde já obrigado pela resposta, eu já tinha posto o outro escalar em tratamento porque ele deixou de comer (meti-o ontem de manhã). Ele continua com aquela mancha branca. Posso misturar um anti-fungos com o Ektol fluid? Ou espero pelo fim do tratamento. Eu já estou a fazer a segunda dose segundo as instruções. Se puder misturar vou ver se consigo amanhã arranjar o anti-fungos. Alguma sugestão? Editado Dezembro 7, 2008 por crazy_bernas
crazy_bernas Publicado: Dezembro 13, 2008 Autor Publicado: Dezembro 13, 2008 (editado) O escalar com o "tumor" morreu hoje. O outro escalar piorou quando mudei o tratamento para fungos há dois dias. Agora o olho está mesmo enevoado. Já recomecei o tratamento anti-bacteriano. Editado Dezembro 13, 2008 por crazy_bernas
crazy_bernas Publicado: Dezembro 28, 2008 Autor Publicado: Dezembro 28, 2008 O escalar que estava com o problema do olho está a piorar novamente. O olho atacado pelas bactérias foi-se. Está cego (daquele lado não se assusta com a mão a aproximar-se do vidro). O outro olho, aquele com a coisa preta, está com essa coisa a sair. Tal como o outro escalar tinha no corpo. Mas desta vez a mancha preta é mais pequena.
crazy_bernas Publicado: Março 1, 2009 Autor Publicado: Março 1, 2009 Após semanas de o peixe ficar cego de ambos os olhos ele acabou por morrer hoje.
z3r0_ Publicado: Março 2, 2009 Publicado: Março 2, 2009 Lamento essas perdas... Temos tanta dedicação e os nossos peixinhos vão-se... Não desanimes, pelo menos podes dizer que tentaste a todo o custo recuperá-los... Cumprimentos!
Ridisc Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 ola pessoal, estou a ficar com o mesmo problema, ja tive 3 baixas de escalares e parece que tenho um quarto escalar a ficar com o olho branco. ja é o segundo tratamento com esha 2000 que estou a fazer mas nao sei como parar isto. o problema e que tenho mais peixes no aquario e tenho medo que isto se alastre. estranho que so esta mesmo acontecer com os escalares, tenho discos no aquario e andam ali todos bem A nivel dos parametros de agua, esta tudo correcto. Alguem me pode ajudar? Obrigado
Recommended Posts