Z Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 agora é a minha vez de responder... vou simplificar a coisa para ver se todos entendem 3º no mundo microbiano (bactérias e afins) sim é possivel hibridos entre espécies... aí sim existe um mundo à parte onde o conceito "descendência hibrida infertil já não se aplica).. nos outros reinos é diferente, como é o caso dos animais 5º isto não é a minha opinião, são factos! 6º sei o que falo/rescrevo pois sou biologo e professor de biologia Sem querer entrar no seu campo (mas, como dizia o outro, já entrando...), s'tôr... No mundo vegetal a hibridação é um vê-se-te-avias. As orquídeas ornamentais são quase todas elas híbridos, e não apenas interespecíficos - há-os às pazadas intergenéricos, bi-, tri-, etc., até hexa-genéricos (procura por "Brilliandeara"). No mundo animal é menos frequente, de facto, mas tenho grandes dúvidas de que muitos dos peixes que são criados em quantidade para o comércio sejam apenas apuramentos com base numa única espécie - falo de vivíparos, de barbos e de bettas, por exemplo. E depois temos os cruzamentos entre tigres e leões, que já vão em segundas gerações. E os relatos de mulas que emprenham, raros mas acontecem. Repito, a natureza está-se pouco ralando para a forma como nós tentamos dar-lhe ordem. Uma família, um género, uma espécie, são criações mais ou menos (menos, actualmente, com recurso às análises de ADN e a definições mais exactas e baseadas na história evolutiva dos organismos destes conceitos) artificiosas que não se traduzem necessariamente em regras. Cumps, Z Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sluiz Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 (editado) ok ok, tens razão. mas apenas estava a responder à questão dos hibridos no geral, as classificações são artificias sim.. ha hibridos "ferteis" mas ñ a longo prazo, falando em gerações descentes destes hibridos são um caos genético neste caso em especial entao o correcto será dizer: Dominio: Eukaryota Reino: Animalia Filo: Arthropoda Sub-filo: Crustacea Classe: Malacostraca Ordem: Decapoda Subordem: Pleocyemata Infraordem: Caridea Familia: Atyidae Genero: Neocaridina Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue (camarão da espécie cf. zhangjiajiensis do género Neocaridina) não sei o origem do "cf" Neocaridina heteropoda (camarão da espécie heteropoda do género Neocaridina) logo duas especies diferentes. pode então haver hibridismo, pois são 2 espécies diferentes. (como na caso do cavalo+burro = mula) se as espécies são mt aparentadas podem haver hibridos ferteis na 1ª geração, mas se os seus descententes são ferteis ao longo das gerações então, houve um erro de classificação, e então são da mesma espécie ou alguma é uma subespécie da outra.. Editado Dezembro 4, 2008 por sluiz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Z Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 Boas, tens toda a razão mas o autor do tópico não falava só de cruzamentos entre Neocaridina Heteropoda, mas sim entre neocaridina heteropoda e Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue. Ambos são Neocaridinas mas não heteropoda. Só para chamar a atenção de uma coisinha: a partícula cf. no suposto nome de uma espécie deve ler-se como "parecido com". Os Blue Pearl pertencem, portanto, a uma espécie (ainda) não formal e cabalmente identificada mas que parece ser a Neocaridina zhangjiajiensis. Não é, portanto, de excluir a hipótese de ser, afinal, Neocaridina heteropoda, ou outra qualquer espécie. Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Z Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 não sei o origem do "cf" Parece que te li o pensamento. Spooky... (já agora: cf. = compare from, ou coisa assim) Z Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 (editado) Só para chamar a atenção de uma coisinha: a partícula cf. no suposto nome de uma espécie deve ler-se como "parecido com". Os Blue Pearl pertencem, portanto, a uma espécie (ainda) não formal e cabalmente identificada mas que parece ser a Neocaridina zhangjiajiensis. Não é, portanto, de excluir a hipótese de ser, afinal, Neocaridina heteropoda, ou outra qualquer espécie. Exactamente parecendo de menos o cf. ali faz ou pode fazer toda a diferença. Parece que te li o pensamento. Spooky... (já agora: cf. = compare from, ou coisa assim) Z Exacto. Está documentado que a espécie neocardina heterepoda e a espécie neocardina cf. zhangjiajiensis se reproduzem e a sua descendência é fértil. Editado Dezembro 4, 2008 por Trocado Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 (editado) Isto em linguagem do povo...não se cruzam é isso? Ou se cruzam mas saem mestiços... Editado Dezembro 4, 2008 por miltonleopoldo Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sluiz Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 (editado) depois de todos estes dados é licito concluir que pertecem à mesma espécie.. (os blue ou serão apenas uma variedade ou subspécie...) logo, CRUZAM e saem mestiços/rafeiros/variações/cruzamentos/mistura! Editado Dezembro 4, 2008 por sluiz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 (editado) Isto em linguagem do povo...não se cruzam é isso? Ou se cruzam mas saem mestiços... Cruzam e sai mistela da grande. Cruzamento Red Cherry X White Pearl P.S. White pearl ou Blue pearl o resultado será o mesmo. Editado Dezembro 4, 2008 por Trocado Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts