Escalar com comportamento estranho face à comida


teresa cancio

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Chamo-me teresa e comprei há certa de 2 meses um aquario pequeno , de agua quente, a pedido dos meus filhos. Agora ,sou eu que começo a interessar-me pelos peixes e quero tudo menos que estes morram.

 

O meu aquario só tem 25 litros. tenciono comprar outro maior mas primeiro quero aprender um pouco mais.

Neste momento tenho 1 corridora albina e um limpa vidro (os primeiros que comprei) e um escalar. Tive tb um tubarão martelo mas começou a bater com a cabeça nos vidros insistentemente, progressivamente deixou de comer um dia apareceu morto. Depois de fazer uma simples pesquisa percebi que não devia ter posto um turação martelo num aquario tão pequeno e sem vegetação e esconderijos. Ficou o escalar e os dois peixes de fundo. O escalar gosta de vir comer " á nossa mão" sempre que nos aproximamos vem. No entanto, há uns dois dias, apesar de continuar a aproximar-se e parecer esfomeado, não come. Tenho medo que esteja doente, com stress ou intoxicado e que morra como o tubarão.

 

Gostaria de ter algum conselho

 

agradecendo antecipadamente

 

teresa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vinda,

Antes de mais não podes manter um escalar num aquário dessas dimensões. São peixes que podem atingir 15 cms, eventualmente 30 (contando com as barbatanas).

 

Em segundo lugar, fazes TPAs (Trocas Parciais de Água)? Se sim de quanto em quanto tempo e a percentagem aproximada de água mudada.

Aspiras o fundo?

 

Há alguma coisa que vejas no corpo dele de anormal?

 

Finalmente, que tamanho já tem ele? É que pode ser stress causado pela falta de espaço. No fundo o que aconteceu ao tubarão martelo só que este foi mais "exuberante".

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta a acrescentar a tudo o que disse o João,tens filtro no aquário e termostato?Mudaste de comer ou a comida é a mesma?Falaste em intoxicado,por acaso meteste algum spray nessa secção da casa?Tipo perfume ou mafu,algo assim ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

Chamo-me teresa e comprei há certa de 2 meses um aquario pequeno , de agua quente, a pedido dos meus filhos. Agora ,sou eu que começo a interessar-me pelos peixes e quero tudo menos que estes morram.

 

O meu aquario só tem 25 litros. tenciono comprar outro maior mas primeiro quero aprender um pouco mais.

Neste momento tenho 1 corridora albina e um limpa vidro (os primeiros que comprei) e um escalar. Tive tb um tubarão martelo mas começou a bater com a cabeça nos vidros insistentemente, progressivamente deixou de comer um dia apareceu morto. Depois de fazer uma simples pesquisa percebi que não devia ter posto um turação martelo num aquario tão pequeno e sem vegetação e esconderijos. Ficou o escalar e os dois peixes de fundo. O escalar gosta de vir comer " á nossa mão" sempre que nos aproximamos vem. No entanto, há uns dois dias, apesar de continuar a aproximar-se e parecer esfomeado, não come. Tenho medo que esteja doente, com stress ou intoxicado e que morra como o tubarão.

 

Gostaria de ter algum conselho

 

agradecendo antecipadamente

 

teresa

Olá Teresa,

Os martelos são muito nervosos, principalmente num aqua pequeno.

Quanto ao escalar se não está a querer comer é mau sinal,

Tens que fazer Trocas Parciais de Água de dois em dois dias e se puderes aplica stress coat à venda nas lojas da especialidade.

Mantém a calma.

Depois o melhor na minha opinião é colocares Neons ou Tetras enfim peixes de cardume, dão vida ao aqua e cor e podem viver perfeitamente num aqua dessas dimensões e umas plantinhas também não ficava nada mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 litros menos o espaço de areão mais o espaço que deixamos em cima sem água.Deve ter alguns 20L e meter ai cardinais/neons não me parece lá muito bem.Camarões era o mais aconselhável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta a acrescentar a tudo o que disse o João,tens filtro no aquário e termostato?Mudaste de comer ou a comida é a mesma?Falaste em intoxicado,por acaso meteste algum spray nessa secção da casa?Tipo perfume ou mafu,algo assim ?

 

em primeiro lugar muito obrigado pela vossa rapida resposta. hoje estive a fazer TPA's substitui 5 litros de água. procurei que a agua estivesse à mesma temperatura (28 graus). medi o ph e corrigi para 6,5-7 pH porque a agua da minha casa é muito alcalina. -8 pH. Falei em intoxicado porque comecei a pensar que podia ser da concentração de amonia por causa do aquario ser ainda novo. ainda estou muito verde nesta tarefa .

outra coisa que ele faz é imitar os peixes de fundo e tentar comer do chão - o que não fazia. Por isso acho que ele tem fome mas está um pouco estranho, confuso.

quero mudá-lo para um aquario maior o mais rapidamemte possivel. qual acham que é tamanho minino? eu não quero ter muitos peixes apenas que eles se sintam bem. Aconselham rectangular ou quadrado? Mas depois temho que fazer todo aquele "ciclo"... Se o escalar estiver em stress será que aguenta a espera? o que posso fazer para minimizar o stress?

Não pus nada no ar (perfume ou insecticida) a Comida é a mesma. (basix) Dantes ele tinha preferencia pelos flocos verdes claros, os acastanhados e alaranjados nunca apreciou. mas agora, como digo, vem á procura da comida mas depois não a come como dantes da superficie da água.

 

Agradeço antecipadamente os vossos conselhos

teresa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amónia ou nitritos não devem ser porque tens o aquário há 2 meses e o ciclo já teve tempo de se completar. Continuo a achar que é stress por falta de espaço.

Claro que com os parâmetros da água seria bem mais fácil...

Cumps.

 

P.S.: não mencionaste o filtro qual é?

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares "pastam" no areão. Super normal e é muito bonito de se ver.

 

Tubarão Martelo, também é normal de darem cabeçadas no vidro.

 

Podes sempre colocar água desse aquário no novo e assim acelarar a maturação da água.

 

Muda de alimento também.

 

 

Para manter escalares... a partir dos 80 cm ( inclusivé ) ficam satisfeitos, isto se não quiseres mais que 4.

 

É a minha opinião.

 

Pode ser muito bonito ter muitos, mas em pequenos, depois é complicado , mesmo pelo seu comportamento territorial.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amónia ou nitritos não devem ser porque tens o aquário há 2 meses e o ciclo já teve tempo de se completar. Continuo a achar que é stress por falta de espaço.

Claro que com os parâmetros da água seria bem mais fácil...

Cumps.

 

P.S.: não mencionaste o filtro qual é?

 

O filtro é um filtro interior que vinha com o aquário. Tenho-o limpo semanalmente. O aquario tem de ter tampa por causa dos meus gatos que podem ir meter a pata.

 

Se tudo correr bem e o escalar aguentar um tempinho , que peixes me aconselham num aquário de cerca de 60 litros. (não tenho casa nem orçamento para algo maior).

 

Obrigada uma vez mais pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O caso do orçamento é relativo Teresa :slbsmile: há muitos bons aquários em 2ª mão no forum,eu comprei assim o meu de camarões :? também podes mandar fazer o aqua a um dos patrocinadores,aliás pedir orçamento não se paga :2gunfire: é que a fazer cá pelo forum ainda te sobra dinheiro para um filtro ;)

Sobre o escalar,como limpas o filtro?Pegas nele e lava-lo em que água?Da torneira?Do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.