Duvidas Variaveis


Recommended Posts

Ola a todos!

 

Eu gosto muito do aspecto de um plantado, portanto gostava que me dissessem se poderia ter um num aqua de 60x30x30 pois ja vi noutros topicos que tem de ser no minimo 40x40 ? ou 45x45 a largura e profundidade. SE sim poderiam dar.me alguns hints e ideias de como fazer um?

 

Gostava que me dissessem o que é o KH, deve ja estar num topico ou assim, mas ainda nao o apanhei :S

Gostava ainda de saber mais concretamente o que é o sistema de CO2 caseiro, ou seja, como poderei fazer um, ou se comprar um sistema, os seus custos...? e se é mesmo necessario.

Ja agora, o que fazer para que a água fique cristalina mais rapidamente? O meu filtro nao e la grande coisa.... Aquapor-300, capacidade de 300l/h pode diminuir-se a qt. de água filtrada por hora. A água esta um pouquinho turva, nada de mais ..

 

Obrigado :thumbup3:

Editado por Joao_pm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiii

 

Vais ter muito que aprender...eu não te consigo explicar tudo por aqui.

 

Eu levei muito tempo a conseguir assimilar tudo o que tu queres saber...e...e às vezes ( muitas) ando a boiar na maionese...

 

O que tu queres saber é para uma conversa à mesa com um papel e uma caneta, desculpa a sinceridade

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade. São muitas perguntas num só tópico. Vamos lá por partes.

 

O KH é a dureza carbonatada e é o estabilizador do pH. Existem testes de KH. Se este acusar um valor de KH inferior a 3ºd (graus alemães) ou cerca de 50 ppm, este estará baixo demais para estabilizar o pH que poderá sofrer alterações bruscas e de grande amplitude.

 

Um ponto já está explicado. Aguarda pelos outros. É sinal de paciência: uma virtude inseparável da aquariofilia.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Ou se não quiseres esperar vai dando uma vista de olhos por aqui, aqui e aqui...

 

Evidentemente que, se quando acabares de ler esses, ainda não tiveres satisfeito podes sempre pesquisar mais um pouco.

 

Uma coisa é verdade, nunca vais saber demais.

Há sempre algo mais para aprender.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem lá vamos mais uma vez....

 

...existem produtos para ajustar a dureza, mas vais ter um problema infinito, cada vez que fizeres uma TPA a tua água do aquário vai começar-se a proximar da dureza normal a que sai da torneira, obrigando-te a teres que sempre indo colocar produtos na água para a teres como queres.

 

Sempre fui a favor de que não és tu que decides que peixes queres, quem decide é a água que te sai da torneira, para que não estejas sempre com problemas em introduzir quimicos e nos custos que isso poderá acarretar a longo prazo.

 

Claro que tb já vi peixes totalmente fora do ambiente perfeito e estavam maravilhosos,com uma boa ambientação consegue-se fazer milagres, mas é sempre aconselhavel colocar o peixe num ambiente para o qual ele foi genéticamente feito....

 

 

Outra coisa...CO2

 

CO2 faz duas coisas inevitáveis, baixa-te pH o que pode ser bom se tiveres um pH alto a sair da torneira e quiseres colocar peixes que necessitem de um pH baixo.

 

Existe uma relação directa entre a dissolução de CO2 na água e o KH que como o João te disse te dá a capacidade de "resistencia" que a água tem em alterar o pH.

 

Genéricamente falando, se estiveres a injectar CO2, quanto mais baixo o pH estiver mais CO2 estará dissolvido na água, se tiveres um KH de 5 e tiveres um pH de 6.6 terás mais CO2 dissolvido se o teu KH for de 3 ,pq a água será menos resistente a baixar o pH e atinge esse valor mais facilmente....fui claro?

 

Se necessitas de CO2, tudo depende de algumas coisas, e está tudo relacionado, basta teres um factor limitante para que o ciclo pare e se comecem a criar excessos.

Injeccção de CO2 é importante quando tens plantas exigentes, que necessitem de bastante luz, fertilizações e por conseguinte CO2.

São precisos todos estes engredientes todos para que as plantas consigam realizar a fotossintese, basta não haver um deles para deixarem de crescer.

 

Para fazeres CO2, podes fazer assim (nao te vou dizer as quantidades pq eu tb fazia a olho)

 

Fermento de padeiro que se vende aos cubos

Bicarbonato de sódio(fermento de bolos normal)

2 pacotes de gelatina

Água

Garrafa de coca-cola 2L

Tubo

 

Fazes 1litro de gelatina com os 2 pacotes, daquela que tem sabores...se quiseres a casa a cheirar a morango...faz de morango.

Deixas arrefecer um bocado e com um funil colocas dentro da garrafa de coca-cola

Deixas no frigorifico de um dia para o outro

No outro dia, dissolves em cerca de meio litro um bocado do fermento de padeiro, e o bicabornato de sódio e colocas dentro da garrafa, agora com a gelatina solidificada.

Na tampa da da garrafa de coca-cola fazes um furo ao centro

Num dos lados do tubo de borracha alargas a ponta com alguma coisa quente, e passas o lado mais estreito do tudo pelo buraco da garrafa, de modo a que o lado mais largo fique entalado pelo lado de dentro do buraco que fizeste.

Dentro da garrafa apenas deve ficar cerca de 2cm de tubo

Na outra exterminado do tubo que tens, colocas de preferencia uma espiral de modo a maximizar o tempo que as bolhas de CO2 vão estar dentro de água, assim em vez de fazerem uma viagem em linha recta para cima, vão andar às voltas até atingirem a superficie.

 

Tem atenção que ao espaço que fica entre o tubo que está dentro da garrafa e o liquido, não pode ficar perto, o liquido pode fazer espuma devido à fermentação, subir pelo tudo e entrar no aquário e tu nunca vais querer isso que aconteça...as bactérias que estão dentro da garrafa consome-te o oxigénio da água num instante e os peixes...ficam sem ele.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem lá vamos mais uma vez....

 

...existem produtos para ajustar a dureza, mas vais ter um problema infinito, cada vez que fizeres uma TPA a tua água do aquário vai começar-se a proximar da dureza normal a que sai da torneira, obrigando-te a teres que sempre indo colocar produtos na água para a teres como queres.

 

Sempre fui a favor de que não és tu que decides que peixes queres, quem decide é a água que te sai da torneira, para que não estejas sempre com problemas em introduzir quimicos e nos custos que isso poderá acarretar a longo prazo.

 

Claro que tb já vi peixes totalmente fora do ambiente perfeito e estavam maravilhosos,com uma boa ambientação consegue-se fazer milagres, mas é sempre aconselhavel colocar o peixe num ambiente para o qual ele foi genéticamente feito....

 

 

Outra coisa...CO2

 

CO2 faz duas coisas inevitáveis, baixa-te pH o que pode ser bom se tiveres um pH alto a sair da torneira e quiseres colocar peixes que necessitem de um pH baixo.

 

Existe uma relação directa entre a dissolução de CO2 na água e o KH que como o João te disse te dá a capacidade de "resistencia" que a água tem em alterar o pH.

 

Genéricamente falando, se estiveres a injectar CO2, quanto mais baixo o pH estiver mais CO2 estará dissolvido na água, se tiveres um KH de 5 e tiveres um pH de 6.6 terás mais CO2 dissolvido se o teu KH for de 3 ,pq a água será menos resistente a baixar o pH e atinge esse valor mais facilmente....fui claro?

 

Se necessitas de CO2, tudo depende de algumas coisas, e está tudo relacionado, basta teres um factor limitante para que o ciclo pare e se comecem a criar excessos.

Injeccção de CO2 é importante quando tens plantas exigentes, que necessitem de bastante luz, fertilizações e por conseguinte CO2.

São precisos todos estes engredientes todos para que as plantas consigam realizar a fotossintese, basta não haver um deles para deixarem de crescer.

 

Para fazeres CO2, podes fazer assim (nao te vou dizer as quantidades pq eu tb fazia a olho)

 

Fermento de padeiro que se vende aos cubos

Bicarbonato de sódio(fermento de bolos normal)

2 pacotes de gelatina

Água

Garrafa de coca-cola 2L

Tubo

 

Fazes 1litro de gelatina com os 2 pacotes, daquela que tem sabores...se quiseres a casa a cheirar a morango...faz de morango.

Deixas arrefecer um bocado e com um funil colocas dentro da garrafa de coca-cola

Deixas no frigorifico de um dia para o outro

No outro dia, dissolves em cerca de meio litro um bocado do fermento de padeiro, e o bicabornato de sódio e colocas dentro da garrafa, agora com a gelatina solidificada.

Na tampa da da garrafa de coca-cola fazes um furo ao centro

Num dos lados do tubo de borracha alargas a ponta com alguma coisa quente, e passas o lado mais estreito do tudo pelo buraco da garrafa, de modo a que o lado mais largo fique entalado pelo lado de dentro do buraco que fizeste.

Dentro da garrafa apenas deve ficar cerca de 2cm de tubo

Na outra exterminado do tubo que tens, colocas de preferencia uma espiral de modo a maximizar o tempo que as bolhas de CO2 vão estar dentro de água, assim em vez de fazerem uma viagem em linha recta para cima, vão andar às voltas até atingirem a superficie.

 

Tem atenção que ao espaço que fica entre o tubo que está dentro da garrafa e o liquido, não pode ficar perto, o liquido pode fazer espuma devido à fermentação, subir pelo tudo e entrar no aquário e tu nunca vais querer isso que aconteça...as bactérias que estão dentro da garrafa consome-te o oxigénio da água num instante e os peixes...ficam sem ele.

 

 

Resposta excelente a serio ; )

 

futuramente ja vou saber como é ! ;)

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que te esclareceu em alguns pontos, fico contente

 

Ja agora podes responder.me se posso deixar os meus peixes laranjas de agua fria com os de agua quente que irei por, ou havera problema?

 

os peixes de agua fria teem 2 deles 4 cm e o grande alguns 8

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Esses peixes de água fria crescem até aos 30 cms. Se lhes aqueceres a água, o metabolismo acelera e crescem ainda mais depressa para além de lhes encurtares a esperança de vida.

 

A César o qué de César, aos peixes de água fria, água fria. (estou mesmo inspirado :music_singguitar: ).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Esses peixes de água fria crescem até aos 30 cms. Se lhes aqueceres a água, o metabolismo acelera e crescem ainda mais depressa para além de lhes encurtares a esperança de vida.

 

A César o qué de César, aos peixes de água fria, água fria. (estou mesmo inspirado :music_singguitar: ).

Cumps.

 

Obrigado, mas por enquanto estao em agua quente, vou por os neons com eles ^^

É claro que quando tiver alguem que fique com eles os dou, mas como foram os primeiros peixes nao vou condena.los ja a morte : )

 

Acho que por enquanto nao ha problema.

 

Ja agora, tenho uma ampularia, quanto espaço sem agua na parte de cima do aquario devo deixar para que ela possa por os ovos?

 

(sim por acaso essa calhou bastante bem ^^ xD)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.