O meu Aquário desde o início


Dsaghy

Recommended Posts

Olá a todos. Gostaria de deixar aqui registado o meu percurso enquanto aquariofilista, com dois anos de experiência e espero que, se não puderem retirar alguns ensinamentos desse percurso, que se divirtam, ao menos um pouco.

 

Começou há 3 anos quando decidi oferecer um aquário à minha mãe, mas uma coisa, que na altura, eu considerasse em condições. Então dei-lhe um de 120 L e documentei-me um pouco acerca de alguns aspectos básicos que acho serem necessários para se iniciar o hobbie. Montei o aquário, deixei-o em repouso durante um mês e depois comecei a introdução de peixes...alguns morreram, outros aguentaram este tempo todo, como é o caso de um pleco a que chamo o Herói, pois um certo dia a minha mãe lembrou-se de limpar as plantinhas do aquário, de plástico, claro está, com...digamos, sonasol verde!!!! resultado neons negros, tetras serpae, e dois escalares lindos que tinha ja há um ano e meio lá se foram pelo cano de esgoto abaixo, resistindo apenas esse pleco de que falei...não acham que o nome lhe assenta bem? mas bem, o bichinho de ter um aquario cresceu e uns meses mais tarde é-me oferecido um da mesma capacidade do da minha mãe: 120 L. Da experiência que tinha de ter montado o primeiro houveram passos que já sabia, contudo, não evitei a mortandade que geralmente acontece num aquário novo..scalares, neons, caracóis, tubarões bala, corydoras.....etc etc......tinha ai de facto cuidado com o pH, nitritos, nitratos e todas essas coisas....contudo mantive um aspecto que considero fundamental: não lavar os materiais do aquário com quaisquer detergentes!!!

 

2.JPG

 

Como podem ver, o tronco sujou a água toda durante uns tempos, mas após um interminável número de mudas da água lá consegui que ficasse com um aspecto mais limpinho. Depois comecei a introduzir os primeiros peixes e as primeiras plantas e os tufos de algas que aí vêm na foto, infestaram-me o aquário por largos meses....para terem uma ideia, limpava-o num dia e no outro tinha o vidro cheio de algas verdes.

 

3.JPG

 

Estava engraçado mas minimalista e á medida que as plantas foram morrendo foram substituidas por similares de plástico. Gostei do resultado

 

5.jpg

 

Um dos raros momentos em que consegui fazer uma foto em condições a um dos corydora...mas que ficou com pose...Lol

 

6.JPG

 

Depois, alterei ligeiramente os elementos decorativos perto do filtro, que me pareceu ficarem melhor, fazendo um fundo rochoso com o xisto, que é a forma que mantem actualmente e com a luz azul, introduzida em abril, como demonstra a foto abaixo. Foi uma inovação e que de facto lhe confere um ar alternativo e os habitantes também não parecem importar-se muito com isso. Tenho-o iluminado 12 horas dia. A decoração tem-se mantido mais ou menos inalterada há cerca de um ano, mas não desgosto de como está actualmente.

 

Aquario%20graffitti.jpg

 

O filtro é do mais simples que há: biológico com a esponginha azul para depósito das bactérias filtrantes limpa de três em três semanas, altura em que substituo 4/5 da água directamente da torneira, sem adição de quaisquer produtos para neutralizar o cloro ou o que seja. Bomba que vinha com o aquário, nem sei o débito /hora mas que se tem revelado boa. Termostato de 150 w, com a temperatura da água a rondar os 26 ºC.

Fauna: 2 dollares, um corydora cinza e outro albino, e 2 barbos tigre, 4 tetra serpae, 4 danios zebra. Quero comprar mais danios zebra pois considero que sejam peixes muito vivos e resistentes também. Neons negros são tb uma boa opção. Alimento-os com comida da tetra, se bem que ja usei da Friskyes que tb é de boa qualidade, de três em três dias.

Tenho tido bons resultados em termos de manutenção. Não vejo o pH há muito tempo nem outros parâmetros mas tenho o melhor indicador de todos: há meses que não me morre um peixe, se bem que matei um com o iman de limpeza (os instintos de fuga já estão atrofiados, LOL).

Mais, como o plano de fundo não se via bem, do lado de fora do aquário, coloquei-o do lado de dentro, sem grande problemas....uma vez que pensei que as tintas poderiam libertar substancias tóxicas para a água, o que não aconteceu. O meu aquário é um verdadeiro campo de experiências....já agora, não considero os barbos tigre e os tetras serpae tão agressivos como se escreve por aí.

 

As vossas impressões e comentários serão bem-vindos.

Editado por Dsaghy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá eu sou novo por aqui, este é o meu primeiro post, eu ando a ler umas coisinhas aqui e ali, pois gostava de me iniciar na aquariofilia, estou a adorar o que ando a ver.

 

Gostei imenso do teu aquario, desejo-te continuação de bom trabalho nele.

 

Os meus parabéns....

Editado por nes

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá eu sou novo por aqui, este é o meu primeiro post, eu ando a ler umas coisinhas aqui e ali, pois gostava de me iniciar na aquariofilia, estou a adorar o que ando a ver.

 

Gostei imenso do teu aquario, desejo-te continuação de bom trabalho nele.

 

Os meus parabéns....

 

Obrigado! e naquilo que puder ajudar...podes contar com umas dicas...Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! e naquilo que puder ajudar...podes contar com umas dicas...Abraço!

Agora já sabes o que dizer a quem disser que é psicadélico, ou lá o que é. Mostra-lhes o aquário bem de perto, de preferência com a cabeça debaixo de água... :P ... para verem melhor os detalhes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já sabes o que dizer a quem disser que é psicadélico, ou lá o que é. Mostra-lhes o aquário bem de perto, de preferência com a cabeça debaixo de água... :medieval_mace: ... para verem melhor os detalhes.

Cumps.

 

LOl....podes crer......

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.