Joel Bonifácio Publicado Dezembro 2, 2008 Publicado Dezembro 2, 2008 (editado) Ola, alguem me pode trocar por miudos as seguintes frases da loja HA, passo a citar : "Como informação adicional, informamos que a diluição do Cloreto de Potássio é pouco dependente da temperatura ambiente, sendo no entanto um processo endotérmico, pelo que, a utilização de agua quente pode diminuir o tempo de diluição. " e "Como informação adicional, informamos que a diluição máxima do KNO3 é dependente da temperatura. Ou seja, se dissolver mais do que a solubilidade dele á temperatura ambiente, pode ocorrer precipitação de cristais do mesmo." O que é que isto quer dizer, que eu nao percebi muito bem, pois comprei, KNO3 - 1000g e KCl - 1000g, e agora queria disolver em 1L de agua destilada, existe algum problema ? obrigado. Editado Dezembro 3, 2008 por CrazyBony Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Murkas Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 Ola, alguem me pode trocar por miudos as seguintes frases da loja HA, passo a citar : "Como informação adicional, informamos que a diluição do Cloreto de Potássio é pouco dependente da temperatura ambiente, sendo no entanto um processo endotérmico, pelo que, a utilização de agua quente pode diminuir o tempo de diluição. " e "Como informação adicional, informamos que a diluição máxima do KNO3 é dependente da temperatura. Ou seja, se dissolver mais do que a solubilidade dele á temperatura ambiente, pode ocorrer precipitação de cristais do mesmo." O que é que isto quer dizer, que eu nao percebi muito bem, pois comprei, KNO3 - 1000g e KCl - 1000g, e agora queria disolver em 1L de agua destilada, existe algum problema ? obrigado. Tudo depende da quantidade que queiras diluir... A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 4, 2008 Autor Publicado: Dezembro 4, 2008 Tudo depende da quantidade que queiras diluir... eu tava a pensar diluir os 1000g por um 1l de agua, o meu aquario tem cerca de 420 l. Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
João Lopes Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 eu tava a pensar diluir os 1000g por um 1l de agua, o meu aquario tem cerca de 420 l. Isto vai ser impossivel devido ao limite de solubilidade do KCl e do KNO3, que deve andar a volta de 300 e tal gramas por litro, pesquisa por limite de solubilidade dos compostos e verás. As outras frases. Indica que é um processo endotérmico logo é um processo que vai absorver energia. A agua quente tem mais energia "armazenada" que a água fria e consequentemente irá fornecer mais energia para o processo.. A ultima frase indica o que referi em cima, devido ao limite de solubilidade se tentares dissolver 1kg num litro o que pode acontecer é que 300 gramas dissolvem-se e as restantes ficam no fundo em forma de "pó". o que poderás fazer é aquecer a água para aumentar o limite de solubilidade neste caso.
jpospr Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 ....mas quando a água arrefecer, volta a ficar o pó no fundo....não? Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
João Lopes Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 Sim, voltará a haver cristalização.
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 8, 2008 Autor Publicado: Dezembro 8, 2008 Bem que confusão entao... tipo eu já misturei 1000g de potassio em 1l de agua e de facto aquilo nao se disolvel, ficou tudo no fundo isto tudo porque ? porque tive a consultar aquelas calculadoras em que para o meu aquario de 420 L se misturar 1000g de potassio com 1l de agua me iria subir cerca de 1ppm... Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Just_me Publicado: Dezembro 8, 2008 Publicado: Dezembro 8, 2008 para salvar a situação, pegas no conteudo e despejas para um garrafã ode 5l, metes mais agua na garrafa, para limpar e despejas para o garrafão. enches o garrafão até 4,5l +- agitas até dissolver tudo, enches até aos 5l e pronto. tens a tua mistura feita. podes agora dividir para garrafas mais pequenas. no teu caso, cada 4ml adicionam 1ppm de potássio ao aquario. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 8, 2008 Autor Publicado: Dezembro 8, 2008 para salvar a situação, pegas no conteudo e despejas para um garrafã ode 5l, metes mais agua na garrafa, para limpar e despejas para o garrafão. enches o garrafão até 4,5l +- agitas até dissolver tudo, enches até aos 5l e pronto. tens a tua mistura feita. podes agora dividir para garrafas mais pequenas. no teu caso, cada 4ml adicionam 1ppm de potássio ao aquario. Obrigado, ja pensava em mandar aquilo para o lixo xD 5l, é muito, depois aquilo nao se estraga? vai dar para um tempao.... Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
babykhan Publicado: Dezembro 9, 2008 Publicado: Dezembro 9, 2008 Boas Se adicionares a dose necessária para obter a concentração recomendada de 20 ppm's, gastas 8o ml da solução do garrafão. Como referiu o Just_me, 4 ml aumentam em 1 ppm a concentração de Potássio, logo, ainda tens 4900 e tal ml disponíveis para ires repondo em função do que vai sendo absorvido pelas plantas e extraído com as TPA's. Tens desse modo o suficiente em stock para durar sensivelmente até acabar. Numa próxima oportunidade compras menos, ou compras a mesma quantidade, não adicionas é mais que 200 gr por cada litro de água. Por outro lado, o volume que referes é o total útil do Aqua, há que subtrair a esse volume o que foi ocupado com substrato e hardscape. Se a esse valor forem retirados 70 l necessitas apenas de 3 ml da solução para aumentar um ppm de K. Espero ter sido útil. Abraço O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 9, 2008 Autor Publicado: Dezembro 9, 2008 Boas Se adicionares a dose necessária para obter a concentração recomendada de 20 ppm's, gastas 8o ml da solução do garrafão. Como referiu o Just_me, 4 ml aumentam em 1 ppm a concentração de Potássio, logo, ainda tens 4900 e tal ml disponíveis para ires repondo em função do que vai sendo absorvido pelas plantas e extraído com as TPA's. Tens desse modo o suficiente em stock para durar sensivelmente até acabar. Numa próxima oportunidade compras menos, ou compras a mesma quantidade, não adicionas é mais que 200 gr por cada litro de água. Por outro lado, o volume que referes é o total útil do Aqua, há que subtrair a esse volume o que foi ocupado com substrato e hardscape. Se a esse valor forem retirados 70 l necessitas apenas de 3 ml da solução para aumentar um ppm de K. Espero ter sido útil. Abraço Sim claro que fostes util obrigado Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 9, 2008 Publicado: Dezembro 9, 2008 Olá. 5l, é muito, depois aquilo nao se estraga? vai dar para um tempao.... Não... não se estraga. Desde que não deixes a água evaporar, ou seja, que mantenhas o recipiente fechado, não há qualquer problema. Não te esqueças é de indicar o que está no interior do garrafão ou das garrafas, uma vez que a solução é incolor e pode ser confundida com água simples. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
pc_one Publicado: Dezembro 9, 2008 Publicado: Dezembro 9, 2008 Boas Se adicionares a dose necessária para obter a concentração recomendada de 20 ppm's, gastas 8o ml da solução do garrafão. Como referiu o Just_me, 4 ml aumentam em 1 ppm a concentração de Potássio, logo, ainda tens 4900 e tal ml disponíveis para ires repondo em função do que vai sendo absorvido pelas plantas e extraído com as TPA's. Abraço OI, espera aí, quém não percebeu agora, fui eu!!! então e como saberemos que quantidade adicionar nos outros dias e nas Tpa´s como vamos saber quantas ppm´s baixou (foram utilizadas pelas plantas) em 24h, por exemplo... Cumps... PedroC.
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 9, 2008 Publicado: Dezembro 9, 2008 Olá. Potássio... não sabes. Os testes são bastante caros, e nunca vi cá em Portugal à venda. Quanto muito, medes os NO3 e PO4 e fazes uma estimativa para o Potássio. Há quem se guie pela seguinte regra empírica (está a bold de propósito, porque não passa disso mesmo, uma regra empírica que não tem qualquer fundamento teórico). Por cada 1 ppm de NO3 consumido, consomem-se 2 de K. E por cada 1 ppm de PO4 consumido, consomem-se 10 ppm de K. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
babykhan Publicado: Dezembro 10, 2008 Publicado: Dezembro 10, 2008 Ou vais por outra ainda mais empírica, que é ver a reacção das plantas... O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 10, 2008 Autor Publicado: Dezembro 10, 2008 Ou vais por outra ainda mais empírica, que é ver a reacção das plantas... isso é um pouco arriscado. ainda aparece um boom de algas Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 10, 2008 Autor Publicado: Dezembro 10, 2008 (editado) A unica alga que nao consigo controlar é a Green Dust Algae GDA acho que é esta ... è aquela que deixa os vidros todos verdes. Todas as semanas tenho que la andar a limpar o vidro. tembem tenho a Hair/Thread Algae, a que parece uns cabelos, mas mesmo muito pouco apenas numa planta, mas está controlavel. Editado Dezembro 10, 2008 por CrazyBony Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 10, 2008 Autor Publicado: Dezembro 10, 2008 Uma outra duvida que tenho é o seguinte, apensar de fertelizar todos os dias com magnesio cerca de 4ml com os fertelizantes liquidos da HA. Tive a medir com os testes da SERA o Mg, e aparece sempre a 0, segundo o que diz o fabricante " Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 0.2ppm de Magnésio (Mg). " mesmo deitando logo 1L todo de uma vez(supondo), nao iria ficar com os ppm recomendados, como é que posso subir o magnesio lentamente, ate atingir os valores correctos ? Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
babykhan Publicado: Dezembro 10, 2008 Publicado: Dezembro 10, 2008 Boas De facto, se deitares o frasco todo não vais ter a concentração recomendada, e atenção que estou a afirmar que mesmo que atires com o frasco vazio e tudo lá para dentro não vais ter a concentração de Mg recomendada. E porquê, perguntas tu. Porquê? É fácil. Porque a concentração recomendada é... ...suspense... Um solo de guitarra dos Pink Floyd... 5 a 10 ppm de Mg (através de uma solução de MgSO4 + 7H2O Sulfato de Magnésio Heptahidratado), logo se deitares o frasco todo não vais ter esse valor, ou vais, não se sabe... Para não pensares que tenho uma cabeça do tamanho de uma Bola de Nivea (aquelas que se viam nas praias, 'back in the day'...) deixo-te aqui o link para uma calculadora que quase faz estes cálculos por ti. É bastante completa e tem links muito úteis com respostas comprovadamente válidas para várias questões que possas ter. Espero agora ter sido útil. Abraço P.S. Não descartes todavia a hipótese de os teus testes terem entregue a alma ao criador... (Com esta frase atingi os mínimos olímpicos para a competição de, O maior numero de T's numa só frase. ) O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Just_me Publicado: Dezembro 11, 2008 Publicado: Dezembro 11, 2008 acho que estão a fazer mal as contas... então se 1ml acrescenta 0.2ppm em 100L e se tu tens 420L (vamos arredondar para 400 para fazer as contas simples). então 4ml acrescentam 0.2ppm em 400l então 40ml acrescentam 2ppm em 400l 100ml acrescentam 5ppm em 400l 200ml acrescentam 10ppm em 400l no entanto...fazes trocas de agua? é que para quem faz trocas de agua regularmente o magnésio que vem na agua da torneira ainda é bastante, na maior parte das regiões. podes telefonar ou ver o site do fornecedor de agua para pedires valores da tua agua, testas com os teus testes e logo vês se entregaram a alma ao criador, que tambem me parece o mais provavel. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 11, 2008 Autor Publicado: Dezembro 11, 2008 acho que estão a fazer mal as contas... então se 1ml acrescenta 0.2ppm em 100L e se tu tens 420L (vamos arredondar para 400 para fazer as contas simples). então 4ml acrescentam 0.2ppm em 400l então 40ml acrescentam 2ppm em 400l 100ml acrescentam 5ppm em 400l 200ml acrescentam 10ppm em 400l no entanto...fazes trocas de agua? é que para quem faz trocas de agua regularmente o magnésio que vem na agua da torneira ainda é bastante, na maior parte das regiões. podes telefonar ou ver o site do fornecedor de agua para pedires valores da tua agua, testas com os teus testes e logo vês se entregaram a alma ao criador, que tambem me parece o mais provavel. Pois exacto. Sim faço TPA, todas as semanas cerca de 100L. Mas a pensar que ando a fazer muito, principalmente agora nao inverno por causa da mudancas bruscas de temperatura, tenho a 28, desce mais ou menos para 23/24ºC, qual é o site em que posso consultar os valores da agua aqui na minha zona ? eu há umas boas semanas tive a medir aqui a agua que sai da torneira e deu me 0 de Mg. tenho que voltar a medir. Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
LBarreiro Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 Olá. Potássio... não sabes. Os testes são bastante caros, e nunca vi cá em Portugal à venda. Quanto muito, medes os NO3 e PO4 e fazes uma estimativa para o Potássio. Há quem se guie pela seguinte regra empírica (está a bold de propósito, porque não passa disso mesmo, uma regra empírica que não tem qualquer fundamento teórico). Por cada 1 ppm de NO3 consumido, consomem-se 2 de K. E por cada 1 ppm de PO4 consumido, consomem-se 10 ppm de K. Cumprimentos Luís Fortunato Boas, Peço desculpa estar a aproveitar este post para colocar uma duvida mas aqui vai... Tal como o Luis refere não existem testes para o Potássio, então como se pode fazer uma análise ao que estamos a aplicar deste macro elemento? Tenho um Aqua de 200L. Comprei KCL e fiz um diluição a 0.5ppm e estou a adicionar por dia 10ml portanto 5ppm. Não sei como verificar se está correcto. Alguma opinião? Cumprimentos [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111960&hl="][img]http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/gallery_28824_954_19127.jpg[/img][/url]
Just_me Publicado: Dezembro 15, 2008 Publicado: Dezembro 15, 2008 como ver se a dose está correcta ou se estão a colocar a mais ou a menos? vão diminuindo a dosagem, podem começar por baixar para metade, verificar se em 1 semana ou 2 começam a existir sinais de carência, se não existirem, baixem novamente para metade, esperem mais 1 semana ou 2. no dia que notarem deem duas vezes a dose que estavam a dar e aumentem a dosagem por 25%, verifiquem se as carências deixam de se notar ou se as plantas continuam a exibir sinais de carência. repetir. exemplo: O joão coloca 10ml da sua solução de potássio todos os dias. acha que está a colocar a mais. durante das duas semanas seguintes coloca 5ml. não notou nenhuma carência. duas semans depois decide cortar novamente a dosagem, passa a colocar 2,5ml. Ao fim de 1 semana começa a notar carências de potássio nas plantas. nesse dia colocou 5ml e passou a colocar 3ml de potássio todos os dias. tudo se manteve bem durante 2 meses, agora tinha mais plantas e começaram a aparecer novamente as carências, decidiu aumentar a dosagem para 4ml e passado uns dias ja nao tinha qualquer problema. este foi apenas um exemplo( nao foi incluida a concentração da solução propositadamente para não seguirem a dosagem, ja que não era esse o objectivo) É muito dificil ter dosagens estáticas, principalmente para quem ainda nao tem experiencia com plantas, e as dosagens não teem de ser estáticas, podem ir alterando. Pode até nao existir problema com o que estão a colocar no aquario, excepto para a carteira. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
LBarreiro Publicado: Dezembro 15, 2008 Publicado: Dezembro 15, 2008 como ver se a dose está correcta ou se estão a colocar a mais ou a menos? vão diminuindo a dosagem, podem começar por baixar para metade, verificar se em 1 semana ou 2 começam a existir sinais de carência, se não existirem, baixem novamente para metade, esperem mais 1 semana ou 2. no dia que notarem deem duas vezes a dose que estavam a dar e aumentem a dosagem por 25%, verifiquem se as carências deixam de se notar ou se as plantas continuam a exibir sinais de carência. repetir. exemplo: O joão coloca 10ml da sua solução de potássio todos os dias. acha que está a colocar a mais. durante das duas semanas seguintes coloca 5ml. não notou nenhuma carência. duas semans depois decide cortar novamente a dosagem, passa a colocar 2,5ml. Ao fim de 1 semana começa a notar carências de potássio nas plantas. nesse dia colocou 5ml e passou a colocar 3ml de potássio todos os dias. tudo se manteve bem durante 2 meses, agora tinha mais plantas e começaram a aparecer novamente as carências, decidiu aumentar a dosagem para 4ml e passado uns dias ja nao tinha qualquer problema. este foi apenas um exemplo( nao foi incluida a concentração da solução propositadamente para não seguirem a dosagem, ja que não era esse o objectivo) É muito dificil ter dosagens estáticas, principalmente para quem ainda nao tem experiencia com plantas, e as dosagens não teem de ser estáticas, podem ir alterando. Pode até nao existir problema com o que estão a colocar no aquario, excepto para a carteira. Obrigado, pela tua resposta. Agora outras duvidas se levantam... Quais são os sintomas de falta de Potássio? Questiono este ponto pois como já foi referido diversas vezes os 3 macro nutriente têm de existir, pois caso contrário nenhum é consumido. Já nos micro e pelo que tenho lido consegue-e facilmente identificar o que está em falta. A utilização de K está a dar comigo em doido por não conseguir medir resultados! Cump. e obrigado [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111960&hl="][img]http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/gallery_28824_954_19127.jpg[/img][/url]
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 15, 2008 Autor Publicado: Dezembro 15, 2008 qual é o site em que posso consultar os valores da agua aqui na minha zona ? eu há umas boas semanas tive a medir aqui a agua que sai da torneira e deu me 0 de Mg. tenho que voltar a medir. Ainda nao descobri o site Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Recommended Posts