Recommended Posts

Publicado

Boas!

Iniciei-me na aquariofilia há cerca de meses.

Optei pela água salgada... acho que percebendo zero do assunto, tanto faria começar por um ou outro!

Comprei um Sera (daqueles que vêm com tudo incluído) de 130l e até agora, e graças aos preciosíssimos conselhos da equipa da Aquaplante em Benfica, está tudo a correr 5 estrelas!!

Há 15 dias introduzi a equipa de limpeza (2 turbos e 4 eremitas), no sábado 3 corais moles (lindíssimos!) e ontem não resisti e comprei um mithrax espectacular!

Ainda não tenho peixes... provavelmente no próximo fim de semana...

Agora vamos à parte da dúvida... eu coloquei cerca de 10kg de rocha viva no aquário... já me disseram que é mais do que suficiente e tb já me disseram que deveria ter o dobro!!

Qual é a vossa opinião?

A não ser que seja mesmo necessário, não gostava de ter um aquário 'atafulhado' em rocha...

Abraços

Publicado:

Boas,

Quanto à quantidade de rocha, 20 kg.

Ainda não tenho peixes... provavelmente no próximo fim de semana...

Não faças isso. Deixa o aquário ciclar. Daqui a cerca de 2 meses, se os parâmetros estiverem bons, podes começar a introduzir os peixes.

Já agora, mete aí o Setup completo.

Abraço,

Paulo

Publicado:

ora o setup?... pois...

Aquilo é um 'plug&play' da Sera de 130l... já vem tudo incluído, bomba, escumador, iluminação, luz UV, matéria filtrante, etc... e está a ciclar já há 2 meses, com os valores todos estáveis.

A minha dúvida é: até que ponto é REALMENTE necessário colocar 20kg de rocha?

Do ponto de vista visual acho que está perfeito assim, agora, há desvantagens REAIS em ter menos rocha?

Obrigado.

Publicado:

Boas,

A vantagem da maior quantidade da rocha viva, é uma maior capacidade de filtragem a àgua, pelos organismos que povoam a RV. Quanto ao sistema plu&play que tens, não posso tecer cosiderações, visto nunca ter optado por um sistema deste tipo. Considero-os bastante limitativos pelas suas características. Vem tudo muito " à pele " para se montar o que por vezes pretendemos. Eu, prefiro fazer os meus setup`s e comprar tudo em separado. Normalmente, sobredimensionados.

Abraço,

Paulo

Publicado:

Ok, portanto qt mais rocha, maior a capacidade de filtragem... isso já é um bom argumento!

Assim sendo, vou ponderar a compra de mais uns kilitos...

Obrigado.