ciceroribeiro Publicado Dezembro 1, 2008 Publicado Dezembro 1, 2008 Olá. Estou começando a criar Discus e tenho 6 ainda jovens: 2 pigeon blood checkboard (mais ou menos 5 meses), 2 alenquer (mais ou menos 8 meses) e 2 blue turquesa (mais ou menos 8 meses). Possuo um aquário de 400 litros (110x60x60) e um samp de 50x50x50. A configuração do aquário é: 3,6 Kg de Substrato Fertil Plant (PRODAC) no fundo 30 kg de areia de piscina 3 troncos pequenos e dois grandes CO2 caseiro 2 lâmpadas day max coralife de 40W A parte de trás do aquário é pintada de preto. Os peixes são alimentados com Sera Granulat, NRD Inve e Antistress Inve. O aquário possui também algumas plantas que não sei o nome, mas estou colocando as fotos e a quantidade de mudas de cada uma. 25 mudas 1 muda 2 mudas O PROBLEMA: Notei alguns sinais estranhos em dois dos meus Discus. Em um pigeon blood, surgiu uma mancha branca em um dos olhos que parece ser uma carne esponjosa. Ele foi colocado em um aquário hospital. No primeiro dia, foi tratado com Labcon Íctio e Labcon Aqualife. Não houve mudanças e no dia seguinte coloquei Wound-Ease da Mydor pensano na possibilidade de infecção bacteriana. No dia seguinte (hoje) não houve nenhum sinal de melhora. Fui a uma loja de aquarismo e eles me recomendaram o Ectopur da Sera. Acabo de colocar, mas como estou muito preocupado, gostaria que dessem uma opinião. Vale lembrar que quando o adquiri, ele não se alimentava bem por ter uma espécie de estrabismo, o que parece ter mudado atualmente. OLHO ANTES DA DOENÇA OLHO AGORA O blue turqueza está com algumas marcas no início da testa, que parece ser machucado, mas não tenho certeza. Ele ainda não está no aquário hospital. Estou com medo de ser a doença do buraco na cabeça (hole-in-head). Alguém poderia me ajudar? Estou muito preocupado com eles. Obrigado.
Pedro.Soares Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 Boas Se os peixes comem administre flagyl na comida.Se não come esha hexamita na agua.O turquesa tem vários furos no focinho/cabeça....Possivelmente provocado pelo hexamita.... Cumprimentos
ciceroribeiro Publicado: Dezembro 2, 2008 Autor Publicado: Dezembro 2, 2008 Boas Se os peixes comem administre flagyl na comida.Se não come esha hexamita na agua.O turquesa tem vários furos no focinho/cabeça....Possivelmente provocado pelo hexamita.... Olá. Obrigado pela resposta. Continuo com uma dúvida: A hexamita pode ficar muito tempo sem evoluir? Falo isso porque esses furos estão presentes em todos os meus Discus azuis desde pequenos e nunca aconteceu nada que eu pudesse associar à doença. Eles nadam normalmente e comem bastante. Apenas tenho notado que eles tem ficado mais escuros por períodos longos (metade do dia claros e de repente escurecem). Aproveito para dar os parâmetros da água: ph 6,8 amônia 0,25 e temperatura 32 graus. Abraços.
WavePhase Publicado: Dezembro 2, 2008 Publicado: Dezembro 2, 2008 (editado) Boas,pela pequena experiência que tenho com os meus discus,axo que não tens muito com que te preocupares,esses buraquitos que vez no turqueza são naturais em todos os discus,isso não é a doença do buraco,pois essa doença provoca verdadeiros buracos na cartilagem do peixe e liberta uma género de pus que mais parece um verme a sair do buraco,essa doença já eu tive num dos meus,mas detectada a tempo trata-se sem problemas,a unica coisa que esse discu tem é uma pequena arranhadela mais nada. Em relação ao olho do outro discu tb não vejo nada de anormal,essa macha branca depende da perspectiva que olhas para o discu e da posição que ele tem o olho. Só te aconselho a diminuir a temperatura da água pra uns 28 ou 29 graus,é o suficiente,e claro se possivel eliminar a amonia por completo. Mas para tirares as duvidas aguarda que alguem mais pro se manifeste. Editado Dezembro 2, 2008 por WavePhase
ciceroribeiro Publicado: Dezembro 2, 2008 Autor Publicado: Dezembro 2, 2008 Boas,pela pequena experiência que tenho com os meus discus,axo que não tens muito com que te preocupares,esses buraquitos que vez no turqueza são naturais em todos os discus,isso não é a doença do buraco,pois essa doença provoca verdadeiros buracos na cartilagem do peixe e liberta uma género de pus que mais parece um verme a sair do buraco,essa doença já eu tive num dos meus,mas detectada a tempo trata-se sem problemas,a unica coisa que esse discu tem é uma pequena arranhadela mais nada.Em relação ao olho do outro discu tb não vejo nada de anormal,essa macha branca depende da perspectiva que olhas para o discu e da posição que ele tem o olho. Só te aconselho a diminuir a temperatura da água pra uns 28 ou 29 graus,é o suficiente,e claro se possivel eliminar a amonia por completo. Mas para tirares as duvidas aguarda que alguem mais pro se manifeste. Olá WavePhase. Obrigado pelas respostas. Com relação aos buracos, acho que você está certo. Já a mancha no olho não é problema da perspectiva, ele está mesmo com ums espécie de algodão branco. Olhe a foto abaixo... Continuo em dúvida: O que é realmente essa mancha...? Mais um dia se passou e ela continua lá. A temperatura da água está em 32 porque ouvi falar que acima dessa temperatura, os disco tem menor probabilidade de pegarem doenças e infecções. Quanto a amônia, está difícil de controlar, tenho feito TPA's semanais, e mesmo assim, a amônia não some....
WavePhase Publicado: Dezembro 2, 2008 Publicado: Dezembro 2, 2008 (editado) Em relação á temperatura,um discu saudavel é muito resistente,por isso não pega assim tão facilmente nas doenças,mas essa do olho sinceramente nunca vi ou ouvi falar nada assim,pode ser uma lesão que o animal tenha talvez,mas através da foto não parece ser nada de grave,se o olho estivesse esbranquiçado ai sim, mas se a mancha alastrar ai é que me preocupava-me. Editado Dezembro 2, 2008 por WavePhase
ciceroribeiro Publicado: Dezembro 2, 2008 Autor Publicado: Dezembro 2, 2008 Em relação á temperatura,um discu saudavel é muito resistente,por isso não pega assim tão facilmente nas doenças,mas essa do olho sinceramente nunca vi ou ouvi falar nada assim,pode ser uma lesão que o animal tenha talvez,mas através da foto não parece ser nada de grave,se o olho estivesse esbranquiçado ai sim, mas se a mancha alastrar ai é que me preocupava-me. Obrigado WavePhase, de qualquer forma vou ver se mais alguém dá alguma opinião. Abraço!
ciceroribeiro Publicado: Dezembro 2, 2008 Autor Publicado: Dezembro 2, 2008 Mais alguém pra dar opnião??? me ajudem por favor... Obrigado.
jofranp Publicado: Dezembro 2, 2008 Publicado: Dezembro 2, 2008 Boas quanto ao problema no olho essa mancha abrange o olho todo parece que ficou turvo uma especie de pelicula se for isso podes por exa 2000 foi o que pus no aquario a pouco tempo por causa de um dos meus e passou por completo prelonguei o tratamento por mais 3 dias alem do que é dito no manual do medicamento. isso pode ter acontecido ou bulha entre eles ou ele que raspou com a vista em algum lado. o olho dele nao esta inchado ou saido para fora se isso acontecer e nao passar com o primeiro tratamento então podes pensar no que eu chamo tratamento de choque que é um recipiente com agua do aquario 1 colher de cha e meia de sal uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar e o peixe la para dentro nos primeiros dias pouco tempo ate veres que ele se aguenta bem repetes este tratamento ate ele ficar bom mas só em ultimo caso já fiz isto a um disco de um vizinho meu que ja tinha o olho em fase bastante avancada e ele passadas 2 a 3 semanas estava impecavel e ja tive um escalar meu que ja nao fui a tempo ficou cego dessa vista. É preciso é calma . José Pereira
cyberscare Publicado: Dezembro 2, 2008 Publicado: Dezembro 2, 2008 Ola Cicero! Isso do olho nao me parece nada de grave. O teu disco deve ter andado á bulha.. Nos meus quando tem assim o olho eu uso um pouco de melafix. Quanto aos buracos nao te preocupes que sao normais. OS meus sempre tiveram isso e estao muito bons de saude. Um abraço
Recommended Posts