Recommended Posts

Publicado

Tenho reparado que as minhas plantas teem tendencia a ficar com as folhas demasiado grandes em relação as que normalmente chegam ao meu aquario!

Acham que poderá ser mais uma questão de luz ou de fertilizantes?

Neste momento tenho 90W de fluorescentes compactas 6500K para +- 100l brutos, 85-90l uteis de água. A fertilização é feita com fertilizante da tetra e caseira com hortrilon.

Obrigado

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Isso é bom sinal, quando a planta cresce muito depressa (em busca de luz) é normal que fique mais espaçada entre os nós e claro como tem mais necessidade fique com folhas mais pequenas, além disso com pouca luz as folhas mais no fundo ficam muitas vezes às escuras. No teu caso a planta não tem essa necessidade de procura de luz, por isso vai crecendo mais devagar e quase todas as folhas absorvem luz, o que torna a planta mais robusta.

Já agora tenho curiosidade em ver fotos do teu aqua. :arrow:

26675160.img.jpg

Publicado:

Pois... assim que tiver de novo a minha digital, em principio posto.

Tambem ainda quero fazer umas alterações como agarrar riccia(que está a crescer numa maternidade) no tronco substituindo metade do musgo de java.

Deixar crescer um tapete de eleocharis vivipara e ter mais uns pés de ludwigia repens bem bonitos para meter no fundo central.

Mas realmente o que me está a fazer confusão é mesmo o tamanho das folhas. Nas ludwigia repens por exemplo estamos a falar do dobro do comprimento! E na hygophila polisperma estamos em algumas folhas a falar do tripo! pelo menos em relação ao comprimento das folhas de quando vieram da loja!

Mas se o "problema" é a luz ser boa...então nao sei o que fazer!!!

:arrow:

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

A ludwigia repens já cheguei a ter caules quase com o diametro de uma moeda de 1 cent. isso passava-se comigo porque sempre que tinha que podar fazia-o por baixo, ou seja o caule ia sempre ficando mais forte, é estranho pois esta planta no seu habitat nem se levanta muito acima do chão, é uma planta rastejante.

Agradeçe ao Sr. que te as vendeu pois tem bons genes.

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá!

A mim acontece exactamente o mesmo. A minha Ludwigia Repens está completamente diferente daquilo que era quando a comprei. Agora tem folhas largas e um caule bastante forte. Tinha a planta num aquário com 1W/Litro e agora que mudei para outro com menos luz, continua a crescer desta forma, embora mais lentamente.

A fertilização que utilizo é Hortilon e JBL Ferropol.

Talvez quando as compramos nas lojas, sejam ainda plantas muito novas, e as condições de fertilização e luz em que são criadas são certamente diferentes... :shock:

Abraços

Publicado:

Bem certamente são diferentes senão aposto que a maioria viria com algas, de facto só muito poucas são propagadas debaixo de água.

E isso é um problema, a planta tem que se adaptar, uma planta pouco exigente como a L. repens mal se nota, mas por exemplo uma pequena planta como a Glossostigma o trauma é muito maior e muitas vezes não conseguimos que cresca o suficiente para se adaptar.

26675160.img.jpg