tiago.cunha Publicado Agosto 17, 2004 Publicado Agosto 17, 2004 Olá pessoal. Depois de muito pesquisar no forum e conversar com várias pessoas e as opiniões divergiram, resolvi colocar este tópico. Bem, a questão é a seguinte, em todas as plantas ditas de caule (exemplo, cabomba) do meu nano plantado (montado a 3 semanas) estão crescendo raizes fora do substrato, ou seja, na coluna de água. Isso é normal de acontecer??? Tem alguma explicação para isso acontecer??? Essas plantas estão bastante bem, crescendo e se desenvolvendo normalmente, porem tem essa questão das raizes, que não é uma coisa muito legal (esteticamente). SETUP: 25Litros (reais) iluminação: 15+15W (luz do dia, aquastar) substrato: 5cm(laterita concentrada + azzo color condensed) injeção de co2 caseiro.
Frenchy Publicado: Agosto 17, 2004 Publicado: Agosto 17, 2004 Eu nao percebo grande coisa de plantas, mas quanto mede a tua camada de substrato fertil? Se calhar e muito pequena e a raiz tem de sair ... Nao sei é só uma ideia... Frenchy Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Just_me Publicado: Agosto 17, 2004 Publicado: Agosto 17, 2004 Essas raizes são as chamadas raizes adventicias se nao me engano...em principio não tem problema nenhum e apenas a planta quis arranjar novas maneiras de arranjar nutrientes ou maneiras de se agarrar. Como o aquario é novo as raizes das plantas podem nao se ter desenvolvido o suficiente e é mais fácil lançar na coluna de água do que no solo. Podes cortar essas raizes sem problemas. Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Frenchy Publicado: Agosto 17, 2004 Publicado: Agosto 17, 2004 Pelos vistos nao e nada do que eu disse! Entao mas se é uma raiz nao é necessaria para a planta? Cuidado para nao cortares algo mais que essas raizes! Frenchy Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
tiago.cunha Publicado: Agosto 17, 2004 Autor Publicado: Agosto 17, 2004 Será que se eu cortar essas raizes, elas tornaram a crescer novamente, ou devido as plantas ja terem conseguido enraizar um pouco mais no substrato elas iram parar de crescer??? è provavel né??? AHHH, o meu substrato tem 5 cm de altura. Obrigado.
Just_me Publicado: Agosto 17, 2004 Publicado: Agosto 17, 2004 Vao voltar a crescer e podes voltar a cortar Claro que há medida que a planta for enraizando e se o crescimento da planta puder ser sustentado pelas raizes vais ter menos raizes adventicias. Se a planta estiver a crescer muito para cima á procura de luz é provavel que cresçam mais destas raizes, ou se o areao for muito denso...e as raizes nao conseguirem penetrar. Resumindo, se a planta achar que nao consegue apanhar todos os nutrientes que precisa vai lançar mais destas raizes.Especialmente se os conseguir apanhar mais facilmente da coluna de água do que areao. Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
alex Publicado: Agosto 18, 2004 Publicado: Agosto 18, 2004 O fenómeno que descreves é perfeitamente normal e revela que as plantas em causa têm as condições ideais ao seu crescimento. Existem uma quantidade de plantas como a Elódea, entre outras, em que ocorre essa situação. O que normalmente se faz é cortar esse pé da planta um pouco abaixo dessas novas raízes e espeta-las no areão pois vai desenvolver-se uma nova planta. Saudações aquariofilas
Recommended Posts