Dúvidas Principiante


pmsmhome

Recommended Posts

Viva,

 

Estou a começar neste fantástico hobby com um aquario de 100 litros e tenho algumas dúvidas, que passo a descrever.

 

1º - Qual a percentagem e a periodicidade dos TPA's.

 

2º - Que produtos adicionar e analises de deve fazer apos um TPA.

 

3º - O meu fitro é da Capri e tem ceramica e esponjas, com que periodicidade devo limpar e mudar as esponjas / ceramicas.

 

4º - Quais as analises à agua que devo fazer e qual a melhor marca de testes.

 

5º - Tenho algumas plantas, com que regularidade devo adicionar substrato para a as plantas e qual o substrato a usar.

 

Para já são estas dúvidas básicas, mais virão.

 

Abraço,

 

Pedro Machado

Editado por pmsmhome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vindo,

Vamos lá então ver algumas dúvidas e mais:

 

1) - Depende da litragem do aquário e tipo de peixes (se sujam muito ou pouco... ou médio :bs_quesexclaim: )

 

2) - De início e após cada TPA adicionar um condicionador de água. De início adicionar bactérias de frasco (Sera Nitrivec, JBL Denitrol, Tetra Safestart...) para acelerar o CICLO DO AZOTO. Lê bem este último link do ciclo.

 

3) - As esponjas limpas quando começarem a entupir e reduzir o caudal de forma significativa; as cerâmicas não precisas de mexer. Se alguma vez vires que as cerâmicas precisam de ser lavadas, não mexas nas esponjas para manteres parte da colónia de bactérias (ciclo do azoto).

 

4) - Testes de amónia (NH3/NH4), nitritos (NO2), ambos tóxicos e costumam aparecer após a introdução dos 1ºs peixes. pH e KH, este último estabiliza o pH e deve estar acima dos 3ºd (graus alemães) ou 50 ppm.

Marcas: Sera, JBL, entre outras.

 

5) - :twisted: fora do meu ambiente. Eu e a jardinagem ainda estamos a conhecer-nos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5º - Tenho algumas plantas, com que regularidade devo adicionar substrato para a as plantas e qual o substrato a usar.

 

Boas, estamos a falar de substrato, que normalmente metes no fundo do aquario e cobres com o areão, se for isso metes e não mexes, a não ser que queiras mesmo desmontar o aquario todo! Podes é ir adicionando fertilizante liquido ou sólido. As quantidades é levares á risca a embalagem, muito importante levares os produtos à risca, não caias no erro de meter mais umas gotas para dar sorte, há produtos que podem ter impactos muito negativos, quer para a agua (PH por exemplo, ou colonia de bacteria) quer para os peixes! De produtos não te posso ajudar muito, eu uso o TetraPlant PlantaMin, que resulta bem para mim, mas possivelmente alguem com mais experiencia na area pode te explicar melhor.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado.

 

Neste momento estou a fazer o ciclo, e depois de ter tudo estabilizado, estava a pensar colocar inicialmente alguns Otto e ancistrus e depois gradualmente Guppy's , Platty's e Molly. Que acham?

 

O condicionardor que estou a usar é Stress Coat e para o Ciclo Stress Zyme, da Dali. Que acham? Depois de andar aqui no site estava a pensar comprar o Seachem Prime.

 

Já coloquei substrato da sera, estava era a pensar no substrato liquido à posterior.

 

Outras duvidas:

 

1- Para limpar os vidros do aquario por dentro que recomendam.

 

2 - Para o meu aqua de 100 litros acham suficiente:

 

2.1. - Luz de 18 Watts

2.2. - Termostato BluClima 100 W

2.3. - Bluepower 450 l /h

É que depois de ter ligado o filtro não se ve uma grande agitação na agua, somente algumas plantas a mexer e no topo agua a circular lentamente.

 

Junto umas fotos do meu aqua.

 

Agradeço as vossas opiniões / sugestões.

 

Mais uma vez obrigado.

 

 

Fotos Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os ottos sãom um tanto ou quanto sensíveis. Começa por pôr os ancistrus mas não te esqueças do Stress Zyme.

Verifica os valores de amónia não vás ter de fazer alguma TPA para não matares os peixes. Depois (uma semana +/-) verifica os nitritos.

Quando ambos estiverem a 0 o ciclo estará completo e podes fazer como disseste: introduzir os outros peixes lentamente.

 

Esse movimento lento da superfície já chega para oxigenar a água toda.

 

18 watts só para plantas pouco exigentes.

 

Para limpar o interior dos vidros: luva própria da JBL (não risca por muita força que faças) Pic_15208_39.jpg

 

Lâmina própria: Pic_15208_40.jpg

 

Cartão de crédito fora de prazo ou a descoberto :music_singguitar:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os ottos sãom um tanto ou quanto sensíveis. Começa por pôr os ancistrus mas não te esqueças do Stress Zyme.

Verifica os valores de amónia não vás ter de fazer alguma TPA para não matares os peixes. Depois (uma semana +/-) verifica os nitritos.

Quando ambos estiverem a 0 o ciclo estará completo e podes fazer como disseste: introduzir os outros peixes lentamente.

 

Esse movimento lento da superfície já chega para oxigenar a água toda.

 

18 watts só para plantas pouco exigentes.

 

Para limpar o interior dos vidros: luva própria da JBL (não risca por muita força que faças) Pic_15208_39.jpg

 

Lâmina própria: Pic_15208_40.jpg

 

Cartão de crédito fora de prazo ou a descoberto :music_singguitar:

Cumps.

 

O stress Zyme é paa colocar só no 1º, 7º e 14º dia certo? O que achas do Seachem Prime para usar nos TPA's em vez do Stress Coat?

 

Obrigado e desculpa estas perguntas básica, mas quero fazer as coisas em condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás de ler as instruções do Stress Zyme. Não costumo usar essa marca.

 

Quanto ao Seachem já ouvi dizer que , para além de mais concentrado do que o Stress Coat, também elimina amónia e nitratos, salvo erro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás de ler as instruções do Stress Zyme. Não costumo usar essa marca.

 

Quanto ao Seachem já ouvi dizer que , para além de mais concentrado do que o Stress Coat, também elimina amónia e nitratos, salvo erro.

Cumps.

 

 

Arranquei hoje de manhã com o ciclo usando o Stress Coat e Stress Zyme, daqui a quanto tempo mais ou menos, posso fazer os testes e introduzir os primeiros ancistrus?

 

Qaundo faço um TPA, devo adicionar só um condicionar ou devo utilizar tambem algo para bacterias?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranquei hoje de manhã com o ciclo usando o Stress Coat e Stress Zyme, daqui a quanto tempo mais ou menos, posso fazer os testes e introduzir os primeiros ancistrus?

 

Qaundo faço um TPA, devo adicionar só um condicionar ou devo utilizar tambem algo para bacterias?

 

 

Obrigado

 

Depois de ter os peixes colocados de quanto em quanto tempo devo fazer os testes de:

 

Ph

Nitratos

Nitritos

Amonia

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranquei hoje de manhã com o ciclo usando o Stress Coat e Stress Zyme, daqui a quanto tempo mais ou menos, posso fazer os testes e introduzir os primeiros ancistrus?

 

 

Qaundo faço um TPA, devo adicionar só um condicionar ou devo utilizar tambem algo para bacterias?

 

 

Obrigado

Pela minha experiência com outras marcas podes pôr peixes (UM) 24 horas depois do Stress Zyme. A decomposição dos seus dejectos e restos de comida vão alimentar as bactérias do stress Zyme decompondo-se em amónia e depois nitritos e finalmente nitratos.

 

Convém teres testes de amónia, nitritos e nitratos. Se os 2 primeiros ultrapassarem os 0,2 mg/l faz uma TPA generosa (30-40%). Quando estas duas substâncias estiverem a zero, o ciclo estará completo e poderás acrescentar outros peixes mas sempre aos poucos.

 

Li nas instruções do Stess Zyme para acrescentar 5 ml por 40 litros de água/semana. Isso é treta. As bactérias fixam-se nas superfícies (sobretudo no filtro) e estarias a desperdiçar bactérias, isto quando o aquário já estiver maturado.

 

Frequência dos testes:

- pH a seguir às TPAs.

- NO3 se vires que a água está a ficar verde ou há depósitos de "verdete" (micro-algas) em várias superfícies

- Amónia e nitritos sempre que houver doenças no aquário. Costumam estar na origem do enfraquecimento do sistema imunitário dos peixes e respectiva susceptibilidade a doenças.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.