Ajuda peixes a morrer


Nuno Toste

Recommended Posts

Ola eu montei um aquario a mais ou menos 2-3 semanas. Eu sempre tive peixes mas a uma certa altura decidi comprar uma tartaruga, que a tive de por num lago por motivos de espaço. Passados uns meses voltei a querer ter peixes, lavei bem o filtro que estava encaixotado ha muito tempo e comprei um coral artificial e pus umas pedrinhas para dar aspecto. Coloquei a agua e deixei repousar uns dias, e entao comprei os peixes:

-1 cometa

-1 cometa de veu

-1 telescopio

Eu nao queria estes peixes porque sempre gostei de peixes de agua quente mas tambem nao tinha termostato e a minha mae gosta muito destes de agua fria e ficou assim ,3 dias depois de colocar os peixes a agua ficou muito turva( branca), mas nao liguei muito, e começou a aparecer uns pontos brancos no peixe laranja e na loja me deram um produto azul para colocar de 5 em 5 dias 5 gotas por cada 10l como o meu aqua tem 18 litros eu coloquei 9 gotas. Começou a dar resultados por isso comprei 2 madakas douradas.

Uns dias depois morreu o peixe laranja e no seguinte o telescopio que apareçeu depaixo do filtro com os olhos mais inchados do que nunca. Agora so me resta o cometa de veu que tambem ganhou alguns pontos brancos mas muito poucos, ele anda sempre no fundo, respira muito pausadamente e quando deito de comer pareçe um louquinho. Come, deita fora, come , deita fora... e acaba por deixar a comida no fundo e os madakas hoje nem tocaram na comida, eu tirei uma amostra de comida que estava no fundo e a cor dela era azulada( penso que seja do produto). Penso que acabaram por morrer todos e gostaria se isso aconteçe-se comprar outro mas agora de agua quente . Perguntas:

- Que peixes me aconselhao a comprar?

-Que plantas devo por?

 

Peço desculpa por ter contado a historia toda

 

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O teu problema está em não teres feito o ciclo.

Ao não fazê-lo começaste sem as bactérias nitrificantes (ou "boas") que desintoxicam a água dos produtos derivados da decomposição dos dejectos dos peixes e restos de comida. Essas substâncias (amónia, nitritos (ambos tóxicos)e nitratos) mais as bactéras que se alimentam delas constituem o CICLO DO AZOTO.

 

Ao sujeitares os peixes a altos níveis de tóxicos, pois ainda não tinhas bactérias, enfraqueceste-lhes o sistema imunitário e ficaram à mercê de várias doenças como o íctio (pontos brancos: parasitas), exoftalmia (olhos esbugalhados: má qualidade da água, infecção bacteriana).

 

Se queres salvar esses peixes faz uma valente Troca Parcial de Água (40-50%) e acrescenta bactérias em frasco como a Sera Nitrivec ou o JBL Denitrol conforme as instruções do fabricante e continua a pôr remédio para os pontos brancos. Já agora que medicamento é?

 

Lê o link que te deixei acima e se tiveres dúvidas apita :bs_quesexclaim:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola obrigado por teres respondido

O produto que estou a utilizar um produto alemao( penso eu) muito parecido com este mas todo em azul

 

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http...Dpt-BR%26sa%3DG

 

O que diz na etiqueta é:

Aplicaçao: trata-se de um desinfectante universal na forma de soluçao de agua do aquario que tambem controla muitos parasitas perigosos para todos os peixes do aquario.Ataca os microorganismos perigosos- incluindo um parasita muito perigoso, o protozoário ichthyophthirius multifiliis, que causa os tao conhecidos pontos brancos. Tambem combate funcos, alem de outros protozoarios e bacterias que possam causar grandes infecçoes na pele dos peixes. etc.

 

Foi o que me deram na ornimundo de guimaraes.

 

Hoje o cometa de veu esta muito em baixo mesmo, coloca-se debaixo do filtro e ninguem o tira dali, eu pensava que estava morto por isso fui buscar a rede e quando lhe toquei ele renasceu dos mortos xD. Os unicos que estao sempre bem activos sao os madakas ( sao muito timidos) eles mexem-se bem , nao têm pontos brancos mas reparei que quando os alimentei eles nao comeram penso que os flocos ficaram azuldos devido ao produto, hoje vou fazer a super tpa.

 

Nuno Ferreira ( na minha foto pessoal esta um dos madakas que ainda resitem)

 

ps: os pontos brancos no cometa ja quase desapareçeram so restam 2 pontos na sua enorme cauda.

Editado por nfrtf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estao umas fotos dos peixes e da comida que deveriam ter comido :sick003:

 

O meu filtro

 

dsc01258rj1.th.jpg

 

O meu maior madaka

 

dsc01260bb4.th.jpg

 

O meu cometa de veu que passa maior parte do tempo assim quase sem se mexer

 

dsc01266nb0.th.jpg

 

Os restos de comida que os peixes nem tocaram

dsc01267fx2.th.jpg

 

E consegui tirar uma foto ao pruduto

 

dsc01279rr5.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pela cor da agua é o que o João disse , falta de ciclo e colocas-te muitos peixes logo de inicio.

os peixes de agua fria tambem teem a virtude de fazer muita "porcaria", Aconcelho-te a fazeres trocas de agua (retiras só uma parte á volta de 5L) de 2 dois em dois dias, além de melhorares a qualidade da agua tambem ajuda no tratamento da doença dos pontos brancos.

outra coisa, quando lavares as esponjas do filtro fa-lo em agua retirada do aquario.

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja esta a dar resultado apzar do peixe de veu estar a morrer (penso) tem a cauda toda rasgada

Boas,

Isso é uma infecção bacteriana. Infelizmente é altamente desaconselhável misturar 2 medicamentos sob pena de os matares pela cura.

É só esperar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola eu nao cheguei a misturar medicamentos. Pois nao comprei as bacterias nitrificantes :S .

O Meu cometa acho que esta condenado. Ja nao come a uns 3-4 dias , tem ictio ( o medicamento nao resultou pois ja estava muito avançado), tem uns 5 piolhos de agua, Vai morrer :animal_fish:

Os madakas japoneses parecem de guerra nao teem rigorosamente nada mas comem muitissimo pouco . Eu gostava de saber se quando o cometa morre-se se podia colocar um termostato e alguns guppys para fazer companhia aos madakas. La na loja os madakas estao num aquario de agua quente (nao os que estao para venda)

 

 

Cumprimentos,

 

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao e dificil visto esses peixes sujarem bastante, esse aquario ser super pequeno para eles!!!!

E aind apor cima sem ciclo, o que eu aconselho é dares um destino feliz a esses peixes e largares eles num lago qualquer e começares com peixes mais pequenos.

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os unicos peixinhos que ainda vivem sao 2 madakas e um cometa de veu ( quase morto nao se mexe, nem come) os madakas devem ter uns 2 cm

E quanto ao começar o aquario de novo com ciclo ( mas desta vez de agua quente ,(guppys))

Boas,

Pelo que pesquisei, os Medaka suportam temperaturas até 24ºC, um pH de 7,0 a 8,0 e atingem 4 cms no máximo, para além de serem pacíficos.

 

Sendo assim não vejo inconveniente em pores guppys.

 

Não recomeces o ciclo: mantém a massas filtrantes como estão pois já terão algumas bactérias boas. Mas espera mais um pouco até introduzires os guppys. Não te esqueças das TPAs de 2 em 2 dias durante mais uns 15 dias para completer o ciclo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado joao pela ajuda , eu estou a fazer tudo como estas a dizer e so vou por os guppys depois do natal(motivo economico) so acho que os peixes nao estao a comer , a comida que eu deito passa literalmente em cima deles e eles ignorao . a comida esta quase toda no filtro pois eles nao a comem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado joao pela ajuda , eu estou a fazer tudo como estas a dizer e so vou por os guppys depois do natal(motivo economico) so acho que os peixes nao estao a comer , a comida que eu deito passa literalmente em cima deles e eles ignorao . a comida esta quase toda no filtro pois eles nao a comem

Tira a comida do filtro: está a decompor-se em amónia tóxica.

Faz como já te disseram: TPAs de 30-40% de 2 em 2 dias e dá-lhes tempo para recuperarem do envenenamento.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado joao pela ajuda , eu estou a fazer tudo como estas a dizer e so vou por os guppys depois do natal(motivo economico) so acho que os peixes nao estao a comer , a comida que eu deito passa literalmente em cima deles e eles ignorao . a comida esta quase toda no filtro pois eles nao a comem

 

 

acho que tambem deves estar a dar comida a mais e devias retirar a comida em excesso quando ves que eles nao a comem e fica no filtro ou ao cimo, pois esta comida sobrante é altamente prejudicial para a água.

a quantidade de comida a colocar deve ser aquela que os peixes comam toda ao fim de alguns minutos (+/-3 ) ou seja, se comerem em 1 minuto é pouca comida, se demorarem 10 minutos a comer é porque colocaste muita e neste caso o excesso deve ser retirado por troca de água ou com aspirador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a doença dos pontos brancos recomendo Costapur da Sera é muito eficaz contra esse tipo de doença entre outras de parasitas, falo por experiencia propria devido a minha molly negra ter apanhado isso e dava para ver mesmo bem! Usei o costapur e de um dia para o outro :music_singguitar: ui, ficou limpinha o.O´´ mesmo bom!!!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fiz a tpa e limpei o fundo e o filtro, e finalmente os madakas comera :P eu acho que era por causa do filtro estar com muita força e assim a comida passava por eles muito rapido , eles nunca costumam ir comer a superficie, esmigalhei os flocos e eles voila comeram

So uma ultima pergunta , quando tiver os guppys eu continuo a dar a comida que eu tenho (sera goldy) ou tenho que comprar outra que deia para os madakas e para os guppys???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So uma ultima pergunta , quando tiver os guppys eu continuo a dar a comida que eu tenho (sera goldy) ou tenho que comprar outra que deia para os madakas e para os guppys???

Compra comida para peixes de água quente. Tem uma percentagem de proteína superior que os guppys precisam. Os medakas eliminam o excesso sem problemas para a sua saúde.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.