Visitante Publicado Setembro 17, 2003 Publicado Setembro 17, 2003 Olá a todos, Eu ando a tentar aprender o maximo que conseguir sobre aquarios de àgua salgada para tentar avaliar a viabilidade de montar um. Tenho duvidas sobre as reposições de àgua evaporada. Mais concretamente sobre a quantidade (litros) de àgua evaporada. Pedia que me ajudassem indicando qual a capacidade dos vossos aquarios e qual a água evaporada por dia. Se fosse possivel pedia que indicassem tambem como fazem esta reposição e quais os aditivos que fazem à agua. Segundo me apercebi a agua que repõem é de OI. Desde já os meus parabens pelo forum pois já aprendi muito. Muito Obrigado. João Assunção
Diogo Lopes Publicado: Setembro 17, 2003 Publicado: Setembro 17, 2003 Olá, O meu aquário tem 100x50x60 (300 litros) + o volume da Sump (cerca de 80 litros e a evaporação diária anda muito perto dos 2 litros. O que faço é efectivamante ter sempre água de OI para as reposições.
Visitante Publicado: Setembro 18, 2003 Publicado: Setembro 18, 2003 viva eu tenho um aquario de 200 l , no meu aquario eu fiz uma marca com uma caneta de escrever nos cds e todos os dias adiciono agua ate a marca . nesta altura do ano com o calor que tem se vindo a sentir a evaporaçao do meu aquario e de 1/4 de um garrafao de 5 l por dia. tenho uma ventoinha a funcionar de modo a temp. do aqua nao subir muito normalmente ronda os 26-27 graus. eu neste momento estou a usar agua da torneira filtrada por um purificador de agua , depois deixo os garrafoes destapados com uma pedra difusora a circular a agua para eleminar cloro e outros durante 24h. depois no aquario tenho um eleminador natural de fosfatos que e o uso de plantas da costa portuguesa . em relaçao a agua de O.I e um pouco dispendioso adequirir um aparelho de O.I se o teu aquario tiver pouca evaporaçao , mas podes sempre comprar a agua em certas lojas de aquariofilia . e nao fica tao dispendioso. sem + fica bem visitem o meu site em http://7mares.terravista.pt/luisbaia2/index.html luis baia
A l e x a n d r e Publicado: Setembro 18, 2003 Publicado: Setembro 18, 2003 O meu tem 100 x 45 x45 (200L), é aberto no topo e tem uma sump de aprox. 130L Antes de ligar a ventoinha evaporava quase 2L. Agora nos dias de calor evapora mais por causa da ventoinha. Tenho um reservatório com água desmineralizada e hidróxido de cálcio que pinga 24h por dia. manklit Aluga-se este espaço.
SD Publicado: Setembro 18, 2003 Publicado: Setembro 18, 2003 viva, eu tenho um de 500l e a agua que evapora durante este periodo quente ronda os 5l diarios que são repostos com agua de OI pingando durante a noite através de um dispositivo de soro há venda nas farmacias e custa .03 centimos cada. Na minha opinião a custo de um aparelho de OI é laragmente ultrapassado pelos beneficios causados. Sérgio Dantas Abraços
Marco Madeira Publicado: Setembro 18, 2003 Publicado: Setembro 18, 2003 Oi João... Benvindo ao Forum.... espero que gostes... em relação á água evaporada é de cerca de 3 litros no momento no meu aquario de 250 litros... mas pode variar dependendo da temperatura a que mantens o aquario versus a temperatura exterior o também o tamanho do aquario... o uso de ventuinhas de arrefecimento também aumenta muito a evaporação. Abraço...
Visitante Publicado: Setembro 18, 2003 Publicado: Setembro 18, 2003 Olá outra vez, Antes de mais obrigado pelo feedback. Pelo que percebi temos que repor a àgua diariamente, certo? Não se pode correr o risco da concentração de sal aumentar. Como fazem aos fins de semana? ou mini-férias? Neste periodo a evoporação será maior, 2 ou 3 dias de ausencia, temos 5 a 10 litros dependendo dos casos. Desculpem estar com tantas questões. Aditivos do tipo Kallwiser (mal escrito!!!!), todos os dias? Obrigado. João Assunção
SD Publicado: Setembro 18, 2003 Publicado: Setembro 18, 2003 Viva, o ideal é mesmo repor todos os dias mas ninguem morre se não o fizeres... No que diz respetio a periodos longos de ausencia acho que tens duas hipoteses ou recorres a dispositivos de reposição de agua(algo caros) ou então a forma tradicional e barata recorrendo a alguém! A questão do Kalkwasser, à quem ponha diariamente , à quem~ponha só quando precisa e à quem não ponha de todo... (existem aí já alguns temas onde isso foi bastante falado, se tiveres dúvidas é só dizeres e está à vontade para as colocares. Sérgio Dantas Abraços
Recommended Posts