Hugani Publicado Novembro 28, 2008 Publicado Novembro 28, 2008 Olá amigos, preciso de um conselho. Encontro-me a isolar um sotão, no entanto estou a ponderar a colocação de uma ou 2 telhas de vidro para entrada de luz natural, para a eventualidade de colocar algum aquario lá. A minha questão, deve de parecer idiota para muita gente, mas quem não sabe tem de perguntar: - É uma mais valia ter luz natural, ou o aquario funciona bem apenas com a utilização da luz das calhas. O que me trás outro problema, a necessidade de ter a calha 24h ligadas, com gastos energéticos daí resultantes... Ou não preciso de ter a calha 24 h ligada, e o aqua poderá ficar funcionar algumas horas às escuras? Aconselhem-me por favor... amanhã vou avançar com a obra. Citar Hugo Santos
Nuno M. Lopes Publicado: Novembro 28, 2008 Publicado: Novembro 28, 2008 (editado) boas luz natural não deve ser utilizada no aquario devido a favorecer o aparecimentos de algas. a iluminação 8 horas no maximo 12 horas ligada quanto á quantidade de Watts vai depender das plantas que colocares ou se vais colocar alguma. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Editado Novembro 28, 2008 por Nuno M. Lopes Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Hugani Publicado: Novembro 29, 2008 Autor Publicado: Novembro 29, 2008 boas luz natural não deve ser utilizada no aquario devido a favorecer o aparecimentos de algas. a iluminação 8 horas no maximo 12 horas ligada quanto á quantidade de Watts vai depender das plantas que colocares ou se vais colocar alguma. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Ok Nuno, mas essas 8 ou 12 h ligadas, diz respeito à necessidade de wats para as plantas, certo? Mas fica o restante do tempo às escuras (plantas e peixes), cerca de 12h ou 16 h, às escuras. É que vou isolar completamente a entrada de luz. Esclareçam-me por favor. Citar Hugo Santos
João Faria Publicado: Novembro 29, 2008 Publicado: Novembro 29, 2008 Ok Nuno, mas essas 8 ou 12 h ligadas, diz respeito à necessidade de wats para as plantas, certo? Mas fica o restante do tempo às escuras (plantas e peixes), cerca de 12h ou 16 h, às escuras. É que vou isolar completamente a entrada de luz. Esclareçam-me por favor. Boas, Não te preocupes com isso. O "sol" para os peixes é a iluminação artificial. Eu tenho um caso semelhante na Santa Terrinha, com alimentador automático e temporizador regulado para acender a luz durante 10 horas/dia. Como só lá está gente aos fins-de-semana e está tudo fechado na sala... Estão todos bem e recomendam-se. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Jorge Oliveira Publicado: Novembro 29, 2008 Publicado: Novembro 29, 2008 Mas vais depois ver o aqua ou vai ficar para lá ?Podes optar por meter uma telha transparente mais ao lado do aquario de modo a entrar uma restia de luz mas sem ser directamente.A luz da calha durante 8h dia chega para os peixes e plantas. Citar O meu feedback
Hugani Publicado: Novembro 30, 2008 Autor Publicado: Novembro 30, 2008 Mas vais depois ver o aqua ou vai ficar para lá ?Podes optar por meter uma telha transparente mais ao lado do aquario de modo a entrar uma restia de luz mas sem ser directamente.A luz da calha durante 8h dia chega para os peixes e plantas. Vou ver... (manutenção, alimentação, curtir o aqua ). Qualquer das formas optei por fechar o sotão todo, sendo a iluminação do aqua toda artificial, pois vai ficar complemante escuro. Opção tomada e feita. obrigado a todos. Citar Hugo Santos
Jorge Oliveira Publicado: Novembro 30, 2008 Publicado: Novembro 30, 2008 Nesse caso só uma coisa a dizer : Fotos Citar O meu feedback
Recommended Posts