Ricardo A. Domingues Publicado Novembro 28, 2008 Publicado Novembro 28, 2008 Boas pessoal, Venho aconselhar-me convosco acerca da posologia de sal q devemos administrar nos aquas. Já pesquisei por aí e mtos dizem q o ideal é 1 colher de sobremesa para cada 20L. O q me dizem? Agora passando aos problemas dos meus peixitos: - SAE com problema na bexiga natatória (penso eu), vive num aqua 180l c/ pleco, CAE's, colisa cobalto, serpaes. Tudo começou qd fiz uma preparação de CO2 caseiro na qual n obtive sucesso com o nº de bolhas, aumentei a quantidade de fermento e o resultado foi um PH hiper mega ácido q provocou o caos no aqua. Seguiram-se TPA's urgentes mas o SAE ficou bastante afectado. Sempre q se mantia parado parecia q estava bêbado, a cauda n parecia ter locomoção suficiente para se manter e nadava quase sempre na vertical. Situação durava há duas semanas... pensei q já n se safava. Tratamento iniciado c/ 9 colheres de sal. Resultado: de um dia para o outro notei uma recuperação incrivel... parecia milagre. Antes parecia um morto-vivo e passou a andar feito flecha de um lado para o outro. Sucesso! Next: - Colisa cobalto com névoa nos olhos, qd percebe q há flocos perto dele faz investidas mas já falha mtas vezes. Ficou assim qd o mudei de aqua pois andava a destruir-me o tapete de glosso do aqua de 180l p fazer o ninho. Vive agora num aqua de 54l c/5 guppies, 1 cory, 1 oto, 1 ampulária. Iniciei tratamento c/4 colheres e meia de sal (ainda tentei juntar o SAE no aqua + pequeno mas é impossível apanhar este peixe... mesmo estando moribundo). Problema manteve. Neste último caso... deverei insistir com + sal? Com q frequência deve ser administrado? Deverei fazer uma TPA antes de administrar + sal? Deverei fazer tratamento com outro tipo de medicação? Ou devo parar com os tratamento pois este problema n tem solução? Obrigado desde àqueles q leram tudo e responderão às minhas questões! Ricardo Domingues
João Faria Publicado: Novembro 28, 2008 Publicado: Novembro 28, 2008 Boas, Eu nunca uso sal para tratamentos pois já existem medicamentos para quase todas as doenças. É um ligeiro desinfectante que não se compara à eficácia dos medicamentos de boas marcas. Já te ocorreu que o SAE pudesse andar disparado de um lado parao outro à rasca com o excesso de sal . Se fosse a ti não punha mais... mas isso sou eu. Há outras opiniões... No teu caso tens um possível problema na bexiga natatória e olhos esbranquiçados, ambos de origem bacteriana. Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid. Verifica os níveis de amónia durante o tratamento, pode subir qualquer coisa. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Ricardo A. Domingues Publicado: Novembro 28, 2008 Autor Publicado: Novembro 28, 2008 Boas, Eu nunca uso sal para tratamentos pois já existem medicamentos para quase todas as doenças. É um ligeiro desinfectante que não se compara à eficácia dos medicamentos de boas marcas. Já te ocorreu que o SAE pudesse andar disparado de um lado parao outro à rasca com o excesso de sal . Se fosse a ti não punha mais... mas isso sou eu. Há outras opiniões... No teu caso tens um possível problema na bexiga natatória e olhos esbranquiçados, ambos de origem bacteriana. Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid. Verifica os níveis de amónia durante o tratamento, pode subir qualquer coisa. Cumps. Obrigado pela resposta! :D Já se passaram 2 dias... o SAE voltou mesmo ao q era antigamente. E principalmente... voltou a comer, e a roubar os flocos aos serpae como antes. Parece q tá ok! Amanhã faço TPA. Relativamente ao colisa, vou então experimentar um desses (estou a inclinar-me + para o Sera) e ver no q dá... n queria perder este colisa, é um peixe cheio de personalidade! Ricardo Domingues
Ricardo A. Domingues Publicado: Novembro 30, 2008 Autor Publicado: Novembro 30, 2008 Vou começar o tratamento com Sera baktopur... no entanto introduzi ontem uns red's no aqua, achas q lhes vai fazer mal? Outra questão q me preocupa é q hoje mesmo fiz TPA, tirei um pouco de água do fundo do interior da biobox para renovar e tal... depois qd olho para o balde, qual n é o meu espanto... encontro pequenos pontos pretos, mesmo minúsculos a ziguezaguear no fundo, serão pulgas d'água? Será q o tratamento vai tratar deste pequeno problema? Ricardo Domingues
João Faria Publicado: Novembro 30, 2008 Publicado: Novembro 30, 2008 Boas, O JBL Ektol Fluid é desaconselhado a invertebrados. É bem possível que que o Baktopur também o seja. Afinal são medicamentos muito semelhantes. Tens possibilidade de os separar? Por esta ordem de ideias, esses bichos devem ir desta para melhor. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Ricardo A. Domingues Publicado: Novembro 30, 2008 Autor Publicado: Novembro 30, 2008 Boas, O JBL Ektol Fluid é desaconselhado a invertebrados. É bem possível que que o Baktopur também o seja. Afinal são medicamentos muito semelhantes. Tens possibilidade de os separar? Por esta ordem de ideias, esses bichos devem ir desta para melhor. Cumps. A única possibilidade é mudar o colisa para o aqua 180l, voltar a apanhar os reds tá fora de questão Sendo assim trato o colisa e o SAE ao mm tempo... vou ter é de gastar um pouco + de produto com tanta água. Obrigado pelas dicas. Ricardo Domingues
João Faria Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 A única possibilidade é mudar o colisa para o aqua 180l, voltar a apanhar os reds tá fora de questão Sendo assim trato o colisa e o SAE ao mm tempo... vou ter é de gastar um pouco + de produto com tanta água. Obrigado pelas dicas. Enche com pouca água; o suficiente para ferrar o filtro. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Ricardo A. Domingues Publicado: Dezembro 1, 2008 Autor Publicado: Dezembro 1, 2008 Enche com pouca água; o suficiente para ferrar o filtro.Cumps. Outra dica q me parece mto bem... devo conseguir tirar uns 5 litros só ao nivelar pelo limite mínimo. Como tb tenho uma raíz bastante maciça no aqua + rocha vulcânica grande + areão... em vez de 180l deve ter uns 165... Ricardo Domingues
João Faria Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 Outra dica q me parece mto bem... devo conseguir tirar uns 5 litros só ao nivelar pelo limite mínimo. Como tb tenho uma raíz bastante maciça no aqua + rocha vulcânica grande + areão... em vez de 180l deve ter uns 165... Não te esqueças que a entrada de água para o filtro é que deve ficar dentro de água. A saída pode ficar fora, embora faça ruído de cascata... Assim talvez possas baixar ainda mais já que a entrada costuma estar abaixo da saída. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Ricardo A. Domingues Publicado: Dezembro 1, 2008 Autor Publicado: Dezembro 1, 2008 Não te esqueças que a entrada de água para o filtro é que deve ficar dentro de água. A saída pode ficar fora, embora faça ruído de cascata... Assim talvez possas baixar ainda mais já que a entrada costuma estar abaixo da saída. Cumps. Sim, era isso mesmo q estava a pensar. No entanto, depois de consultar um anúncio q se encontra na zona das ofertas, resolvi passar pelo aquario Vasco da Gama e trouxe 2 aquas velhos q estavam a dar. São sensivelmente de 80L, têm um pouco de bolor por fora pois têm suportes de ferro. Nota-se q foram usado há pouco tempo pois ainda tinham restos de areão ainda húmido. O q me disseram é q eram usado para reprodução e manter os pequenotes. Já tratei de os limpar à mangueirada, vou enchê-los com água de um dos aquas q estão a funcionar juntamente com água da torneira, comprar um filtro e um termostato. Será o meu novo hospital. Ah... e já agora, o q achas do Sera Omnipur? Foi o 1º medicamento q comprei qd tive uns problemas com os meus 1ºs peixes. Pelo q diz na bula, é eficiente nas doenças mais comuns dos peixes, incluindo afecções bacterianas como o caso do colisa. Ricardo Domingues
João Faria Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 Boas, E parabéns pela acquisição. O Baktopur é mais específico e forte que o Omnipur, que é mais generalista. É que sabes, ainda não está excluida a hipótese do Baktopur DIRECT (a bomba), embora me pareça pouco provável; convém começar por qualquer coisa mais forte. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Recommended Posts