Desanimado!


Stunner

Recommended Posts

Boas, tenho o aqua à cerca de 5 semanas mas ainda não pus lá peixes pois as minhas plantas não estabilizam. O que se passa é que teem pintas castanhas em todo o caule e folhas e não há meios de desaparecer. Tem 90 litros reais (neste momento 80) o aqua e uma lampada de apenas 20 w. Mas como só tem adaptação para uma lampada aconselharam-me a aumentar para 15/16 horas diárias para tentar compensar, e reparei que houve uma diminuição das pintas, mas só isso. A não ser que comprasse uma tampa já com a possibilidade de ter 2 lampadas. As lampadas são standart pelo que me disseram logo não existe para lampadas de 59 cm (o que a minha tampa suporta) mais que 20 w. E como o dinheiro não abunda (teria que fazer um investimento de 60 euros) optei por aumentar a carga horaria de luz como me aconselharam. É verdade que pode criar outras coisas indesejaveis mas com uma constante limpeza poderia manter o aqua. Além disso, a minha planta de fundo está a ficar comida, começa a ficar com uma mancha castanha e depois começa a aparecer buracos. Além das pintas castanhas tal como as outras duas. Queria por mais plantas mas estou com medo que elas morram ou tenham os mesmos problemas que estas. E é dinheiro deitado fora. Estou também com medo de pôr os peixes e não se darem. Pus o fertilizante debaixo do areão e estou a por semanalmente fertilizante da Sera. Neste momento o aqua tem 80 litros reais por isso são 20 ml do produto semanalmente. Não sei o que fazer pois estava altamente entusiasmado e não consigo ter o meu aqua. Quanto a tpa´s é necessário fazer para plantas também ou é apenas para peixes? Será esse o problema? Estou bastante frustrado! :split: Obrigado.

 

Desculpem postar aqui mas no forum das plantas ninguém responde. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se essas plantas são de média ou alta exigência, não te adianta o número de horas de luz por dia (nem que sejam 25). Isso vai-te dar um boom de micro-algas.

20 Watts para 80 litros úteis é a 4ª parte, sensívelmente, do que precisas.

 

Insiste no fórum de plantas, que eu de jardinagem percebo pouquito :split:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 Watts para 80 litros úteis é a 4ª parte, sensívelmente, do que precisas.

 

Mas como disse só tenho a possibilidade de ter uma lampada e tamanho 59 cm. Essa regra de 1 w para 1 litro de água (como tá nas regras do forum (0,5-1w por litro) forum)), se as plantas forem exigentes (não é o caso das minhas pois perguntei), num aqua de 400 litros seria 400 w! Não acham um exagero? Eu não percebo rigorosamente nada de aquariofilia mas muita luz dá cabo dos peixes não? Acredito que 20 w como eu tenho é pouco e não sei o que fazer. O tamanho do meu aqua é de 80 cm. Estou perdido, sem saber o que fazer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os aquários são maiores, a proporção 1W/1L vai baixando. No teu caso o dobro já seria suficiente, uma vez que são plantas pouco exigentes.

Isto é o que eu penso.

Há aqui pessoal que te pode dizer como montar uma 2ª lâmpada ou substituir essa por PLL.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como disse só tenho a possibilidade de ter uma lampada e tamanho 59 cm. Essa regra de 1 w para 1 litro de água (como tá nas regras do forum (0,5-1w por litro) forum)), se as plantas forem exigentes (não é o caso das minhas pois perguntei), num aqua de 400 litros seria 400 w! Não acham um exagero? Eu não percebo rigorosamente nada de aquariofilia mas muita luz dá cabo dos peixes não? Acredito que 20 w como eu tenho é pouco e não sei o que fazer. O tamanho do meu aqua é de 80 cm. Estou perdido, sem saber o que fazer!

 

 

Essa regra de 1w por litro não é para ser levada à letra, pois tem muitas condicionantes, tais como, quantidades de massa vegetal (plantas), altura da coluna de água e inclusive penso que terá tb a ver com a forma do aquário.

 

Tb é dito que os W's diminuem em necessidade conforme a litragem aumenta.

 

Vê este site Iluminação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.