Daniel Vicente Publicado Novembro 28, 2008 Publicado Novembro 28, 2008 Bem hoje fui a loja e comprei os habitantes para o meu aqua 3 bettas =) 1M e 2F. acontece que a viajem da loja ate aqui ficou demorada e passou cerca de 1h e tal ate chegarem a casa, ainda estao dentro do saquinho da loja no aqua para se ambientarem e deparei me que uma das femeas esta super colorada com riscas na horizontal muito carregadas quererá dizer que ela esta pronta para a reprodução? e o macho esta sempre com a cauda totalemente aberta e anda assim sempre atras dela sem agressividade e esta a expulsar a outra do saco. sera que devo preparar o macho para fazer o ninho? cumps p.s- estou a carregar as pilhas da maquina ja posto umas fotos Ex-Prum"Beginning" 60L
Jorge Bento Publicado: Novembro 28, 2008 Publicado: Novembro 28, 2008 Olá Não ponhas já a reproduzir porque o mais certo é nao dar em nada ou então morrerem, calma é uma virtude para reproduzir bettas antes de mais pões o betta macho no aquario onde vais fazer a criação e poes as femeas noutro de maneira que nao estejam em contacto visual. Alimentas bem o macho e as femeas e daqui a uma semana pões a reproduzir, da- lhes uma dieta de larvas de mosquito vermelhas. Assim tudo dáa certo. Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Daniel Vicente Publicado: Novembro 28, 2008 Autor Publicado: Novembro 28, 2008 entao vou aguardar 1 semanita para se adaptarem e aproveito para construir as baterias=) bem o que aconteceu foi que o macho feito engatatão andou se a mostrar as femeas e ambas ficaram com as riscas no corpo. mesmo nao reproduzindo ja podiam me dizer se quer dizer que tendo as riscas significa que as femeas estam prontas para reproduzir? agora umas fotos das riscas que falo e do meu macho =) sao estas as riscas desculpem a qualidade da imagem mas a maquina nao e la grande coisa =/ cump Ex-Prum"Beginning" 60L
António Lourenço Publicado: Novembro 29, 2008 Publicado: Novembro 29, 2008 entao vou aguardar 1 semanita ....tendo as riscas significa que as femeas estam prontas para reproduzir? Olá É capaz de ser pouco tempo...primeiro tens que passar por diversas fases: alimentá-los bem (não em quantidade), construção do ninho, ovipositor visivel, etc. As riscas que observaste na femea são sinal de stress nos bettas. Na altura do acasalamento vais ver riscas verticais Boa sorte com o novo casal. O macho é um crowntail e a femea parece-me ser um cauda de véu. Cump. António
Daniel Vicente Publicado: Novembro 29, 2008 Autor Publicado: Novembro 29, 2008 Bem sendo assim nem sequer vou pensar em fazerem criaçao para ja, como disse antes estou a construir agora uma bateria para meter o macho ele ta no meu aqua de 60 litros ja razoavelmente plantado junto com as femeas ( na loja ele tava com guppys e estava muito pacifico) espero que nao venha a haver problemas ja que as femeas andam stressadas =/. quanto a alimentação estou a dar lhe flocos para peixes tropicais e artemia congelada, acham que devo incluir mais alguma coisa? que me aconselham? p.s-tenho comida para discos acham que eles ia gostar ja que aquilo tem tipo uns camarões pequenitos? (desculpem se for uma pergunta estupida) quanto as "estripes" dos bettas ainda nao sei muito bem ainda ando a pesquisar sobre eles mas obrigado pela indentificação =) nao e casal é 2F e 1M =P cumps desculpem as perguntas se forem "injenuas" mas ainda sou novo e estou a tentar aprender o maximo possivel sobre estes peixes que sempre gostei =) Ex-Prum"Beginning" 60L
António Lourenço Publicado: Novembro 29, 2008 Publicado: Novembro 29, 2008 Olá em relação às perguntas ainda bem que as fazes porque assim evitas alguns erros. Agora cá vai a minha opinião. Estas a fazer uma bateria por causa do macho ? acho que não vale a pena...mas tu lá sabes. Em relação a teres as 2 femeas e o macho juntos num aquario de 60 lt tens que os vigiar muito bem. Porque assim que o macho estabelecer o territorio vai se voltar contra as femeas. Ou têm muitos refugios ou vão passar um mau bocado... Em relação à alimentação a artemia comem bem. Em relação aos flocos uns comem, outros habituam-se e outros nunca vão comer...tens que ver... Adoram larvas de mosquito congeladas, secas, vivas...de qualquer forma e feitio .png' alt=':biggn:'>. Gostam nuito de comida viva O maior cuidado que tens que ter é na quantidade que lhes dás. A comida dos discos se eles comerem óptimo porque normalmente tem uma parte de legumes... Espero ter-te ajudado de alguma forma Cumpr. António
Daniel Vicente Publicado: Novembro 29, 2008 Autor Publicado: Novembro 29, 2008 sim e mesmo essa intenção pq sempre que erramos pagam os nossos peixitos e nao queria que isso acontece-se =) a bateria inicialmente era para o macho mas iria ter 2 ou 3 cubos vodafone e iria servir para reproduçao posteriormente. que achas? pois mas se nao fizer a bateria para meter la o macho como vou fazer ? e que depois de ele estabelecer territorio podem fazer estragos e nao queria da me ai uma ideia sff? quanto a alimentaçao ja apontei aqui as larvas de mosquito 3a feira que e o proximo dia que vou la a loja ja vou comprar =) microvermes de aveia e bom para eles (adultos e alevins)? ajudas te e muito antonio , muito obrigado cumps vicente Ex-Prum"Beginning" 60L
António Lourenço Publicado: Novembro 29, 2008 Publicado: Novembro 29, 2008 Olá Vicente A bateria de bettas serve para quem tem muitos bettas e para poupar tempo e euritos tem um sistema fechado. Isto é, circulação da mesma agua por todos os bettas. Como é lógico não precisas disso. Por agora....se o "bichinho" te morder forte...:D depois falamos Agora aconselho-te a "trabalhares" estes bettas e ganhares experiencia. O interesse não está em reproduzir bettas (é fácil) mas reproduzir os que queremos e qdo. queremos de modo a atingir aquele betta que queremos. Se o tal bichinho atacar-te vais chegar a esta conclusão Os cubos que tu falas não servem para reprodução nem na minha opinião para manter bettas. Principalmente pela pouca quantidade de agua e pela forma propriamente do cubo. Sendo assim tens 2 opções: ou separas a femea que notas que não se está a impor. A que apresenta mais sinais de stress e tentas reproduzir o casal nesse aquario. Tem atenção que este processo implica sempre um risco para a femea e tens que plantar muito bem o aquario (musgo é importante). Se seguires este processo vais ter menos bettas mas vai poupar-te muito trabalho. O outro processo é o usual e que podes encontrar, com algumas varientes, neste forum. Em relação às larvas de mosquito tem atenção à quantidade que dás. Os microvermes só dou aos "pequenos" Alguma coisa já sabes Cumpr. António
Daniel Vicente Publicado: Novembro 29, 2008 Autor Publicado: Novembro 29, 2008 Boas antonio, o bixinho ja me mordeu =P bettas sempre foram dos meus peixes preferidos so que eu tinha aquela ideia de "sao muito abressivos depois andam sempre a pancada e nao quero que eles me morram" mas depois de ver muitas coisinhas aqui no forum vi que nao e assim que e "facil" ter esta especi desde que tenhamos as condições adequadas para eles =) eu tava a pensar fazer uma bateria com cerca de 10 cubos =P e tipo 5 cubos iriam ser para machos e os outros apenas para alevins, mas se nao e bom para eles vou ter que repensar nisto=/ mas ja tinha um projecto pensado e tudo =/ como muita gente aqui no forum tem 1 betta por caixa pensei que nao ouvesse problemas. quanto as reproduções e uma coisa que eu gostava muito de conseguir ja que sou novo neste hooby e nunca tive o prazer de ter alevins em casa, queria ter varios bettas machos de cares e "estripes" diferentes ( a bateria era mais para isto) o outro metodo era o que eu tava a pensar usar ja que tenho o aquario com mais habitantes, quanto as femeas uma delas ja ta toda bem azulinha com uma tonalidade forte e ta sempre a "exibir-se" a outra femea que ainda anda muito stressada =/ com microvermes,artemia,larvas,flocos de discus e os flocos deles achas que ja tem uma alimentação equilibrada? cump e obrigado vicente Ex-Prum"Beginning" 60L
António Lourenço Publicado: Novembro 29, 2008 Publicado: Novembro 29, 2008 eu tava a pensar fazer uma bateria com cerca de 10 cubos =P e tipo 5 cubos iriam ser para machos e os outros apenas para alevins, mas se nao e bom para eles vou ter que repensar nisto=/ mas ja tinha um projecto pensado e tudo =/ como muita gente aqui no forum tem 1 betta por caixa pensei que nao ouvesse problemas.Eu não quero que desistas da ideia...Antes pelo contrário. Eu acho que é preferivel ires avançando com a ideia aos poucos...senão vai acontecer como muita boa gente aqui no forum que desiste de ter bettas. Os cubos podem até ser bons para os alevins após os trÊs meses e por mais alguns meses . Mas vais ter é um trabalhão para mante-los. E se a ideia é essa então avança com uma bateria . embora eu continue achar que não devas já ir por ai. quanto as reproduções e uma coisa que eu gostava muito de conseguir ja que sou novo neste hooby (mais uma razão para ires com calma...e ires aprendendo com os erros...) e nunca tive o prazer de ter alevins em casa, queria ter varios bettas machos de cares e "estripes" diferentes ( a bateria era mais para isto) E espero que chegues lá e o que puder ajudar diz o outro metodo era o que eu tava a pensar usar ja que tenho o aquario com mais habitantes, (então se não queres gastar muito dinheiro o material que precisas é: uma cx de plástico daquelas que vendem as lojas dos 300.Há umas transparentes com +-45 cm de comp., um filtro de esponja e um aquecedor e.....um casal de bettas com vontade de se reproduzir )quanto as femeas uma delas ja ta toda bem azulinha com uma tonalidade forte e ta sempre a "exibir-se" ( é a dominante )a outra femea que ainda anda muito stressada =/ com microvermes,artemia,larvas,flocos de discus e os flocos deles achas que ja tem uma alimentação equilibrada? sim, o problema como te disse antes está mais na quantidade cump e obrigado vicente
Daniel Vicente Publicado: Novembro 30, 2008 Autor Publicado: Novembro 30, 2008 Sendo assim nao vou construir a bateria pelo menos para já e desta maneira =) vou dar tempo ao tempo. Eu nao quero desistir quero mesmo ir para a frente com este hobby e com bettas como sao das minhas preferidas nao me vou fartar =) obrigado pela tua disponibilidade, vou mesmo precizar de ajuda pq quero mesmo ir com isto para frente =) e pode ser um filtro de esponja diy? fica bem economico a caixa mas tabem queria assim uma coisa com alguma estética entendes? mas a caixinha da loja dos 300 e hipotese =P bem sendo assim ela é mesmo a dominante, nao a problema com as outras femeas? vou me controlar na alimentação não os quero obesos quero os de boa saude =) cumps vicente Ex-Prum"Beginning" 60L
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 1, 2008 Autor Publicado: Dezembro 1, 2008 para nao abrir outro topico aproveitava para fazer a pergunta 1 cubo daquelas da vodafone serviria para por apenas e só um betta macho? ele viveria razoavelmente bem? qual a medida ideal apra um betta macho apenas?( estas medidas e para um projecto furuto em que a bateria irá ser feita de vidros entao quero preparar ja as medidas =) inicialmente estava a pensar em uma de cubos mas depois seria para mudar) agredecia a vossa ajuda sff cumps vicente Ex-Prum"Beginning" 60L
Jorge Bento Publicado: Dezembro 2, 2008 Publicado: Dezembro 2, 2008 para nao abrir outro topico aproveitava para fazer a pergunta 1 cubo daquelas da vodafone serviria para por apenas e só um betta macho? ele viveria razoavelmente bem? qual a medida ideal apra um betta macho apenas?( estas medidas e para um projecto furuto em que a bateria irá ser feita de vidros entao quero preparar ja as medidas =) inicialmente estava a pensar em uma de cubos mas depois seria para mudar) agredecia a vossa ajuda sff cumps vicente Para mim o minimo de condições para uma betta sendo macho ou femea é 5 litros aquecidos!!! é muito importante a água estar acima dos 25 ou 26 ºC, casso contrario o betta começa a ficar debilitado, e nunca mostra todo potencial que tem em cores. e fica mais sensivel a mudanças do meio. Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 2, 2008 Autor Publicado: Dezembro 2, 2008 (editado) sim vai ser tudo aquecido mas mesmo que nao fosse na minha casa tenho sempre uma temperatura dentro dos aquas de 22 graus sem termostato. mas e para aqucerer. 5litros nao e pouquito? sendo assim uma caixa das da vodafone que leva 9 litros (peço desculpa se tou enganado) serve perfeitamente né? ideia e construir uma bateria para 5 bettas machos que iram ser os bettas da casa=) e tipo inicialmente vai ser em caixas vodafone mas como queria futuramente colocar em vidro podiam me dixer medidas tipo altura*comp*larg para cada compartimento ideal com que eles vivecem bem, (exemplo se 10 litros for bom para eles eu fasso as baterias de 10litros sem problema o ideal e aproveitar o maximo de espaço e ao mesmo tempo ter as condiçoes ideais, sendo um betta que nao tem como preferencia aquarios muito altos qual a altura ideal?) bem quase que ja passou uma semana que tenho os meus bettas ja nao existem sinais de stress nas bettas eles andam calmamente no aqua o macho no seu cantinho e as femeas nos delas claro que a sempre umas "picardias" mas nada de grave, proximo fim de semana ja vou comprar uma caixa da loja dos 300 de 40 cm de comprimento chega? e vou fazer um filtro( ja li que e de preferencia de esponja, podem me dixer qual a diferença de um filtro normal? é so a entrada po filtro que é esponjosa? = cumps desculpem os testamentos mas ja sabem que vao vir ai algumas perguntas durante estes tempos ja agora o meu aquario tem tipo uma camadinha "gordurosa" isso faz mal né? que poso fazer para isso desaparecer? onrigado a todos Editado Dezembro 2, 2008 por prum Ex-Prum"Beginning" 60L
v01celri Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 sim vai ser tudo aquecido mas mesmo que nao fosse na minha casa tenho sempre uma temperatura dentro dos aquas de 22 graus sem termostato. mas e para aqucerer. 5litros nao e pouquito? sendo assim uma caixa das da vodafone que leva 9 litros (peço desculpa se tou enganado) serve perfeitamente né? ideia e construir uma bateria para 5 bettas machos que iram ser os bettas da casa=) e tipo inicialmente vai ser em caixas vodafone mas como queria futuramente colocar em vidro podiam me dixer medidas tipo altura*comp*larg para cada compartimento ideal com que eles vivecem bem, (exemplo se 10 litros for bom para eles eu fasso as baterias de 10litros sem problema o ideal e aproveitar o maximo de espaço e ao mesmo tempo ter as condiçoes ideais, sendo um betta que nao tem como preferencia aquarios muito altos qual a altura ideal?) bem quase que ja passou uma semana que tenho os meus bettas ja nao existem sinais de stress nas bettas eles andam calmamente no aqua o macho no seu cantinho e as femeas nos delas claro que a sempre umas "picardias" mas nada de grave, proximo fim de semana ja vou comprar uma caixa da loja dos 300 de 40 cm de comprimento chega? e vou fazer um filtro( ja li que e de preferencia de esponja, podem me dixer qual a diferença de um filtro normal? é so a entrada po filtro que é esponjosa? = cumps desculpem os testamentos mas ja sabem que vao vir ai algumas perguntas durante estes tempos ja agora o meu aquario tem tipo uma camadinha "gordurosa" isso faz mal né? que poso fazer para isso desaparecer? onrigado a todos Olá! Muitas das tuas perguntas não te sei responder, pois também sou novata no assunto... mas sei que um cubo de telemovel leva no máximo 5L, e se estiver vazio, pois se colocares algum areão e decoração, consegues uma média de 3 a 3,5 L.
Rui J. Rocha Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 (editado) Desculpa , mas tens aquecedores a aquecer constantemente nessa zona da casa? 22 graus actualmente ? Actualmente em nenhuma zona do país estão essas temperaturas . Assim é complicado sem aquecimento. EDIT: Ok , tens aquecimento central 24h p/ dia ligado? Isso é dispendioso! Isso rendia era numa estuda tipo num quarto pequeno ou numa dispensa...! Isso é que era. Mas bem isolado. Editado Dezembro 3, 2008 por Rui J. Rocha - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Rui J. Rocha Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 Agora em relação aos aquários que queres construír para Betta's. O que importa não é a altura, isso uns 20 cm chegam. Isto para "display" . Comprimento também não é necessário grande coisa, 50 cm para cada um era muito vistoso. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Jorge Bento Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 Parece pelo que li tens um macho e duas femeas no juntos no mesmo aquario? se sim tens de os separar. fico á espera de resposta. Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Rui J. Rocha Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 Sim, tem 2 fêmeas e 1 macho. Mas ainda tem outros peixes lá ...... pelo que sei. Isso assim não dá. Tem que ser 1 casal sozinho ( para acasalamento ) - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 4, 2008 Autor Publicado: Dezembro 4, 2008 Desculpa , mas tens aquecedores a aquecer constantemente nessa zona da casa? 22 graus actualmente ? Actualmente em nenhuma zona do país estão essas temperaturas . Assim é complicado sem aquecimento. EDIT: Ok , tens aquecimento central 24h p/ dia ligado? Isso é dispendioso! Isso rendia era numa estuda tipo num quarto pequeno ou numa dispensa...! Isso é que era. Mas bem isolado. sim tem sempre aquecedores aqui e a casa e muito bem isolada ja que na rua estao -2ºC lol isto da neve nao faz bem aos peixes=P mas vou comprar um termostato vale mais jogar pelo seguro Agora em relação aos aquários que queres construír para Betta's. O que importa não é a altura, isso uns 20 cm chegam. Isto para "display" . Comprimento também não é necessário grande coisa, 50 cm para cada um era muito vistoso. Rui eu tava a falar so para 1 betta ? tas te a referir a um aqua de reproduçao certo? Parece pelo que li tens um macho e duas femeas no juntos no mesmo aquario? se sim tens de os separar. fico á espera de resposta. sim e verdade 1 M e 2F mas tabem tem outros peixinhos como neons, corry e otto Sim, tem 2 fêmeas e 1 macho. Mas ainda tem outros peixes lá ...... pelo que sei. Isso assim não dá. Tem que ser 1 casal sozinho ( para acasalamento ) como te disse Rui amanha ja vou separa-los depois da tua ajuda e acompanhamento nesta minha experiencia nova =) para os que ainda não sabem o meu macho fez um ninho no comunitario no meio de umas plantas flutuantes e tem um ninho muito denso, a femea apresenta umas linhas verticais muito carregadas e o macho ja anda a "corteja-la", ja que ela anda em baixo do ninho e o macho nao a ataca. cumps Ex-Prum"Beginning" 60L
Rui J. Rocha Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 Não. Era apenas aquários para ter 1 Betta macho, individualmente. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 4, 2008 Autor Publicado: Dezembro 4, 2008 50 cm de cumprimento so para 1 macho? isso era precizo muito vidrinho =P tipo uma caixa vodafone ou um cubo de 20 * 20 * 20 nao seria bom para eles viverem? (so um macho em cada. cumps Ex-Prum"Beginning" 60L
Rui J. Rocha Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 Caixa Vodafone era. Eu tenho assim, mas com maior voluma de água, pois estão ligados vários cubos vodafone. Mas um display vistoso, era preciso melhor... que não é o meu caso. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 4, 2008 Autor Publicado: Dezembro 4, 2008 eu tenho um projecto ja feito mas ainda so esta no papel um rascunho sem medidas nem nada e o objetivo e ter 4 ou 5 baterias para machos e 2 aquarios para alevins e femeas mas ainda nao tenho o projecto em condições para vos mostrar, acho que por agora tabem vou montar uma bateria com um filtro de caudal reduzido para o caso de acontecer algo de bom neste acasalamento e ter a sorte de ter ai uns bettas bonitos =P rui esse teu betta preto e mesmso fixe =P tens que postar ai mais umas fotos para a gente ver=P cumps Ex-Prum"Beginning" 60L
Recommended Posts