Veterinário Publicado Novembro 27, 2008 Publicado Novembro 27, 2008 Olá, Estou a pensar montar um aquário com ciclídeos, mais virado para os kribensis, escalares, bocas de fogo... O aquário tem 120*40*70. Tenho algumas dúvidas: - qual é o melhor substrato? a akadama? quantos litros preciso? Eu tenho muito areão, mas acho que não iria fazer o mesmo efeito. O que acham? - os nigrofasciatus são compatíveis com os kribensis? pergunto isto porque tenho um casal de kribensis e um casal de nigrofasciatus. Neste momento estão em aquários separados,mas queria juntar tudo no aquário principal. Com esta fauna, que outros peixes me aconselham? posso introduzir acarás e bocas de fogo? Quanto a plantas,posso colocar nymphea lotus e outras plantas com alguma exigência? Para um aquário com 120*40*70 e com uma calha com 3lâmpadas de 30W (total 90W) e com uma filtragem composta por um filtro externo eheim 2215 (600l/) acham que está ok? Agradeço todas as opiniões Cumprimentos João
Marco Monteiro Publicado: Novembro 28, 2008 Publicado: Novembro 28, 2008 Vamos lá então tentar ajudar: Olá,Estou a pensar montar um aquário com ciclídeos, mais virado para os kribensis, escalares, bocas de fogo... Começas logo por falar de três biótopos completamente distintos: Kribensis (Rios Africanos); Escalares (Sul Americanos) e Bocas de Fogo (América Central), obviamente com características diferentes não só no que diz respeito aos parâmetros químicos da água, mas simultaneamente à sociabilidade, comportamentos territoriais, etc.. O aquário tem 120*40*70. Tenho algumas dúvidas: - qual é o melhor substrato? a akadama? quantos litros preciso? Se quiseres um aquário bem plantado a akadama é realmente muito boa, no entanto, não te esqueças que queres manter peixes e por isso mesmo terás de fazer aspirações ao areão: com akadama não sei se o resultado será o melhor Eu tenho muito areão, mas acho que não iria fazer o mesmo efeito. O que acham? Acho que um bom areão faz exactamente o mesmo efeito. - os nigrofasciatus são compatíveis com os kribensis? pergunto isto porque tenho um casal de kribensis e um casal de nigrofasciatus. Neste momento estão em aquários separados,mas queria juntar tudo no aquário principal. De todo! Os nigrofasciatus são peixes muito territoriais e extremamente agressivos. Os kribensis também não são flor que se cheire, por isso não recomendo essa combinação. Com esta fauna, que outros peixes me aconselham? posso introduzir acarás e bocas de fogo? Aconselho-te a reconsiderares e a decidires apenas por um único biótopo onde podes ter alguns ciclídeos como "joias da coroa". Quanto a plantas,posso colocar nymphea lotus e outras plantas com alguma exigência? Dependendo do biótopo que escolheres, ou seja, vai depender das espécies que decidires manter, pois como calculas manter plantas com alguns ciclídeos não é fácil. Para um aquário com 120*40*70 e com uma calha com 3lâmpadas de 30W (total 90W) e com uma filtragem composta por um filtro externo eheim 2215 (600l/) acham que está ok? Acho que o filtro é muito fraquinho para esse volume. Qualquer coisa acima dos 1200 l/h já será considerável Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Cabrita Publicado: Novembro 28, 2008 Publicado: Novembro 28, 2008 (editado) enganei-me Editado Novembro 28, 2008 por Cabrita
Veterinário Publicado: Novembro 28, 2008 Autor Publicado: Novembro 28, 2008 Muito obrigado pela ajuda Eu queria manter os kribensis, e escalares. Se houver alguns outros peixes compatíveis com estes dois,melhor ainda, mas à partida eram estes. Posso neste caso colocar plantas como a nymphea lotus? Eu tive recentemente um aquário com malawi e sei que eles comem as plantas todas. Mas parece-me que com estas espécies (escalares e kribensis) não vou ter esse problema. Corrige-me se estiver engando. Sendo assim vou manter o areão. Vou então melhorar também a filtragem. Devo colocar um filtro interno para aumentar a circulação de água? Muito obrigado
Recommended Posts