Recommended Posts

Publicado

boas :animal_fish:

ando com um problema.. primeiro gostava dos marlboro red.. depois dos yellow sunrise.. agora ganhei uma paixão pelos alenquer red e pelos scribbelt.. (pior que nicotina !)

tenho um aquario de 150 x 50 x 60

dois filtros externos, um para aquarios até 300 litros, outro para aquarios ate 1500 litros e o aquario está a ficar densamente plantado

em relação à fauna no aquario tenho:

7 ottos

25 tetra limao

5 tetra imperial

8 corydoras

4 red marlboro

2 yellow sunrise

3 caridina japonica

a minha duvida:

será que posso acrescentar à fauna:

2 alenquer red

2 scribbelt

será muito peixe para a litragem ? :S gostava mesmo de adquirir estes 4 magnificos peixes sem ter de comprar um aquário maior, será possivel junta-los ou não ?

ajudem-me por favor,

um abraço, João O'Neill

Publicado:

Boas

Tudo depende dos tamanhos se ainda forem pequenos até 10 cm da para colocares agora se forem maiores de 14 cm comeca a ser apertado, seguindo a regra dos 50 l por peixe nesse aquario poderias por nove, ora é diferente teres 9 ou 10 discus de 14cm ou maiores do que teres 10 de 10 cm. Evidentemente que depois a que contar com a capacidade do filtro e o numero de tpa que estas disposto a fazer.

Cump.

Marques

Publicado:

boas, os discus que mantenho, os 4 marlboro red têm 10/11 cm, os yellow sunrise têm 6/7 cm

os 4 que estava a pensar adquirir têm 7/8 cm

a curto/médio prazo o tamanho do aquário suporta a capacidade dos peixes então, é isso ?

Publicado:

para mim no maximo punha mais 2 no maximo dos maximos.

e nao acrescentava mais nada so se fosse mais uns camaroes

e retirava os 5 tetra imperador

mas começava logo a pensar em outro filtro externo no minimo de 1500lh

e retirava o de 300lh

e a minha opiniao :ph34r:

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Publicado:

ha esquecime..

e como dizes que ta a ficar densamente plantado ..dava lhe uma generosa poda

e fazia de maneira que houvesse umas sombrinhas para eles ..tipo uns refugios para quando se assustam ou etc..

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Publicado: (editado)

Como o marquesdiscus referiu, ter peixes de 10cm é diferente de teres peixes de 14cm...

Em relação à fauna eu recomendava tb 8 a 9 discus.. já a contar com o crescimento dos discus, mesmo assim já acho demais devido a teres areão e plantado (supostamente tens substrato fertil), talvez o ideial era mesmo 6 ou 7.

Vou te dar o meu ex: tenho 1 aquario com as mesmas medidas que o teu e mantenho 15 discus em que a maior parte rondam os 11cm (claro que com o crescimento irei reduzir quase 50% dos discus que mantenho no aquario), até à data não tive problemas nenhuns pois não existe grande hipotese de acomulação de detritos, pois o aquario não tem nada para além de água. Aliado a TPA de 30% diárias c/ limpeza do fundo do aquario, pré-filtros de esponja nos sifões dos filtros externos (2028+2078) para aumentar o tempo de manutenção dos filtros..

Agora com areão e plantado já se torna diferente... com uma fauna excessiva passado alguns meses começa a existir uma grande acomulação de detritos nas partes inferiores do areão (nos plantados não deves remexer o areão nem aspirar a bruta), e os valores de nitratos tornam-se dificeis de controlar mesmo as plantas consumindo alguma parte e as TPAs a ajudarem.... torna-se complicado controlar os valores e criar um equilibrio, e as algas começam a aparecer!

Também tenho uma ideia que os nitratos elevados são prejudiciais aos discus pois eles têm tendencia a deixar de comer e a encostarem-se!

Dai muitos dizerem que manter discus em plantados é um desafio!

Isto é somente uma opinião minha!

abraço e boa sorte

Editado por Godlike

Cumps

Publicado:

humm..

sendo assim acho que vou vender/dar os tetra imperador, aumentar a equipa de limpeza e comprar apenas dois discus, ficando no total com 8 discus.

ah e começar a pensar em adquirir outro filtro de 1500L/h.

obrigado a todos :D

quando ao densamente plantado, o aquario é a base de " couves" para criar o espaço de sombra, e tenho um espaço livre com plantas de pequeno/médio porte para eles nadarem, parece-me equilibrado, vamos ver se aguenta com 8 discus entao, obrigado :D

Publicado:
humm..

sendo assim acho que vou vender/dar os tetra imperador, aumentar a equipa de limpeza e comprar apenas dois discus, ficando no total com 8 discus.

ah e começar a pensar em adquirir outro filtro de 1500L/h.

obrigado a todos :lol:

quando ao densamente plantado, o aquario é a base de " couves" para criar o espaço de sombra, e tenho um espaço livre com plantas de pequeno/médio porte para eles nadarem, parece-me equilibrado, vamos ver se aguenta com 8 discus entao, obrigado ;)

Boas, mete os peixes e depois vais controlando os parametros e ves se estabilizam!!! Se começarem a subir de tal maneira que não consigas controlar e evitar o aparecimento de algas reduzes!!

abraço e boa sorte

boas

vou ter um aquario de 180 litros quantos discus posso por?

Boas João, como foi referido depende do tamanho de cada discu e da composição, se forem adultos de 15 cm num aquario plantado mete somente 3, se estiver minimamente plantado mete 4.

Abraço

Cumps