gongas_pt Publicado Novembro 26, 2008 Publicado Novembro 26, 2008 (editado) "Aquariofilia favorece o comércio exótico" Esta frase é verdadeira?? Pelos o que tenho visto para termos neons no nosso aquário temos de os ir apanhar á bacia amazónica Algumas lojas para terem oferta suficiente tem de recorrer a espécies ilegais Pelo outro lado uma espécie foi extinta de um lago e esse é o Victoria e esse peixe é o astotilapia fasciata (zebra obliquens) que (felizmente) ainda persiste nos nossos aquas, e acho que para evitarmos a completa extinção desse peixe devíamos partilhar e não vender esse peixe para proliferar nos nossos aquários e essas ninhadas iriam ser DADAS para outras pessoas tentarem espalhar a Boa Nova.... isto também é válido para outras espécies, para que qualquer dia o lago Victoria resplandeça outra vez de vida .Também estou á procura dessas espécies de aquário para que haja alguém que espalhe a espécie. Espero eu que debatam sobre este assunto.... Cumprimentos GC Editado Novembro 26, 2008 por gongas_pt
Grilo Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 (editado) principios do hobby? por acaso os discos nao estao extintos no hatitat natural? ando a procura. a ideia era boa mas estragas-te com o final editei para corrigir erros. Editado Novembro 26, 2008 por Grilo AnDrE KaRmO
gongas_pt Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 principios do hobby? por acaso os discos nao estao extintos no hatitat natural? ando a procura. a ideia era boa mas estragas-te com o final editei para corrigir erros. pronta já apaguei
Grilo Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 realmente ha muitas especies que sao retiradas directamente da natureza para as lojas com a degradaçao dos ecossistemas daqui a uns tempos algumas das especies que vemos nas lojas deixarao de aparecer com frequencia e a preços razoaveis AnDrE KaRmO
gongas_pt Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 debate de 2 pessoas não chega um exemplo para ver a quantidade de lojas que importam de países onde pescam esses peixes é simplesmente perguntar de onde lhes são fornecidos peixes
nunes88 Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 boas ja somos 3 tive a pensar bem no assunto e realmente é mau há uma pergunta para a qual nao tenho resposta mas que me intriga bastante por exemplo os neos que vemos sempre ás dezenas nas lojas, é praticamente impossivel eles conceguirem-se reproduzir tao rapidamente para compenssar as captura, eu nem quero imaginar o numero de neons que são capturados de cada vez. devem ser biliões. cumps O meu aqua de 200L http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=119238
Daniel Santos Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 Boas Penso que realmente causa um grande impacto ambiental, mas normalmente pelo que tenho visto nao capturam em abiente natural mas sim constroem lagoas com agua dos rios e etc´s da zona e metem la os peixes e recolhem passado uns tempos o numero superior aos que la puseram, e na agua salgada a maior parte das especies tb e assim. Cumps *
Fisherman Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 Boas, No caso particular dos cardinais descobri isto na wikipédia, e suponho que seja assim para muitas espécies de tetras: The cardinal tetra is a very popular aquarium fish but is less widespread than the neon tetra because until recently it was difficult to breed in captivity. However, many breeders are now producing the fish; in most cases one can determine if the cardinal tetra is bred or wild caught due to damaged fins on wild caught specimens. Normally aquarists prefer to buy tank bred fish but some Brazilian ichthyologists believe that fishkeepers should continue to support the sustainable Cardinal fishery of the Amazon basin, since thousands of people are employed in the region to source fish for the aquarium trade. The fear is that if the fishermen didn't catch Cardinals, they could turn their attentions to deforestation. (This doesn't seem to pose an environmental concern as the fish is very common in the wild.)
André_Mestre Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 Boas, no caso dos neons, embora seja muito dificil, na Ásia ja conseguiram reproduzilos, não sei é se é por metodo natural ou em laboratorio, mas ate ja conseguiram criar variaçoes veú, e os cardinais, acho que tambem ja conseguiram reproduzi-los na grecia acho eu..Mas a maior parte, se não a totalidade dos que são vendidos hoje nas lojas, ainda são retirados do ambiente natural.
Octávio Alves Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 Boas, no caso dos neons, embora seja muito dificil, na Ásia ja conseguiram reproduzilos, não sei é se é por metodo natural ou em laboratorio, mas ate ja conseguiram criar variaçoes veú, e os cardinais, acho que tambem ja conseguiram reproduzi-los na grecia acho eu..Mas a maior parte, se não a totalidade dos que são vendidos hoje nas lojas, ainda são retirados do ambiente natural. Sim, os já foram conseguidas ninhadas de Neons, através de uma simulação do seu habitat natural. Os cientistas reproduziram chuva, trovoada, que estimula os neons a reproduzirem-se. Com um regador e uma chapa de metal e uma câmara fotográfica pode-se ter ninhadas de neons em nosso aquário. Basta que com o regador, fazer a chuva, com a chapa de metal fazer o barulho da trovoada e a câmara fotográfica o flash. Cumprimentos
André_Mestre Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 Sim, os já foram conseguidas ninhadas de Neons, através de uma simulação do seu habitat natural. Os cientistas reproduziram chuva, trovoada, que estimula os neons a reproduzirem-se. Com um regador e uma chapa de metal e uma câmara fotográfica pode-se ter ninhadas de neons em nosso aquário. Basta que com o regador, fazer a chuva, com a chapa de metal fazer o barulho da trovoada e a câmara fotográfica o flash. Cumprimentos Eu nunca fiz nada disso, e ja dei conta a minha neon estar muito gorda, (ainda nao a tinha alimentado nesse dia), e passada uma hora de eu ter acendido a luz ela ja tava magrinha, e um dos machos estava sempre a afastar o outro dela, mas como foi no comunitario, nunca poderiam nascer.
Vasco Matos Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 (editado) Este assunto é polémico,tal como a Aquariofilia é polémica em certos pontos. O Homem não protege por proteger,e no caso dos Cardinais,a captura destes peixes para usufruto da Aquariofilia faz com que as populações locais protegem o seu habitat,de modo a terem sempre sustento.Caso se deixasse de apanhar Cardinais,as pessoas simplesmente se desinteressavam pela protecção do habitat...é triste mas é verdade. E porque não proteger por proteger.Proteger simplesmente sem contra-partidas? É irreal,eu sei. O caso dos Discus é semelhante,mas meus amigos,a Aquariofilia por si só tem um lado muito negro.Então quando se apanham Discus F0 (selvagens) e são colocados nas mãos de pessoas inexperientes que simplesmente deviam ter consciência que ainda não têm capacidade de os manter...a aquariofilia ainda se torne mais negra. É que retirar um peixe da Bacia Amazónica,e colocá-lo em 150 ou mesmo 200L é um crime.E por vezes o PH e GH,e as condições nem de perto nem de longe chegam às encontradas pelo peixe no seu habitat. Aquariofilia sim,mas com consciência. Alguém que insista em manter enclausurado um F0, tem de ter a consciência de proporcionar um aquário enorme,com um PH,GH e KH semelhante ,com um aqua pensado para a espécie em questão. Aliás,isto devia ter o avalo da lei.ambora tecnicamente seja dificil de o fazer. Editado Dezembro 3, 2008 por Vasco Matos Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
gongas_pt Publicado: Dezembro 3, 2008 Autor Publicado: Dezembro 3, 2008 Esse caso dos néons eu conheço mas se ninguém reparou em cada loja de Portugal o peixe mais comuns de agua quente é exactamente o néon. há centenas de lojas que vendem peixes de agua quente e claro os neons. Ora, isso multiplicado por centenas de lojas e muitos países deve haver uma grandíssima pesca desses peixes e duvido muito que haja sustentabilidade é que talvez se isto se mantiver assim haverá uma notificação que os neons estão em vias de extinção nos locais de origem. P.S o que significa F0?
nunes88 Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 (editado) Bem pessoal só tenho uma coisa a dizer NINGUEM COMPRA NEONS........OK? :-D Editado Dezembro 3, 2008 por nunes88 O meu aqua de 200L http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=119238
André_Mestre Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 Bem pessoal só tenho uma coisa a dizer NINGUEM COMPRA NEONS........OK? :-D Eu tenho 3 neons, mas nao compro mais, até haver confirmação se já há a venda neons nascidos em cativeiro, e vou tentar reproduzir os meus, embora nao tenha muitas esperança.
Rodrigo Guimarães Publicado: Dezembro 3, 2008 Publicado: Dezembro 3, 2008 (...)P.S o que significa F0? Significa selvagem. F1 - Filho de selvagem F2 - FIlho de F1 e por ai fora. Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Vasco Matos Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 (editado) Eu tenho 3 neons, mas nao compro mais, até haver confirmação se já há a venda neons nascidos em cativeiro, e vou tentar reproduzir os meus, embora nao tenha muitas esperança. Mas André,no teu caso deves comprar mais. O Néon é um peixe de cardume e devem estar no minimo 8 individuos, sendo que este numero é longe do ideal.E manter o PH dentro do parâmetro que a espécie gosta,por isso é que é importante uma planificação do aquário antes de comprar por atacado. Temos de ter a consciência de ler um pouco antes de comprar (e isto não é para ti André,é um alerta geral), e compreender que há peixes que devem viver em cardume.É muito comum ver aquas onde há 2 Néons, 2 Cardinais,1 Rasbora,1 Néon Negro,etc, quando o ideal seria fazer um cardume onde uma das espécies tivesse mais individuos. As Corydoras outra coisa,este peixe de cardume é daqueles que mais necessita de elementos da mesma espécie para se sentir bem. E não me venham dizer que o aqua é pequeno para fazer cardumes grandes,pois ninguém é obrigado a ter aquários em casa...não há condições para manter peixes nas condições ideais,mais vale nem se ter. Já disse isto muitas vezes e é verdade: os peixes são os parentes pobres dos animais de estimação,pois há a ideia que se morrerem não faz mal,compra-se mais,é barato... Em relação ao assunto do tópico, a aquariofilia dentro de alguns anos vai ter uma coisa boa,é que algumas espécies só existirão nos aquários dos aquariofilistas, no ambiente natural deixarão de existir...é triste,mas poderá ser verdade. Editado Dezembro 4, 2008 por Vasco Matos Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
André_Mestre Publicado: Dezembro 4, 2008 Publicado: Dezembro 4, 2008 Mas André,no teu caso deves comprar mais. O Néon é um peixe de cardume e devem estar no minimo 8 individuos, sendo que este numero é longe do ideal.E manter o PH dentro do parâmetro que a espécie gosta,por isso é que é importante uma planificação do aquário antes de comprar por atacado. Temos de ter a consciência de ler um pouco antes de comprar (e isto não é para ti André,é um alerta geral), e compreender que há peixes que devem viver em cardume.É muito comum ver aquas onde há 2 Néons, 2 Cardinais,1 Rasbora,1 Néon Negro,etc, quando o ideal seria fazer um cardume onde uma das espécies tivesse mais individuos. As Corydoras outra coisa,este peixe de cardume é daqueles que mais necessita de elementos da mesma espécie para se sentir bem. E não me venham dizer que o aqua é pequeno para fazer cardumes grandes,pois ninguém é obrigado a ter aquários em casa...não há condições para manter peixes nas condições ideais,mais vale nem se ter. Já disse isto muitas vezes e é verdade: os peixes são os parentes pobres dos animais de estimação,pois há a ideia que se morrerem não faz mal,compra-se mais,é barato... Em relação ao assunto do tópico, a aquariofilia dentro de alguns anos vai ter uma coisa boa,é que algumas espécies só existirão nos aquários dos aquariofilistas, no ambiente natural deixarão de existir...é triste,mas poderá ser verdade. Eu quando os comprei, comprei 6, mas tres deles morreram com a doença dos neons acho eu, e desde ai nao comprei mais.
zix Publicado: Dezembro 10, 2008 Publicado: Dezembro 10, 2008 meus caros a maior parte dos neons e demais peixes que vem do amazonas são apanhados por os habitantes das zonas ribeirinhas , mais conhecidos por piambeiros ,tendo epocas proprias. se for proibido a pesca para o comercio ornamental eles tem de procurar outra fonte de rendimento que no amazonas é só estas ;1 garimpar: igual metais pesados abate de arvores ; igual a desfloratação ; ou conduzirem gado que tambem destroi a floresta. por isso continuem lá a comprar os neons porque os danos são menores do que as outras zix ---------- vivendo aprender
Recommended Posts