sweek Publicado Novembro 26, 2008 Publicado Novembro 26, 2008 Precisava de ajuda Pois tenho um aquario de 100 litros mas não tenho substrato e com calha de 2X36w e queria por plantas apesar de já ter cabomba mas gostava que me ajudassem em relação a fertelização, micros e macros etc.... quem me poder ajudar agradecia abraço
jpospr Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 Para já fertilizações depende das plantas que queres colocar, necessidades delas. Quando li o teu post tive o impulso de te dizer que deves segur a regra de 1watt por litro, e por conseguinte dizer-te que tens luz a menos, mas isso pode não ser verdade, tudo depende mais umas vez do tipo de plantas que colocares. Se colocares plantas de grande crescimento, de algum grau de dificuldade, tens de ter vários factores em ter em consideração. Quantidade de CO2 na água, tipo de susbtrato fertil e fertilizações na coluna de água, se bem que há plantas que absorvem mais os nutrientes pelas raizes e outras pelas folhas. Falando por experiencia própria e dando eu como exemplo. Tenho um aqua plantado de 60L com plantas que necessitam de muita luz, tenho duas compactas de 36W, uma de 4200ºK e outra de 10.000ºK ligadas durante 10h. Faço injecção de CO2 por gás pressurizado ligado uma uma eletrovalvula que desliga a saida de CO2 assim que as luzes apagam. Fertilizo com produtos da Seachem que têm os fertilizantes separados e para mim é preferivel. Da gama que eles têm utilizo Trace Fosfastos Potássio Excel Geralmente fertilizo bi-semanalmente com fosfatos a manter os niveis entre o 1 e o 1.5ppm Nitratos nunca fertilizo, pq o meu aqua tem uma fonte natural de nitratos, não sei se será assim com todos Potássio fertilizo semanalmente depois da TPA Excel é mais uma fonte de carbono para as plantas que ajuda no seu crescimento e tb actua como algicida, nem sempre utilizo e não gosto de me "esticar" com este produto Utilizo o Trace tb semanalmente, que contém micro-elementos essenciais. Claro que antes de cada fertilização meço os niveis de fosfatos e nitratos se estiverem dentro dos valores que eu quero não fertilizo, depois é tb consuante a litragem que tu tens, terás de colocar mais ou menos fertilizante até atingires o ponto que desejas. O resto dos outros compostos que possam ser necessários espero que as TPA's que faço semanalmente reponha os valores no valor certo, se bem que não faço mais nenhum teste para além daqueles que te disse. Tenho mais um teste, o de pH que me indica a quantida de CO2 na água, quanto maior concentração de CO2 menor será o pH da água, mas tudo tem uma relação com o KH Espera por mais opiniões, eu não sou nenhum expert na matéria, comecei as fertilizações há pouco tempo. Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
sweek Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 Para já fertilizações depende das plantas que queres colocar, necessidades delas. Quando li o teu post tive o impulso de te dizer que deves segur a regra de 1watt por litro, e por conseguinte dizer-te que tens luz a menos, mas isso pode não ser verdade, tudo depende mais umas vez do tipo de plantas que colocares. Se colocares plantas de grande crescimento, de algum grau de dificuldade, tens de ter vários factores em ter em consideração. Quantidade de CO2 na água, tipo de susbtrato fertil e fertilizações na coluna de água, se bem que há plantas que absorvem mais os nutrientes pelas raizes e outras pelas folhas. Falando por experiencia própria e dando eu como exemplo. Tenho um aqua plantado de 60L com plantas que necessitam de muita luz, tenho duas compactas de 36W, uma de 4200ºK e outra de 10.000ºK ligadas durante 10h. Faço injecção de CO2 por gás pressurizado ligado uma uma eletrovalvula que desliga a saida de CO2 assim que as luzes apagam. Fertilizo com produtos da Seachem que têm os fertilizantes separados e para mim é preferivel. Da gama que eles têm utilizo Trace Fosfastos Potássio Excel Geralmente fertilizo bi-semanalmente com fosfatos a manter os niveis entre o 1 e o 1.5ppm Nitratos nunca fertilizo, pq o meu aqua tem uma fonte natural de nitratos, não sei se será assim com todos Potássio fertilizo semanalmente depois da TPA Excel é mais uma fonte de carbono para as plantas que ajuda no seu crescimento e tb actua como algicida, nem sempre utilizo e não gosto de me "esticar" com este produto Utilizo o Trace tb semanalmente, que contém micro-elementos essenciais. Claro que antes de cada fertilização meço os niveis de fosfatos e nitratos se estiverem dentro dos valores que eu quero não fertilizo, depois é tb consuante a litragem que tu tens, terás de colocar mais ou menos fertilizante até atingires o ponto que desejas. O resto dos outros compostos que possam ser necessários espero que as TPA's que faço semanalmente reponha os valores no valor certo, se bem que não faço mais nenhum teste para além daqueles que te disse. Tenho mais um teste, o de pH que me indica a quantida de CO2 na água, quanto maior concentração de CO2 menor será o pH da água, mas tudo tem uma relação com o KH Espera por mais opiniões, eu não sou nenhum expert na matéria, comecei as fertilizações há pouco tempo. estava a pensar tambem em alterar a minha calha para essa regra do 1 watt por litro!!! não cheguei a dizer mas tb vou por agora CO2 caseiro a produzir!!!! então se bem entendi tenho que arranjar fertelizantes ou em separados ou "conjuntos" certo? e são com estes 4 (Trace, Fosfastos, Potássio, Excel) que tenho que me preocupar???ou existem mais!!! eu por acaso gosto da JBL e a única coisa que punha eram os ferrotabs mas raramente!!!
sweek Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 Para já fertilizações depende das plantas que queres colocar, necessidades delas. Quando li o teu post tive o impulso de te dizer que deves segur a regra de 1watt por litro, e por conseguinte dizer-te que tens luz a menos, mas isso pode não ser verdade, tudo depende mais umas vez do tipo de plantas que colocares. Se colocares plantas de grande crescimento, de algum grau de dificuldade, tens de ter vários factores em ter em consideração. Quantidade de CO2 na água, tipo de susbtrato fertil e fertilizações na coluna de água, se bem que há plantas que absorvem mais os nutrientes pelas raizes e outras pelas folhas. Falando por experiencia própria e dando eu como exemplo. Tenho um aqua plantado de 60L com plantas que necessitam de muita luz, tenho duas compactas de 36W, uma de 4200ºK e outra de 10.000ºK ligadas durante 10h. Faço injecção de CO2 por gás pressurizado ligado uma uma eletrovalvula que desliga a saida de CO2 assim que as luzes apagam. Fertilizo com produtos da Seachem que têm os fertilizantes separados e para mim é preferivel. Da gama que eles têm utilizo Trace Fosfastos Potássio Excel Geralmente fertilizo bi-semanalmente com fosfatos a manter os niveis entre o 1 e o 1.5ppm Nitratos nunca fertilizo, pq o meu aqua tem uma fonte natural de nitratos, não sei se será assim com todos Potássio fertilizo semanalmente depois da TPA Excel é mais uma fonte de carbono para as plantas que ajuda no seu crescimento e tb actua como algicida, nem sempre utilizo e não gosto de me "esticar" com este produto Utilizo o Trace tb semanalmente, que contém micro-elementos essenciais. Claro que antes de cada fertilização meço os niveis de fosfatos e nitratos se estiverem dentro dos valores que eu quero não fertilizo, depois é tb consuante a litragem que tu tens, terás de colocar mais ou menos fertilizante até atingires o ponto que desejas. O resto dos outros compostos que possam ser necessários espero que as TPA's que faço semanalmente reponha os valores no valor certo, se bem que não faço mais nenhum teste para além daqueles que te disse. Tenho mais um teste, o de pH que me indica a quantida de CO2 na água, quanto maior concentração de CO2 menor será o pH da água, mas tudo tem uma relação com o KH Espera por mais opiniões, eu não sou nenhum expert na matéria, comecei as fertilizações há pouco tempo. estava a pensar tambem em alterar a minha calha para essa regra do 1 watt por litro!!! não cheguei a dizer mas tb vou por agora CO2 caseiro a produzir!!!! então se bem entendi tenho que arranjar fertelizantes ou em separados ou "conjuntos" certo? e são com estes 4 (Trace, Fosfastos, Potássio, Excel) que tenho que me preocupar???ou existem mais!!! eu por acaso gosto da JBL e a única coisa que punha eram os ferrotabs mas raramente!!!
jpospr Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 O Excel não acho que se possa considerar um fertilizante, funciona em conjunto com a injecção de CO2. É mais uma fonte de carbono para as plantas com a mais valia que por exemplo tiveres algas e aplicares directamente o excel sobre elas, passado 2 dias acabam por morrer. Sim, optas por escolher o que mais te convém, tenho um fertilizante da Tropica que tem fosfatos e nitratos, usei 2x, pq como tenho sempre nitratos à volta dos 10/15ppm não vale a pena estar a injectar mais nitratos no aqua, com o risco de provocar algum desequilibrio. Fosfatos(PO4),Potássio(K),Nitratos(NO3) são todos consumidos ao mesmo tempo...se um falta os outros deixam de ser consumidos. Trace são oligoelementos, são micro-elementos, PO4,NO3 e K são os macro Se estiver a dizer alguma asneira alguém que me corrija sff Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
zlatan9 Publicado: Novembro 28, 2008 Publicado: Novembro 28, 2008 O Excel não acho que se possa considerar um fertilizante, funciona em conjunto com a injecção de CO2. É mais uma fonte de carbono para as plantas com a mais valia que por exemplo tiveres algas e aplicares directamente o excel sobre elas, passado 2 dias acabam por morrer. Em certos tipos de algas não precisas de aplicar directamente o Excel para elas desaparecerem. One Fish Standing Kurichiba
sweek Publicado: Novembro 29, 2008 Autor Publicado: Novembro 29, 2008 Em certos tipos de algas não precisas de aplicar directamente o Excel para elas desaparecerem. já agora uma duvida é que o meu irmão tem umas algas no aquario que parecem fios de cabelos como é que as podemos eleminar???? esse exel resolve isso???
jpospr Publicado: Novembro 29, 2008 Publicado: Novembro 29, 2008 O Excel pode ajudar mas só por si não faz milgres. Tens de ver os outros parametros da água. Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
LBarreiro Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 Boas, Também tive problemas com algas filamentosas (algas tipo cabelo) na montagem do aqua. Depois de muito ler consegui quase corrigir o problema, porque descubri que o seu aparecimento indica excesso de PO4 e Nitratos ou de apenas um (no meu caso era excesso de PO4). Cumprimentos [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111960&hl="][img]http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/gallery_28824_954_19127.jpg[/img][/url]
Recommended Posts