Recommended Posts

Publicado (editado)

Após verificar alguma necrose e perda de tecido quase total de algumas frags que comprei recentemente, o transporte demorou pouco mais de 12 horas, e estavam bem empacotados..com 2 sacos um dentro do outro para servir de isolamento...

No entanto a água estava fria...mas que cena...

Pus-me a consultar artigos na net sobre transporte e este:

http://reefkeeping.com/issues/2005-11/eb/index.php

veio ao lume algumas questões...

será que se devem enviar corais dentro de em água?

Aquilo que pode acontecer, é um asfixiamento do coral na água baixo oxigénio, e o próprio muco que este lança para se proteger na maré baixa pode o asfixiar...

Segundo este artigo, parece que a técnica do jornal humido envolta do frag, e este dentro de um pedaço de esferovite promove melhores taxas de sobrevivência...

As frags que recebi ainda não mostraram polipos, começo a ter receio já vai para 2 dias....

nota-se até perda de largas quantidades de tecido num dos corais...

A malta tem medo de tirar os corais de água... e parece pouco adequado...afinal vivem dentro de água...

mas parece parece que o stress maior é o envio destes em sacos de água, pode também variar consoante as espécies ...

juntando a isso os custos de transportar água...

Nas plantas admiravam-se porque é que eu enviava plantas´aquáticas dentro de sacos fechados sem água, só humidas...nunca tive azar.

uma boa forma de enviar corais e vou usar a informação deste artigo, seria envolver estes em papel, por exemplo de cozinha molhado com água do aquário, e depois aí sim dentro de um saco...este teria oxigénio qb, o ar tem muitissimo mais oxigénio...

e que tal criar um tópico onde seleccionavamos taxas de sobrevivência em distintos metodos de transporte, podia assim ter algumas bases cientificas, para verificarmos qual a melhor forma de transporte...

Editado por António Vitor
Publicado:

Boas,

Já tive um episódio, há 3 anos, em que comprei um Sarco a um rapaz do Porto, o Silvério Torres. Ele enviou o dito devidamente acondicionado,... em àgua. A transportadora perdeu a " encomenda " e entregou-ma uma semana depois. Ao abrir a encomenda, deparei-me com uma àgua tipo leite com chocolate e com um cheiro a lembrar um cadáver com 2 meses de óbito, ao sol. Na altura questionei-me se se ele mo tivesse enviado na forma referida pelo Luis, se não tinha aproveitado pelo menos uma parte do coral. Lembrei-me das minhocas para a pesca de mar. Desde que embrulhadas em papel molhado, duram vários dias vivas.

Deixo aqui o meu registo.

Abraço,

Paulo

Publicado: (editado)

No artigo fala-se desta técnica usada desde 1930, com sucesso...

Isto nos circulos cientificos...

só uma tal de oculina sp. é não gosta...

Se o animal está na água, o gás tem se "deslocar" para a água por difusão, e da água este sai para o ar que vai no saco...

esta difusão só será rápida se existir uma pequena camada de água, se a concentração de co2 na água subir (substancias em putrefacção e a respiração do animal...) mais dificil se torna, este em libertar-se de co2. se não liberta o co2 sufoca e não consegue obter o2.

digamos que embora não seja saudável enviar corais fora de água, é melhor...

:)

o papel é suficientemente poroso humido para mesmo este não ser obstáculo à difusão dos gases, eu sei que deve ser complicado imaginar que corais fora de água sobrevivam melhor. mas parece um facto que o pessoal teima em aceitar.

sacos rotos onde os seus ocupantes são os unicos a sobreviver passado dias e com extrema saúde e etc...

Publicado:

Nos corais moles é para esquecer, sem água não resistem muito tempo. Nos SPS, a técnica do papel é boa, mas com as temperaturas que temos nesta altura do ano, é complicado, podendo o jornal começar a congelar, caso cheguemos a temperaturas próximas do 0

No que toca ao teu caso, o problema pode ter sido mesmo à exposição a temperaturas bastante baixas! Nesta altura, o melhor é utilizar serviços mais rápidos, que é o caso da Rede Expresso. Não entregam à nossa porta, mas sim no terminal da R.E. da zona, que em Lisboa será em Sete Rios. Assim é uma questão de horas. Cheguei a deixar uns corais às 8h, partiu às 9:30 e às 11:15 estava em Leiria.

Publicado:
Nos corais moles é para esquecer, sem água não resistem muito tempo. Nos SPS, a técnica do papel é boa, mas com as temperaturas que temos nesta altura do ano, é complicado, podendo o jornal começar a congelar, caso cheguemos a temperaturas próximas do 0

No que toca ao teu caso, o problema pode ter sido mesmo à exposição a temperaturas bastante baixas! Nesta altura, o melhor é utilizar serviços mais rápidos, que é o caso da Rede Expresso. Não entregam à nossa porta, mas sim no terminal da R.E. da zona, que em Lisboa será em Sete Rios. Assim é uma questão de horas. Cheguei a deixar uns corais às 8h, partiu às 9:30 e às 11:15 estava em Leiria.

Ele chegou ás 2 da manhã ao MARL aqui encostado a casa (saiu do porto às 22), teve 7 horas no MARL e eu podia ter ido lá buscar...

não sabia dessa do ir buscar ao RE mais próximo, nem que dava para fazer isso.

Publicado:
Após verificar alguma necrose e perda de tecido quase total de algumas frags que comprei recentemente, o transporte demorou pouco mais de 12 horas, e estavam bem empacotados..com 2 sacos um dentro do outro para servir de isolamento...

bem empacotados neste tempo é em caixa de esferovite...preferencialmente com heat packs maiores...

não foi um problema de enviar dentro de agua... se fosse tinhas visto o coral ja com perda de tecido e desenvolvimento bacteriano acentuado nas necroses, quando abrisses o saco o cheiro seria bastante desagradavel.

ja agora...o dry shipping, uma vez que não leva a massa térmica (agua quente) arrefece mais rápido.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
bem empacotados neste tempo é em caixa de esferovite...preferencialmente com heat packs maiores...

não foi um problema de enviar dentro de agua... se fosse tinhas visto o coral ja com perda de tecido e desenvolvimento bacteriano acentuado nas necroses, quando abrisses o saco o cheiro seria bastante desagradavel.

ja agora...o dry shipping, uma vez que não leva a massa térmica (agua quente) arrefece mais rápido.

não estava então completamente bem empacotado, não tinha heat packs nem veio em caixas de esferovite, mas não culpo a pessoa em causa, também eu não sabia...

A água com o frio até leva mais oxigénio...creio que o problema neste caso não foi a água.

A água com o frio até leva mais oxigénio...creio que o problema neste caso não foi a água.

organismos que vivem tipicamente a 20 e muitos graus, não devem gostar de andar a 5-10 graus muito tempo.

alias no transporte de corais e peixes a nivel profissional um dos maiores cuidados é temperatura o mais constante possivel.

repara que no artigo que citas, o manter da temperatura é considerado muito importante, chegam-se a enviar caixas vazias só com heatpacks e sacos com agua e com um "temperature logger" (registador de temperaturas) para ver como é a variação de temperatura, antes de começar a enviar corais...

é que a morte por anoxia, leva á libertação do tecido muito rapidamente... e à degradação da agua de transporte, o que não reportas ter acontecido.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Ja agora fica o meu registo,

Eu recebi frags dentro de caixa de esferovite, em dois sacos com agua e por rede expressos. saiu de Leiria de manha chegou cá as 7h.

No dia seguinte todos os frags tinham polipos de fora!

Recebi tambem LPS nas mesmas condições e passou-se o mesmo.

Feedback das minhas vendas Aqui