transporte de corais


Recommended Posts

Após verificar alguma necrose e perda de tecido quase total de algumas frags que comprei recentemente, o transporte demorou pouco mais de 12 horas, e estavam bem empacotados..com 2 sacos um dentro do outro para servir de isolamento...

 

No entanto a água estava fria...mas que cena...

 

 

Pus-me a consultar artigos na net sobre transporte e este:

http://reefkeeping.com/issues/2005-11/eb/index.php

 

veio ao lume algumas questões...

será que se devem enviar corais dentro de em água?

 

Aquilo que pode acontecer, é um asfixiamento do coral na água baixo oxigénio, e o próprio muco que este lança para se proteger na maré baixa pode o asfixiar...

 

Segundo este artigo, parece que a técnica do jornal humido envolta do frag, e este dentro de um pedaço de esferovite promove melhores taxas de sobrevivência...

 

As frags que recebi ainda não mostraram polipos, começo a ter receio já vai para 2 dias....

nota-se até perda de largas quantidades de tecido num dos corais...

 

A malta tem medo de tirar os corais de água... e parece pouco adequado...afinal vivem dentro de água...

mas parece parece que o stress maior é o envio destes em sacos de água, pode também variar consoante as espécies ...

 

juntando a isso os custos de transportar água...

 

Nas plantas admiravam-se porque é que eu enviava plantas´aquáticas dentro de sacos fechados sem água, só humidas...nunca tive azar.

 

uma boa forma de enviar corais e vou usar a informação deste artigo, seria envolver estes em papel, por exemplo de cozinha molhado com água do aquário, e depois aí sim dentro de um saco...este teria oxigénio qb, o ar tem muitissimo mais oxigénio...

 

e que tal criar um tópico onde seleccionavamos taxas de sobrevivência em distintos metodos de transporte, podia assim ter algumas bases cientificas, para verificarmos qual a melhor forma de transporte...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já tive um episódio, há 3 anos, em que comprei um Sarco a um rapaz do Porto, o Silvério Torres. Ele enviou o dito devidamente acondicionado,... em àgua. A transportadora perdeu a " encomenda " e entregou-ma uma semana depois. Ao abrir a encomenda, deparei-me com uma àgua tipo leite com chocolate e com um cheiro a lembrar um cadáver com 2 meses de óbito, ao sol. Na altura questionei-me se se ele mo tivesse enviado na forma referida pelo Luis, se não tinha aproveitado pelo menos uma parte do coral. Lembrei-me das minhocas para a pesca de mar. Desde que embrulhadas em papel molhado, duram vários dias vivas.

Deixo aqui o meu registo.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No artigo fala-se desta técnica usada desde 1930, com sucesso...

Isto nos circulos cientificos...

 

só uma tal de oculina sp. é não gosta...

 

Se o animal está na água, o gás tem se "deslocar" para a água por difusão, e da água este sai para o ar que vai no saco...

 

esta difusão só será rápida se existir uma pequena camada de água, se a concentração de co2 na água subir (substancias em putrefacção e a respiração do animal...) mais dificil se torna, este em libertar-se de co2. se não liberta o co2 sufoca e não consegue obter o2.

 

digamos que embora não seja saudável enviar corais fora de água, é melhor...

:)

o papel é suficientemente poroso humido para mesmo este não ser obstáculo à difusão dos gases, eu sei que deve ser complicado imaginar que corais fora de água sobrevivam melhor. mas parece um facto que o pessoal teima em aceitar.

 

sacos rotos onde os seus ocupantes são os unicos a sobreviver passado dias e com extrema saúde e etc...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos corais moles é para esquecer, sem água não resistem muito tempo. Nos SPS, a técnica do papel é boa, mas com as temperaturas que temos nesta altura do ano, é complicado, podendo o jornal começar a congelar, caso cheguemos a temperaturas próximas do 0

No que toca ao teu caso, o problema pode ter sido mesmo à exposição a temperaturas bastante baixas! Nesta altura, o melhor é utilizar serviços mais rápidos, que é o caso da Rede Expresso. Não entregam à nossa porta, mas sim no terminal da R.E. da zona, que em Lisboa será em Sete Rios. Assim é uma questão de horas. Cheguei a deixar uns corais às 8h, partiu às 9:30 e às 11:15 estava em Leiria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos corais moles é para esquecer, sem água não resistem muito tempo. Nos SPS, a técnica do papel é boa, mas com as temperaturas que temos nesta altura do ano, é complicado, podendo o jornal começar a congelar, caso cheguemos a temperaturas próximas do 0

No que toca ao teu caso, o problema pode ter sido mesmo à exposição a temperaturas bastante baixas! Nesta altura, o melhor é utilizar serviços mais rápidos, que é o caso da Rede Expresso. Não entregam à nossa porta, mas sim no terminal da R.E. da zona, que em Lisboa será em Sete Rios. Assim é uma questão de horas. Cheguei a deixar uns corais às 8h, partiu às 9:30 e às 11:15 estava em Leiria.

 

Ele chegou ás 2 da manhã ao MARL aqui encostado a casa (saiu do porto às 22), teve 7 horas no MARL e eu podia ter ido lá buscar...

 

não sabia dessa do ir buscar ao RE mais próximo, nem que dava para fazer isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após verificar alguma necrose e perda de tecido quase total de algumas frags que comprei recentemente, o transporte demorou pouco mais de 12 horas, e estavam bem empacotados..com 2 sacos um dentro do outro para servir de isolamento...

 

bem empacotados neste tempo é em caixa de esferovite...preferencialmente com heat packs maiores...

 

não foi um problema de enviar dentro de agua... se fosse tinhas visto o coral ja com perda de tecido e desenvolvimento bacteriano acentuado nas necroses, quando abrisses o saco o cheiro seria bastante desagradavel.

 

ja agora...o dry shipping, uma vez que não leva a massa térmica (agua quente) arrefece mais rápido.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem empacotados neste tempo é em caixa de esferovite...preferencialmente com heat packs maiores...

 

não foi um problema de enviar dentro de agua... se fosse tinhas visto o coral ja com perda de tecido e desenvolvimento bacteriano acentuado nas necroses, quando abrisses o saco o cheiro seria bastante desagradavel.

 

ja agora...o dry shipping, uma vez que não leva a massa térmica (agua quente) arrefece mais rápido.

 

não estava então completamente bem empacotado, não tinha heat packs nem veio em caixas de esferovite, mas não culpo a pessoa em causa, também eu não sabia...

 

A água com o frio até leva mais oxigénio...creio que o problema neste caso não foi a água.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água com o frio até leva mais oxigénio...creio que o problema neste caso não foi a água.

 

organismos que vivem tipicamente a 20 e muitos graus, não devem gostar de andar a 5-10 graus muito tempo.

 

alias no transporte de corais e peixes a nivel profissional um dos maiores cuidados é temperatura o mais constante possivel.

 

repara que no artigo que citas, o manter da temperatura é considerado muito importante, chegam-se a enviar caixas vazias só com heatpacks e sacos com agua e com um "temperature logger" (registador de temperaturas) para ver como é a variação de temperatura, antes de começar a enviar corais...

 

é que a morte por anoxia, leva á libertação do tecido muito rapidamente... e à degradação da agua de transporte, o que não reportas ter acontecido.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora fica o meu registo,

Eu recebi frags dentro de caixa de esferovite, em dois sacos com agua e por rede expressos. saiu de Leiria de manha chegou cá as 7h.

No dia seguinte todos os frags tinham polipos de fora!

 

Recebi tambem LPS nas mesmas condições e passou-se o mesmo.

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais