Aqua 60x33x24 para Ciclideos Anões


robdamn

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Estou pensando em fazer um aqua somente com ciclideos anoes pois gostei muito deles.

Meu aqua tem 47 litros (60comp. x 33alt x 24larg) estas medidas sao so da parte q tem agua, tenho um filtro de 450l/h que deixo-o funcionando no maximo sempre, e um termostato.

Por inquanto eu tenho 1 casal de ramirezi azul, 1 casal de ramirezi ouro, 2 limpa vidros e 1 papilocromis q nao sei se é macho ou femea. Tambem tinha colisas e neons, mas os doei para minha prima.

Algumas plantas naturais com fundo de pedrinhas pequenas, possuo tambem um tronco de aroeira com musgo de java em crescimento nele e uma "caverninha" simples com pedras q eu montei para usarem de esconderijo.

Ph sempre em 6.8, nao possuo outros testes.

Temperatura 26º.

Iluminação: Fluorescente normal de 27w (cerca de 1600 lumens)

 

Estou pensando em colocar cacatuoides, um casal ficaria bom ?

Quantos anoes cabem no maximo nesse meu aqua ? Gosto sempre de deixa-los em casais.

Alguma outra planta que seja bom para se esconderem ?

 

Ai vai umas fotos do meu aqua, fico no aguardo de ajuda e sujestoes.

 

Obrigado !!!

 

 

2cgfr06.jpg

 

22nx1u.jpg

Editado por robdamn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

... vai para aí um confusão dos diabos.

 

Os Papilochromis encontram-se, hoje, classificados como Mikrogeophagus e abrangem os ramirezi, os altispinosa e umas espécies próximas do altispinosa classificadas como sp. "população".

 

Assim não sei ao que te referes com Papilochromis... por outro lado eu diria que com 2 casais de ramirezi já tens população que baste, quem sabe demais, para a área do aquário. Meter aí um casal de Apistogrammas, ainda pr cima os belicosos cacatuoides, iria causar o pandemónio. O meu conselho seria até desfazeres-te de um dos casais de ramirezi, para não mistures formas de aquário... meter mais ciclídeos, aí, parece-me um risco desnecessário.

 

Cumps.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

concordo plenamente com o Ricardo Fonseca... para esse aquário basta um casal de Ramirezis, já tens peixes demais nesse aquário.

 

Vais começar a ter disputas pelo espaço que é pouco e algum peixe vai acabar por sofrer, o que pode ser evitado.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Fonseca,

 

Aqui no Brasil eu conheço esse peixe com esse nome Papilocromis (Microgeophagus altispinosa).

http://www.aquaonline.com.br/index.php?opt...-&Itemid=52

Mas desculpe a consfusao,

 

o que voces acham de eu tirar o casal de rami ouro e o "papilocromis" e colocar um casal de apistogramma cacatuoides double ou triple red ??

Editado por robdamn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Fonseca,

 

Aqui no Brasil eu conheço esse peixe com esse nome Papilocromis (Microgeophagus altispinosa).

http://www.aquaonline.com.br/index.php?opt...-&Itemid=52

Mas desculpe a consfusao,

 

o que voces acham de eu tirar o casal de rami ouro e o "papilocromis" e colocar um casal de apistogramma double ou triple red ??

 

 

Boas,

 

para esse aquário só deves colocar um casal de ramirezis ou um casal de cacatuoides, são peixes que partilham o mesmo espaço no aquário.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

comprei substrato e areia para por em meu aqua.

 

Assim q eu reforma-lo eu postarei fotos, alguma ideia ? Pretendo fazer um gramado, qual planta é a melhor ?

 

Para esse efeito talvez o melhor seja a eleocharis ou entao lilaeopsis nova zelandiae.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o indicado seria um casal, no maximo um trio, 1 macho e duas femeas. mas acho que devias colocar mais troncos e uma caverna. eu uso cocos para fazer as cavernas, os meus apistos normalmente usam-nas para fazer as posturas. e se tiveres usa bastante musgo junto ao solo. se quiseres colocar um maior numero de ciclideos ai sugeria antes outras especies: crenicara filamentosa ou apistogrammoides pucallpaensis ( 4.5 cm). quanto aos apistos eu sugeria ap. bitaeniata ou ap. iniridae. mas e uma opiniao, e nao sao tao faceis de encontrar como os cacatuoides. ai no parana tambem devem haver algumas especies, e o caso de ires a pesca. pena que quando vou ao brasil nao tenho disponibilidade para os procurar. mas ja encontrei geophagus a sul de porto seguro na bahia. diverte-te com o teu aqua e fica bem. saudacoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Viva,

 

Falta-te aí um fundo..preto por exemplo.

 

Os rams bolivianos e os cacatuoides dão-se bem?

 

Essas pedras é que estão com um arranjo muito artificial...todas alinhadas.

 

os tubos que se vêm ao fundo...ficava melhor numa esquina que no meio. De resto está agradável. Que plantas são as à esquerda de folha larga?

 

Tiveste alguma postura já?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedrioo!

 

eu tinha um fundo de pedras, mas parece que o aqua fica menor, assim da mais ideia de profundidade

 

as pedras no meio tentei fazer um "caminho", como se fosse uma paisagem com um rio passando no meio

talvez eu faça algumas mudanças nelas

 

ao lado direito gostaria de completar com um carpete de glosso e melhorar o lado esquerdo

 

os cacatuoides nao brigam com os altispinosus, vivem como se o outro nao existisse :)

 

a questao dos tubos, nao há como ficarem em lugares diferentes, o aqua é fechado por cima, só ha um pequeno espaço no meio para o filtro e para o termostato

 

alguns dias atras a senhora apisto ficou muiiiiiito amarelada, achei que colocaria ovos, mas nada aconteceu ate agora, o macho tem sua propria toca, ele nao sai de lá (atras da pedra cinza há um buraco no tronco, ali onde ele dorme)

 

 

estranho que meu macho cacatuoides nao come ração, somente artemia, parece nao gostar das comidas secas, o que pode ser isso??

 

obrigado e um bom dia a todos !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguns dias atras a senhora apisto ficou muiiiiiito amarelada, achei que colocaria ovos, mas nada aconteceu ate agora, o macho tem sua propria toca, ele nao sai de lá (atras da pedra cinza há um buraco no tronco, ali onde ele dorme)

 

Provavelmente os neons comeram a cria. Podem ter comido os ainda ovos ou então a cria assim que eclodiu...

Filipe Araújo

 

bannerassinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não sei se a fêmea ram boliviana fica amarela na altura de postura como acontece com os apistos. Isso de o macho não sair é que não me parece muito normal...é sempre ou será só medo de ti? ele comem bem e está bem nutrido?

Nunca tive cacatuiode mas acho que isso deve ter a ver com a alimentação a que já estava habituado e que quando tiver fome e vir os outros a papar flocos vai perceber que é para papar e vai começar a comer a pouco e pouco. É selvagem? (parece-me demasiado colorido para isso)

 

Considera fazer um novo furo para as tubagens.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pedrioo,

 

Creio que nao é selvagem não, ele ficava escondido o dia todo.. mas esse problema eu resolvi, meu ph subiu rapido pois a garrafada de co2 tinha terminado.. agora ele esta com comportamento normal... so entra na toca a noite para dormir

ele normalmente tem medo de mim, muito timido, agora a femea é ao contrario, vem até comer na mao...

 

ele so come artemia, e come MUIIITO de até brigar com os outros na hora da comida, mas estou tentando faze-lo comer ração tambem (color bits e tetra min PRO), aos poucos ele vai aprender a comer novamente, pois o vejo tentando, mas normalmente ele coloca na boca e logo em seguida cospe...

 

sobre o furo para o tubo do filtro, acho que nao vou fazer isso neste aqua, pois estou pensando em comprar um novo de 120 litros, mas ainda estou juntando $, hahaha :sad2:

 

 

filosdamae,

 

creio que isso nao tenha acontecido, pois tenho neons a somente 1 semana, e ela estava amarela algum tempo antes disso...

se tivesse postado eu com certeza iria ver alguma coisa!

 

 

obrigado a todos!

Editado por robdamn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...