fguedes Publicado Novembro 26, 2008 Publicado Novembro 26, 2008 Boas tenho um aquário comunitário de 200 l no qual estão 4 escalares adultos, por sinal 2 machos e 2 fêmeas que já acasalaram e tiveram várias posturas de ovos. a minha questão tem a ver com o comprtamento quando da defesa do território, os 2 machos confrontam-se frequentemente e embora a maior parte das vezes haja sempre um que recua, já tem acontecido de a coisa ficar mais encarneçida. Até agora não houve ferimentos mas o meu receio é q com o tempo a coisa piore. Alguém já teve este tipo de experiência? Não queria nada ter que prescindir de um dos casais... Cumprimentos!
Sonia Silva Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 (editado) Boas! O comportamente de que falas é normal e não há muito que possas fazer para o evitar uma vez que não queres prescinidir de nenhum dos casais ou de algum dos machos! A mim acontece me muitas vezes isso quando preciso de ter os dois machos dominantes juntos (normalmente separo os casais noutros aquários para aproveitar as posturas), há sempre guerra para decidir qual deles será o dominante, mas normalmente acaba por um desistir e as coisas acalmam, tens é de ver se a guerra não fica demasiado seria, pois se as coisas ficarem mesmo feias podem acabar na morte de um deles! Editado Novembro 26, 2008 por Sonia Silva
fguedes Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 Boas! O comportamente de que falas é normal e não há muito que possas fazer para o evitar uma vez que não queres prescinidir de nenhum dos casais ou de algum dos machos! A mim acontece me muitas vezes isso quando preciso de ter os dois machos dominantes juntos (normalmente separo os casais noutros aquários para aproveitar as posturas), há sempre guerra para decidir qual deles será o dominante, mas normalmente acaba por um desistir e as coisas acalmam, tens é de ver se a guerra não fica demasiado seria, pois se as coisas ficarem mesmo feias podem acabar na morte de um deles! Boa noite Sonia, pois que tens razão e o problema é q não tenho grande hipótese de separar os casais. eles têm a volta de 16 cm, se calhar aimnda vão crescer mais e se agora ás vezes até parecem 2 palermas a atiçar um ao outro sem fazermais nada por vezes a coisa fica feia, se calhar de ficarem mais violentos ponho-lhes um açaime!!!! :
Sonia Silva Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 Hm... açaime parece-me bem! 16cm? são mesmo grandes eles!
Recommended Posts