Luisa Fonseca Publicado Novembro 26, 2008 Publicado Novembro 26, 2008 Olá, antes de decidir se posso ou não ter tão delicado invertebrado, preciso saber se: - a fórmula; 1 litro de água para cada centímetro de peixe adulto se aplica aos camarões. - posso juntar Red Cherrys com Corydoras e Ampulárias. - se adaptam aos parametros: Temperatura 27º e PH 7,2. - sujam muito a água. - gostam de areia fininha. Também gostava de saber que esconderijos preferem (tenho Fetos, musgo de Java e cavernas) Que tipo de alimento devemos dar? Quantos devemos ter juntos? Quantas crias nascem de cada vez? (máximo, para prevenir super povoação) Se alguém puder responder a isto tudo eu agradeço imenso, outras informações importantes também seriam bem vindas. obrigada Luisa fonseca
ruibmw Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 Viva - a fórmula; 1 litro de água para cada centímetro de peixe adulto se aplica aos camarões. Não. Essa formula, mesmo para peixes, é de duvidosa implementação. Aplica-se a quê ? guppies ? discos ? peckoltias ? neons ? Mbunas ? Para os camarões está completamente fora de questão. Em 20 litros podes ter ´largas dezenas, senão mesmo uma boa centena de Reds. - posso juntar Red Cherrys com Corydoras e Ampulárias. Absolutamente. - se adaptam aos parametros: Temperatura 27º e PH 7,2. 27º é muito para camarões. O ideal anda à volta dos 23º. Mas olha que mesmo para coridoras, 27º parece-me exagerado. - sujam muito a água. Não. - gostam de areia fininha. Tanto faz. Fina ou akadama (grossa) serve. Mais importante será a côr. Preferem areão escuro. De facto, no meu aquário de Blue Pearl e CRS's, tenho akadam e uma pequena zona de areia de silica branca. É raro eles andarem por lá. - Também gostava de saber que esconderijos preferem (tenho Fetos, musgo de Java e cavernas) Preferem esconderijos. (ponto) Sejam eles quais forem. A virtude do musgo está no facto de não ser só esconderijo. É sobretudo pela biologia que se forma nele e que sustenta a vida dos camarões. - Que tipo de alimento devemos dar? Tudo. Os puristas escolhem comidas estranhissimas a preços proibitivos. A minha opinião é que eles comem tudo. Normalmente dou-lhes uma comida da SERA (qualquer coisa Prawn ... não me recordo o nome) mas também lhes ofereço flocos ou granulado de spirulina, a normal comida dos peixes (variados tipos de flocos, pastilhas de coridoras, pastilhas de loricarideos), rodelas de corgette, rodelas de pepino, eles agarram-se a tudo. - Quantos devemos ter juntos? O limite fisico do aquário é um horizonte possível a ser atingido Dependendo do tamanho do aquário, eu diria centenas. Umas boas centenas. Para iniciar uma população, 6 a 10 exemplares é quanto baste. - Quantas crias nascem de cada vez? (máximo, para prevenir super povoação) Muitas. No caso dos Reds não sei ao certo, mas andará à volta dos 10 a 20 ? Por acaso não faço a mais pálida ideia. Cumprimentos, Rui
Luisa Fonseca Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 Obrigada Rui A questão dos 27º é porque mesmo sem aquecimento essa é a temperatura a que os meus aquários costumam estar a maior parte do ano, é muito dificil baixar, foi por isso que passei para os peixes de água quente. Tenho 2 aquários; 1º - Com 80 litros (aguarda a população) Corydoras Sterbay (cardume de 6) e Corydoras pigmaeus (cardume de 12) e 3 Ampulárias. 2º - Com 60 litros, população; Corydoras Shwartzi e Aeneus Bronze (cardumes de 6) e três Ampulárias. Nos dois tenho substracto fértil onde estão as plantas (Fetos de java, Musgo de Java, Anúbias e valisnérias) os escoderijos separam o substracto fértil da areia branca de rio e são feitos por mim, em cerâmica, imitando cavernas. Penso que a litragem fica lotada com esta população, no entanto adorava ter também uns Red Cherrys porque o meu marido não acha muita piada aos aquários mas sei que delira com os camarões! Também pensei em ter um aquário só com os camarões... mas não tenho espaço! Tenho receio de não conseguir controlar os camarões, dá para ter só machos ou só fêmeas? É que já tive posturas demais de Corydoras... posturas demais de Ampulárias... não me quero meter noutra! Assim, postos estes parâmetros, principalmente a temperatura de 27º e o PH de 7,2... achas que dá para colocar uns quantos camarões em cada aquário? se sim, até quantos? Luisa Fonseca
ruibmw Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 É dificil só ter machos ou só fêmeas. Diria mesmo ... impossivel. A não ser que adquira só 1 exemplar. O problema de sobrepopulação irá acontecer mais tarde ou mais cedo. Claro que em 80 litros mais tarde que em 60 litros. Mas vai acontecer. No entanto é coisa para não ser assim tão cedo. Eu tenho-os em 15 e 20 litros e essa questão coloca-se de 2 em 2 meses. Em 60 litros, uma sobrepopulação representa para aí, digamos, uns 300 exemplares. Com menos eu não me preocuparia muito. Digo eu ... com os nervos. Posso estar enganado. Possíveis soluções para a sobrepopulação : 1 - Vendê-los aqui no forum. 100 ou 200 Reds, mesmo que seja a 30 ou 40 cêntimos, já é uma boa ajuda para a comida e equipamento. Com jeito, duas ou três vendas até dava para comprar outro aquário. 2 - Dá-los. Oferecê-los no Natal, ou aniversários dos amigos. Ou oferecê-los aqui no forum. Claro que isso iria provocar grandes amores e grandes ódios. Oferecer 200 Reds de uma acentada, era capaz de dar cabo das contas de muita gente 3 - Colocá-los no aquário de 60 litros e reservar o de 80 para mais uma espécie que seja predadora dos camarões. Escalares, Ramirezis, Apistogramas, Dicrossus, Nanacarás ou grandes tetras são exemplos. O de 60 ficava um belo aquário com camarões e juntava o útil a esse agradável. Os pontos 1 e 2, tanto faz usar o aquário de 60 como o de 80. O ponto 3 vai provocar alguns eriçamentos, mas que diabo .... só estou a ajudar. Contudo, com temperaturas de 27º e PH maior que 7, a taxa de reprodução também é menor. Já agora, como é que a temperatura fica nos 27º ? É essa a temperatura ambiente aí ? Que estranho. Outra coisa : Diz que fez os esconderijos em cerâmica, imitando cavernas. Envolveu fornos e cozer as cerâmicas ? Se não, e se não fosse abusar de si, como é que fez ? Poderia explicar-me ? É que ando a pensar fazer cavernas para apistogramas e loricarideos e toda a informação é bem vinda. cumps, Rui
Luisa Fonseca Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 Já agora, como é que a temperatura fica nos 27º ? É essa a temperatura ambiente aí ? Que estranho. Outra coisa : Diz que fez os esconderijos em cerâmica, imitando cavernas. Envolveu fornos e cozer as cerâmicas ? Se não, e se não fosse abusar de si, como é que fez ? Poderia explicar-me ? É que ando a pensar fazer cavernas para apistogramas e loricarideos e toda a informação é bem vinda. Olá Rui, a temperatura deve-se ao facto de os aquários terem de ficar na cozinha, com as máquinas ligadas torna-se quente, no verão é pior. Quanto à população dos aquários... eu só quero ter Corydoras, Ampulárias e se puder, os camarões. As cerâmicas envolvem tudo isso porque cozem a 1000º. Se me explicares o que pretendes pode ser que eu consiga fazer, para as Corydoras faço as aberturas consoante a espécie que vão abrigar, as cavernas das Sterbay são maiores que as das Aeneus ou Shwartzy. Para o Alevins são ainda mais pequenas, depende da espécie, já agora também preciso de saber qual o tamanho dos camarões adultos porque se fizer para eles não quero que fiquem entalados! Também porque tenho uma loja que me troca coisas com os meus excedentes mas só fica com camarões se forem grandinhos, dizem que os pequenos não se vêem e ninguém os quer! Tens fotos dos apistogramas e locarideos? Desculpa lá, mas como me dedico mais às Corys e Ampularias... nem sei o que são esses!!! Se tiveres ideias de esconderijos para outras espécies diz, vou sempre perguntando e por acaso já me tinha lembrado dos camarões! Luisa Fonseca
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 Boas, Pode manter perfeitamente red cherrys a essa temperatura e esse pH. Tem realmente problemas com excesso de população? Se tem uma loja que fique com eles em adultos é fácil resolver isso, quando for dar comida apanha logo uma quantidade enorme deles e leva à loja, problema resolvido. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Luisa Fonseca Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 Boas, Pode manter perfeitamente red cherrys a essa temperatura e esse pH. Tem realmente problemas com excesso de população? Se tem uma loja que fique com eles em adultos é fácil resolver isso, quando for dar comida apanha logo uma quantidade enorme deles e leva à loja, problema resolvido. Trocado, obrigada pela ajuda mas por enquanto não tenho problemas nenhuns... ainda não tenho os camarões! Queria saber o tamanho em adultos para saber se depois é fácil arranjar quem fique com os excessos! O teu post parece um anúncio comercial, Luisa Fonseca
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 Trocado, obrigada pela ajuda mas por enquanto não tenho problemas nenhuns... ainda não tenho os camarões! Queria saber o tamanho em adultos para saber se depois é fácil arranjar quem fique com os excessos! O teu post parece um anúncio comercial, Luisa Fonseca hehehe ok. Tamanho em adultos entre 2.5 a 3 cm. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Luisa Fonseca Publicado: Novembro 27, 2008 Autor Publicado: Novembro 27, 2008 Obrigada pelas respostas, Sempre vou arriscar, já sei que são muito delicados, afinal se não morrerem e ainda fizerem criação é muito bom sinal, quer dizer que os parâmetros da água dos meus aquários estão bons! Se tiver demais ofereço-os a alguém que os venda... assim ninguém se zanga! Obrigada Luisa Fonseca
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 27, 2008 Publicado: Novembro 27, 2008 Obrigada pelas respostas,Sempre vou arriscar, já sei que são muito delicados, afinal se não morrerem e ainda fizerem criação é muito bom sinal, quer dizer que os parâmetros da água dos meus aquários estão bons! Se tiver demais ofereço-os a alguém que os venda... assim ninguém se zanga! Obrigada Luisa Fonseca Olá, Ao contrário da maioria dos camarões os red cherrys não são muito delicados, não te vais arrepender. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Daniel Santos Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 AH pois red´s é dar boa comidinha, e passado uns meses comneçar a distribuir Cumps *
Recommended Posts