onairda Publicado Novembro 25, 2008 Publicado Novembro 25, 2008 O meu aqua de 1,50x50x50 teve 1 mes de ciclagem com flora e como todos os valores estavam estabilizados iniciei o povoamento do mesmo. tudo correu bem durante mais 2 semanas, até começar a alimentar os peixes com artemia congelada, que pelos vistos dei em excesso e ficou no fundo e me provocou um amarelar do fundo e agua, contudo apos aspiraçao e uso de aquaclear da sera em 3 dias com uma boa limpeza algumas TPAs tudo normalizou e após vereficação dos niveis ficou tudo bem, se bem que durante a crise não tivesse havido alterações de niveis quer PH, No,Nh.durezas tudo estavel apenas a coloração tinha alterado.Porém uma semana mais tarde após a morte de 3 neons este Sab ao verificar os niveis tinha as seguintes medições PH 7,6; NO 0;NH 0;GH 100;KH 30 ou seja PH subiu de 7,00 para 7,6 e tentei baixar o PH com Turfa a flutuar no aquario mas nada, tentei duas doses de PH neutral regulator da seachem e nada nem mexe.com o PH down da Sera desce para 7,0 mas no dia seguinte sobe para 7,6 novamente.Ja ando nisto á 3 dias e não percebo. o que pode tar a provocar isto. a agua ta transparente, fundo aspirado, niveis mantem-se todos excepto ph.Os peixes apenas os noens se quixaram pois ja perdi 12 a restante fauna ta impecável.deixo setup pa comentários e peço ajuda 6 zebras,4platys,1 kuli,2 viuvas,18 neos e cardinais,1 T.martelo,1T.bicolor,3 corydoras,1 Pleco,2 botias. 3 x Osram Skywhite T5 80W ( ligadas das 15ás 23 ) 1 x Osram Blue 67 T5 80W ( ligada das 14 ás 24 ) Filtro EHeim 2080 Termostato Eheim 300W Substrato fertil JBL + camada substrato solido ( 50% areia com Akadama e 50% areia branca de silica ) movel home made Vou tentar pôr foto Citar
Paulo A Santos Publicado: Novembro 25, 2008 Publicado: Novembro 25, 2008 Penso que o teu problema com as oscilaçoes do teu PH tem a ver com a diferença que tens entre o KH e o GH, tenta aproxima-los mais, de preferencia subir o KH. Citar "Muralhas" - "Profundezas"
AGA Publicado: Novembro 25, 2008 Publicado: Novembro 25, 2008 Boas. Deixa lá isso... se ele está estável em 7,6 e se esse é o pH que tens na torneira, não stresses... mantém essa água com amónia e nitritos a zero que isso é mais importante que o resto. (até porque tens alguma mistura nos peixes). Não estou familiarizado com a escala de kH que apresentas, nem fui ver outras escalas. Há a possibilidade desse kH ser 3,0? (menos que isso é pouco, pois pode oscilar com alguma facilidade). Se for esse valor, o pH até devia ser um pouco mais baixo, mas possivelmente tens pouco CO2 dissolvido - não injectas CO2, pois não? Pode estar relacionado com isso. Procura aí uma tabela de pH versus CO2 versus KH para perceberes o que te estou a dizer. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
onairda Publicado: Novembro 25, 2008 Autor Publicado: Novembro 25, 2008 Sim 7,6 é o PH que tenho na torneira e fazendo as conversões tenho o KH a 40 ppm que são 2,24 dkh e GH a 80 que são 4,48. Não tenho CO2 ando a ver qual a melhor opção qualidade/preço.Em relação ao KH e DK que valores aconselham para este setup- Cumps Citar
AGA Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 A água está macia (o que é bom para algumas espécies que aí tens, e menos bom para outras). Ainda assim penso que não é grave. Pode ser que a turfa te tenha amaciado a água a ponto dos valores estarem assim baixos (o kH está abaixo de 3, significando que há maior probabilidade de haver variação de pH por factores pontuais - ainda assim não stresses...) Espera mais uns dias para ver se o kH volta a subir um pouco, para perto dos 3 (p produto que usaste para baixar o pH também pode ter interferido, embora eu não saiba exactamente o que foi. Se for um produto à base de ácido fosfórico, a maior influência que tem é nas algas, devido aos fosfatos. Quanto ao facto do pH estar a 7,6, não te incomodes muito com isso, mantém-no perto do valor da torneira, assim os peixes não "sofrem" nas TPA´s. Quando adicionares CO2 esse pH vai descer, mas faz isso com muita calma, pois como o KH é baixo o risco de cometeres um erro que o sistema não consiga compensar é maior. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts