siclpema Publicado Novembro 25, 2008 Share Publicado Novembro 25, 2008 (editado) olá a todos! ando com um problema bastante incomodo no meu aqua, ha já quase 2 meses e não ha maneira de resolver definitivamente a situação passo a explicar: à quase 2 meses atras coloquei aqui no forum uma questão sobre uma coridora que lhe tinha aparecido uma mancha de algodão branco...ora acabei por comprar o Fungol da JBL e fiz o tratamento de 5 dias e a 'coisa' desapareceu... passado cerca de 15 dias voltou a aparecer mas na outra coridora novo tratamento e novo desaparecimento do problema...nova semana e nova gosma branca numa coridora mas noutra parte do corpo, novo tratamento.......ora, ja devem imaginar, ando nisto desde então, a gosma branca aparece eu faço o tratamento,aquilo desaparece para voltar a reaparecer uns dias depois noutra parte do corpo de uma das coridoras (parece que sao afectadas à vez - nenhum dos outros habitantes apresenta esses tufos brancos) é de realçar que desde o primeiro problema aquando as TPAs (sao feita semanalmente, excepto em tratamento, aí sao feitas diariamente) é aspirado o areão. o que tambem ja se esta a ressentir sao as plantas (valisnerias), desde o primeiro tratamento que estão a perder a sua cor e folhas e a apodrecer no caule... será que se fizer uma remodelação/limpeza total ao aqua (mudando quase toda a agua, fervendo o areão, limpeza geral,etc) resolvera o meu problema? ando a evitar fazer isso porque tenho guppys pequeninos e tenho receio que no meio da troca eles se percam pelo meio da decoração e morram.... alguma dica? setup do aqua aquario 54Lt fauna: 2 coridoras 3 (pequeninos, tipo neon, não sei o nome certo, acho que é medaka) 2 guppys varios alevins de guppy 1 limpa vidros flora: Vallisnerias decoração: substrato fertil, areão, tronco... iluminação 30watt temperaura :24/25graus Editado Dezembro 2, 2008 por siclpema Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Novembro 25, 2008 Share Publicado: Novembro 25, 2008 Boas, Experimenta fazer um tratamento prolongado. Hás-de reparar que nas instruções dizem que se o fungo não tiver desaparecido ao fim de 5 dias, muda-se 50% da água e acrescenta-se nova dose para todo o aquário. Experimenta isso mesmo sem sintomas visíveis. Nunca se sabe se não terá ficado algum resíduo invisível a olho nu. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Elle Publicado: Novembro 26, 2008 Share Publicado: Novembro 26, 2008 olá a todos! ando com um problema bastante incomodo no meu aqua, ha já quase 2 meses e não ha maneira de resolver definitivamente a situação passo a explicar: à quase 2 meses atras coloquei aqui no forum uma questão sobre uma coridora que lhe tinha aparecido uma mancha de algodão branco...ora acabei por comprar o Fungol da JBL e fiz o tratamento de 5 dias e a 'coisa' desapareceu... passado cerca de 15 dias voltou a aparecer mas na outra coridora novo tratamento e novo desaparecimento do problema...nova semana e nova gosma branca numa coridora mas noutra parte do corpo, novo tratamento.......ora, ja devem imaginar, ando nisto desde então, a gosma branca aparece eu faço o tratamento,aquilo desaparece para voltar a reaparecer uns dias depois noutra parte do corpo de uma das coridoras (parece que sao afectadas à vez - nenhum dos outros habitantes apresenta esses tufos brancos) é de realçar que desde o primeiro problema aquando as TPAs (sao feita semanalmente, excepto em tratamento, aí sao feitas diariamente) é aspirado o areão. o que tambem ja se esta a ressentir sao as plantas (valisnerias), desde o primeiro tratamento que estão a perder a sua cor e folhas e a apodrecer no caule... será que se fizer uma remodelação/limpeza total ao aqua (mudando quase toda a agua, fervendo o areão, limpeza geral,etc) resolvera o meu problema? ando a evitar fazer isso porque tenho guppys pequeninos e tenho receio que no meio da troca eles se percam pelo meio da decoração e morram.... alguma dica? setup do aqua aquario 54Lt fauna: 2 coridoras 3 (pequeninos, tipo neon, não sei o nome certo, acho que é medaka) 2 guppys varios alevins de guppy 1 limpa vidros flora: Vallisnerias decoração: substrato fertil, areão, tronco... iluminação 30watt temperaura :24/25graus Eu também andei com 1 problema no meu aqua que por muitos tratamentos feitos e TPA's nada resultava,os peixes deixavam de morrer durante 2/3 dias mas depois lá voltava a mortandade outra vez.Fiz tratamento com esha e com melafix,queria tentar fazer com sera ou com jbl mas na minha zona não se vende nada disso.Então optei por uma solução de ultimo recurso,mudei os componentes todos do filtro e comprei um produto para repor as bacterias benéficas,comecei a andar com a paranoia que o filtro podia estar esgotado e que podia estar contaminado,então mudei-o e a verdade é que aparentemente resolvi o problema porque já não me morrem peixes. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Elle Publicado: Novembro 28, 2008 Share Publicado: Novembro 28, 2008 Eu também andei com 1 problema no meu aqua que por muitos tratamentos feitos e TPA's nada resultava,os peixes deixavam de morrer durante 2/3 dias mas depois lá voltava a mortandade outra vez.Fiz tratamento com esha e com melafix,queria tentar fazer com sera ou com jbl mas na minha zona não se vende nada disso.Então optei por uma solução de ultimo recurso,mudei os componentes todos do filtro e comprei um produto para repor as bacterias benéficas,comecei a andar com a paranoia que o filtro podia estar esgotado e que podia estar contaminado,então mudei-o e a verdade é que aparentemente resolvi o problema porque já não me morrem peixes. Andou tudo bem durante uma semana e meia,ontem apareceram me 2 peixes contaminados,uma mollie e um espada,apodrecimento bacteriano das barbatanas,comecei ontem 1 tratamento com melafix,a ver vamos o que vai acontecer. Alguém me sabe explicar as causas do apodrecimento bacteriano das barbatanas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Novembro 28, 2008 Share Publicado: Novembro 28, 2008 Alguém me sabe explicar as causas do apodrecimento bacteriano das barbatanas? Boas, Enfraquecimento do sistema imunitário devido a stress, valores desajustados da água, são as causas mais frequentes. Verifica os valores da tua água. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
babykhan Publicado: Novembro 28, 2008 Share Publicado: Novembro 28, 2008 Boas Comida congelada ou viva que tenha sobrado e apodrecido, ou mesmo um peixe que esteja morto e escondido. Uma ampulária dava logo com ele ou com restos de comida que andem por aí. Se puderes e gostares uns Red's também ajudam a limpar. abraço O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Novembro 28, 2008 Share Publicado: Novembro 28, 2008 Boas Comida congelada ou viva que tenha sobrado e apodrecido, ou mesmo um peixe que esteja morto e escondido. Uma ampulária dava logo com ele ou com restos de comida que andem por aí. Se puderes e gostares uns Red's também ajudam a limpar. abraço O apodrecimento de que falas traduz-se em amónia e nitritos a mais do que o habitual. Daí eu ter falado em valores da água. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
siclpema Publicado: Dezembro 2, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 2, 2008 (editado) Boas, Experimenta fazer um tratamento prolongado. Hás-de reparar que nas instruções dizem que se o fungo não tiver desaparecido ao fim de 5 dias, muda-se 50% da água e acrescenta-se nova dose para todo o aquário. Experimenta isso mesmo sem sintomas visíveis. Nunca se sabe se não terá ficado algum resíduo invisível a olho nu. Cumps. nas instruções do produto diz para mudar 50% da agua durante o tratamento Todos os Dias, antes de nova aplicação, ou seja,ultimamente a media de Tpa's é de 4/5 por semana e dou sempre uma aspiradelazita no areao... entretanto ja perdi cerca de metade das plantas que tinha (parece que apodreceram) e la continuo com uma coridora com a gosma branca do costume...pelo menos ainda não perdi nenhum peixe doente, vamos la ser positivos! estou a aguardar as ferias para limpar completamente o aqua (areão, decoração, vidros, tirar tudo e limpar) a ver se resolvo o problema de vez! como escreveu o membro babycam, seria viavel colocar alguma ampularia ou uns camarões, dada as caracteristicas do aqua que mantenho (as caracteristicas no primeiro post)? algum 'expert' me pode aconselhar? ps - tenho o ph a 6.8 Editado Dezembro 2, 2008 por siclpema Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
siclpema Publicado: Dezembro 2, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 2, 2008 consegui tirar umas fotos à coridora, não é facil porque elas sao muito timidas! a foto é de umas semanas atras, mas so agora pude fazer o upload. aqui fica (a qualidade não é famosa) desde que tirei a foto ate hoje, essa gosma na cauda desapareceu, apareceu na outra coridora, desapareceu nessa e voltou à primeira, mas desta vez na barbatana superior... o tratamento está a ser feito, mas pelos tratamentos anteriores suspeito que não sirva de muito não sei se dá para identificar a 'gosma' , se alguem perceber o que é, poderiam dizer-me se o Fungol da jbl é indicado para o tratamento (na loja disseram que sim, mas não custa nada pedir um segunda, terceira, opinião)? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
siclpema Publicado: Dezembro 4, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2008 pois é, a situação não está a melhorar começou a aparecer o tal 'mofo' junto à barbatana superior e agora a barbatana superior da minha coridora esta a ficar esfarrapada... ja não tenho mais ideias e ontem gastei a ultima dose do medicamento fungol... ja li sobre adicionar sal, mas não sei se o poderei fazer dado os habitantes que tenho no aqua, nem se o posso fazer a uma coridora... se alguem tiver alguma ideia que me possa ajudar agradeço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 Boas, Não adiciones sal. Faz uma TPA de 50% e aplica Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid. Isso mais parece uma infecção bacteriana do que fungos. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 Fazendo um tratamento e colocando um filtro UVc não resolveria o problema dos fungos? Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 Fazendo um tratamento e colocando um filtro UVc não resolveria o problema dos fungos? Serão mesmo fungos? Não me parece. Além disso os UVCs destroiem os medicamentos. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 ...se fosse um Uv da JBL....é quer era... Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Dezembro 4, 2008 Share Publicado: Dezembro 4, 2008 Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts