Guerra contra o fungo! dicas sao bem vindas


siclpema

Recommended Posts

olá a todos!

ando com um problema bastante incomodo no meu aqua, ha já quase 2 meses e não ha maneira de resolver definitivamente a situação ;) passo a explicar:

à quase 2 meses atras coloquei aqui no forum uma questão sobre uma coridora que lhe tinha aparecido uma mancha de algodão branco...ora acabei por comprar o Fungol da JBL e fiz o tratamento de 5 dias e a 'coisa' desapareceu... passado cerca de 15 dias voltou a aparecer mas na outra coridora ;) novo tratamento e novo desaparecimento do problema...nova semana e nova gosma branca numa coridora mas noutra parte do corpo, novo tratamento.......ora, ja devem imaginar, ando nisto desde então, a gosma branca aparece eu faço o tratamento,aquilo desaparece para voltar a reaparecer uns dias depois noutra parte do corpo de uma das coridoras (parece que sao afectadas à vez - nenhum dos outros habitantes apresenta esses tufos brancos) ;)

é de realçar que desde o primeiro problema aquando as TPAs (sao feita semanalmente, excepto em tratamento, aí sao feitas diariamente) é aspirado o areão. o que tambem ja se esta a ressentir sao as plantas (valisnerias), desde o primeiro tratamento que estão a perder a sua cor e folhas e a apodrecer no caule...

 

 

será que se fizer uma remodelação/limpeza total ao aqua (mudando quase toda a agua, fervendo o areão, limpeza geral,etc) resolvera o meu problema? ando a evitar fazer isso porque tenho guppys pequeninos e tenho receio que no meio da troca eles se percam pelo meio da decoração e morram.... :happy:

 

alguma dica?

 

setup do aqua

aquario 54Lt

fauna:

2 coridoras

3 (pequeninos, tipo neon, não sei o nome certo, acho que é medaka)

2 guppys

varios alevins de guppy

1 limpa vidros

flora:

Vallisnerias

decoração:

substrato fertil, areão, tronco...

 

iluminação 30watt

 

temperaura :24/25graus

Editado por siclpema
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Experimenta fazer um tratamento prolongado. Hás-de reparar que nas instruções dizem que se o fungo não tiver desaparecido ao fim de 5 dias, muda-se 50% da água e acrescenta-se nova dose para todo o aquário.

Experimenta isso mesmo sem sintomas visíveis. Nunca se sabe se não terá ficado algum resíduo invisível a olho nu.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos!

ando com um problema bastante incomodo no meu aqua, ha já quase 2 meses e não ha maneira de resolver definitivamente a situação :angry: passo a explicar:

à quase 2 meses atras coloquei aqui no forum uma questão sobre uma coridora que lhe tinha aparecido uma mancha de algodão branco...ora acabei por comprar o Fungol da JBL e fiz o tratamento de 5 dias e a 'coisa' desapareceu... passado cerca de 15 dias voltou a aparecer mas na outra coridora :snipersmile: novo tratamento e novo desaparecimento do problema...nova semana e nova gosma branca numa coridora mas noutra parte do corpo, novo tratamento.......ora, ja devem imaginar, ando nisto desde então, a gosma branca aparece eu faço o tratamento,aquilo desaparece para voltar a reaparecer uns dias depois noutra parte do corpo de uma das coridoras (parece que sao afectadas à vez - nenhum dos outros habitantes apresenta esses tufos brancos) :microwave:

é de realçar que desde o primeiro problema aquando as TPAs (sao feita semanalmente, excepto em tratamento, aí sao feitas diariamente) é aspirado o areão. o que tambem ja se esta a ressentir sao as plantas (valisnerias), desde o primeiro tratamento que estão a perder a sua cor e folhas e a apodrecer no caule...

 

 

será que se fizer uma remodelação/limpeza total ao aqua (mudando quase toda a agua, fervendo o areão, limpeza geral,etc) resolvera o meu problema? ando a evitar fazer isso porque tenho guppys pequeninos e tenho receio que no meio da troca eles se percam pelo meio da decoração e morram.... :snipersmile:

 

alguma dica?

 

setup do aqua

aquario 54Lt

fauna:

2 coridoras

3 (pequeninos, tipo neon, não sei o nome certo, acho que é medaka)

2 guppys

varios alevins de guppy

1 limpa vidros

flora:

Vallisnerias

decoração:

substrato fertil, areão, tronco...

 

iluminação 30watt

 

temperaura :24/25graus

 

Eu também andei com 1 problema no meu aqua que por muitos tratamentos feitos e TPA's nada resultava,os peixes deixavam de morrer durante 2/3 dias mas depois lá voltava a mortandade outra vez.Fiz tratamento com esha e com melafix,queria tentar fazer com sera ou com jbl mas na minha zona não se vende nada disso.Então optei por uma solução de ultimo recurso,mudei os componentes todos do filtro e comprei um produto para repor as bacterias benéficas,comecei a andar com a paranoia que o filtro podia estar esgotado e que podia estar contaminado,então mudei-o e a verdade é que aparentemente resolvi o problema porque já não me morrem peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também andei com 1 problema no meu aqua que por muitos tratamentos feitos e TPA's nada resultava,os peixes deixavam de morrer durante 2/3 dias mas depois lá voltava a mortandade outra vez.Fiz tratamento com esha e com melafix,queria tentar fazer com sera ou com jbl mas na minha zona não se vende nada disso.Então optei por uma solução de ultimo recurso,mudei os componentes todos do filtro e comprei um produto para repor as bacterias benéficas,comecei a andar com a paranoia que o filtro podia estar esgotado e que podia estar contaminado,então mudei-o e a verdade é que aparentemente resolvi o problema porque já não me morrem peixes.

 

Andou tudo bem durante uma semana e meia,ontem apareceram me 2 peixes contaminados,uma mollie e um espada,apodrecimento bacteriano das barbatanas,comecei ontem 1 tratamento com melafix,a ver vamos o que vai acontecer.

Alguém me sabe explicar as causas do apodrecimento bacteriano das barbatanas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe explicar as causas do apodrecimento bacteriano das barbatanas?

Boas,

Enfraquecimento do sistema imunitário devido a stress, valores desajustados da água, são as causas mais frequentes.

Verifica os valores da tua água.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Comida congelada ou viva que tenha sobrado e apodrecido, ou mesmo um peixe que esteja morto e escondido.

Uma ampulária dava logo com ele ou com restos de comida que andem por aí.

Se puderes e gostares uns Red's também ajudam a limpar.

 

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Comida congelada ou viva que tenha sobrado e apodrecido, ou mesmo um peixe que esteja morto e escondido.

Uma ampulária dava logo com ele ou com restos de comida que andem por aí.

Se puderes e gostares uns Red's também ajudam a limpar.

 

 

 

 

abraço

O apodrecimento de que falas traduz-se em amónia e nitritos a mais do que o habitual. Daí eu ter falado em valores da água.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Experimenta fazer um tratamento prolongado. Hás-de reparar que nas instruções dizem que se o fungo não tiver desaparecido ao fim de 5 dias, muda-se 50% da água e acrescenta-se nova dose para todo o aquário.

Experimenta isso mesmo sem sintomas visíveis. Nunca se sabe se não terá ficado algum resíduo invisível a olho nu.

Cumps.

 

nas instruções do produto diz para mudar 50% da agua durante o tratamento Todos os Dias, antes de nova aplicação, ou seja,ultimamente a media de Tpa's é de 4/5 por semana :music_singguitar: e dou sempre uma aspiradelazita no areao... entretanto ja perdi cerca de metade das plantas que tinha (parece que apodreceram) e la continuo com uma coridora com a gosma branca do costume...pelo menos ainda não perdi nenhum peixe doente, vamos la ser positivos! estou a aguardar as ferias para limpar completamente o aqua (areão, decoração, vidros, tirar tudo e limpar) a ver se resolvo o problema de vez!

 

como escreveu o membro babycam, seria viavel colocar alguma ampularia ou uns camarões, dada as caracteristicas do aqua que mantenho (as caracteristicas no primeiro post)? algum 'expert' me pode aconselhar?

ps - tenho o ph a 6.8

Editado por siclpema
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

consegui tirar umas fotos à coridora, não é facil porque elas sao muito timidas! a foto é de umas semanas atras, mas so agora pude fazer o upload. aqui fica (a qualidade não é famosa)

 

PA110794NET.jpg

 

PA110795NET.jpg

 

desde que tirei a foto ate hoje, essa gosma na cauda desapareceu, apareceu na outra coridora, desapareceu nessa e voltou à primeira, mas desta vez na barbatana superior... o tratamento está a ser feito, mas pelos tratamentos anteriores suspeito que não sirva de muito :music_singguitar:

não sei se dá para identificar a 'gosma' , se alguem perceber o que é, poderiam dizer-me se o Fungol da jbl é indicado para o tratamento (na loja disseram que sim, mas não custa nada pedir um segunda, terceira, opinião)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é, a situação não está a melhorar :P começou a aparecer o tal 'mofo' junto à barbatana superior e agora a barbatana superior da minha coridora esta a ficar esfarrapada... ja não tenho mais ideias e ontem gastei a ultima dose do medicamento fungol... ja li sobre adicionar sal, mas não sei se o poderei fazer dado os habitantes que tenho no aqua, nem se o posso fazer a uma coridora...

se alguem tiver alguma ideia que me possa ajudar agradeço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não adiciones sal. Faz uma TPA de 50% e aplica Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid. Isso mais parece uma infecção bacteriana do que fungos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazendo um tratamento e colocando um filtro UVc não resolveria o problema dos fungos?

Serão mesmo fungos? Não me parece.

Além disso os UVCs destroiem os medicamentos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais