Algas filamentosas


pjorgerocha

Recommended Posts

bons dias já pus esta mensagem no sitio certo mas como ninguem responde vou tentar aqui..........

precisava da vossa ajuda para uma duvida que tenho.

Montei o meu aqua no dia 15 deste mês e tem estado a ciclar, só tem plantas (musgo de java, fetos de java, egeria densa e uns fetos de java mais pequenos que não sei o nome e mais umas plantas tipo tapete que tambem não sei o nome).

A fauna que tem são aqueles pequenos caracois que normalmente vem clandestinos .

Agora começaram a aparecer Algas filamentosas que ontem estive a retirar e queria saber o que posso fazer para combater este tipo de algas, e qual o problema que posso ter no aqua para o aparecimento destas algas visto ainda estar a ciclar. Será que uns ottos serão o suficiente??

obrigado pela vossa ajuda

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Vê lá se isto ajuda Link

 

Pois casos como o teu nesta secção existem centenas.

 

Em resumo tens de perceber o porquê de aparecer este tipo de algas e para te ajudar mais precisas de colocar o setup do aqua, resultado de testes

nitrato (NO3) e fosfato (PO4) (mais importantes para este caso), que fertilizações fazes e ainda que iluminação tens.

 

Quanto a peixes para resolver tens varios:

Peixes

 

Cumps

Paulo

Editado por pjdm1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Vê lá se isto ajuda Link

 

Pois casos como o teu nesta secção existem centenas.

 

Em resumo tens de perceber o porquê de aparecer este tipo de algas e para te ajudar mais precisas de colocar o setup do aqua, resultado de testes

nitrato (NO3) e fosfato (PO4) (mais importantes para este caso), que fertilizações fazes e ainda que iluminação tens.

 

Quanto a peixes para resolver tens varios:

Peixes

 

Cumps

Paulo

 

obrigado pela resposta

dos testes que fiz o resultado é este

ph - 7.2

amonia - 0

nitritos - 0

não tenho o teste de nitratos

iluminação - 60w mas não tenho a certeza

fertilização ainda não fizx nenhuma visto as plantas que tenho serem de facil manutenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta

dos testes que fiz o resultado é este

ph - 7.2

amonia - 0

nitritos - 0

não tenho o teste de nitratos

iluminação - 60w mas não tenho a certeza

fertilização ainda não fizx nenhuma visto as plantas que tenho serem de facil manutenção

 

Boas,

 

Frequencia de Tpa's

Substrato tens ?

60w para quantos litros ? e que tipo de lampada ?

Filtragem ?

Era importante teres o teste de fosfatos pois pode ser dai mas podes começar por efectuar tpa's com alguma frequencia.

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Frequencia de Tpa's

Substrato tens ?

60w para quantos litros ? e que tipo de lampada ?

Filtragem ?

Era importante teres o teste de fosfatos pois pode ser dai mas podes começar por efectuar tpa's com alguma frequencia.

 

Cumps

Paulo

 

como só montei o aquario no dia 15 deste mes ainda só fiz um tpa de 20%

60w para 80 litros o tipo de lampada é t8 , comprei o reflector na avipeixe e já trazia as lampadas estão ligadas das 9:00 ás 20:00.

filtro externo hagem com esponja grossa em baixo , ceramica no meio e la de vidro o bioballs no inicio 440l/hora.

substracto fertil (não me lembro a marca) no fundo e uma camada de areao fina por cima

Estou a pensar em comprar 1 ou 2 ottos e por no aqua para ajudar a combater estas algas mas tenho um certo receio visto o aquario ainda estar a ciclar só á 10 dias que os peixes morram.

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que estás a fazer para ciclar o áquário? É que com amónia e nitritos a zero ao fim de 10 dias é sinal que ainda nem começou.

 

Excesso de nitratos e/ou fosfatos podem estar na origem dessas algas.

 

11 horas de luz a 60 Watts parece-me outro motivo para esse crescimento de algas. Reduz para 6 a 8 horas/dia, pelo menos até teres equipa de limpeza.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que estás a fazer para ciclar o áquário? É que com amónia e nitritos a zero ao fim de 10 dias é sinal que ainda nem começou.

 

Excesso de nitratos e/ou fosfatos podem estar na origem dessas algas.

 

11 horas de luz a 60 Watts parece-me outro motivo para esse crescimento de algas. Reduz para 6 a 8 horas/dia, pelo menos até teres equipa de limpeza.

Cumps.

 

para ciclar o aqua estou a usar Cycle Nutrafin.

vou reduzir as horas de iluminação para ver o que dá

estava a pensar em adquirir uma equipa de limpeza (ottos) mas tenho medo que seja cedo para os introduzir no aquario.

obrigado pelas vossas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a usar o Cycle podes pôr um otto (são algo sensíveis) e manter para já a amónia debaixo de olho. Mais de 0,2 mg/l e fazes TPA de 20% ou perto disso.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a usar o Cycle podes pôr um otto (são algo sensíveis) e manter para já a amónia debaixo de olho. Mais de 0,2 mg/l e fazes TPA de 20% ou perto disso.

Cumps.

 

muito obrigado pela tua ajuda

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para ciclar o aqua estou a usar Cycle Nutrafin.

vou reduzir as horas de iluminação para ver o que dá

estava a pensar em adquirir uma equipa de limpeza (ottos) mas tenho medo que seja cedo para os introduzir no aquario.

obrigado pelas vossas respostas

tinha me enganado nos watts afinal são 2 lampadas de 24 watts acham que mesmo assim devo reduzir nas horas de iluminação ou não????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves reduzir as horas para aí para 8-9 horas. 11 é muito mesmo com 12 watts a menos.

Cumps.

obrigadão pela ajuda que me estás a dar, vou reduzir para 8 horas

obrigado

Abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para algas filamentosas o melhor que podes comprar são os SAE, compra 2 que em poucos dias isso acaba, os ottos só trabalham nos primeiros dias depois não fazem mais nada e ficam agressivos.

Para limpar os vidros o melhor são os Ancistrus (muito parecidos com os plecos), confundidos por muita gente com os plecos.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para algas filamentosas o melhor que podes comprar são os SAE, compra 2 que em poucos dias isso acaba, os ottos só trabalham nos primeiros dias depois não fazem mais nada e ficam agressivos.

Para limpar os vidros o melhor são os Ancistrus (muito parecidos com os plecos), confundidos por muita gente com os plecos.

 

obrigado vou seguir os teu concelhos e ver o que acontece

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só uma pequena achega. Com ou sem Cycle, a introdução de peixes provoca um pico de amónia. Com o Cycle, que é o teu caso, o pico será pequeno mas mantém-no debaixo de olho como já te disse.

Quantos mais peixes puseres mais alto será esse pico, mesmo com Cycle. Acrescenta-os devagar. Os SAE primeiro (2 por exemplo) e uns 4-5 dias depois os ancistrus.

 

Sempre de olho na amónia e nos nitritos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só uma pequena achega. Com ou sem Cycle, a introdução de peixes provoca um pico de amónia. Com o Cycle, que é o teu caso, o pico será pequeno mas mantém-no debaixo de olho como já te disse.

Quantos mais peixes puseres mais alto será esse pico, mesmo com Cycle. Acrescenta-os devagar. Os SAE primeiro (2 por exemplo) e uns 4-5 dias depois os ancistrus.

 

Sempre de olho na amónia e nos nitritos.

Cumps.

 

ainda bem que me lembras-te disso por esse era o meu receio, de estar a por mais peixes do que devia.

muito obrigado pela tua atenção

abraços

paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.