wonderman Publicado Agosto 16, 2004 Publicado Agosto 16, 2004 olá pessoal boas... queria-vos pedir ajuda porque à uns dias atrás aconteceu uma coisa muito estranha: fui passar uns dias fora, e como não tinha ninguem para tomar conta dos meus peixes, comprei daquelas coisas que se mete na água e dá para 3 dias, que vai dando alimento etc etc... pedi foi a uma pessoa amiga para 3 dias depois vir cá a casa meter outra dessas "coisas"... tudo bem... chegado 5 dias depois, os peixes estavam todos vivos, e aparentavam boa saude, mas 2 dos meus peixes estavam muito estranhos: o tubarão bicolor tinha o preto dele muito acizentado e o rabo vermelho estava muito descolorido... o botia palhaço tinha os pretos como cinzentos, e também uma cor muito estranha, parecia que tinham perdido a vida as cores destes 2 peixes. o que pensei: vou-lhes dar comida, deve ser disso, e estranhamente passado uns 15mn olhei de novo para o aqua e lá estavam eles, com as cores repostas ao normal!!! seja como for, hoje assisti a uma coisa muito estranha, o tubarão bicolor estava com a cor boa de metade do corpo para trás, pois metade do corpo da parte da frente estava a ficar cinzenta! o que é isto? ah, o botia tb está esquisito, nada como se estivesse sem forças... p.s. enquanto escrevia esta mensagem dei comida a eles, e o tuba parece outra vez bem... que esquisito... já agora eis os peixes k tenho no aqua (72 litros montado à uns 11 meses): 1 synodontis (muita saude mesmo! um dos primeiros peixes k tive, pequenino, já está enorme e super saudavel) 5 dânios (os meus primeiros peixes, eram 6) 1 tubarão bicolor (está bonito, e aparenta saude, mas agora com este pequeno problema...) 1 tubarão martelo 1 escalar (tanto o martelo como o escalar foram comprados à 1 mes + ou - e estão bem) 1 botia palhaço (eram 2, um morreu muito magrinho)
ZANITO Publicado: Agosto 16, 2004 Publicado: Agosto 16, 2004 o facto do tubarão bicolor perder o seu preto e vermelho vivo e passar a cinzento é stress, agora o porque de ele andar stressado não te sei dizer...terás que ser tu a ver os comportamentos dos teus peixes no aqua, poderá ser do escalar lhe andar dar umas ""piçadas"" de vez em quando...não sei se será da mudança do tipo alimentação...poderá ser? não sei o que vai na cabeça dos peixes lol, apenas suposições....
Frenchy Publicado: Agosto 16, 2004 Publicado: Agosto 16, 2004 Boas, Acho que deve ser derivado ao stress provocado pelos proprios peixes! Outra coisa, tens alguma coisa junto ao aqua que faca barulho? Por exemplo, um telefone, um computador...pode ser disso! Um tubarao martelo, um tub bicolor, um synodonthis e um escalar....isto combina?! Acho que nao...tem atencao a isso! Portem se, Frenchy Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
ZANITO Publicado: Agosto 16, 2004 Publicado: Agosto 16, 2004 Um tubarao martelo, um tub bicolor, um synodonthis e um escalar....isto combina?! Acho que nao...tem atencao a isso! Penso que nesta mistura, so o escalar é que não combina, mas é uma opinião...
Frenchy Publicado: Agosto 16, 2004 Publicado: Agosto 16, 2004 Mas era isso que quis dizer, por isso e que o pus no fim! Devia ter me esclarecido melhor mas o que eu queria dizer era: destes ou o escalar ta a mais ou estao os outros todos Portem se, Frenchy Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
wonderman Publicado: Agosto 16, 2004 Autor Publicado: Agosto 16, 2004 boas pessoal antes demais obrigado pelas respostas quanto aos peixes, o escalar foi posto agora em ultimo lugar juntamente com o martelo, e o comportamento de todos os peixes é deveras calmo! só o synodontis é que não gostou nos primeiros dias do martelo, que insistia em passar na "casa" do synodontis, ou seja, debaixo do tronco. de resto, o escalar não ateca ninguem, antes pelo contrário, é muito pacífico. muito calmo, muito saudavel. o synodontis tamném. parece que já é amigo do tuba martelo. o bicolor é extremamente pacífico também, nunca, mas mesmo nunca, o vi a investir fosse em que peixe fosse. o botia também, mas está muito mal, ou seja, o nadar dele perdeu a vida, ele parece que está a nadar com muito cansaço, mas lá vai andando. os dânios são aquela base, são os residentes mais antigos, nunca param mas nunca fizeram nada de mal... p.s. apesar do synodontis estar ENORME (custa-me a acreditar que já foi tão pequenino, mais pequeno que os cory´s que já tive) ele é impecavel, já não é timido, apesar de passar o tempo na sua casota (tronco) mas na altura de comer até já vem acima virando-se ao contrário (e que comilão ele é!) volto a frisar que o escalar é muito pacifico, não entendo porque sempre li que são peixes agressivos, aliás, ele transmite muita calma ao aqua, pela sua forma unica de nadar um abraço!
jota Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 já não percebo nada... afinal um aquário de 72 l não é muito piqueno para essas espécies? sou iniciante e tenho um desse tamanho e toda a gente não aconselha espécies que crescam tanto...
Governa Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 já agora eis os peixes k tenho no aqua (72 litros montado à uns 11 meses): 1 synodontis; 5 dânios; 1 tubarão bicolor; 1 tubarão martelo; 1 escalar; 1 botia palhaço O aquário encontra-se sobrepovoado. De notar que o botia palhaço, por exemplo, é peixe para atingir os 30 cms em adulto. Essa combinação de peixes que escolheu para 72 litros revelam algum descuido... o seu aquário vai-se tornar, literalmente, numa 'bomba-relógio' à medida que o tempo passa e os peixes vão crescendo. Sugiro uma revisão total das espécies escolhidas. Recorde sempre a regra teórica de 1 litro de água por cm de peixe adulto. Não hesite em devolver/trocar na loja os peixes de porte mais exagerado, mesmo que tal lhe custe (por exemplo trocar o botia palhaço por 2 corydoras). Sejamos realistas, 72 litros não comportam certas espécies, mesmo que os peixes aparentem estar saudáveis! Boa sorte. • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Recommended Posts